Uma das grandes preocupações dos varejistas que possuem diversas lojas da mesma marca, é conseguir padronizar a experiência do cliente. Ou seja, é preciso que o cliente se sinta da mesma forma em qualquer uma das lojas que ele entre. Assim, ele saberá que encontrará a mesma qualidade e o mesmo atendimento.
Diferentes ferramentas podem ser utilizadas para conseguir uma boa padronização nas lojas. Tais como a identidade visual da sua marca, a música ambiente, o layout da loja, o uniforme da sua equipe de vendas, dentre outros. A seguir, falaremos um pouco mais sobre isso. Confira!
Como garantir uma boa experiência do cliente através da padronização da loja?
Os varejistas que estão preocupados em padronizar a experiência do cliente precisam ter em mente que isso envolve diferentes elementos e diferentes etapas da jornada de compras. Desde o primeiro contato que o cliente tem com a sua marca, até o momento em que ele deixa a loja ou mesmo durante o pós-venda.
Por exemplo, caso o cliente precise tirar uma dúvida para decidir se vai ou não comprar algum produto com você, ele pode recorrer a uma central de atendimento. Esse atendimento deve ser padronizado.
Ao chegar na loja, ele espera encontrar um determinado ambiente, com um tipo específico de iluminação, vendedores uniformizados, e música ambiente em um determinado ritmo tocando. Qualquer coisa que sair disso e diferente de outras lojas da mesma marca que ele já frequenta, poderá ser encarada com desconfiança.
Colocando a padronização em prática
Como você já deve ter percebido, garantir a padronização da experiência do cliente exige muita atenção aos detalhes. Dentre os principais pontos aos quais você deve ficar atento, podemos citar:
- Identidade visual da loja: essa é, sem dúvida, uma das primeiras coisas que o cliente percebe. Quaisquer alterações e mudanças são facilmente percebidas. Portanto, garanta que as cores da marca estarão presente em todas as lojas;
- Layout da loja: além de influenciar diretamente no aumento das suas vendas, também interfere na padronização. Para acertar nessa área é importante utilizar os mesmos móveis, o mesmo acabamento e a mesma lógica de exposição de produtos em todas as lojas;
- Padronização do atendimento: não importa em qual momento o seu cliente precise contatar a sua empresa, ele deve ser sempre bem atendimento e sempre seguindo um padrão. Para isso, a realização de treinamentos é essencial;
- Experiência do cliente e music branding: a música pode ser utilizada para reforçar a identidade da sua marca, conversando diretamente com o cliente e transmitindo a mensagem que você desejar;
- Influência da música na padronização da sua marca: a música é uma ferramenta poderosíssima para influenciar o comportamento do cliente na loja e para garantir que ele esteja em um ambiente único e diferenciado da concorrência. Por isso, ela não pode ficar de fora das suas estratégias de padronização de experiência dos clientes.
Colocar a padronização em prática pode ser mais fácil do que você imagina. Para conferir todos os detalhes de como fazer isso é só fazer o download do nosso e-book.
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