Por Nayara Santos em 06.10.2023

Quais são os melhores NPS de 2023? Conheça aqui!

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Se você está familiarizado com o Net Promoter Score (NPS) provavelmente sabe a importância em acompanhar quais são os melhores NPS para se espelhar em bons exemplos. Mas, se você nunca ouviu falar nele, então chegou o momento de mudar isso e começar a utilizar essa métrica para ajudar  sua loja a ser um sucesso.

Para resumir, o NPS é uma metodologia utilizada por milhares de empresas ao redor do mundo para medir a satisfação dos clientes em relação aos serviços e atendimento. Com base nessa pesquisa, é possível definir o nível de lealdade e engajamento do público. Neste artigo nós explicamos tudo que você precisa saber sobre o assunto.

Sendo uma métrica tão importante, vale a pena ficar de olho nas empresas que conseguem se destacar, afinal, elas podem ser grandes inspirações para você. Já que com um mercado altamente competitivo, como o varejo, qualquer insight que surja ao analisar essas gigantes do mercado vai fazer muito bem para as suas estratégias!

A seguir, veja quais foram as principais varejistas com os melhores NPS de 2023 e o que você pode fazer para seguir o mesmo caminho.

O que é Net Promoter Score (NPS)?

Antes de continuarmos é fundamental que você entenda o que o NPS e o porque deve utilizá-lo. Essa é uma metodologia amplamente adotada para avaliar a satisfação e lealdade dos clientes. 

Esses parâmetros podem ser identificados a partir de uma pergunta simples feita aos clientes, geralmente após a realização de uma compra ou resolução de um problema:

Qual a probabilidade de você indicar a nossa empresa a um amigo ou parente?

Os clientes respondem um número entre 0 e 10, sendo que os consumidores que respondem 0 aqueles que terão a menor chance, ou jamais indicarão a sua empresa. Por outro lado, aqueles que respondem 10 são os que com certeza indicarão o negócio para alguém.


A partir das respostas dados pelos clientes, eles podem ser divididos em três grupos:

  • Promotores (nota 9 ou 10): consumidores que reconhecem o valor do seu produto ou serviço. Eles são leais, permanecendo conectados à empresa e recomendando-a entusiasticamente a amigos e colegas. Além disso, eles demonstram uma maior disposição para participar de pesquisas e atividades, contribuindo com feedback construtivo e sugestões valiosas;
  • Neutros (nota 7 ou 8): neste caso, os clientes apesar de estarem satisfeitos com os produtos e serviços, eles não demonstram tanto entusiasmo quanto os promotores. De modo geral, eles até recomendam a loja, mas podem fazer ressalvas. Outra características dos neutros é o fato deles não demonstrarem relutância em comprar com o concorrente;
  • Detratores (notas abaixo de 6): esses são os clientes que estão insatisfeitos com o produto ou serviço. Do ponto de vista deles, as dores iniciais não foram solucionadas, podendo até mesmo ter piorado. Essa insatisfação também pode ser gerada pela insatisfação com o atendimento ou por solicitações não atendidas.

Conhecer o perfil dos clientes que compram com na loja ou utilizam os serviços é essencial para planejar ações que visem melhorar a experiência do cliente. Falaremos mais sobre o porquê ele deve ser utilizado.

Calculando o NPS

Após saber como os consumidores avaliam a sua empresa é preciso calcular a pontuação NPS. Isso é feito subtraindo a porcentagem de detratores da porcentagem de promotores. O resultado deve variar entre -100 e 100. Vamos a um exemplo para você entender melhor como esse cálculo deve ser feito:

NPS = % clientes promotores ⎼ % clientes detratores

Vamos supor que 10 clientes responderam à pergunta feita sobre a indicação. Dessas 10 respostas, 6 clientes foram considerados como promotores, 2 neutros e 2 detratores. O primeiro passo é calcular a porcentagem de cada um:

Porcentagem = número de respostas obtido / número total de respostas

Porcentagem promotores = 6 / 10 = 0,6 ou 60%

Porcentagem detratores = 2 / 10 = 0,2 ou 20%

Lembrando que a porcentagem de neutros não entra no cálculo do NPS. Portanto, o NPs no nosso exemplo seria calculado da seguinte forma:

NPS = % clientes promotores ⎼ % clientes detratores = 0,6 ⎼ 0,2 = 0,4 ou 40%

Viu como é fácil? Então não perca mais tempo e comece a conversar com os clientes e coletar informações.

Por que devo utilizar o NPS na minha empresa?

Mas afinal, porque será que você deve se preocupar com o NPS? Ele te ajudará a mensurar qual é o sentimento dos clientes com relação à sua loja, produtos e/ou serviços. Quanto maior o score, melhor esse sentimento, quanto mais baixo, pior e algo precisa ser feito para mudar isso.

Além disso, o NPS permite que as empresas comparem seu desempenho com o de concorrentes e obtenham feedback contínuo dos clientes. É uma ferramenta essencial para construir relacionamentos duradouros com os clientes e alcançar o sucesso a longo prazo em um mercado competitivo.

Por exemplo, é importante que  a empresa implemente estratégias para aumentar o número de clientes promotores Isso pode ser feito com recompensas como forma de reconhecimento por essa postura positiva. Vale a pena dizer que uma parte considerável do lucro das empresas vêm de indicações.

Já converter os neutros em promotores você precisará se esforçar para oferecer mais do que produtos, agregando valor a eles. Melhorar a experiência de compras do cliente, oferecendo um ambiente agradável e um atendimento personalizado pode ser essencial neste processo. Falaremos mais sobre isso a seguir.

Finalmente, para mudar a opinião dos detratores você precisará primeiro entender o que levou ele a enxergar a sua marca desta forma. Portanto, tente entrar em contato com esse cliente para saber o que aconteceu, oferecer desculpas sinceras e tentar encontrar uma solução para o problema.

Vale a pena dizer que um cliente insatisfeito hoje não é um cliente insatisfeito para sempre. Claro que a confiança na marca é menor, mas ela pode ser revertida com um bom trabalho de atendimento ao cliente e resolução do problema.

Os melhores NPS de 2023

Alguns institutos realizam pesquisas regulares de satisfação do cliente, estabelecendo um ranking entre diversos segmentos e, às vezes, até premiando as primeiras posições. A Experience Award é uma premiação idealizada pela SoluCX e tem o intuito de indicar as melhores empresas em diferentes segmentos que ofereçam um bom atendimento ao cliente.

Em 2023 a pesquisa analisou empresas de 20 categorias diferentes, sendo 440 marcas inscritas e coletou informação de pouco mais de 330 mil consumidores. Confira algumas marcas com os melhores NPS 2023:

  • Atacados e atacarejo: Assaí atacadista (NPS médio da categoria 69,0);
  • Beleza e Cosméticos: O Boticário (75,9);
  • Cafeterias e Sobremesas: Cacau Show (78,2);
  • Casa e decoração: Karsten (67,7);
  • Drogaria: Drogarias Pacheco (71,9);
  • Fast Food: KFC (70,1);
  • Marketplaces: Amazon (67,3);
  • Materiais de Construção: Leroy Merlin (67,3);
  • Restaurante: Fogo de Chão (71,5);
  • Supermercados: Supermercado Guanabara (66,8).

Essa é apenas uma das empresas que realizam essas premiações. Portanto, dependendo da fonte de pesquisa, outras empresas poderão aparecer no ranking de melhores NPS em 2023.

O que fazer para aumentar o NPS da sua empresa

Os melhores NPS de 2023 não foram escolhidos por acaso para receber o prêmio Experience Awards. Dentre todos os que citamos e muitos outros que entraram para os rankings em boas posições, o denominador comum é a preocupação com a satisfação do cliente em primeiro lugar. Mas como transferir isso para a realidade do seu negócio?

Comece a coletar dados

O NPS funciona como uma bússola, permitindo que você monitore continuamente o feedback dos clientes e avalie se está seguindo na direção certa em termos de satisfação do consumidor. Em outras palavras, caso ela esteja apontando para o lado errado é hora de ajustar o curso e conseguir alcançar esses clientes.

Mas, para saber se as suas ações e estratégias estão gerando resultados positivos ou se é hora de reconsiderar o caminho escolhido, você precisa coletar dados. Ou seja, conversar com o cliente e saber a opinião dele, e isso vale para os três tipos de consumidores que mencionamos anteriormente.

Lembre-se, essa abordagem é baseada em métricas, passando longe dos “achismo” que podem te levar a tomar decisões equivocadas. Sem falar que o NPS não apenas fornece um indicador geral da satisfação do cliente, mas também permite identificar áreas específicas que precisam de atenção.

Use o marketing de experiência

Para conseguir melhorar os índices de satisfação do cliente e, consequentemente, o NPS não basta apenas garantir que o consumidor deixe a sua loja satisfeito, ele precisa ficar encantado. Implementar ações de marketing de experiência pode te ajudar a se conectar com esse público de uma forma mais verdadeira.

Aqui, o importante é utilizar elementos que ajudem o consumidor a ver a marca como um universo único. Ao planejar a decoração ambiente, música da loja, layout do PDV, iluminação e tom de voz você cria um ambiente de compras único. 

Mas, mais importante do que isso é que essas ações conversem entre si e se integrem. Por exemplo, a música é uma ótima opção para integrar as demais ações implementadas. Sem falar que, o cliente pode até não perceber rapidamente quando a música é agradável. Entretanto, se ela for ruim ou estiver muito alta as pessoas perceberão rapidamente.

Outro ponto essencial para garantir uma boa experiência para o cliente é o atendimento. Tratar todos os clientes da mesma forma, com educação e procurando resolver o problema deles é essencial. Para isso, a sua equipe deve ser bem treinada para saber fazer as perguntas certas, entender o que o consumidor precisa e oferecer a solução que melhor atenda às suas necessidades.

Quer saber mais sobre como implementar o marketing de experiência e aumentar o seu NPS rapidamente? Então confira o nosso e-book Experiência do cliente no varejo: como padronizar e encantar seus clientes.

NPS alto requer trabalho contínuo

Se depois de tudo isso você conseguir aumentar o NPS, parabéns! Mas, esse passa longe de ser o momento de relaxar e achar que tudo está resolvido. Pelo contrário, agora que você já sabe o que precisa fazer para melhorar o NPS, você precisa manter a estratégia para fazer com que o NPS se mantenha ou mesmo aumente.

Isso significa que você deverá continuar trabalhando constantemente em cima do que deu e melhorando aquilo que não funcionou muito bem. Assim, além de tentar atrair e converter clientes novos, não se esqueça de dar atenção aos já fidelizados, para que eles continuem contentes com a marca e potencializar ainda mais a promoção para outras pessoas.

Quer mais dicas como essa? Então confira o nosso blog e siga-nos nas nossas redes sociais.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Aprenda a melhorar a experiência do cliente em 5 passos

Conseguir melhorar a experiência do cliente é importantíssimo para você ter clientes fiéis e satisfeitos com a sua loja. Ou seja, são clientes que além de voltar a comprar com você, eles ainda podem se tornar disseminadores voluntários da sua marca. Entretanto, por mais importante que seja esse assunto, muitos varejistas ainda o negligenciam. Portanto,…

Por Nayara Santos em 04.05.2022

6 fundamentos da experiência do cliente, confira

Você se preocupa com a experiência do cliente na sua loja? Se a sua resposta foi não, então você precisa ler esse artigo! Foi-se o tempo em que os clientes estavam em busca apenas de produtos de qualidade ou de bom preço. Atualmente eles querem se conectar com a marca, criar uma relação duradoura e…

Por Nayara Santos em 04.05.2022

12 dicas de atendimento ao cliente no varejo: se diferencie da concorrência

A busca por dicas de atendimento ao cliente no varejo faz parte da rotina de qualquer empreendedor. Afinal, o atendimento ao cliente no varejo é decisivo para o sucesso ou fracasso de um negócio.  Um consumidor que se sente bem recebido e percebe os esforços da equipe para atender suas demandas, naturalmente recomenda a loja…

Por Nayara Santos em 13.06.2022

Conheça a era da experiência do cliente

Se no passado ter produtos de qualidade e preços competitivos era sinônimo de ter clientes fiéis e satisfeitos, hoje em dia isso já não se aplica mais. Cada vez mais os consumidores estão em busca de empresas que ofereçam uma experiência de compras diferenciada e única. Dito isso, é evidente que, se a sua marca…

Por Nayara Santos em 04.05.2022

Chatbot: entenda o que é e porque investir no atendimento automatizado

Chatbot: o que é? Em busca da melhor experiência para seus clientes, muitas empresas estão investindo em ferramentas que proporcionam a automatização do atendimento e, certamente, essa é uma pergunta recorrente. O emprego de tecnologia já pode ser considerado um diferencial competitivo e, claro, pode servir para empresas de todos os segmentos. O chatbot é…

Por Nayara Santos em 16.01.2020

NPS interno: como descobrir a satisfação dos seus colaboradores

Nunca se valorizou tanto a opinião dos colaboradores como tem sido feito atualmente. As organizações, enfim, perceberam a importância dos funcionários para o sucesso do negócio e estão buscando formas de conseguir valorizá-los. Afinal, eles são os responsáveis por desenvolver soluções e realizar o atendimento ao cliente, seja de forma direta ou indireta. E, sem…

Por Nayara Santos em 14.06.2022

Aprenda a montar uma estratégia de Marketing de Experiência para o seu negócio

Montar uma estratégia de marketing de experiência no seu negócio fará com que o cliente se lembre da sua marca. Isso porque, é mais provável que uma experiência fique marcada em sua mente, do que simplesmente ouvir a informação sobre um produto.  Ou seja, se você quiser aumentar as suas vendas e a fidelização dos…

Por Nayara Santos em 03.05.2022

Qual a importância de ter empatia no trabalho?

Você já parou para pensar na importância da empatia no ambiente de trabalho? O ato de se colocar no lugar do outro é uma característica louvável dentro do ambiente de trabalho. Principalmente em uma era em que o individualismo impera. Por isso, quando um colaborador consegue reconhecer as necessidades do colega que trabalha com ele,…

Por Nayara Santos em 13.06.2022

Guia de customer experience: o caminho para a satisfação do cliente

Customer Experience, experiência do cliente ou apenas CX, é um conceito de marketing e gestão que pode ser entendido como uma visão panorâmica da relação entre uma empresa e seus clientes. Essa visão engloba desde o primeiro contato que o cliente tem com a marca até o pós-venda e, consequentemente, a fidelização. Esse conceito ganha…

Por Nayara Santos em 28.06.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos