Por Nayara Santos em 04.05.2022

5 estratégias para melhorar a experiência do cliente, confira

Por Nayara Santos em 04.05.2022

Na hora de escolher quais estratégias implementar para melhorar a experiência do cliente é natural que você fique um pouco perdido. Afinal de contas, existem diversas formas de oferecer ao cliente um ambiente de compras agradável.

Entretanto, para saber qual é a estratégia ideal para a sua loja é importante que você saiba exatamente quem é a sua marca e qual a identidade dela. Da mesma forma, você precisa conhecer o seu cliente e saber o que ele espera da sua marca. 

Esse conhecimento permitirá que você escolha as estratégias certas e consiga implementá-las conforme a mensagem que você quer passar e o seu público-alvo. Conheça a seguir as principais estratégias para melhorar a experiência do cliente. Boa leitura!

Melhorando a experiência do cliente: quais estratégias implementar na sua loja

1. Música ambiente na loja

A primeira estratégia para melhorar a experiência do cliente que vamos tratar é ter música ambiente na sua loja. Provavelmente você já deve ter percebido a importância que a música tem na vida das pessoas e como ela é capaz de modificar um ambiente. E podemos afirmar que isso não acontece apenas durante uma festa, mas também na sua loja.

Estudos comprovam que quando a música reproduzida combina com a identidade da marca há 96% mais chance do cliente se lembrar da loja. Ainda, cerca de 35% dos clientes tendem a passar mais tempo na loja quando ele ouve uma trilha sonora adequada e 14% vão comprar mais. Em contrapartida, se a música for ruim, 44% dos clientes vão embora sem levar nada.

Por isso, caprichar na escolha da trilha sonora da sua loja é fundamental para oferecer uma boa experiência de compras para os clientes. Aqui a gente te conta como escolher a playlist adequada para a sua loja e que agrade aos seus clientes.

2. Atendimento personalizado

Ser capaz de oferecer um atendimento personalizado para os clientes é um dos fundamentos da experiência do cliente. Afinal, cada vez mais os clientes buscam por marcas com as quais eles tenham algum tipo de compatibilidade e com as quais eles conseguem se identificar.

Para conseguir ter um bom atendimento é importante que você priorize o cliente, ou seja, você precisa conhecer essas pessoas que compram na sua loja, saber do que elas gostam e o que chama a atenção delas. Desta forma será possível traçar inúmeras estratégias de marketing que sejam certeiras e te ajudem a alcançar os objetivos desejados.

O ideal é que você faça pesquisas de satisfação do cliente tanto com os clientes que frequentam a sua loja, para saber do que eles gostam, quanto com aqueles que não compram com você, para entender o porquê disso. Lembre-se, quanto mais informação você tiver, maiores as chances de conseguir conquistar esse cliente e fazer com que ele se sinta especial.

3. Layout intuitivo

A próxima estratégia para melhorar a experiência do cliente é criar um layout intuitivo na sua loja. É importante que você planeje a disposição de prateleiras, ilhas de produtos, espelhos, provadores e manequins da loja.

O ideal é criar um roteiro para o cliente seguir durante as compras. Assim, ele vai conseguir encontrar aquilo que procura sem dificuldade, ao mesmo tempo em que consegue circular livremente pelos corredores.


Vale a pena mencionar que a escolha de onde os produtos serão expostos também pode ser um poderoso aliado para aumentar as vendas da sua loja. Lembre-se que quanto mais exposto aos produtos, maiores as chances do cliente comprar mais. Portanto, você pode deixar os produtos mais procurados no fundo da loja e o caixa do outro lado. Assim, de uma forma natural, você faz com que o cliente ande mais pela loja e veja outros itens que podem ser interessantes.

4. Canais de atendimento ao consumidor

A próxima estratégia na qual você deve investir para melhorar a experiência do cliente é ter bons canais de atendimento ao consumidor. Hoje em dia os clientes estão cada vez mais interessados em atendimento ágeis e eficientes. Por isso, disponibilizar apenas um número de telefone para contato pode não ser a melhor forma de fazer isso.

Isso acontece porque cada vez menos os clientes têm paciência, ou tempo, para ficar aguardando no telefone. Neste caso o ideal é que você ofereça canais que ofereçam uma resposta rápida e que não exijam nenhuma ligação. 

Podemos citar como boas ferramentas para isso são: Messenger, WhatsApp e e-mail. Claro que você pode manter um telefone para contato, entretanto, é importante saber que ele será cada vez menos utilizado.

Outro ponto importante é que os funcionários responsáveis pelo atendimento ao cliente nesses canais também devem ser bem treinados. Afinal, ele também precisa ser capaz de entender a dor do cliente e o que motivou o contato. Isso inclui desde solicitar informações simples sobre o horário de funcionamento de uma determinada unidade, como fazer reclamações de produtos ou de entregas.

5. Sistemas de automação

Quando você pensa em experiência do cliente provavelmente não pensa em sistemas de automação, não é mesmo? Entretanto, eles são poderosos aliados para melhorar a gestão da loja, refletindo diretamente na qualidade do atendimento, disponibilidade de produtos e agilidade no atendimento.

Por exemplo, com um bom sistema de automação você terá um melhor controle do estoque e não faltarão produtos na sua loja. Ainda, você pode automatizar o serviço de atendimento ao cliente, oferecendo pelo menos um primeiro atendimento eletrônico, isso poderá agilizar o atendimento e o direcionamento para o setor responsável. A automação no marketing também permite que você envie e-mails e mensagens de maneira programada e sem perder muito tempo.

Sem falar que quando você disponibiliza as ferramentas corretas para que os funcionários trabalhem eles ficarão mais motivados e mais produtivos. Portanto, investir em automação é importantíssimo para garantir uma boa gestão e oferecer sempre o melhor para os seus clientes.

E então, qual dessas estratégias para melhorar a experiência do cliente você vai implementar na sua loja? Se quiser outras dicas sobre como encantar o cliente, acesse o nosso blog e confira nossos artigos.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

O que você deve saber sobre automação no atendimento ao cliente?

A automação no atendimento ao cliente tem se tornado uma realidade cada vez mais frequente no varejo. As mudanças no padrão de comportamento do consumidor contribui para a modernização desse setor. Portanto, se tornou essencial que os varejistas sejam capazes de acompanhar e se adaptar a essas mudanças. É preciso mencionar que, ao contrário do…

Por Nayara Santos em 18.11.2021

Foco no cliente no varejo: quais ações podem ser implementadas?

Ter foco no cliente no varejo é essencial para as lojas que desejam ter bons resultados. Afinal, as pessoas que são bem atendidas e saem satisfeitas dos estabelecimentos comerciais, tendem a voltar em outras oportunidades para fazer mais compras. Porém, nem sempre os lojistas sabem como proceder para manter as suas estratégias centralizadas nos clientes.…

Por Nayara Santos em 19.06.2020

Guia de customer experience: o caminho para a satisfação do cliente

Customer Experience, experiência do cliente ou apenas CX, é um conceito de marketing e gestão que pode ser entendido como uma visão panorâmica da relação entre uma empresa e seus clientes. Essa visão engloba desde o primeiro contato que o cliente tem com a marca até o pós-venda e, consequentemente, a fidelização. Esse conceito ganha…

Por Nayara Santos em 28.06.2022

Confira 9 ferramentas de relacionamento com o cliente

Quantas ferramentas de relacionamento com o cliente você conhece e consegue aplicar com sucesso na sua empresa? Provavelmente se você está lendo este artigo é porque está em busca de algo novo ou não tem conseguido obter os resultados desejados, não é mesmo? Então calma que a gente te ajuda! Nos últimos anos nós temos…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Tudo sobre satisfação do cliente: veja como posicionar sua marca

Os consumidores, hoje em dia, são extremamente exigentes e realmente cobram as marcas quando não estão satisfeitos com seus resultados. Diante disso, garantir a satisfação do cliente deve ser uma das prioridades de qualquer empresa para se manter competitiva no mercado e alcançar a tão esperada fidelização. O melhor caminho, nesse caso, está em criar…

Por Nayara Santos em 11.02.2020

Entenda o que é NPS

Quer entender de uma vez por todas o que é NPS e como essa métrica pode ser utilizada na sua loja? Então você encontrou o que precisava! Desenvolvemos este artigo justamente para que todas as dúvidas sobre o assunto sejam solucionadas. Vamos esclarecer questionamentos como o que é a NPS, quais são as suas vantagens,…

Por Nayara Santos em 18.03.2020

12 dicas de atendimento ao cliente no varejo: se diferencie da concorrência

A busca por dicas de atendimento ao cliente no varejo faz parte da rotina de qualquer empreendedor. Afinal, o atendimento ao cliente no varejo é decisivo para o sucesso ou fracasso de um negócio.  Um consumidor que se sente bem recebido e percebe os esforços da equipe para atender suas demandas, naturalmente recomenda a loja…

Por Nayara Santos em 13.06.2022

O que é rapport? Conheça seus benefícios!

A melhor maneira de se destacar no mercado hoje é oferecer as pessoas o que elas querem. Muito mais do que apenas atender as suas necessidades, é demonstrar que você as entende e que vocês tem um laço em comum. Se você souber conduzir uma conversa com um lead da maneira correta, fará com ele…

Por Nayara Santos em 15.10.2019

Como melhorar a comunicação com cliente no varejo?

A importância da comunicação com cliente Se você acompanha nosso blog, já deve ter nos visto falar bastante sobre a importância da comunicação com cliente. Quando se trata da comunicação no varejo, essa importância não é diferente. Nós sabemos que cerca de 70% das decisões de compra acontecem no ponto de venda (dados da pesquisa…

Por Nayara Santos em 23.08.2017

Receba nossos conteúdos exclusivos