Por Nayara Santos em 12.04.2022

Padronize a experiência dos seus clientes

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Uma das grandes preocupações dos varejistas que possuem diversas lojas da mesma marca, é conseguir padronizar a experiência do cliente. Ou seja, é preciso que o cliente se sinta da mesma forma em qualquer uma das lojas que ele entre. Assim, ele saberá que encontrará a mesma qualidade e o mesmo atendimento.

Diferentes ferramentas podem ser utilizadas para conseguir uma boa padronização nas lojas. Tais como a identidade visual da sua marca, a música ambiente, o layout da loja, o uniforme da sua equipe de vendas, dentre outros. A seguir, falaremos um pouco mais sobre isso. Confira!

Como garantir uma boa experiência do cliente através da padronização da loja?

Os varejistas que estão preocupados em padronizar a experiência do cliente precisam ter em mente que isso envolve diferentes elementos e diferentes etapas da jornada de compras. Desde o primeiro contato que o cliente tem com a sua marca, até o momento em que ele deixa a loja ou mesmo durante o pós-venda

Por exemplo, caso o cliente precise tirar uma dúvida para decidir se vai ou não comprar algum produto com você, ele pode recorrer a uma central de atendimento. Esse atendimento deve ser padronizado.

Ao chegar na loja, ele espera encontrar um determinado ambiente, com um tipo específico de iluminação, vendedores uniformizados, e música ambiente em um determinado ritmo tocando. Qualquer coisa que sair disso e diferente de outras lojas da mesma marca que ele já frequenta, poderá ser encarada com desconfiança.

Colocando a padronização em prática

Como você já deve ter percebido, garantir a padronização da experiência do cliente exige muita atenção aos detalhes. Dentre os principais pontos aos quais você deve ficar atento, podemos citar:

  • Identidade visual da loja: essa é, sem dúvida, uma das primeiras coisas que o cliente percebe. Quaisquer alterações e mudanças são facilmente percebidas. Portanto, garanta que as cores da marca estarão presente em todas as lojas;
  • Layout da loja: além de influenciar diretamente no aumento das suas vendas, também interfere na padronização. Para acertar nessa área é importante utilizar os mesmos móveis, o mesmo acabamento e a mesma lógica de exposição de produtos em todas as lojas;
  • Padronização do atendimento: não importa em qual momento o seu cliente precise contatar a sua empresa, ele deve ser sempre bem atendimento e sempre seguindo um padrão. Para isso, a realização de treinamentos é essencial;
  • Experiência do cliente e music branding: a música pode ser utilizada para reforçar a identidade da sua marca, conversando diretamente com o cliente e transmitindo a mensagem que você desejar;
  • Influência da música na padronização da sua marca: a música é uma ferramenta poderosíssima para influenciar o comportamento do cliente na loja e para garantir que ele esteja em um ambiente único e diferenciado da concorrência. Por isso, ela não pode ficar de fora das suas estratégias de padronização de experiência dos clientes.

Colocar a padronização em prática pode ser mais fácil do que você imagina. Para conferir todos os detalhes de como fazer isso é só fazer o download do nosso e-book.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como identificar a satisfação do cliente e usar isso a favor do marketing

Para qualquer negócio a satisfação do cliente é fundamental para o sucesso. Assim, saber como aliar isso ao marketing é uma estratégia muito eficiente. De maneira geral as empresas que conseguem atender às necessidades dos seus clientes e fazer com que eles sintam-se totalmente satisfeitos com os produtos e serviços, conseguem também gerar mais receitas.…

Por Nayara Santos em 06.07.2020

5 estratégias para melhorar a experiência do cliente, confira

Na hora de escolher quais estratégias implementar para melhorar a experiência do cliente é natural que você fique um pouco perdido. Afinal de contas, existem diversas formas de oferecer ao cliente um ambiente de compras agradável. Entretanto, para saber qual é a estratégia ideal para a sua loja é importante que você saiba exatamente quem…

Por Nayara Santos em 04.05.2022

Tipos de Melhorias no Atendimento ao Cliente da sua Loja

Melhorias no atendimento ao cliente são sempre essenciais em qualquer ramo do varejo. Isso porque são eles, os consumidores, que determinarão o sucesso ou o fracasso de qualquer estabelecimento. De tempos para cá, a exigência por parte de quem busca comprar em lojas aumentou muito, e eles esperam nada menos do que o melhor em…

Por Nayara Santos em 25.04.2018

Aprenda a melhorar a experiência do cliente na hora da compra!

Em um cenário em que muitas empresas não se importam com a experiência do cliente ou customer experience, a maior parte dos usuários realmente se impressionam quando um bom serviço é prestado e o recomendam para outras pessoas. Contudo, a experiência no momento da compra, que envolve diferentes fatores, como atendimento, ambiente, entre outros, é…

Por Nayara Santos em 31.01.2020

Gestão da experiência do cliente: saiba tudo sobre o assunto

Aprender como fazer uma gestão da experiência do cliente de maneira adequada pode conferir à sua loja uma grande vantagem competitiva. Isso porque, os consumidores buscam cada vez mais por experiências memoráveis e significativas. Ou seja, já não basta mais encontrar um produto barato e com boa qualidade, o consumidor quer se relacionar com as…

Por Nayara Santos em 04.05.2022

NPS interno: como descobrir a satisfação dos seus colaboradores

Nunca se valorizou tanto a opinião dos colaboradores como tem sido feito atualmente. As organizações, enfim, perceberam a importância dos funcionários para o sucesso do negócio e estão buscando formas de conseguir valorizá-los. Afinal, eles são os responsáveis por desenvolver soluções e realizar o atendimento ao cliente, seja de forma direta ou indireta. E, sem…

Por Nayara Santos em 14.06.2022

Saiba agora a importância de conhecer o cliente e como fazer isso!

Conhecer o cliente é criar conexão, entendimento e empatia com o principal protagonista do seu negócio: o consumidor! A única maneira de se conectar de maneira eficaz com as pessoas e criar produtos e serviços realmente satisfatórios, é estudar continuamente a sua audiência, compreender as suas dores e desejos, suas opiniões e preferências, e, acima…

Por Nayara Santos em 03.02.2020

6 fundamentos da experiência do cliente, confira

Você se preocupa com a experiência do cliente na sua loja? Se a sua resposta foi não, então você precisa ler esse artigo! Foi-se o tempo em que os clientes estavam em busca apenas de produtos de qualidade ou de bom preço. Atualmente eles querem se conectar com a marca, criar uma relação duradoura e…

Por Nayara Santos em 04.05.2022

Guia de customer experience: o caminho para a satisfação do cliente

Customer Experience, experiência do cliente ou apenas CX, é um conceito de marketing e gestão que pode ser entendido como uma visão panorâmica da relação entre uma empresa e seus clientes. Essa visão engloba desde o primeiro contato que o cliente tem com a marca até o pós-venda e, consequentemente, a fidelização. Esse conceito ganha…

Por Nayara Santos em 28.06.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos