Por Nayara Santos em 12.04.2022

Padronize a experiência dos seus clientes

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Uma das grandes preocupações dos varejistas que possuem diversas lojas da mesma marca, é conseguir padronizar a experiência do cliente. Ou seja, é preciso que o cliente se sinta da mesma forma em qualquer uma das lojas que ele entre. Assim, ele saberá que encontrará a mesma qualidade e o mesmo atendimento.

Diferentes ferramentas podem ser utilizadas para conseguir uma boa padronização nas lojas. Tais como a identidade visual da sua marca, a música ambiente, o layout da loja, o uniforme da sua equipe de vendas, dentre outros. A seguir, falaremos um pouco mais sobre isso. Confira!

Como garantir uma boa experiência do cliente através da padronização da loja?

Os varejistas que estão preocupados em padronizar a experiência do cliente precisam ter em mente que isso envolve diferentes elementos e diferentes etapas da jornada de compras. Desde o primeiro contato que o cliente tem com a sua marca, até o momento em que ele deixa a loja ou mesmo durante o pós-venda

Por exemplo, caso o cliente precise tirar uma dúvida para decidir se vai ou não comprar algum produto com você, ele pode recorrer a uma central de atendimento. Esse atendimento deve ser padronizado.

Ao chegar na loja, ele espera encontrar um determinado ambiente, com um tipo específico de iluminação, vendedores uniformizados, e música ambiente em um determinado ritmo tocando. Qualquer coisa que sair disso e diferente de outras lojas da mesma marca que ele já frequenta, poderá ser encarada com desconfiança.

Colocando a padronização em prática

Como você já deve ter percebido, garantir a padronização da experiência do cliente exige muita atenção aos detalhes. Dentre os principais pontos aos quais você deve ficar atento, podemos citar:

  • Identidade visual da loja: essa é, sem dúvida, uma das primeiras coisas que o cliente percebe. Quaisquer alterações e mudanças são facilmente percebidas. Portanto, garanta que as cores da marca estarão presente em todas as lojas;
  • Layout da loja: além de influenciar diretamente no aumento das suas vendas, também interfere na padronização. Para acertar nessa área é importante utilizar os mesmos móveis, o mesmo acabamento e a mesma lógica de exposição de produtos em todas as lojas;
  • Padronização do atendimento: não importa em qual momento o seu cliente precise contatar a sua empresa, ele deve ser sempre bem atendimento e sempre seguindo um padrão. Para isso, a realização de treinamentos é essencial;
  • Experiência do cliente e music branding: a música pode ser utilizada para reforçar a identidade da sua marca, conversando diretamente com o cliente e transmitindo a mensagem que você desejar;
  • Influência da música na padronização da sua marca: a música é uma ferramenta poderosíssima para influenciar o comportamento do cliente na loja e para garantir que ele esteja em um ambiente único e diferenciado da concorrência. Por isso, ela não pode ficar de fora das suas estratégias de padronização de experiência dos clientes.

Colocar a padronização em prática pode ser mais fácil do que você imagina. Para conferir todos os detalhes de como fazer isso é só fazer o download do nosso e-book.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Aprenda a melhorar a experiência do cliente na hora da compra!

Em um cenário em que muitas empresas não se importam com a experiência do cliente ou customer experience, a maior parte dos usuários realmente se impressionam quando um bom serviço é prestado e o recomendam para outras pessoas. Contudo, a experiência no momento da compra, que envolve diferentes fatores, como atendimento, ambiente, entre outros, é…

Por Nayara Santos em 31.01.2020

Tudo sobre satisfação do cliente: veja como posicionar sua marca

Os consumidores, hoje em dia, são extremamente exigentes e realmente cobram as marcas quando não estão satisfeitos com seus resultados. Diante disso, garantir a satisfação do cliente deve ser uma das prioridades de qualquer empresa para se manter competitiva no mercado e alcançar a tão esperada fidelização. O melhor caminho, nesse caso, está em criar…

Por Nayara Santos em 11.02.2020

O que é rapport? Conheça seus benefícios!

A melhor maneira de se destacar no mercado hoje é oferecer as pessoas o que elas querem. Muito mais do que apenas atender as suas necessidades, é demonstrar que você as entende e que vocês tem um laço em comum. Se você souber conduzir uma conversa com um lead da maneira correta, fará com ele…

Por Nayara Santos em 15.10.2019

Relacionamento com o consumidor: entenda a importância para seu negócio

A construção de um sólido relacionamento com o consumidor vem se tornando uma espécie de “fórmula mágica” para empresas de todos os tamanhos se destacarem nos mais variados segmentos. Inclusive naqueles que outrora eram considerados inalcançáveis para os pequenos negócios. O maior exemplo do Brasil certamente são as fintechs, startups focadas em serviços financeiros. Apostando…

Por Nayara Santos em 11.07.2022

Como reconquistar um cliente antigo?

Já reparou que, muitas vezes, as pessoas compram na sua loja, mas acabam não retornando? Por isso é importante desenvolver estratégias para reconquistar um cliente antigo. Assim, você mantém o vínculo e aumenta a possibilidade de fidelização desses consumidores. Se você ainda não possui essas estratégias ou elas não estão funcionando como gostaria, não precisa…

Por Nayara Santos em 18.11.2021

Quem são os responsáveis pela experiência do cliente?

Essa é uma pergunta fácil de responder, por vezes difícil de exercitar, pois, todos que atuam dentro da empresa são responsáveis pela experiência do cliente, ou seja, setores, gestores e equipes devem trabalhar em conjunto para garantir excelência. Um dos maiores desafios para os gestores é estabelecer uma comunicação adequada entre os setores, para otimizar…

Por Nayara Santos em 07.02.2020

Customer success: por que ter um time especializado?

O sucesso de uma empresa é baseado no seu relacionamento com os clientes. Por isso, o foco de muitas empresas deixou de ser entregar apenas um bom serviço ou bons produtos, mas também passou a garantir uma experiência de qualidade, por meio de uma boa relação com os seus clientes. Dessa forma, o customer success…

Por Nayara Santos em 14.11.2019

Guia de customer experience: o caminho para a satisfação do cliente

Customer Experience, experiência do cliente ou apenas CX, é um conceito de marketing e gestão que pode ser entendido como uma visão panorâmica da relação entre uma empresa e seus clientes. Essa visão engloba desde o primeiro contato que o cliente tem com a marca até o pós-venda e, consequentemente, a fidelização. Esse conceito ganha…

Por Nayara Santos em 28.06.2022

12 ações para melhorar o atendimento ao cliente rapidamente

Em tempos de crise na economia, os consumidores tendem a adotar uma postura mais desconfiada, levando em consideração cada detalhe na hora de decidir pela compra. É em momentos como esse que as lojas de varejo se vêem obrigadas a desenvolver ações para melhorar o atendimento ao cliente. Essa até pode ser uma forma de…

Por Nayara Santos em 17.05.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos