Por Nayara Santos em 04.05.2022

Aprenda a melhorar a experiência do cliente em 5 passos

Por Nayara Santos em 04.05.2022

Conseguir melhorar a experiência do cliente é importantíssimo para você ter clientes fiéis e satisfeitos com a sua loja. Ou seja, são clientes que além de voltar a comprar com você, eles ainda podem se tornar disseminadores voluntários da sua marca.

Entretanto, por mais importante que seja esse assunto, muitos varejistas ainda o negligenciam. Portanto, investir em estratégias para melhorar a experiência do cliente pode fazer com que a sua marca se destaque no mercado.

Pensando nisso, decidimos criar esse artigo com o passo a passo para você melhorar o ambiente de compras e oferecer uma experiência inesquecível para o seu cliente. Boa leitura!

Passo a passo para melhorar a experiência do cliente

1. Conheça o seu cliente

Uma coisa é certa, se você não conhecer bem o seu cliente você jamais conseguirá oferecer uma boa experiência de compras, pelo menos não de forma intencional. Por isso, o primeiro passo é conhecer quem são as pessoas que frequentam a sua loja, que se interessam pelos produtos que você vende e que se identificam com a sua marca.

Provavelmente você já deve ter um perfil de público-alvo definido, entretanto, a nossa sugestão é ir além disso e começar a utilizar a estratégia de brand persona. Neste caso, você irá criar personagens fictícios que representam o seu cliente.

Ao criar uma persona você irá determinar quais os hobbies desse cliente, qual a profissão, se é casado ou não, se tem filhos e a idade, o que ele considera como bom atendimento, o que ele busca em uma loja, o que é importante para ele, e assim por diante. O importante é que essas informações sejam baseadas no perfil dos clientes que frequentam a sua loja e, para obter essas informações você pode realizar pesquisas de satisfação.

2. Saiba quem é a sua marca

O próximo passo para melhorar a experiência do cliente é saber exatamente quem é a sua marca. Ou seja, saber qual é a identidade dela, que mensagem ela quer passar, qual a missão e quais os valores.

Esse conhecimento é essencial porque se foi o tempo em que as pessoas procuravam apenas por lojas com bons preços e produtos de qualidade. Hoje em dia os consumidores querem se relacionar com marcas que tenham os mesmos valores que ele.


Conhecer bem a sua marca permitirá que você implemente estratégias para melhorar a experiência do cliente e que ajudem a transmitir a mensagem da sua marca. Uma boa ferramenta para isso é a rádio personalizada, já que você escolher quais as músicas que serão reproduzidas de modo que elas combinem com a sua marca e o perfil dos clientes. Se quiser entender melhor qual a influência da música na sua loja, clique aqui.

3. Disponibilize vários canais de atendimento

Um cliente entra em contato com uma loja por diferentes motivos, seja para pedir informações sobre um determinado produto, seja para fazer alguma reclamação. E a sua loja deve estar preparada para lidar com todos os tipos de demanda que surgirem.

E o primeiro passo para isso é disponibilizar diferentes canais de atendimento. Afinal, provavelmente você vai ter aqueles clientes que preferem ligar e falar com alguém, enquanto outros vão preferir mandar mensagem. 

Nós sugerimos que você tenha um número de telefone, um número de WhatsApp para mensagens e talvez um chat no site. Além disso, os funcionários responsáveis por atender essas demandas devem ser bem treinados para conseguir identificar o motivo do contato e como ele pode ser resolvido. 

Vale mencionar também que problemas são normais e eles vão acontecer, entretanto a forma como você lida com eles é que vai determinar se a experiência do cliente será boa ou não. Portanto, dê uma atenção especial aos problemas e os resolva o mais rapidamente possível e sempre pensando na satisfação do cliente.

4. Tenha uma equipe capacitada

Outra forma de conseguir melhorar a experiência do cliente é tendo uma equipe de vendas capacitada para atendê-lo. Isso significa contratar profissionais experientes, oferecer treinamento para os funcionários novos e desenvolver programas de reciclagem para atualizações.

Além disso, também é essencial que você encontre formas de valorizar a sua equipe. Isso pode ser feito através de premiações por desempenho, por exemplo. E o prêmio não precisa ser necessariamente em dinheiro, o funcionário pode ganhar um ou dois dias a mais de folga.

Ainda, é importante estabelecer metas para que a sua equipe de vendas cumpra e, quando alcançadas, a equipe toda deve ser beneficiada. Por exemplo, um jantar em um determinado restaurante.

Assim, você mantém a sua equipe motivada, afinal, eles saberão que se conseguirem cumprir o que foi proposto eles serão recompensados. E, uma equipe motivada consegue pode será muito mais produtiva.

5. Vá além das expectativas

É natural que com o tempo os clientes criem expectativas sobre o que a sua marca irá fazer e, se você quiser melhorar a experiência do cliente, então você pode buscar formas de superar essas expectativas. Sim, nós sabemos que nem sempre isso é fácil e o desafio é grande. Entretanto, você pode manter um contato próximo com os clientes para obter o maior número de informação possível e se superar.

Um bom exemplo disso é a Apple. A marca já tem um nome muito forte no mercado e está sempre buscando se superar. Tanto é que sempre que um novo modelo de celular é lançado há um frenesi enorme por parte dos clientes.

Por exemplo, se a sua loja é conhecida pelas promoções que ela fez durante a Black Friday, então você pode buscar inovar e fazer sempre promoções diferenciadas e criativas. Ainda, você pode envolver os clientes e pedir sugestões de quais promoções seriam mais interessantes. Faça uma votação e deixe o cliente decidir o que ele quer.

Como você deve ter percebido, a melhor forma de melhorar a experiência do cliente é criando uma relação próxima e de confiança com ele. Se você ainda tem essa relação então chegou o momento de mudar isso, acesse o nosso blog e confira as nossas dicas.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como identificar a satisfação do cliente e usar isso a favor do marketing

Para qualquer negócio a satisfação do cliente é fundamental para o sucesso. Assim, saber como aliar isso ao marketing é uma estratégia muito eficiente. De maneira geral as empresas que conseguem atender às necessidades dos seus clientes e fazer com que eles sintam-se totalmente satisfeitos com os produtos e serviços, conseguem também gerar mais receitas.…

Por Nayara Santos em 06.07.2020

12 dicas de atendimento ao cliente no varejo: se diferencie da concorrência

A busca por dicas de atendimento ao cliente no varejo faz parte da rotina de qualquer empreendedor. Afinal, o atendimento ao cliente no varejo é decisivo para o sucesso ou fracasso de um negócio.  Um consumidor que se sente bem recebido e percebe os esforços da equipe para atender suas demandas, naturalmente recomenda a loja…

Por Nayara Santos em 13.06.2022

NPS interno: como descobrir a satisfação dos seus colaboradores

Nunca se valorizou tanto a opinião dos colaboradores como tem sido feito atualmente. As organizações, enfim, perceberam a importância dos funcionários para o sucesso do negócio e estão buscando formas de conseguir valorizá-los. Afinal, eles são os responsáveis por desenvolver soluções e realizar o atendimento ao cliente, seja de forma direta ou indireta. E, sem…

Por Nayara Santos em 14.06.2022

Padronize a experiência dos seus clientes

Uma das grandes preocupações dos varejistas que possuem diversas lojas da mesma marca, é conseguir padronizar a experiência do cliente. Ou seja, é preciso que o cliente se sinta da mesma forma em qualquer uma das lojas que ele entre. Assim, ele saberá que encontrará a mesma qualidade e o mesmo atendimento. Diferentes ferramentas podem…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Guia de customer experience: o caminho para a satisfação do cliente

Customer Experience, experiência do cliente ou apenas CX, é um conceito de marketing e gestão que pode ser entendido como uma visão panorâmica da relação entre uma empresa e seus clientes. Essa visão engloba desde o primeiro contato que o cliente tem com a marca até o pós-venda e, consequentemente, a fidelização. Esse conceito ganha…

Por Nayara Santos em 28.06.2022

5 dicas de gestão de atendimento ao cliente que mudaram a nossa empresa e podem mudar a sua!

A gestão de atendimento ao cliente com foco em qualidade é uma das prioridades aqui na ListenX. Nossas estratégias funcionam tão bem que nossos clientes frequentemente nos pedem dicas de como ter uma equipe de relacionamento eficiente e encantadora como a nossa. Por isso que eu resolvi escrever esse artigo para compartilhar com você todas…

Por Nayara Santos em 16.04.2018

Como criar vínculo com o cliente e por que isso é importante?

Todo empreendimento, independentemente do segmento e proporções do negócio, precisa de estratégias e práticas para alcançar o sucesso e trilhar um caminho de prosperidade e solidez. Isso só se concretiza por meio do consumidor. Por isso, boa parte dessas estratégias foca em um ponto em comum: criar vínculo com o cliente. Um ponto de interrogação…

Por Nayara Santos em 31.05.2022

Gestão da experiência do cliente: saiba tudo sobre o assunto

Aprender como fazer uma gestão da experiência do cliente de maneira adequada pode conferir à sua loja uma grande vantagem competitiva. Isso porque, os consumidores buscam cada vez mais por experiências memoráveis e significativas. Ou seja, já não basta mais encontrar um produto barato e com boa qualidade, o consumidor quer se relacionar com as…

Por Nayara Santos em 04.05.2022

Confira 7 cases de marketing de experiência e se inspire

Buscar cases de marketing de experiência é muito interessante para quem está pensando em desenvolver ações que tenham esse foco. Afinal, com as boas ideias tidas por outras empresas, podem ser tidos insights para desenvolver campanhas de varejo para outras companhias.  Sem falar que, você também pode adaptar as ações adotadas para a realidade da…

Por Nayara Santos em 13.06.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos