Fazer uma gestão eficiente, seja de uma loja de varejo ou de atacado, é um desafio e tanto. Afinal, são tantas coisas que o gestor ou dono da empresa precisa ficar de olho e certificar-se de que todas as tarefas e processos estão sendo realizados conforme o planejado.
Mas, se você chegou aqui, provavelmente está na dúvida de qual é a melhor forma de se fazer isso, não é mesmo? Pois, então não precisa se preocupar mais. Neste artigo vamos dar todas as dicas necessárias para que você arrase na gestão e faça a sua loja crescer! Boa leitura!
1. Confie na sua equipe
O primeiro passo para conseguir ter uma gestão de loja de varejo e atacado que seja efetiva e consiga trazer bons resultados é escolher a sua equipe. Lembre-se que são essas pessoas que vão manter a sua empresa funcionando e falarão com fornecedores, e clientes.
Ou seja, elas precisam ser capazes de representar a sua marca. Para isso, é fundamental que elas entendam qual é a missão e a visão da sua empresa, e que se sintam uma parte importante dessa engrenagem. Desta forma, elas serão capazes de manterem-se engajadas e realmente vestir a camisa da empresa.
O ideal é que, já durante a contratação, você saiba exatamente qual é o perfil de funcionário que você quer para desempenhar cada uma das funções. Além disso, também é importante que você tenha um bom programa de treinamento e de reciclagem de funcionários, mantendo-os sempre atualizados e adquirindo novos conhecimentos.
Ter uma equipe em que você possa confiar poderá fazer toda a diferença para o funcionamento da sua loja.
2. Conte com a ajuda da automação
Atualmente é possível ter muitas tarefas automatizadas, permitindo mais agilidade e maior precisão na sua realização. Um bom exemplo disso é a automação do controle de estoque e a integração com o controle de caixa. Ou seja, sempre que um produto é vendido, a baixa é dada automaticamente no seu estoque. Quando a quantidade de produtos atingir o nível crítico, o sistema informa e você pode entrar em contato com o fornecedor.
Desta forma, você conseguirá diminuir os erros humanos, ter processos muito mais precisos e ainda liberar funcionários para realizarem outras funções que sejam mais importantes para o sucesso da sua empresa. Por exemplo, se você não precisar de tantas pessoas para realizar o controle de estoque, então pode ter caixa para investir em um departamento de marketing.
Por isso, não tenha medo da automação e use-a a seu favor, os resultados serão muito positivos e você não vai se arrepender.
3. Defina protocolos
Outro ponto importante na gestão de lojas de varejo e atacado é a definição de protocolos para a realização das tarefas cotidianas. Por exemplo, imagine que seja necessário repor algum produto na prateleira da loja. A primeira coisa a ser feita é retirar o item do estoque, depois será preciso colocar o produto na prateleira, conferir a etiqueta de preço. Todo esse processo pode ser descrito com detalhes.
A definição de protocolo a serem seguidos ajuda os funcionários que, sempre que tiverem dúvidas, podem consultá-los. Além disso, isso também auxilia o gestor que sabe que os procedimentos para o funcionamento da loja estão sendo seguidos por todos os funcionários e que tudo sempre é feito da mesma forma.
Além disso, os protocolos diminuem as chances de erros e também dão menos espaço para a improvisação, evitando problemas por erros de manuseio de produtos ou pela necessidade de remanejamento de funcionários.
4. Mantenha-se atualizado
Muitos gestores de lojas de varejo e atacado ficam tão ocupados com a rotina que acabam negligenciando a necessidade de se manter atualizado. Ou seja, eles deixam de estudar o mercado ou de aprender novas habilidades que poderiam fazer toda a diferença para a gestão da empresa.
Por isso, a nossa próxima recomendação é justamente essa, se manter atualizado. É fundamental separar algum momento na sua rotina diária para fazer algum curso, seja ele presencial ou online. E não se esqueça de separar um orçamento para isso.
Na hora de escolher o curso tente focar naqueles que possam trazer conhecimentos que sejam úteis para o seu dia a dia. Podem ser técnicas de vendas, marketing digital, como utilizar as redes sociais para vender mais, e assim por diante.
Essa dica, inclusive, pode ser estendida para os funcionários, afinal, quanto mais qualificados eles forem, mais você confiar neles e melhor eles desempenharão as suas tarefas. Por isso, se a sua empresa tiver condições financeiras, poderá pagar esses cursos para os funcionários, ou mesmo dispensá-los algumas horas para que eles façam o curso.
5. Invista na divulgação da loja
Outra dica importantíssima para que você faça uma boa gestão da sua loja de varejo e atacado é investir em divulgação. Afinal, se os clientes não souberem o que você está fazendo, você não consegue atraí-los para a sua loja, não é mesmo?
Por isso, pesquise quais são as estratégias de marketing que mais combinam com a personalidade da sua marca e com o seu público-alvo. Além disso, planeje o orçamento da empresa para que você tenha dinheiro para investir nessa divulgação.
Vale a pena mencionar também que as estratégias para fidelização do cliente também devem ser pensadas. Não apenas porque isso irá aumentar o sucesso da sua loja, mas porque é mais barato fidelizar os clientes que já conhecem a sua loja, do que atrair novos consumidores.
Para isso, você poderá utilizar estratégias de marketing sensorial, com música ambiente, aromatização e layout da loja adequados. Essas ações melhoram a experiência do cliente e podem trazer muitos benefícios para a sua marca. Se quiser saber mais sobre como aplicá-las, confira o nosso e-book Aprenda a montar uma estratégia de Marketing de Experiência para o seu negócio.
E, se quiser ter mais dicas sobre a gestão da sua empresa, confira mais artigos no nosso blog.
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