Por Nayara Santos em 16.01.2020

Chatbot: entenda o que é e porque investir no atendimento automatizado

Por Nayara Santos em 16.01.2020

Chatbot: o que é? Em busca da melhor experiência para seus clientes, muitas empresas estão investindo em ferramentas que proporcionam a automatização do atendimento e, certamente, essa é uma pergunta recorrente.

O emprego de tecnologia já pode ser considerado um diferencial competitivo e, claro, pode servir para empresas de todos os segmentos.

O chatbot é uma tendência e, por isso, você precisa conhecê-lo melhor, não é mesmo? Pensando nisso, elaborarmos este post para que você entenda o funcionamento desse recurso e descobra os motivos para investir em um atendimento automatizado.

Podemos começar? Faça uma boa leitura!

Chatbot: o que é?

O chatbot é um software programado para executar certas tarefas, simulando a interação com um humano. Ou seja, estamos falando de um robô que conversa com os clientes de uma empresa.

Em geral, o sistema automatiza a execução de ações repetitivas que, antes, eram de responsabilidade de um funcionário. Desse modo, deixa a equipe livre para se dedicar a problemas mais complexos.

Vale a pena destacar que a função desse recurso é interagir e solucionar as demandas mais básicas do público. Para isso, ele se baseia na inteligência artificial e pode proporcionar uma experiência bem próxima da realidade.

Como essa ferramenta funciona?

Agora que você já sabe o que é um chatbot, fica mais fácil entender como ele funciona. Aliás, trata-se de um processo interessante, em que o sistema utiliza informações disponíveis em um banco de dados para personalizar o atendimento ao cliente.


O ponto principal é que esse recurso é programado para responder a comandos previamente definidos. Com isso, a tarefa é realizada com rapidez e eficiência, dispensando a intervenção de um humano.

Quer um exemplo? Imagine que você precise consultar o valor da fatura do seu cartão de crédito. Ao ligar para a central de atendimento do banco, um chatbot o atenderá e apresentará as opções disponíveis. Você escolhe “consultar fatura do cartão de crédito” e receberá a informação pretendida.

Isso se repete em diversos segmentos de negócio. É possível, por exemplo:

  • fazer pesquisas de satisfação do cliente;
  • realizar cobranças;
  • atualizar boletos;
  • marcar um horário de atendimento;
  • solucionar problemas simples de suporte.

Afinal, por que sua empresa precisa de um chatbot?

Não há dúvidas de que investir no atendimento e relacionamento com o cliente é uma premissa para o sucesso. As empresas que compreendem esse cenário estão um passo à frente de seus concorrentes e têm os melhores resultados.

A questão é: como os chatbots contribuem para o crescimento de um negócio? Quais benefícios eles proporcionam? Preparamos um breve resumo dos motivos para implementar essa tecnologia ao seu atendimento. Confira!

Automatização de processos repetitivos

A automatização de processos repetitivos é uma das principais vantagens de se contar com um chatbot. Isso porque não será preciso ocupar o tempo de um funcionário para solucionar dúvidas e questões que podem ser delegadas ao robô.

É importante destacar que essa tecnologia pode ser usada no atendimento por telefone, por site, via chat e até mesmo em redes sociais.

Aumento da eficiência do atendimento

Apesar de parecer uma algo futurístico, a verdade é que o chatbot pode se transformar em mais um vendedor ou atendente de sua empresa. Afinal, ele consegue criar filtros inteligentes, responder perguntas, enviar dados e solucionar diversos problemas.

Sua capacidade de interagir e reconhecer respostas aumenta a eficiência do atendimento, tornando-o mais rápido, seguro e personalizado.

Melhoria do relacionamento com o cliente

Ninguém gosta de ficar aguardando na linha até ser atendido, não é mesmo? Sempre que alguém liga para a empresa ou entra em contato por outro canal de comunicação, espera que a resposta seja ágil e eficiente.

O chatbot garante o atendimento imediato e evita o estresse e frustração no cliente. Como ele pode solucionar demandas mais simples, a relação com o consumidor se torna mais transparente e produtiva, o que gera inúmeros reflexos positivos.

Redução de custos

Não podemos deixar de mencionar que o uso do chatbot contribui para a redução de custos operacionais. Em geral, ao investir nessa tecnologia, você precisará de menos atendentes humanos e, consequentemente, tem menos gastos.

Além disso, a eficiência do atendimento prestado reduz o fluxo de ligações, os índices de reclamações e o desperdício de recursos — sem dúvidas, esses fatores geram economia.

O chatbot substitui o atendimento humano?

A transformação digital já é uma realidade dentro das empresas e modificou completamente o relacionamento e comunicação com os clientes. No entanto, precisamos dizer que as interações humanas jamais deixarão de ser importantes.

O chatbot não substitui o atendimento prestado por um atendente real. Na verdade, é o trabalho em conjunto entre tecnologia e humano que proporciona a melhor experiência ao cliente, o customer experience.

Como vimos, haverá situações em que o robô não conseguirá solucionar todas as demandas apresentadas. Nesses casos, a atuação de um profissional qualificado faz toda a diferença e assegura a plena satisfação da clientela.

Sendo assim, homem e máquina precisam atuar de forma harmônica e planejada, cada um com suas funções devidamente definidas.

Em resumo, o chatbot pode fazer o primeiro atendimento e a triagem das necessidades do cliente. Caso o problema seja mais complexo, ele deve encaminhar a ligação ou a conversa para o atendente ideal, garantindo o correto suporte ao público.

Perceba que essa é uma parceria de sucesso. Afinal, os talentos de sua equipe não ficarão presos a tarefas meramente burocráticas. Na prática, eles poderão ser redirecionados para processos mais estratégicos, garantindo o máximo aproveitamento de sua performance.

Assim como milhares de gestores e empreendedores, você pesquisou “chatbot: o que é” para entender e conhecer melhor essa tecnologia. Como é possível concluir, implementar esse recurso ao cotidiano do seu negócio é uma ação inteligente, capaz de otimizar processos e melhorar seu relacionamento com o cliente. Lembre-se de que, quando bem implementada, essa ferramenta se transforma em uma aliada da sua equipe de atendimento, revolucionando e personalizando a interação com o público — o que pode ser seu grande diferencial competitivo.

Já que você demonstrou interesse pelo tema, que tal aprender um pouco mais? Conheça algumas melhorias no atendimento ao cliente que podem ser implementadas em sua loja!

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como atender um cliente em uma loja: 11 dicas fundamentais

 O quadro atual não é bom. Uma pesquisa realizada pela empresa sueca Better Business World Wide listou o Brasil como o penúltimo colocado em simpatia no atendimento. Isso significa que muitas empresas brasileiras ainda não sabem como atender um cliente de maneira eficaz, e algumas nem sequer parecem perceber o impacto desse problema em…

Por Nayara Santos em 18.09.2023

Aromatização de ambientes: como pode melhorar a experiência do cliente?

Imagine a seguinte situação: você entra em um estabelecimento comercial e logo um aroma suave penetra por suas narinas, fazendo com que você feche os olhos por um momento para senti-lo melhor. A experiência é tão agradável que dá vontade de permanecer mais um pouco no local, não é? É essa sensação que a aromatização…

Por Nayara Santos em 05.12.2019

Quem são os responsáveis pela experiência do cliente?

Essa é uma pergunta fácil de responder, por vezes difícil de exercitar, pois, todos que atuam dentro da empresa são responsáveis pela experiência do cliente, ou seja, setores, gestores e equipes devem trabalhar em conjunto para garantir excelência. Um dos maiores desafios para os gestores é estabelecer uma comunicação adequada entre os setores, para otimizar…

Por Nayara Santos em 07.02.2020

Quais são os melhores NPS de 2023? Conheça aqui!

Se você está familiarizado com o Net Promoter Score (NPS) provavelmente sabe a importância em acompanhar quais são os melhores NPS para se espelhar em bons exemplos. Mas, se você nunca ouviu falar nele, então chegou o momento de mudar isso e começar a utilizar essa métrica para ajudar  sua loja a ser um sucesso.…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Como reconquistar um cliente antigo?

Já reparou que, muitas vezes, as pessoas compram na sua loja, mas acabam não retornando? Por isso é importante desenvolver estratégias para reconquistar um cliente antigo. Assim, você mantém o vínculo e aumenta a possibilidade de fidelização desses consumidores. Se você ainda não possui essas estratégias ou elas não estão funcionando como gostaria, não precisa…

Por Nayara Santos em 18.11.2021

Saiba agora a importância de conhecer o cliente e como fazer isso!

Conhecer o cliente é criar conexão, entendimento e empatia com o principal protagonista do seu negócio: o consumidor! A única maneira de se conectar de maneira eficaz com as pessoas e criar produtos e serviços realmente satisfatórios, é estudar continuamente a sua audiência, compreender as suas dores e desejos, suas opiniões e preferências, e, acima…

Por Nayara Santos em 03.02.2020

Confira 7 cases de marketing de experiência e se inspire

Buscar cases de marketing de experiência é muito interessante para quem está pensando em desenvolver ações que tenham esse foco. Afinal, com as boas ideias tidas por outras empresas, podem ser tidos insights para desenvolver campanhas de varejo para outras companhias.  Sem falar que, você também pode adaptar as ações adotadas para a realidade da…

Por Nayara Santos em 13.06.2022

12 ações para melhorar o atendimento ao cliente rapidamente

Em tempos de crise na economia, os consumidores tendem a adotar uma postura mais desconfiada, levando em consideração cada detalhe na hora de decidir pela compra. É em momentos como esse que as lojas de varejo se vêem obrigadas a desenvolver ações para melhorar o atendimento ao cliente. Essa até pode ser uma forma de…

Por Nayara Santos em 17.05.2022

O que é rapport? Conheça seus benefícios!

A melhor maneira de se destacar no mercado hoje é oferecer as pessoas o que elas querem. Muito mais do que apenas atender as suas necessidades, é demonstrar que você as entende e que vocês tem um laço em comum. Se você souber conduzir uma conversa com um lead da maneira correta, fará com ele…

Por Nayara Santos em 15.10.2019

Receba nossos conteúdos exclusivos