Por Nayara Santos em 16.10.2019

Tecnologia no varejo: veja quais são as novidades tecnológicas

Por Nayara Santos em 16.10.2019

O setor varejista está sempre se reinventando e quem trabalha nessa área precisa estar atento às novidades, para não ser ultrapassado pela concorrência. O uso da tecnologia no varejo, por exemplo, é uma realidade que não pode ser deixada de lado.

Os recursos tecnológicos já fazem parte do dia a dia das pessoas e é por conta disso que investir em ações que envolvam a tecnologia no varejo é tão relevante, pois, mostra que a loja não parou no tempo e segue as tendências.

Para surpreender os seus clientes com itens tecnológicos, criamos uma lista com os principais deles e as formas como podem ser utilizados em lojas e outros estabelecimentos comerciais. Confira!

Telas interativas

Dispor telas interativas no comércio varejista é um bom meio de chamar a atenção dos clientes da loja. Essa tecnologia, que recebe o nome de digital signage, pode mostrar vídeos, anúncios de preços, informações, entre outros conteúdos da empresa.

Além disso, em lojas maiores e em que as vendas não são feitas diretamente por um vendedor, como supermercados, podem ser colocadas telas interativas em que o cliente pode fazer a consulta dos preços dos produtos, por exemplo.

Bioplástico

De acordo com uma matéria da revista Época Negócios, menos de 15% do plástico do mundo é reciclado. Esse número é preocupante para muitas pessoas, uma vez que, cada vez mais consumidores estão atentos a questões voltadas para a preservação do meio ambiente.

A tecnologia no varejo também pode ser utilizada nesse sentido. Já existem meios para produzir o bioplástico. Esse tipo de plástico é produzido a base de celulose ou lignina, poluindo bem menos do que o modelo tradicional.

A sua loja pode inovar e oferecer sacolas de bioplástico para que os clientes carreguem os produtos. Isso chamará a atenção das pessoas que se preocupam com as causas ambientais e poderá aumentar a quantidade de clientes que vão até o seu estabelecimento.

Omnichannel

Quando falamos em tecnologia no varejo, não podemos deixar de lado uma área tão relevante como a comunicação. Hoje em dia existem diversos canais que podem ser utilizados para se comunicar com o público, como os chats nas redes sociais, o WhatsApp, o e-mail etc.

Por conta disso, não é raro que um atendimento se inicie em um canal e termine em outro, por exemplo. Ter uma ferramenta de omnichannel se torna fundamental para que essa continuidade seja oferecida.


Imagine a seguinte situação: a sua loja posta um produto em promoção em uma storie do Instagram e um cliente visualiza. Interessado pelo item, essa pessoa envia uma mensagem pelo próprio app solicitando alguma informação, mas não faz a compra naquele momento.

No dia seguinte, esse cliente liga na loja e faz perguntas sobre o produto. O que acontece se o atendente não souber que essa pessoa já iniciou uma conversa em outra plataforma? É bem provável que o cliente interessado precise repetir toda a situação e isso não é agradável, concorda?

Com uma ferramenta de omnichannel, cada atendimento gera protocolos, independentemente do canal em que ele ocorreu. Assim, isso pode ser acessado nos sistemas e pode ser dada continuidade, gerando uma experiência mais agradável para o cliente, o que chamamos de customer experience.

Geolocalização

A geolocalização e o marketing andam de mãos dadas em muitas estratégias. Ao criar uma conta no Google Meu Negócio, por exemplo, a sua loja será mostrada para as pessoas que estiverem próximas e fizerem pesquisas sobre o seu segmento.

Além disso, a geolocalização pode ser utilizada até mesmo dentro do próprio estabelecimento. Uma loja de departamentos, por exemplo, pode fazer a catalogação de todos os itens disponíveis para venda e disponibilizar essas informações em um aplicativo.

Assim sendo, os clientes podem pesquisar no app pelo produto que desejam adquirir e o sistema mostrará em qual corredor ou prateleira ele se encontra disponível. Fazer as compras ficará ainda mais prático!

Novas formas de pagamento

Estão surgindo novas maneiras de fazer pagamentos nas lojas, como os cartões de crédito com chips, que podem ser apenas colocados sobre as maquininhas, sem que seja necessário que o usuário digite uma senha.

Logo teremos também o pagamento por biometria, que de acordo com uma reportagem do Diário do Comércio, já está sendo testado pela Visa nos Estados Unidos.

Nesse modelo de pagamento, o comprador terá que colocar o dedo em um sensor, que fica localizado no próprio cartão. A impressão digital será comparada com a cadastrada no sistema, evitando assim que cartões possam ser utilizados em caso de roubo, por exemplo.

Big Data

A coleta de dados para uso em ações estratégicas, por meio de cookies que são coletados quando alguém faz o acesso ao site da empresa, por exemplo, também é uma maneira de inovar no comércio varejista.

Descobrindo informações sobre as necessidades e anseios do cliente, você poderá surpreendê-lo, fazendo combinações de produtos, por exemplo. Porém, é necessário cuidado! Ano que vem entra em vigor no Brasil a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e é preciso ter muito cuidado para que a coleta de dados não vá contra o que é indicado na nova legislação.

Playlists personalizadas

Desde muito tempo as lojas utilizam música para criar um ambiente mais agradável para compras. Porém, deixar o rádio ligado em uma emissora comercial, que pode inclusive reproduzir anúncios de concorrentes, não é uma boa prática.

Reproduzir playlists de aplicativos de streaming também não é uma ideia recomendada, uma vez que o seu gosto pessoal pode não ser o mesmo dos clientes. Uma loja que atende a um público mais sofisticado não pode tocar sertanejo universitário, por exemplo.

O ideal é que o negócio tenha uma playlist personalizada, que pode ser criada por meio de recursos tecnológicos utilizados por empresas que desenvolvem programação para rádios indoor.

A ListenX é especialista nesse segmento e utiliza de ferramentas de tecnologia no varejo para proporcionar um serviço de rádio indoor personalizado e que realmente tenha a ver com o seu negócio.

Assine a nossa newsletter e receba todas as nossas novidades por e-mail. Assim, você conhecerá mais sobre a nossa empresa.

Compartilhe

Você também pode gostar

O melhor programa para gestão de loja de atacado e de varejo: veja qual é

Ter o melhor programa para fazer uma boa gestão de loja de atacado e de varejo pode ser uma grande vantagem competitiva para a sua empresa. Afinal, com um bom software de gestão você consegue agilizar tarefas ao mesmo tempo em que diminui a possibilidade de erros humanos. Ou seja, você terá mais tempo para…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Por que você precisa usar a Análise SWOT em sua empresa?

Não é à toa que a análise SWOT é um dos modelos analíticos mais conhecidos no mundo empresarial. Sua aplicação ajuda a gestão a compreender tudo o que envolve o negócio, desde seus pontos fortes até as ameaças externas. Com tais informações, fica mais fácil tomar decisões eficientes. A gestão de um empreendimento envolve diversas…

Por Nayara Santos em 03.03.2020

Tudo que você precisa saber para ter uma campanha de varejo de sucesso

O varejista precisa se adaptar às mudanças que são observadas no mercado moderno, que vão desde a forma como os produtos são comprados, até o modo como as campanhas de varejo são planejadas. O marketing pode até ser algo que sempre existiu e que ajuda a sua empresa a ter um grande sucesso, entretanto, cada…

Por Nayara Santos em 31.05.2022

Como aumentar as vendas de material de construção: 4 dicas

Encontrar formas de conseguir aumentar as vendas da sua loja de material de construção é fundamental para manter o seu negócio competitivo. Assim, você terá mais chances de ter a loja cheia o ano todo, além de clientes fiéis que sempre retornarão à sua loja quando precisarem  de algum item. Por isso, a seguir traremos…

Por Nayara Santos em 18.03.2022

6 passos para fazer um lançamento de produtos de excelência

Você pretende fazer o lançamento de um produto, mas não tem ideia por onde começar? Pois bem, essa é uma dúvida válida, pois existem diversas responsabilidades implícitas quando o assunto é lançar uma novidade no mercado. Afinal, é preciso considerar a reação do público e da concorrência, ter um cronograma de planejamento definido, pensar em…

Por Nayara Santos em 16.01.2020

Por que é tão importante se preocupar com a visibilidade da marca? Saiba aqui!

Provavelmente você, como gestor de uma loja do varejo, conhece a importância de conquistar uma visibilidade para a sua marca. Afinal, é desta forma que você conseguirá manter a sua marca na mente dos consumidores, e fazer com que os clientes passem a optar por ela em detrimento às demais. Mesmo assim, muitas empresas não…

Por Nayara Santos em 17.05.2022

Gestão estratégica de franquias: entenda agora mesmo como funciona

Conhecer qual é a melhor formas de fazer a gestão estratégica de franquias é algo importantíssimo para quem é dono de franquia, já investe ou pretende investir nesse tipo de negócio. Isso porque, as franquias têm sido um dos tipos de investimento mais rentáveis, e considerada a primeira opção de empreendimento por muitas pessoas. Afinal,…

Por Nayara Santos em 04.08.2022

O que é UGC: saiba como usar e confira exemplos!

Já ouviu falar em UGC? Não faz a menor ideia de como ele pode ajudar a sua empresa a se destacar? Ou então tem dúvida se vale a pena mesmo investir nessa estratégia de marketing? Calma que a gente vai te explicar tudo o que você precisa saber. O UCG faz parte do marketing de…

Por Nayara Santos em 13.07.2023

Como calcular o preço de venda de um produto: descubra agora

Um dos pontos cruciais para o sucesso de uma empresa do varejo é saber como calcular o preço de venda de um produto. Isso porque, diversos fatores devem ser considerados para conseguir vender os produtos a um valor que cubra todos os custos para a produção daquele item e ainda gerar lucros. Esse desafio pode…

Por Nayara Santos em 12.06.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos