Como reconquistar um cliente antigo?

O segredo para reconquistar um cliente antigo

Já reparou que, muitas vezes, as pessoas compram na sua loja, mas acabam não retornando? Isso pode ser muito prejudicial à sua empresa, mas é totalmente possível reverter esse quadro. Por isso, preparamos este post, com algumas dicas de como reativar e reconquistar um cliente antigo, chamando-o para realizar uma nova compra!

Saiba por que você perde clientes

É importante descobrir o motivo pelo qual seus clientes não retornam. Muitas vezes, os empresários pensam que é somente uma questão de preço, mas nem sempre é isso o que ocorre.

O mercado, hoje, é extremamente competitivo, com numerosos concorrentes oferecendo produtos semelhantes, muitas vezes a preços parecidos e, por isso, é preciso se diferenciar. É importante oferecer uma experiência de compra superior à das outras empresas.

Portanto, investigue; observe a concorrência, converse com os clientes e pesquise formas de oferecer aquilo que o público procura.

Considere o tempo normal para o cliente retornar

Existem produtos que são comprados semanalmente, como alimentos, mas existem outros mais sazonais, como roupas de frio, por exemplo. Entender como funciona o seu produto é importante, já que, muitas vezes, os clientes não retornam simplesmente porque ainda não chegou o momento de uma nova compra.

Assim fica mais fácil diferenciar um cliente que de fato se tornou inativo daquele que pretende retornar logo que chegar a hora de comprar outra vez. Uma vez identificados os clientes inativos, é a vez de começar a adotar ações para atraí-los novamente.

Conheça os hábitos e gostos do seu cliente

Saber direitinho quem é o seu consumidor-alvo é essencial para poder oferecer o que ele deseja, resolver seus problemas e conquistar sua preferência.

Existem softwares que permitem o registro das informações dos clientes e diversas técnicas que a sua empresa pode usar para captar esses dados: promoções com cadastro, pesquisas de satisfação, programas de fidelidade com formulários para coletar as informações etc.

Conhecer bem seu o target e satisfazer suas expectativas é uma ótima forma de construir um relacionamento duradouro, o que ajuda a elaborar técnicas para reconquistá-lo caso se torne inativo.

Renove o seu mix de produtos

Muitas vezes, o interesse do cliente cai porque os produtos de uma empresa estão defasados. Por isso, é importante ficar sempre de olho nas novidades do mercado e trazê-las para a sua empresa.

Um mix sempre renovado, com certeza, será bem mais atrativo na hora de chamar o cliente para retornar. E, é claro, não se esqueça de divulgar as novidades!

Não deixe de fazer contato

Conhecer o seu cliente, ter os seus dados de contato e saber por que ele não retorna são medidas essenciais para fidelizar, mas não basta ter o conhecimento, é importante agir. Por isso, entre em contato!

Uma excelente pedida é enviar mensagens informando a respeito de novos produtos, oferecendo promoções exclusivas em datas comemorativas, como aniversário, divulgar descontos, além de outras informações que possam ser do interesse dele. Tudo isso fará com que se sinta valorizado e dê preferência à sua empresa na próxima compra. Todavia, cuidado para não enviar mensagens demais e serem consideradas spam!

E então? Preparado para recuperar o relacionamento com cliente antigo? É só começar a colocar essas dicas em prática e usufruir dos benefícios! Agora é com você, deixe aqui o seu comentário nos contando o que pensa sobre o tema!

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