Por Nayara Santos em 16.04.2018

5 dicas de gestão de atendimento ao cliente que mudaram a nossa empresa e podem mudar a sua!

Por Nayara Santos em 16.04.2018

A gestão de atendimento ao cliente com foco em qualidade é uma das prioridades aqui na ListenX.

Nossas estratégias funcionam tão bem que nossos clientes frequentemente nos pedem dicas de como ter uma equipe de relacionamento eficiente e encantadora como a nossa.

Por isso que eu resolvi escrever esse artigo para compartilhar com você todas as estratégias que utilizo para entregar esse resultado tão satisfatório aos nossos clientes.

A seguir você encontrará as 5 dicas principais para ter uma equipe de atendimento ao cliente nota 10.

Dica #1 : Contrate Certo

A melhor dica que eu posso te passar com relação a gestão de atendimento com foco em qualidade é contratar certo, ou seja, ter as pessoas certas em seu time de atendimento ao cliente.

Sei que todo mundo diz isso e pode parecer complexo, mas é algo que realmente muda tudo, não adianta ter um profissional que não gosta e não se sente motivado a ajudar pessoas para atendimento ao cliente, por mais treinamento e esforço que o líder dedicar, o resultado não será satisfatório.

A ferramenta que nós utilizamos para recrutamento e seleção é DISC da empresa Etalent. Você pode ter mais informações sobre essa metodologia aqui.


Essa metodologia nos ajuda a identificar traços comportamentais das pessoas para que elas desenvolvam seus talentos, melhorem a vida e seu desempenho no trabalho.

Quando implantamos o DISC na ListenX fizemos os testes tanto com os funcionários que já estavam na empresa quanto adotamos como parte do nosso processo seletivo para novas contratações.

Este teste ajuda os gestores a ter certeza de que o perfil da pessoa é o certo para o cargo que ela irá ocupar, isso já é 50%do seu resultado, te garanto.

Dica #2 : Monte um placar e premie os melhores.

Uma vez que você tem uma equipe de atendimento ao cliente composta por profissionais que tenham o melhor perfil para o cargo, não esqueça de medir seus resultados.
Crie um método de atendimento que você acha ideal, faça um passo a passo e depois monitore isso mensalmente, premie os melhores de alguma forma para que eles se estimulem a ser cada dia melhores.

Um bom exemplo é: Estipular regras como a forma de saudação ao cliente, o que é essencial a ser perguntado em uma ligação, definir o tom de voz ideal entre outras coisas que acredita ser ideal.

Depois disso, crie uma forma de monitorar esse atendimento, se ele for telefônico, você pode selecionar algumas ligações de seus agentes e pontuar por cada item que foi realizado com sucesso.

Além disso, você pode utilizar pesquisa de satisfação com seus clientes onde eles dirão quão bem ele foi atendido.

Com essas métricas em mãos você cria um placar para que a equipe possa acompanhar seus resultados e se comparar com os demais e por fim, premie o melhor do mês da forma que for viável para sua empresa.

Veja um exemplo de placar que você pode utilizar (como que usamos na ListenX):

Dica #3 : Escolha alguém para ser o responsável pelo sucesso do seu cliente

Escolha uma pessoa de confiança que tenha livre acesso a gestão ou diretoria, poder ser o gerente de atendimento, o seu melhor analista de atendimento ou até mesmo alguém da sua equipe de marketing.

Esta pessoa tem a missão de cuidar do atendimento, fazer as monitorias semanais (como essas dos exemplos da dica anterior) e dar os feedbacks aos agentes de atendimento ao cliente.

É muito importante que o responsável pela equipe saiba como dar um bom feedback que precisa ser claro e objetivo, ou seja, mostrar onde o funcionário errou com casos reais e ajudá-lo com maneiras de melhorar.

Todo esse processo de ouvidoria é importantíssimo para garantir o sucesso de seus clientes e garantir que ele tenha uma resposta a seu problema em até 1 dia útil e de preferência, já com a solução.

Dica #4 : Nunca deixe a peteca cair

É muito importante nunca deixar cair a motivação da sua equipe pois são essas pessoas que representam diretamente a sua empresa.
Promova ações mensais de engajamento, treinamentos com outros profissionais da empresa para que eles estejam sempre aprendendo e sejam desafiados.

Além de tudo, esteja aberto a ouvir sua equipe para garantir que os processos e ambiente de trabalho estão organizados de maneira que seja simples e prazerosa a rotina de trabalho.

Com essas ações, você conseguirá manter a equipe motivada e garantir uma gestão de atendimento ao cliente muito mais fácil.

Dica #5 : Reconheça os resultados positivos

Elogie a sua equipe em público, dê os feedbacks negativos de maneira reservada. Pode parecer clichê, mas essa atitude é super efetiva.

O reconhecimento precisa vir de todos, inclusive e principalmente da diretoria ou gerência.

Divulgue para a sua empresa toda saber como estão os resultados da equipe de atendimento.

#Dica Extra – Ferramentas para auxiliar na gestão de relacionamento com cliente

Para que todas as dicas acima sejam executadas de maneira mais simples, segue aqui algumas ferramentas que podem te ajudar a gerenciar processos e avaliar qualidade do atendimento prestado.

Tracksale – Metodologia de pesquisa NPS que mede a satisfação do cliente em tempo real.

Salesforce ou Zendesk – Ferramentas de gerenciamento de clientes, servem para armazenar os dados dos clientes, histórico e gerenciamento dos casos de atendimento.

Seguindo essas dicas, tenho certeza que você terá muito sucesso na gestão de atendimento ao cliente, garantindo um relacionamento próximo, humano, de resultado e realizado por uma equipe motivada.

E não esqueça: o sucesso do cliente é uma mudança de cultura da empresa mas que vale muito a pena e traz enormes resultados.

Caso tenha dúvidas ou se quiser compartilhar suas experiências com a gente fique a vontade para comentar aqui em nosso blog.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Perfil do consumidor: conheça quais fatores influenciam no seu comportamento

Você sabe qual é o perfil do consumidor do seu negócio? Você pode até ter respondido que sim, mas a verdade é que não é tão fácil assim responder a essa pergunta. Isso porque é preciso levar diversos fatores em consideração e, portanto, é importante estar atento a diferentes questões referentes às características dos clientes.…

Por Nayara Santos em 13.06.2022

6 fundamentos da experiência do cliente, confira

Você se preocupa com a experiência do cliente na sua loja? Se a sua resposta foi não, então você precisa ler esse artigo! Foi-se o tempo em que os clientes estavam em busca apenas de produtos de qualidade ou de bom preço. Atualmente eles querem se conectar com a marca, criar uma relação duradoura e…

Por Nayara Santos em 04.05.2022

7 softwares de gerenciamento de experiência do cliente

Na era da experiência do cliente, poder contar com softwares de gerenciamento pode fazer toda a diferença na hora de encantar os clientes. Afinal, durante a jornada de compras do cliente existem diversos processos que podem ser otimizados de modo que permitam ao cliente encontrar o que eles procuram sem dificuldade. Mesmo porque, se o…

Por Nayara Santos em 20.10.2023

Aromatização de ambientes: como pode melhorar a experiência do cliente?

Imagine a seguinte situação: você entra em um estabelecimento comercial e logo um aroma suave penetra por suas narinas, fazendo com que você feche os olhos por um momento para senti-lo melhor. A experiência é tão agradável que dá vontade de permanecer mais um pouco no local, não é? É essa sensação que a aromatização…

Por Nayara Santos em 05.12.2019

Quais são os melhores NPS de 2023? Conheça aqui!

Se você está familiarizado com o Net Promoter Score (NPS) provavelmente sabe a importância em acompanhar quais são os melhores NPS para se espelhar em bons exemplos. Mas, se você nunca ouviu falar nele, então chegou o momento de mudar isso e começar a utilizar essa métrica para ajudar  sua loja a ser um sucesso.…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Confira 9 ferramentas de relacionamento com o cliente

Quantas ferramentas de relacionamento com o cliente você conhece e consegue aplicar com sucesso na sua empresa? Provavelmente se você está lendo este artigo é porque está em busca de algo novo ou não tem conseguido obter os resultados desejados, não é mesmo? Então calma que a gente te ajuda! Nos últimos anos nós temos…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

O que você deve saber sobre automação no atendimento ao cliente?

A automação no atendimento ao cliente tem se tornado uma realidade cada vez mais frequente no varejo. As mudanças no padrão de comportamento do consumidor contribui para a modernização desse setor. Portanto, se tornou essencial que os varejistas sejam capazes de acompanhar e se adaptar a essas mudanças. É preciso mencionar que, ao contrário do…

Por Nayara Santos em 18.11.2021

Como atender um cliente em uma loja: 11 dicas fundamentais

 O quadro atual não é bom. Uma pesquisa realizada pela empresa sueca Better Business World Wide listou o Brasil como o penúltimo colocado em simpatia no atendimento. Isso significa que muitas empresas brasileiras ainda não sabem como atender um cliente de maneira eficaz, e algumas nem sequer parecem perceber o impacto desse problema em…

Por Nayara Santos em 18.09.2023

Como reconquistar um cliente antigo?

Já reparou que, muitas vezes, as pessoas compram na sua loja, mas acabam não retornando? Por isso é importante desenvolver estratégias para reconquistar um cliente antigo. Assim, você mantém o vínculo e aumenta a possibilidade de fidelização desses consumidores. Se você ainda não possui essas estratégias ou elas não estão funcionando como gostaria, não precisa…

Por Nayara Santos em 18.11.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos