Por Nayara Santos em 16.04.2018

5 dicas de gestão de atendimento ao cliente que mudaram a nossa empresa e podem mudar a sua!

Por Nayara Santos em 16.04.2018

A gestão de atendimento ao cliente com foco em qualidade é uma das prioridades aqui na ListenX.

Nossas estratégias funcionam tão bem que nossos clientes frequentemente nos pedem dicas de como ter uma equipe de relacionamento eficiente e encantadora como a nossa.

Por isso que eu resolvi escrever esse artigo para compartilhar com você todas as estratégias que utilizo para entregar esse resultado tão satisfatório aos nossos clientes.

A seguir você encontrará as 5 dicas principais para ter uma equipe de atendimento ao cliente nota 10.

Dica #1 : Contrate Certo

A melhor dica que eu posso te passar com relação a gestão de atendimento com foco em qualidade é contratar certo, ou seja, ter as pessoas certas em seu time de atendimento ao cliente.

Sei que todo mundo diz isso e pode parecer complexo, mas é algo que realmente muda tudo, não adianta ter um profissional que não gosta e não se sente motivado a ajudar pessoas para atendimento ao cliente, por mais treinamento e esforço que o líder dedicar, o resultado não será satisfatório.

A ferramenta que nós utilizamos para recrutamento e seleção é DISC da empresa Etalent. Você pode ter mais informações sobre essa metodologia aqui.


Essa metodologia nos ajuda a identificar traços comportamentais das pessoas para que elas desenvolvam seus talentos, melhorem a vida e seu desempenho no trabalho.

Quando implantamos o DISC na ListenX fizemos os testes tanto com os funcionários que já estavam na empresa quanto adotamos como parte do nosso processo seletivo para novas contratações.

Este teste ajuda os gestores a ter certeza de que o perfil da pessoa é o certo para o cargo que ela irá ocupar, isso já é 50%do seu resultado, te garanto.

Dica #2 : Monte um placar e premie os melhores.

Uma vez que você tem uma equipe de atendimento ao cliente composta por profissionais que tenham o melhor perfil para o cargo, não esqueça de medir seus resultados.
Crie um método de atendimento que você acha ideal, faça um passo a passo e depois monitore isso mensalmente, premie os melhores de alguma forma para que eles se estimulem a ser cada dia melhores.

Um bom exemplo é: Estipular regras como a forma de saudação ao cliente, o que é essencial a ser perguntado em uma ligação, definir o tom de voz ideal entre outras coisas que acredita ser ideal.

Depois disso, crie uma forma de monitorar esse atendimento, se ele for telefônico, você pode selecionar algumas ligações de seus agentes e pontuar por cada item que foi realizado com sucesso.

Além disso, você pode utilizar pesquisa de satisfação com seus clientes onde eles dirão quão bem ele foi atendido.

Com essas métricas em mãos você cria um placar para que a equipe possa acompanhar seus resultados e se comparar com os demais e por fim, premie o melhor do mês da forma que for viável para sua empresa.

Veja um exemplo de placar que você pode utilizar (como que usamos na ListenX):

Dica #3 : Escolha alguém para ser o responsável pelo sucesso do seu cliente

Escolha uma pessoa de confiança que tenha livre acesso a gestão ou diretoria, poder ser o gerente de atendimento, o seu melhor analista de atendimento ou até mesmo alguém da sua equipe de marketing.

Esta pessoa tem a missão de cuidar do atendimento, fazer as monitorias semanais (como essas dos exemplos da dica anterior) e dar os feedbacks aos agentes de atendimento ao cliente.

É muito importante que o responsável pela equipe saiba como dar um bom feedback que precisa ser claro e objetivo, ou seja, mostrar onde o funcionário errou com casos reais e ajudá-lo com maneiras de melhorar.

Todo esse processo de ouvidoria é importantíssimo para garantir o sucesso de seus clientes e garantir que ele tenha uma resposta a seu problema em até 1 dia útil e de preferência, já com a solução.

Dica #4 : Nunca deixe a peteca cair

É muito importante nunca deixar cair a motivação da sua equipe pois são essas pessoas que representam diretamente a sua empresa.
Promova ações mensais de engajamento, treinamentos com outros profissionais da empresa para que eles estejam sempre aprendendo e sejam desafiados.

Além de tudo, esteja aberto a ouvir sua equipe para garantir que os processos e ambiente de trabalho estão organizados de maneira que seja simples e prazerosa a rotina de trabalho.

Com essas ações, você conseguirá manter a equipe motivada e garantir uma gestão de atendimento ao cliente muito mais fácil.

Dica #5 : Reconheça os resultados positivos

Elogie a sua equipe em público, dê os feedbacks negativos de maneira reservada. Pode parecer clichê, mas essa atitude é super efetiva.

O reconhecimento precisa vir de todos, inclusive e principalmente da diretoria ou gerência.

Divulgue para a sua empresa toda saber como estão os resultados da equipe de atendimento.

#Dica Extra – Ferramentas para auxiliar na gestão de relacionamento com cliente

Para que todas as dicas acima sejam executadas de maneira mais simples, segue aqui algumas ferramentas que podem te ajudar a gerenciar processos e avaliar qualidade do atendimento prestado.

Tracksale – Metodologia de pesquisa NPS que mede a satisfação do cliente em tempo real.

Salesforce ou Zendesk – Ferramentas de gerenciamento de clientes, servem para armazenar os dados dos clientes, histórico e gerenciamento dos casos de atendimento.

Seguindo essas dicas, tenho certeza que você terá muito sucesso na gestão de atendimento ao cliente, garantindo um relacionamento próximo, humano, de resultado e realizado por uma equipe motivada.

E não esqueça: o sucesso do cliente é uma mudança de cultura da empresa mas que vale muito a pena e traz enormes resultados.

Caso tenha dúvidas ou se quiser compartilhar suas experiências com a gente fique a vontade para comentar aqui em nosso blog.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Descubra os 7 erros do marketing de relacionamento!

O marketing de relacionamento é, atualmente, a forma mais efetiva para fazer uma gestão de clientes adequada. Ele consiste em criar um relacionamento com o cliente, envolvendo-o a respeito da marca antes, durante e após a compra. Os resultados vêm em forma de melhora na reputação e crescimento. Um estudo realizado pela Bain&Company constatou, por exemplo,…

Por Nayara Santos em 15.08.2016

Gestão da experiência do cliente: saiba tudo sobre o assunto

Aprender como fazer uma gestão da experiência do cliente de maneira adequada pode conferir à sua loja uma grande vantagem competitiva. Isso porque, os consumidores buscam cada vez mais por experiências memoráveis e significativas. Ou seja, já não basta mais encontrar um produto barato e com boa qualidade, o consumidor quer se relacionar com as…

Por Nayara Santos em 04.05.2022

Saiba como usar o consumo emocional em favor da sua loja!

No mundo varejista, surgem todos os dias novas empresas que comercializam os mesmos produtos e serviços. O aumento da concorrência interfere diretamente na forma como os nossos clientes vão tomar a decisão de compra: são tantas as propagandas dos mesmos produtos que, na hora H, não faz muita diferença em qual loja ele será comprado,…

Por Nayara Santos em 30.03.2020

Como melhorar a experiência do cliente no varejo: 7 dicas essenciais

Saber como melhorar a experiência do cliente no varejo é fundamental para qualquer lojista, pois essa é uma das práticas que mais atraem e retêm clientes. E, como eles estão se tornando cada vez mais exigentes e a concorrência não pára de crescer, cabe à sua empresa fazer de tudo para que sua experiência seja…

Por Nayara Santos em 11.07.2022

O que é experiência do cliente, descubra agora

Você sabe o que é a experiência do cliente e como implementá-la na sua loja? Sabe o quanto ela pode interferir no volume de vendas e até mesmo influenciar na produtividade dos funcionários? Se você respondeu não para uma dessas perguntas, chegou o momento de mudar isso e começar a se destacar da concorrência.  Para…

Por Nayara Santos em 04.05.2022

Qual a importância de ter empatia no trabalho?

Você já parou para pensar na importância da empatia no ambiente de trabalho? O ato de se colocar no lugar do outro é uma característica louvável dentro do ambiente de trabalho. Principalmente em uma era em que o individualismo impera. Por isso, quando um colaborador consegue reconhecer as necessidades do colega que trabalha com ele,…

Por Nayara Santos em 13.06.2022

Aprenda a melhorar a experiência do cliente na hora da compra!

Em um cenário em que muitas empresas não se importam com a experiência do cliente ou customer experience, a maior parte dos usuários realmente se impressionam quando um bom serviço é prestado e o recomendam para outras pessoas. Contudo, a experiência no momento da compra, que envolve diferentes fatores, como atendimento, ambiente, entre outros, é…

Por Nayara Santos em 31.01.2020

Qual a importância do Marketing de relacionamento?

Dentro do marketing, uma técnica que se destaca é o marketing de relacionamento — muitas empresas o praticam mesmo sem se dar conta disso! Essa estratégia é essencial na fidelização dos clientes e traz enormes benefícios. Se interessou e quer conhecer mais sobre o tema? Então continue lendo! O conceito de marketing de relacionamento O…

Por Nayara Santos em 14.06.2016

6 dicas de atendimento ao cliente presencial: confira algumas das principais!

Muito se fala sobre o relacionamento online entre os consumidores e as marcas. Contudo, ter em mente a importância de boas dicas de atendimento ao cliente presencial é tão ou mais fundamental não apenas na hora de atrair, mas de fidelizar o público. A maior parte da imagem de uma empresa está diretamente ligada à…

Por Nayara Santos em 16.07.2020

Receba nossos conteúdos exclusivos