Na era da experiência do cliente, poder contar com softwares de gerenciamento pode fazer toda a diferença na hora de encantar os clientes. Afinal, durante a jornada de compras do cliente existem diversos processos que podem ser otimizados de modo que permitam ao cliente encontrar o que eles procuram sem dificuldade.
Mesmo porque, se o cliente tiver dificuldade de navegar no seu site, encontrar a sua loja, fazer o pagamento ou não encontrar o produto na loja a experiência de compras dele será comprometida. Portanto, sempre que possível, é importante encontrar formas de facilitar a vida do cliente e oferecer as ferramentas certas para os seus funcionários.
Devido à importância que a automação pode ser para a experiência do cliente, preparamos esse artigo com sugestões de softwares de gerenciamento que você pode utilizar na sua loja. Confira!
Como escolher o melhor software para a sua empresa?
Antes de falarmos quais softwares você pode utilizar na sua loja para gerenciar a experiência do cliente, vamos falar de um assunto igualmente importante: a escolha do software. Com uma ampla gama de opções disponíveis no mercado, nem sempre é fácil escolher uma.
Mas, como você não quer investir tanto tempo e dinheiro acima do necessário com essa escolha, vamos te dar algumas dicas de como analisar as suas opções:
- Saiba do que a empresa precisa: o primeiro passo é identificar quais são as necessidades e as metas para a empresa. Você está buscando melhorar a comunicação com os clientes, coletar feedback, rastrear métricas de satisfação ou oferecer suporte em tempo real?;
- Facilidade de uso: para facilitar a implementação e a utilização rotineira é importante que o software escolhido seja intuitivo e de fácil utilização. Certifique-se de que a interface seja amigável e que ofereça suporte de treinamento, se necessário;
- Personalização: como cada empresa possui as suas particularidades, o software deve permitir personalizações para melhor atender às necessidades específicas da sua empresa;
- Integração com sistemas existentes: caso você utilize ferramentas de gerenciamento, como CRM (Customer Relationship Management) ou de e-commerce, é vital escolher um software que possa se integrar de forma eficaz com essas soluções;
- Escalabilidade: o intuito dos gestores é fazer a sua empresa crescer, portanto, ao escolher o softwares de gerenciamento de experiência do cliente, analise se ele permite a adição de mais funcionalidades e recursos;
- Análise de dados e relatórios: verifique qual é a capacidade de coletar e analisar dados que ajudem a compreender o comportamento do cliente;
- Suporte ao cliente e treinamento: os desenvolvedores devem oferecer treinamentos e garantir o suporte dos softwares conforme a sua necessidade;
- Custo: não deixe de avaliar o custo de aquisição do software, incluindo taxas de licença, implementação, suporte e treinamento
Confira a seguir as nossas dicas de softwares e escolha a que melhor atende à suas necessidades.
Softwares para gerenciamento da experiência do cliente
utilizar os softwares certos permitirá que você entenda melhor o comportamento do cliente, analise dados e possa tomar decisões gerenciais para oferecer uma boa experiência para o cliente. Conheça a seguir alguns softwares que podem te ajudar a oferecer uma melhor experiência para os seus clientes:
1. Zendesk
O próximo software de gerenciamento de experiência do cliente é o Zendesk. Para eles, ter uma boa conversa com o cliente é essencial durante o atendimento, por isso, eles oferecem serviços que te ajudam a prestar o atendimento ao cliente em diferentes plataformas.
Além disso, a Zendesk também possui soluções para empresas de diferentes tamanhos, permitindo que você contrate um software que seja sob medida para você.
2. NeoAssist
O primeiro software para gerenciamento do atendimento ao cliente de que vamos falar é o NeoAssist. Ele pode ser utilizado para melhorar o atendimento e o relacionamento da sua empresa com o seu cliente.
Uma das grandes vantagens desse software é que ele oferece ferramentas modulares, ou seja, você pode contratar apenas aqueles módulos que são interessantes e úteis para o seu negócio. Ou seja, você consegue adequar o software ao tamanho da sua empresa e não precisa adquirir ferramentas que você não vai usar.
De modo geral, o NeoAssist oferece soluções para empresas que querem oferecer aos clientes os seguintes tipos de atendimento: WhatsApp, Autoatendimento, Chat, gerenciados de Instagram, telefonia na Nuvem, dentre outros.
3. Octadesk
Outro software bastante interessante para você ter na sua loja é o da Octadesk. Este software oferece automação para o atendimento, permitindo que o cliente seja atendido de forma rápida e eficiente. Ela possui soluções para a área de vendas, atendimento e marketing.
Ainda você pode integrar o Octadesk com os aplicativos WhatsApp e Instagram, possibilitando que você ofereça aos clientes o melhor atendimento e suporte de vendas online. Isso é possível porque permite que você configure mensagens personalizadas para serem enviadas aos clientes no início do contato.
4. Harmo
Informação pode ser uma poderosa arma na hora de oferecer aos consumidores uma melhor experiência na sua loja. Para isso, é preciso fazer análises baseadas em fatos, ou seja, você precisará analisar métricas e feedbacks para conseguir tomar decisões gerenciais mais assertivas.
Por isso, a nossa próxima dica de software de gerenciamento da experiência do cliente é a Harmo. Essa plataforma multifuncional oferece uma abordagem 3 em 1, combinando a gestão de avaliações, otimização de SEO local e pesquisas multi métricas.
Além disso, acompanhar tudo o que os consumidores falam sobre a sua marca pode ser um desafio enorme. Mas, a Harmo oferece uma funcionalidade chamada “Harmo Reputação”, que permite rastrear e analisar as opiniões e impressões dos clientes em relação à sua marca em diversos canais digitais. Desta forma, você terá uma visão abrangente da percepção dos clientes com relação ao seu negócio.
Outra funcionalidade bastante interessante é a “Harmo Pesquisas”, cujo foco é se concentrar na coleta de opiniões dos clientes, fornecendo informações valiosas para fortalecer a estratégia de voz do cliente. Escutar a opinião dos clientes é fundamental para direcionar o aperfeiçoamento dos produtos, serviços e atendimento..
5. Freshdesk
Se você possui diferentes canais de atendimento e busca levar uma experiência inesquecível a cada contato do cliente com a sua marca, então você precisa conhecer a Freshdesk.
Ela oferece uma grande variedade de soluções que te ajudam não apenas a criar uma conexão verdadeira com o cliente. Você pode escolher entre uma central de atendimento, chatbots no site que utilizam inteligência artificial ou conectar diferentes canais de atendimento. Desta forma, você consegue agilizar o atendimento e oferecer a melhor experiência para o cliente.
6. Track.co
O último software de gerenciamento que vamos falar é o Track.co. Ele também é mais voltado para a geração de relatórios e análises métricas de como está a experiência do cliente com a sua marca.
Ele permite que você faça pesquisas até mesmo por WhatsApp, dentre outras formas, e tenha relatório reais do que os clientes pensam a respeito da sua marca. Ou seja, permite que você analise o que realmente está acontecendo e tome decisões mais assertivas.
7. Movidesk
Levar o atendimento ao cliente a sério é essencial no varejo, e é isso que a Movidesk faz. Ela oferece uma série de recursos destinados a aprimorar o atendimento ao cliente e otimizar a experiência do usuário. Ou seja, ajuda os consumidores a verem o seu negócio de uma forma diferente.
Com ela é possível oferecer acesso rápido e eficiente ao histórico de contatos do cliente com a empresa. Assim, a equipe de atendimento tem uma visão completa da jornada daquele cliente, permitindo uma abordagem mais personalizada e contextualizada.
A plataforma também permite o monitoramento de métricas cruciais para o sucesso da sua empresa, tais como tempo de atendimento e tempo médio para resolução. Isso permite identificar áreas que podem ser aprimoradas e a manter o foco na excelência do atendimento ao cliente.
Conheça uma ferramenta para proporcionar uma boa experiência ao cliente
Agora você já conhece diversos softwares para te auxiliar no gerenciamento da experiência do cliente, mas que tal conhecer uma ferramenta que te ajude a oferecer uma boa experiência de compras para os consumidores?
Sim, essa ferramenta existe e pode revolucionar a sua loja: estamos falando da rádio indoor personalizada. Ela é bastante versátil tanto no que diz respeito à melhorar o ambiente de compras, como aprimorar a comunicação com os clientes. Calma que vamos explicar cada um desses pontos.
A comunicação com o consumidor é um daqueles pontos críticos que podem te levar ao sucesso ou à falência (caso não seja bem feita). Afinal, você precisa conseguir levar a mensagem da sua marca ao seu público-alvo e ser entendido por ele.
Por exemplo, e se ao invés de você ter um vendedor abordando os clientes e falando sobre as ofertas e novidades da loja, você pode veicular anúncios na sua rádio indoor. Assim, todos os clientes que estiverem na loja terão acesso à mesma informação, aumentando as chances de comprar os produtos anunciados.
Outra grande vantagem dessa rádio é que você pode criar anúncios personalizados, gravá-los com o locutor virtual e imediatamente incluir na programação da sua rádio. Neste caso, você não precisa ficar esperando para começar a influenciar os consumidores que estão na loja.
Precisamos falar que a música também é uma forma de comunicação com o cliente. Isso porque ela te ajuda a reafirmar a mensagem da sua marca, até mesmo para os consumidores mais distraídos.
Outro ponto importante desta estratégia é que quando a música reproduzida na loja é compatível com a marca, 96% dos clientes vão lembrar da loja. Ainda, 35% dos clientes vão ficar mais tempo comprando e 14% vão levar mais do que o inicialmente planejado.
Entretanto, para que essa estratégia funcione é preciso escolher a trilha sonora certa. E quem melhor para fazer isso do que a Listenx, uma ferramenta de marketing completa que ajuda os negócios a venderem mais e a impulsionarem os resultados através da música e da comunicação?
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