Por Nayara Santos em 26.01.2022

Como fazer a gestão de loja de varejo e atacado: saiba o que não pode faltar

Por Nayara Santos em 26.01.2022

Fazer uma gestão eficiente, seja de uma loja de varejo ou de atacado, é um desafio e tanto. Afinal, são tantas coisas que o gestor ou dono da empresa precisa ficar de olho e certificar-se de que todas as tarefas e processos estão sendo realizados conforme o planejado.

Mas, se você chegou aqui, provavelmente está na dúvida de qual é a melhor forma de se fazer isso, não é mesmo? Pois, então não precisa se preocupar mais. Neste artigo vamos dar todas as dicas necessárias para que você arrase na gestão e faça a sua loja crescer! Boa leitura!

1. Confie na sua equipe

O primeiro passo para conseguir ter uma gestão de loja de varejo e atacado que seja efetiva e consiga trazer bons resultados é escolher a sua equipe. Lembre-se que são essas pessoas que vão manter a sua empresa funcionando e falarão com fornecedores, e clientes.

Ou seja, elas precisam ser capazes de representar a sua marca. Para isso, é fundamental que elas entendam qual é a missão e a visão da sua empresa, e que se sintam uma parte importante dessa engrenagem. Desta forma, elas serão capazes de manterem-se engajadas e realmente vestir a camisa da empresa.

O ideal é que, já durante a contratação, você saiba exatamente qual é o perfil de funcionário que você quer para desempenhar cada uma das funções. Além disso, também é importante que você tenha um bom programa de treinamento e de reciclagem de funcionários, mantendo-os sempre atualizados e adquirindo novos conhecimentos.

Ter uma equipe em que você possa confiar poderá fazer toda a diferença para o funcionamento da sua loja.

2. Conte com a ajuda da automação

Atualmente é possível ter muitas tarefas automatizadas, permitindo mais agilidade e maior precisão na sua realização. Um bom exemplo disso é a automação do controle de estoque e a integração com o controle de caixa. Ou seja, sempre que um produto é vendido, a baixa é dada automaticamente no seu estoque. Quando a quantidade de produtos atingir o nível crítico, o sistema informa e você pode entrar em contato com o fornecedor.

Desta forma, você conseguirá diminuir os erros humanos, ter processos muito mais precisos e ainda liberar funcionários para realizarem outras funções que sejam mais importantes para o sucesso da sua empresa. Por exemplo, se você não precisar de tantas pessoas para realizar o controle de estoque, então pode ter caixa para investir em um departamento de marketing.

Por isso, não tenha medo da automação e use-a a seu favor, os resultados serão muito positivos e você não vai se arrepender.

3. Defina protocolos

Outro ponto importante na gestão de lojas de varejo e atacado é a definição de protocolos para a realização das tarefas cotidianas. Por exemplo, imagine que seja necessário repor algum produto na prateleira da loja. A primeira coisa a ser feita é retirar o item do estoque, depois será preciso colocar o produto na prateleira, conferir a etiqueta de preço. Todo esse processo pode ser descrito com detalhes.

A definição de protocolo a serem seguidos ajuda os funcionários que, sempre que tiverem dúvidas, podem consultá-los. Além disso, isso também auxilia o gestor que sabe que os procedimentos para o funcionamento da loja estão sendo seguidos por todos os funcionários e que tudo sempre é feito da mesma forma.


Além disso, os protocolos diminuem as chances de erros e também dão menos espaço para  a improvisação, evitando problemas por erros de manuseio de produtos ou pela necessidade de remanejamento de funcionários.

4. Mantenha-se atualizado

Muitos gestores de lojas de varejo e atacado ficam tão ocupados com a rotina que acabam negligenciando a necessidade de se manter atualizado. Ou seja, eles deixam de estudar o mercado ou de aprender novas habilidades que poderiam fazer toda a diferença para a gestão da empresa.

Por isso, a nossa próxima recomendação é justamente essa, se manter atualizado. É fundamental separar algum momento na sua rotina diária para fazer algum curso, seja ele presencial ou online. E não se esqueça de separar um orçamento para isso.

Na hora de escolher o curso tente focar naqueles que possam trazer conhecimentos que sejam úteis para o seu dia a dia. Podem ser técnicas de vendas, marketing digital, como utilizar as redes sociais para vender mais, e assim por diante.

Essa dica, inclusive, pode ser estendida para os funcionários, afinal, quanto mais qualificados eles forem, mais você confiar neles e melhor eles desempenharão as suas tarefas. Por isso, se a sua empresa tiver condições financeiras, poderá pagar esses cursos para os funcionários, ou mesmo dispensá-los algumas horas para que eles façam o curso.

5. Invista na divulgação da loja

Outra dica importantíssima para que você faça uma boa gestão da sua loja de varejo e atacado é investir em divulgação. Afinal, se os clientes não souberem o que você está fazendo, você não consegue atraí-los para a sua loja, não é mesmo?

Por isso, pesquise quais são as estratégias de marketing que mais combinam com a personalidade da sua marca e com o seu público-alvo. Além disso, planeje o orçamento da empresa para que você tenha dinheiro para investir nessa divulgação. 

Vale a pena mencionar também que as estratégias para fidelização do cliente também devem ser pensadas. Não apenas porque isso irá aumentar o sucesso da sua loja, mas porque é mais barato fidelizar os clientes que já conhecem a sua loja, do que atrair novos consumidores.

Para isso, você poderá utilizar estratégias de marketing sensorial, com música ambiente, aromatização e layout da loja adequados. Essas ações melhoram a experiência do cliente e podem trazer muitos benefícios para a sua marca. Se quiser saber mais sobre como aplicá-las, confira o nosso e-book Aprenda a montar uma estratégia de Marketing de Experiência para o seu negócio.

E, se quiser ter mais dicas sobre a gestão da sua empresa, confira mais artigos no nosso blog.

Compartilhe

Você também pode gostar

Confira 5 dicas de gestão financeira para salão de beleza

Para ter um negócio de sucesso e que consegue passar por crises sem graves consequências, é necessário entender mais do que apenas sobre o seu mercado de atuação que, aqui no nosso caso é o de cabeleireiro. O cuidado com a saúde do seu empreendimento também requer conhecimentos administrativos, como a gestão financeira para salão…

Por Nayara Santos em 25.05.2020

O Que é Plano de Negócio e Como Posso Aplicar na Minha Loja?

Saber o que é plano de negócio é importante para todos os empreendedores, e isso inclui os lojistas. É esse instrumento que reúne informações relevantes sobre o nicho do comércio e é ele também que direciona muitas decisões, sejam elas administrativas, de marketing ou operacionais. Mas, afinal, o que é plano de negócio? Esse plano…

Por Nayara Santos em 14.03.2018

Por que acompanhar o tempo de permanência na loja?

Alguns fatores e estratégias aplicadas ao varejo influenciam diretamente no sucesso de um empreendimento, especialmente quando tratam sobre aumentar o volume das vendas. O tempo de permanência na loja é um desses indicadores que devem ser acompanhados de perto, afinal, quanto maior for o período que o consumidor passar dentro do estabelecimento, maiores são as…

Por Nayara Santos em 17.06.2020

Nome para loja de cosméticos: 35 exemplos para se inspirar

O nome de uma loja é um dos primeiros contatos que o cliente tem com o seu negócio, sendo assim, é fundamental escolher um que transmita a identidade da sua marca e seja facilmente lembrado pelo público-alvo. Para uma loja de cosméticos, essa escolha é ainda mais importante, uma vez que a indústria de beleza…

Por Nayara Santos em 29.05.2023

O que é Visual Merchandising? 6 passos para aplicar na sua loja

 O visual merchandising (muitas vezes abreviado para VM) é uma estratégia utilizada para criar um clima favorável de compra, que estimule a melhor percepção dos produtos e agregue valor tanto ao que é exposto na loja quanto à experiência do cliente. Tudo isso é realizado com base em estímulos sensoriais. Muito ligada ao mercado…

Por Nayara Santos em 05.09.2023

Decoração de loja para Festa Junina: 5 ideias para se inspirar

Chegou aquela época do ano em que o Brasil se veste de cores e alegria para celebrar uma das festas mais queridas: a Festa Junina! E claro, você, empreendedor do varejo, não pode ficar de fora dessa! Se você ainda não sabe como preparar sua loja para essa festa tão tradicional, não se preocupe, estamos…

Por Nayara Santos em 22.04.2024

Como vender mais no Dia das Crianças: 13 dicas para encher a loja

Se você quer vender mais no Dia das Crianças, mas está sem ideia do que pode fazer, não precisa se preocupar, estamos aqui para te ajudar. E, uma coisa precisa ser dita, essas dicas podem ser aplicadas em qualquer loja que venda produtos para crianças, mesmo que não seja especializada nesse público.  Como essa é…

Por Nayara Santos em 26.07.2023

Anúncio criativo: tendências e dicas para desenvolver sua estratégia

Já parou para pensar em quais propagandas ficaram marcadas na sua memória mesmo depois de muito tempo? Provavelmente eles foram anúncios criativos, ou pelo menos a grande maioria deles. Sem dúvida alguma, uma das formas mais eficientes de chamar a atenção para a sua marca é utilizando a criatividade.  Portanto, de nada adianta a sua…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Entenda como a pirâmide de Maslow pode ser aplicada no ambiente empresarial

A famosa Pirâmide de Maslow mostra como as principais necessidades humanas são organizadas hierarquicamente. Ela é uma representação didática da Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas proposta por Abraham Maslow em sua obra Theory of Human Motivation (Teoria da Motivação Humana) de 1954. Desde a sua publicação, a ideia foi amplamente reproduzida em mídias de…

Por Nayara Santos em 31.05.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos