Por Nayara Santos em 12.04.2022

Padronize a experiência dos seus clientes

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Uma das grandes preocupações dos varejistas que possuem diversas lojas da mesma marca, é conseguir padronizar a experiência do cliente. Ou seja, é preciso que o cliente se sinta da mesma forma em qualquer uma das lojas que ele entre. Assim, ele saberá que encontrará a mesma qualidade e o mesmo atendimento.

Diferentes ferramentas podem ser utilizadas para conseguir uma boa padronização nas lojas. Tais como a identidade visual da sua marca, a música ambiente, o layout da loja, o uniforme da sua equipe de vendas, dentre outros. A seguir, falaremos um pouco mais sobre isso. Confira!

Como garantir uma boa experiência do cliente através da padronização da loja?

Os varejistas que estão preocupados em padronizar a experiência do cliente precisam ter em mente que isso envolve diferentes elementos e diferentes etapas da jornada de compras. Desde o primeiro contato que o cliente tem com a sua marca, até o momento em que ele deixa a loja ou mesmo durante o pós-venda

Por exemplo, caso o cliente precise tirar uma dúvida para decidir se vai ou não comprar algum produto com você, ele pode recorrer a uma central de atendimento. Esse atendimento deve ser padronizado.

Ao chegar na loja, ele espera encontrar um determinado ambiente, com um tipo específico de iluminação, vendedores uniformizados, e música ambiente em um determinado ritmo tocando. Qualquer coisa que sair disso e diferente de outras lojas da mesma marca que ele já frequenta, poderá ser encarada com desconfiança.

Colocando a padronização em prática

Como você já deve ter percebido, garantir a padronização da experiência do cliente exige muita atenção aos detalhes. Dentre os principais pontos aos quais você deve ficar atento, podemos citar:

  • Identidade visual da loja: essa é, sem dúvida, uma das primeiras coisas que o cliente percebe. Quaisquer alterações e mudanças são facilmente percebidas. Portanto, garanta que as cores da marca estarão presente em todas as lojas;
  • Layout da loja: além de influenciar diretamente no aumento das suas vendas, também interfere na padronização. Para acertar nessa área é importante utilizar os mesmos móveis, o mesmo acabamento e a mesma lógica de exposição de produtos em todas as lojas;
  • Padronização do atendimento: não importa em qual momento o seu cliente precise contatar a sua empresa, ele deve ser sempre bem atendimento e sempre seguindo um padrão. Para isso, a realização de treinamentos é essencial;
  • Experiência do cliente e music branding: a música pode ser utilizada para reforçar a identidade da sua marca, conversando diretamente com o cliente e transmitindo a mensagem que você desejar;
  • Influência da música na padronização da sua marca: a música é uma ferramenta poderosíssima para influenciar o comportamento do cliente na loja e para garantir que ele esteja em um ambiente único e diferenciado da concorrência. Por isso, ela não pode ficar de fora das suas estratégias de padronização de experiência dos clientes.

Colocar a padronização em prática pode ser mais fácil do que você imagina. Para conferir todos os detalhes de como fazer isso é só fazer o download do nosso e-book.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

5 dicas de gestão de atendimento ao cliente que mudaram a nossa empresa e podem mudar a sua!

A gestão de atendimento ao cliente com foco em qualidade é uma das prioridades aqui na ListenX. Nossas estratégias funcionam tão bem que nossos clientes frequentemente nos pedem dicas de como ter uma equipe de relacionamento eficiente e encantadora como a nossa. Por isso que eu resolvi escrever esse artigo para compartilhar com você todas…

Por Nayara Santos em 16.04.2018

Conheça a era da experiência do cliente

Se no passado ter produtos de qualidade e preços competitivos era sinônimo de ter clientes fiéis e satisfeitos, hoje em dia isso já não se aplica mais. Cada vez mais os consumidores estão em busca de empresas que ofereçam uma experiência de compras diferenciada e única. Dito isso, é evidente que, se a sua marca…

Por Nayara Santos em 04.05.2022

Aprenda a melhorar a experiência do cliente na hora da compra!

Em um cenário em que muitas empresas não se importam com a experiência do cliente ou customer experience, a maior parte dos usuários realmente se impressionam quando um bom serviço é prestado e o recomendam para outras pessoas. Contudo, a experiência no momento da compra, que envolve diferentes fatores, como atendimento, ambiente, entre outros, é…

Por Nayara Santos em 31.01.2020

Confira 7 cases de marketing de experiência e se inspire

Buscar cases de marketing de experiência é muito interessante para quem está pensando em desenvolver ações que tenham esse foco. Afinal, com as boas ideias tidas por outras empresas, podem ser tidos insights para desenvolver campanhas de varejo para outras companhias.  Sem falar que, você também pode adaptar as ações adotadas para a realidade da…

Por Nayara Santos em 13.06.2022

Confira 9 ferramentas de relacionamento com o cliente

Quantas ferramentas de relacionamento com o cliente você conhece e consegue aplicar com sucesso na sua empresa? Provavelmente se você está lendo este artigo é porque está em busca de algo novo ou não tem conseguido obter os resultados desejados, não é mesmo? Então calma que a gente te ajuda! Nos últimos anos nós temos…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

6 dicas de atendimento ao cliente presencial: confira algumas das principais!

Muito se fala sobre o relacionamento online entre os consumidores e as marcas. Contudo, ter em mente a importância de boas dicas de atendimento ao cliente presencial é tão ou mais fundamental não apenas na hora de atrair, mas de fidelizar o público. A maior parte da imagem de uma empresa está diretamente ligada à…

Por Nayara Santos em 16.07.2020

12 dicas de atendimento ao cliente no varejo: se diferencie da concorrência

A busca por dicas de atendimento ao cliente no varejo faz parte da rotina de qualquer empreendedor. Afinal, o atendimento ao cliente no varejo é decisivo para o sucesso ou fracasso de um negócio.  Um consumidor que se sente bem recebido e percebe os esforços da equipe para atender suas demandas, naturalmente recomenda a loja…

Por Nayara Santos em 13.06.2022

5 estratégias para melhorar a experiência do cliente, confira

Na hora de escolher quais estratégias implementar para melhorar a experiência do cliente é natural que você fique um pouco perdido. Afinal de contas, existem diversas formas de oferecer ao cliente um ambiente de compras agradável. Entretanto, para saber qual é a estratégia ideal para a sua loja é importante que você saiba exatamente quem…

Por Nayara Santos em 04.05.2022

Foco no cliente no varejo: quais ações podem ser implementadas?

Ter foco no cliente no varejo é essencial para as lojas que desejam ter bons resultados. Afinal, as pessoas que são bem atendidas e saem satisfeitas dos estabelecimentos comerciais, tendem a voltar em outras oportunidades para fazer mais compras. Porém, nem sempre os lojistas sabem como proceder para manter as suas estratégias centralizadas nos clientes.…

Por Nayara Santos em 19.06.2020

Receba nossos conteúdos exclusivos