Por Nayara Santos em 04.05.2022

5 estratégias para melhorar a experiência do cliente, confira

Por Nayara Santos em 04.05.2022

Na hora de escolher quais estratégias implementar para melhorar a experiência do cliente é natural que você fique um pouco perdido. Afinal de contas, existem diversas formas de oferecer ao cliente um ambiente de compras agradável.

Entretanto, para saber qual é a estratégia ideal para a sua loja é importante que você saiba exatamente quem é a sua marca e qual a identidade dela. Da mesma forma, você precisa conhecer o seu cliente e saber o que ele espera da sua marca. 

Esse conhecimento permitirá que você escolha as estratégias certas e consiga implementá-las conforme a mensagem que você quer passar e o seu público-alvo. Conheça a seguir as principais estratégias para melhorar a experiência do cliente. Boa leitura!

Melhorando a experiência do cliente: quais estratégias implementar na sua loja

1. Música ambiente na loja

A primeira estratégia para melhorar a experiência do cliente que vamos tratar é ter música ambiente na sua loja. Provavelmente você já deve ter percebido a importância que a música tem na vida das pessoas e como ela é capaz de modificar um ambiente. E podemos afirmar que isso não acontece apenas durante uma festa, mas também na sua loja.

Estudos comprovam que quando a música reproduzida combina com a identidade da marca há 96% mais chance do cliente se lembrar da loja. Ainda, cerca de 35% dos clientes tendem a passar mais tempo na loja quando ele ouve uma trilha sonora adequada e 14% vão comprar mais. Em contrapartida, se a música for ruim, 44% dos clientes vão embora sem levar nada.

Por isso, caprichar na escolha da trilha sonora da sua loja é fundamental para oferecer uma boa experiência de compras para os clientes. Aqui a gente te conta como escolher a playlist adequada para a sua loja e que agrade aos seus clientes.

2. Atendimento personalizado

Ser capaz de oferecer um atendimento personalizado para os clientes é um dos fundamentos da experiência do cliente. Afinal, cada vez mais os clientes buscam por marcas com as quais eles tenham algum tipo de compatibilidade e com as quais eles conseguem se identificar.

Para conseguir ter um bom atendimento é importante que você priorize o cliente, ou seja, você precisa conhecer essas pessoas que compram na sua loja, saber do que elas gostam e o que chama a atenção delas. Desta forma será possível traçar inúmeras estratégias de marketing que sejam certeiras e te ajudem a alcançar os objetivos desejados.

O ideal é que você faça pesquisas de satisfação do cliente tanto com os clientes que frequentam a sua loja, para saber do que eles gostam, quanto com aqueles que não compram com você, para entender o porquê disso. Lembre-se, quanto mais informação você tiver, maiores as chances de conseguir conquistar esse cliente e fazer com que ele se sinta especial.

3. Layout intuitivo

A próxima estratégia para melhorar a experiência do cliente é criar um layout intuitivo na sua loja. É importante que você planeje a disposição de prateleiras, ilhas de produtos, espelhos, provadores e manequins da loja.

O ideal é criar um roteiro para o cliente seguir durante as compras. Assim, ele vai conseguir encontrar aquilo que procura sem dificuldade, ao mesmo tempo em que consegue circular livremente pelos corredores.


Vale a pena mencionar que a escolha de onde os produtos serão expostos também pode ser um poderoso aliado para aumentar as vendas da sua loja. Lembre-se que quanto mais exposto aos produtos, maiores as chances do cliente comprar mais. Portanto, você pode deixar os produtos mais procurados no fundo da loja e o caixa do outro lado. Assim, de uma forma natural, você faz com que o cliente ande mais pela loja e veja outros itens que podem ser interessantes.

4. Canais de atendimento ao consumidor

A próxima estratégia na qual você deve investir para melhorar a experiência do cliente é ter bons canais de atendimento ao consumidor. Hoje em dia os clientes estão cada vez mais interessados em atendimento ágeis e eficientes. Por isso, disponibilizar apenas um número de telefone para contato pode não ser a melhor forma de fazer isso.

Isso acontece porque cada vez menos os clientes têm paciência, ou tempo, para ficar aguardando no telefone. Neste caso o ideal é que você ofereça canais que ofereçam uma resposta rápida e que não exijam nenhuma ligação. 

Podemos citar como boas ferramentas para isso são: Messenger, WhatsApp e e-mail. Claro que você pode manter um telefone para contato, entretanto, é importante saber que ele será cada vez menos utilizado.

Outro ponto importante é que os funcionários responsáveis pelo atendimento ao cliente nesses canais também devem ser bem treinados. Afinal, ele também precisa ser capaz de entender a dor do cliente e o que motivou o contato. Isso inclui desde solicitar informações simples sobre o horário de funcionamento de uma determinada unidade, como fazer reclamações de produtos ou de entregas.

5. Sistemas de automação

Quando você pensa em experiência do cliente provavelmente não pensa em sistemas de automação, não é mesmo? Entretanto, eles são poderosos aliados para melhorar a gestão da loja, refletindo diretamente na qualidade do atendimento, disponibilidade de produtos e agilidade no atendimento.

Por exemplo, com um bom sistema de automação você terá um melhor controle do estoque e não faltarão produtos na sua loja. Ainda, você pode automatizar o serviço de atendimento ao cliente, oferecendo pelo menos um primeiro atendimento eletrônico, isso poderá agilizar o atendimento e o direcionamento para o setor responsável. A automação no marketing também permite que você envie e-mails e mensagens de maneira programada e sem perder muito tempo.

Sem falar que quando você disponibiliza as ferramentas corretas para que os funcionários trabalhem eles ficarão mais motivados e mais produtivos. Portanto, investir em automação é importantíssimo para garantir uma boa gestão e oferecer sempre o melhor para os seus clientes.

E então, qual dessas estratégias para melhorar a experiência do cliente você vai implementar na sua loja? Se quiser outras dicas sobre como encantar o cliente, acesse o nosso blog e confira nossos artigos.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Confira 9 ferramentas de relacionamento com o cliente

Quantas ferramentas de relacionamento com o cliente você conhece e consegue aplicar com sucesso na sua empresa? Provavelmente se você está lendo este artigo é porque está em busca de algo novo ou não tem conseguido obter os resultados desejados, não é mesmo? Então calma que a gente te ajuda! Nos últimos anos nós temos…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

12 dicas de atendimento ao cliente no varejo: se diferencie da concorrência

A busca por dicas de atendimento ao cliente no varejo faz parte da rotina de qualquer empreendedor. Afinal, o atendimento ao cliente no varejo é decisivo para o sucesso ou fracasso de um negócio.  Um consumidor que se sente bem recebido e percebe os esforços da equipe para atender suas demandas, naturalmente recomenda a loja…

Por Nayara Santos em 13.06.2022

Quem são os responsáveis pela experiência do cliente?

Essa é uma pergunta fácil de responder, por vezes difícil de exercitar, pois, todos que atuam dentro da empresa são responsáveis pela experiência do cliente, ou seja, setores, gestores e equipes devem trabalhar em conjunto para garantir excelência. Um dos maiores desafios para os gestores é estabelecer uma comunicação adequada entre os setores, para otimizar…

Por Nayara Santos em 07.02.2020

Tipos de Melhorias no Atendimento ao Cliente da sua Loja

Melhorias no atendimento ao cliente são sempre essenciais em qualquer ramo do varejo. Isso porque são eles, os consumidores, que determinarão o sucesso ou o fracasso de qualquer estabelecimento. De tempos para cá, a exigência por parte de quem busca comprar em lojas aumentou muito, e eles esperam nada menos do que o melhor em…

Por Nayara Santos em 25.04.2018

Tudo sobre satisfação do cliente: veja como posicionar sua marca

Os consumidores, hoje em dia, são extremamente exigentes e realmente cobram as marcas quando não estão satisfeitos com seus resultados. Diante disso, garantir a satisfação do cliente deve ser uma das prioridades de qualquer empresa para se manter competitiva no mercado e alcançar a tão esperada fidelização. O melhor caminho, nesse caso, está em criar…

Por Nayara Santos em 11.02.2020

Aprenda a melhorar a experiência do cliente na hora da compra!

Em um cenário em que muitas empresas não se importam com a experiência do cliente ou customer experience, a maior parte dos usuários realmente se impressionam quando um bom serviço é prestado e o recomendam para outras pessoas. Contudo, a experiência no momento da compra, que envolve diferentes fatores, como atendimento, ambiente, entre outros, é…

Por Nayara Santos em 31.01.2020

Customer success: por que ter um time especializado?

O sucesso de uma empresa é baseado no seu relacionamento com os clientes. Por isso, o foco de muitas empresas deixou de ser entregar apenas um bom serviço ou bons produtos, mas também passou a garantir uma experiência de qualidade, por meio de uma boa relação com os seus clientes. Dessa forma, o customer success…

Por Nayara Santos em 14.11.2019

5 dicas de gestão de atendimento ao cliente que mudaram a nossa empresa e podem mudar a sua!

A gestão de atendimento ao cliente com foco em qualidade é uma das prioridades aqui na ListenX. Nossas estratégias funcionam tão bem que nossos clientes frequentemente nos pedem dicas de como ter uma equipe de relacionamento eficiente e encantadora como a nossa. Por isso que eu resolvi escrever esse artigo para compartilhar com você todas…

Por Nayara Santos em 16.04.2018

Como reconquistar um cliente antigo?

Já reparou que, muitas vezes, as pessoas compram na sua loja, mas acabam não retornando? Por isso é importante desenvolver estratégias para reconquistar um cliente antigo. Assim, você mantém o vínculo e aumenta a possibilidade de fidelização desses consumidores. Se você ainda não possui essas estratégias ou elas não estão funcionando como gostaria, não precisa…

Por Nayara Santos em 18.11.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos