Por Nayara Santos em 26.11.2019

Vender pelo Whatsapp: 5 dicas para aumentar as vendas

Por Nayara Santos em 26.11.2019

Se você ainda tem dúvidas sobre a eficácia de vender pelo Whatsapp, dê uma olhada nesses números divulgados pela Revista Exame: são 120 milhões de usuários ativos mensalmente, fazendo com que o Brasil seja um dos países onde o aplicativo é mais popular. Além disso, o Whatsapp é o app mais utilizado entre os brasileiros, sendo três vezes mais usado do que o e-mail.

Isso quer dizer que, entre tantos milhões de usuários, muitos deles podem se tornar os seus clientes. Para tanto, é possível usar essa tecnologia ao seu favor, mantendo-se próximo dos seus consumidores em potencial e, até mesmo, fidelizando aqueles já conquistados.

A ferramenta, inclusive, tem uma versão exclusiva para empresas, o Whatsapp Business, com diferenciais que facilitam bastante o contato com os clientes. Vamos falar sobre ela agora mesmo, assim como dar dicas infalíveis para aumentar as vendas por meio do aplicativo. Acompanhe!

Por que apostar no Whatsapp

Assim como a grande maioria dos usuários de smartphones no Brasil não ignoram o poder e as facilidades do Whatsapp, a sua estratégia também não deve fazê-lo. Independentemente do ramo de atuação do negócio, certamente, os clientes estão lá, do outro lado da tela, receptivos às mensagens que chegam por meio do aplicativo.

Apenas para comparar com outra ferramenta bastante utilizada e eficiente em uma estratégia digital, o e-mail marketing, as listas de emails têm uma taxa média de abertura de 15%. Já o app de mensagens instantâneas é capaz de alcançar uma taxa de abertura de 100%, com um índice de engajamento e interação de quase 80%.

Afinal, o celular está ali, na palma da mão, e as pessoas já estão habituadas a abrirem as mensagens. Ou seja, a comunicação certa, na hora certa, é capaz de alavancar as suas vendas e transformar a sua participação no mercado — da mesma forma que o Whatsapp tem mudado a forma de se comunicar e de fazer negócios em todo o mundo.

Como vender pelo Whatsapp

Agora que você já sabe a relevância do aplicativo para a estratégia de comunicação da sua campanha de varejo, confira algumas regras de ouro para utilizar a ferramenta sempre ao seu favor. Isso mesmo! Lembre-se de que do outro lado da tela existe uma pessoa que pode ou não estar receptiva à sua mensagem, dependendo de vários fatores. E não atentar-se a alguns fatores pode fazer com que o app seja usado contra a sua marca. Acompanhe!

1. Separe os seus chips

Em um primeiro momento e no princípio de uma estratégia como essa, é possível que você não tenha muitos contatos profissionais e, por isso, não veja problemas em utilizar o seu número pessoal para alavancar as vendas.

Realmente, com poucos contatos, essa mistura não deve ser um transtorno, mas se a sua lista de clientes (e possíveis clientes) for grande desde o início ou se a tendência é que ela cresça de forma considerável, vale a pena utilizar um novo chip apenas para o trabalho. Assim, além de manter as mensagens mais organizadas, você consegue separar a sua vida pessoal e profissional nos finais de semana e feriados, por exemplo.


Afinal, lembre-se que o Whatsapp é uma ferramente bastante dinâmica e os clientes podem (e vão!) entrar em contato em horários não comerciais, como durante à noite ou nas suas férias.

2. Baixe o WhatsApp Business

Já percebendo a necessidade das empresas de se comunicarem por meio do aplicativo, o próprio WhatsApp criou uma versão voltada aos negócios, que pode ser baixada gratuitamente para Android e IOS.

Entre as grandes vantagens do WhatsApp Business para a comunicação do seu varejo são:

  • criação de um perfil comercial, com dados da empresa como endereço, telefone, email e horário de funcionamento;
  • envio de respostas automáticas e personalizadas assim que o cliente envia uma mensagem, dizendo, por exemplo: obrigado por entrar em contato, responderei em breve;
  • organização da sua lista de contatos por grupos de interesse ou outros fatores que você escolher;
  • utilização do WhatsApp Business API, que possibilita conversas automatizadas com os clientes, resolvendo várias questões sem a necessidade de um atendimento humano;
  • utilização de listas de transmissão, onde você pode enviar uma mensagem para várias pessoas sem que elas estejam adicionadas em um mesmo grupo.

3. Crie conteúdos interessantes

De nada adianta utilizar uma ferramenta altamente eficaz na entrega das mensagens se o seu relacionamento com o cliente não for acertado, não é mesmo? Em um primeiro momento, é fundamental separar os seus grupos de contatos — utilizando as etiquetas que app oferece, por exemplo.

Dessa forma, é possível segmentar os seus conteúdos para clientes em fase de prospecção, clientes que já conhecem o seu negócio, clientes que já compraram com você (mas estão ausentes), clientes fidelizados e que merecem promoções especiais etc.

4. Planeje um cronograma de mensagens

Definidos os grupos de clientes e os tipos de conteúdo que serão enviados a cada um deles, é hora de definir o seu cronograma de mensagens — uma estratégia válida tanto para fazer a sua persona caminhar na sua jornada quanto não cansar o interlocutor com o excesso de mensagens.

Lembre-se que basta um conteúdo inapropriado ou desinteressante para que o seu perfil seja bloqueado ou deletado, fazendo com que você perca esse contato para sempre.

5. Tenha bons modos

Outro cuidado valioso a ser tomado diz respeito aos horários e ao volume das suas mensagens, assim como o tamanho dos arquivos. Apesar de ser interessante que você esteja disponível para esclarecimentos e vendas boa parte do dia (garantindo um atendimento além do horário comercial), o contrário não se aplica: não envie mensagens fora desse horário comercial, não exagere na quantidade de mensagens e não envie arquivos nem imagens muito pesados — que podem consumir a internet do cliente e encher a memória do celular.

Por fim, lembre-se de pedir autorização antes de enviar as mensagens ou adicionar o número do cliente a um grupo: além de desagradar o cliente e criar uma imagem negativa para a sua marca, ele pode denunciá-lo ao Procon ou, até mesmo, denegrir a sua empresa nas redes sociais, o que, hoje em dia, é uma catástrofe.

Como você pode ver, vender pelo WhatsApp, atualmente, não é apenas uma possibilidade, é uma necessidade. Afinal, é preciso estar onde o seu cliente está e adequar-se a ele para não perder espaço em um mercado (físico e digital) cada vez mais concorrido.

Sabe onde mais o seu potencial cliente pode estar? No Instagram! Então, confira, agora, 7 dicas de como vender nessa importante rede social!

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