Por Nayara Santos em 15.10.2019

O que é rapport? Conheça seus benefícios!

Por Nayara Santos em 15.10.2019

A melhor maneira de se destacar no mercado hoje é oferecer as pessoas o que elas querem. Muito mais do que apenas atender as suas necessidades, é demonstrar que você as entende e que vocês tem um laço em comum.

Se você souber conduzir uma conversa com um lead da maneira correta, fará com ele fique muito mais disposto a realizar uma compra ou tomar um ação. E para fazer isso da melhor forma, ter um bom rapport é fundamental.

Mas, afinal o que é rapport? Como estabelecer uma conexão verdadeira com os meus clientes? O que isso tem a ver com o aumento das vendas? Se essas são algumas das suas dúvidas, então continue a leitura, porque este artigo é para você!

O que é rapport?

Rapport vem de uma expressão francesa, rapporter, que significa “criar uma conexão com o outro”, e explica muito bem o propósito desse conceito. Na prática, a ideia é estabelecer uma relação próxima com outra pessoa.

Para isso é preciso passar para a pessoa a sensação de que ela está sendo ouvida, compreendida e respeitada. Para que ela gere uma percepção de que está conversando com um amigo e tenha mais confiança nas suas ideias e, claro, nos seus produtos e serviços.

No entanto, criar um rapport não significa só conversar com alguém. É preciso utilizar técnicas de psicologia para estabelecer uma conexão. Afinal, essa não pode parecer uma situação forçada, isso tem que soar o mais natural possível para o cliente.

Caso a outra pessoa pense que a sua forma de se comunicar é muito forçada ou agressiva, vai ser muito mais difícil reverter a situação. Porém, o contrário também é verdadeiro: se você conseguir criar uma conexão com o cliente por meio do rapport, vai conquistar a confiança dele e estará muito mais perto de ter um cliente novo ou convencê-lo a tomar uma ação.

Por que o rapport é importante para vendar?

Conquistar a confiança do cliente é fundamental para ter sucesso na hora da venda. O rapport é uma das maneiras mais rápidas e eficientes de se fazer isso. Ele abre as portas para uma relação comercial mais humanizada. Afinal, as pessoas gostam de comprar, vender ou conversar com quem elas se identificam de alguma forma.

“Então quer dizer que eu tenho que concordar com tudo o que a pessoa diz?” Não é exatamente assim. Quando falamos de rapport, queremos dizer ser mais receptivo ao que a outra pessoa está falando. É passar a sensação de que todos estão sendo escutados e compreendidos. Isso inconscientemente gera uma sensação confortável e rompe algumas barreiras.


O rapport auxilia em dois pontos fundamentais para convencer o cliente a tomar uma ação. Veja quais são esses dois fatores:

Demonstrar empatia

A primeira regra de um bom rapport é demonstrar empatia. E isso só é possível entendendo e conhecendo as dores do cliente. Isso vai afetar a forma de atendê-lo, pois você mostra para ele que sabe quais são os seus problemas, mas que quer entender melhor o que ele precisa. Dessa forma, você muda a percepção que ele terá na hora que você oferecer sua solução.

Criar uma relação de longo prazo

O rapport não serve apenas para captar clientes, mas também para a fidelização. Afinal, você quer que eles continuem comprando da sua empresa, certo? Se desde o primeiro contato o cliente se sentir confortável, conectado, compreendido e bem atendido, as chances de que ele continue comprando são infinitamente maiores, além da possibilidade dele se tornar um promotor da sua marca.

Quais são os benefícios do rapport para sua estratégia de vendas?

Se você ainda não está totalmente convencido de que o rapport funciona mesmo, aqui vão alguns benefícios dessa técnica para sua estratégia comercial. Separamos 3 vantagens. Acompanhe!

Aumenta a confiança do lead

Quem não gosta de se sentir respeitado e compreendido? Quando você cria conexões com o seu prospect por meio das técnicas de rapport, ele sente muito mais confiança em você e nas suas próprias ações. Quanto mais essa relação for construída, mais a pessoa estará preparada para a compra.

Coloca o vendedor no controle da conversa

Uma forma de conseguir ter mais sucesso na venda é controlar os rumos da conversa, mesmo que de forma sutil. Na prática é como se você guiasse a frequência e o ritmo do diálogo, isso faz com que seja muito mais fácil vender, pois a situação está sob controle.

Derruba as barreiras do cliente

As emoções têm uma função importante nas decisões de compra. A parte racional do argumento de vendas só faz sentido depois que a pessoa já aceitou a ideia emocionalmente. É por isso que o rapport ajuda a derrubar as barreiras emocionais do prospect, pois o deixa mais seguro das suas promessas e garantias.

Como aplicar rappor na estratégia de venda?

Se você chegou até aqui na leitura, é porque se convenceu do valor e dos benefícios do rapport para o seu processo comercial. E como já dissemos, não basta conversar com o cliente, é preciso aplicar técnicas para que o rapport funcione e tenha os resultados desejados.

O primeiro passo a se tomar é fazer uma pesquisa prévia sobre o prospect. Procure saber o que ele faz, quais são os seus interesses e necessidades. Dessa forma, na hora de conversar com ele você saberá pontos estratégicos para criar uma relação.

Em seguida ofereça um benefício imediato ao cliente. Ao entregar, logo no começo da conversa, uma vantagem rápida, você aciona dois gatilhos mentais: autoridade e reciprocidade. Eles serão fundamentais para mostrar que a sua empresa é realmente qualificada, além de criar a sensação de que a outra pessoa também precisa entregar algo.

O rapport é uma técnica de proximidade, então sempre chame a pessoa pelo nome, isso ajuda a criar uma conexão de forma rápida. Pode parecer um gesto bobo, mas fará toda a diferença, ainda mais somados a outros elementos, como ser paciente o tempo todo, não tenha pressa e não apresse o cliente.

Agora que você sabe o que é rapport, não perca tempo e aplique as dicas que você viu aqui na sua rotina administrativa. Isso vai fazer com que a confiança dos seus clientes na sua marca aumente e consequentemente as suas vendas também.

Para aprender mais sobre rapport e como aplicá-lo com qualidade e consistência. Baixe o nosso e-book com técnicas de rapport.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Confira 7 cases de marketing de experiência e se inspire

Buscar cases de marketing de experiência é muito interessante para quem está pensando em desenvolver ações que tenham esse foco. Afinal, com as boas ideias tidas por outras empresas, podem ser tidos insights para desenvolver campanhas de varejo para outras companhias.  Sem falar que, você também pode adaptar as ações adotadas para a realidade da…

Por Nayara Santos em 13.06.2022

6 fundamentos da experiência do cliente, confira

Você se preocupa com a experiência do cliente na sua loja? Se a sua resposta foi não, então você precisa ler esse artigo! Foi-se o tempo em que os clientes estavam em busca apenas de produtos de qualidade ou de bom preço. Atualmente eles querem se conectar com a marca, criar uma relação duradoura e…

Por Nayara Santos em 04.05.2022

Marketing de Experiência: 9 dicas para começar a utilizar

O marketing de experiência é a estratégia que utiliza a emoção dos clientes para conquistar, engajar e fidelizar. Ações com esse foco ajudam diversas marcas a se diferenciar e ficar na memória do cliente por mais tempo, criança uma sensação positiva sempre que o cliente se lembra dela. Esse é um aspecto que pode ser…

Por Nayara Santos em 05.02.2024

Quem são os responsáveis pela experiência do cliente?

Essa é uma pergunta fácil de responder, por vezes difícil de exercitar, pois, todos que atuam dentro da empresa são responsáveis pela experiência do cliente, ou seja, setores, gestores e equipes devem trabalhar em conjunto para garantir excelência. Um dos maiores desafios para os gestores é estabelecer uma comunicação adequada entre os setores, para otimizar…

Por Nayara Santos em 07.02.2020

Marketing de Experiência: entenda a importância para o seu negócio

 Você sabe tudo sobre marketing de experiência? A base da estratégia é proporcionar uma boa experiência de compra aos seus clientes. Dessa forma, eles estarão mais suscetíveis a voltar à sua loja para novas compras. A tática é baseada no estímulo dos cinco sentidos e tem como principal objetivo transformar consumidores em clientes fiéis…

Por Nayara Santos em 14.09.2023

Saiba agora a importância de conhecer o cliente e como fazer isso!

Conhecer o cliente é criar conexão, entendimento e empatia com o principal protagonista do seu negócio: o consumidor! A única maneira de se conectar de maneira eficaz com as pessoas e criar produtos e serviços realmente satisfatórios, é estudar continuamente a sua audiência, compreender as suas dores e desejos, suas opiniões e preferências, e, acima…

Por Nayara Santos em 03.02.2020

Como atender um cliente em uma loja: 11 dicas fundamentais

 O quadro atual não é bom. Uma pesquisa realizada pela empresa sueca Better Business World Wide listou o Brasil como o penúltimo colocado em simpatia no atendimento. Isso significa que muitas empresas brasileiras ainda não sabem como atender um cliente de maneira eficaz, e algumas nem sequer parecem perceber o impacto desse problema em…

Por Nayara Santos em 18.09.2023

Chatbot: entenda o que é e porque investir no atendimento automatizado

Chatbot: o que é? Em busca da melhor experiência para seus clientes, muitas empresas estão investindo em ferramentas que proporcionam a automatização do atendimento e, certamente, essa é uma pergunta recorrente. O emprego de tecnologia já pode ser considerado um diferencial competitivo e, claro, pode servir para empresas de todos os segmentos. O chatbot é…

Por Nayara Santos em 16.01.2020

Tudo sobre satisfação do cliente: veja como posicionar sua marca

Os consumidores, hoje em dia, são extremamente exigentes e realmente cobram as marcas quando não estão satisfeitos com seus resultados. Diante disso, garantir a satisfação do cliente deve ser uma das prioridades de qualquer empresa para se manter competitiva no mercado e alcançar a tão esperada fidelização. O melhor caminho, nesse caso, está em criar…

Por Nayara Santos em 11.02.2020

Receba nossos conteúdos exclusivos