Por Nayara Santos em 23.06.2020

Marketing digital para varejo: um guia completo sobre o tema

Por Nayara Santos em 23.06.2020

Quando você sai à rua, já parou para contabilizar a quantidade de pessoas com os celulares em mãos? E já pensou quantas famílias têm computadores em casa? O meio digital vem apresentando acelerado e expressivo crescimento nos últimos anos e, com isso, o marketing digital para varejo se tornou a ferramenta para lidar com esse público.

Para que tenha uma ideia, de acordo com o Relatório Digital 2019, a quantidade de brasileiros com acesso à internet atingiu 10 milhões, enquanto os usuários ativos das mídias sociais já somam 140 milhões. Isso sem contar o considerável aumento das vendas no varejo on-line.

Para aproveitar essa oportunidade e se adequar ao momento, o seu negócio precisa investir em estratégias que estejam onde o seu público-alvo está, ou seja, no ambiente digital. Dada a importância do assunto, elaboramos este guia para que entenda, a importância e por onde começar a trabalhar o marketing digital. Acompanhe.

Entenda a importância de investir no digital

O marketing digital é um conjunto de estratégias que busca identificar problemas e entregar valor ao público on-line. Ele pode ser encarado como uma evolução do tradicional marketing no varejo, já que foi necessário se adaptar ao crescimento digital.

As empresas já perceberam a importância de estar na internet, e não é à toa que os investimentos em publicidade on-line ficam em segundo lugar, perdendo apenas para a TV aberta. Portanto, a importância de investir no digital é clara, afinal é onde grande parte do seu público e das suas oportunidades de captação, fidelização de clientes e de vendas se concentra.

Além disso, 85% dos brasileiros usuários da internet navegam no meio digital todos os dias, sendo que a média de tempo gasto nas mídias é de 9h e 29m. Já imaginou quantas oportunidades de visibilidade e credibilidade você pode perder por não estar nesse ambiente? Diante dessa realidade, podemos dizer que estar no digital é estar ativo.

Marketing digital para varejo: conheça seus principais benefícios

Antes de qualquer coisa, é importante entender que o marketing digital não se concentra somente na venda do seu produto ou da sua marca. Existem diversas vertentes dessa estratégia, como o marketing de experiência, de conteúdo e de utilidade, que buscam educar, entregar informações e valor e deixar uma boa memória no consumidor.


Além disso, não são ações que geram retorno imediato, pois o foco é o fortalecimento da sua marca e um relacionamento a longo prazo com os clientes. Exatamente por isso que essa estratégia vem sendo amplamente utilizada para aumentar a reputação de mercado de negócios de todos os tipos e portes. Afinal, quais são os benefícios e ganhos que o varejo tem com o marketing digital?

Permite mensuração

Todas as suas ações de marketing digital podem ser mensuradas. Com isso, conseguirá identificar o ROI das suas campanhas, acompanhar o comportamento do público e avaliar quais estratégias devem permanecer e quais são aquelas com resultados ineficientes para o seu negócio. Outro índice que pode ser calculado é o Custo de Aquisição de Clientes (CAC).

Com esses dados, você consegue planejar e estruturar melhor as suas decisões, já que saberá exatamente o retorno e aceitação delas. O resultado do monitoramento desses indicadores é um melhor relacionamento com o seu público e com os clientes, redução de custos com campanhas ineficientes e aumento das vendas. Além do ROI e do CAC, algumas das métricas mensuráveis e importantes do marketing digital para varejo são:

  • taxa de cliques;
  • custo por clique;
  • ticket médio;
  • lifetime Value (valor do tempo de vida do cliente);
  • custo por lead;
  • taxa de conversão;
  • visitas no site;
  • tempo gasto no site;
  • taxa de abertura e de cliques no e-mail.

Segmenta o seu público

Principalmente falando do varejo, é muito comum que um mesmo negócio tenha mais de um tipo de público. Por exemplo, as lojas de roupas, como Riachuelo e Renner, podem ter desde compradores jovens e conectados até consumidores mais velhos e tradicionais. Essa diferenciação de perfis recebe o nome de segmentação de clientes.

Segmentar é fundamental para identificar todos os seus tipos de público, pois assim poderá traçar estratégias e meios para atendê-los e conquistá-los. Afinal, as ações de marketing precisam ser diferentes de acordo com o perfil e necessidades.

O marketing digital permite essa segmentação por meio da separação e identificação dos leads (potenciais clientes). Esse processo é feito baseando-se na mensuração de métricas e pesquisas qualitativas. Com isso, você identifica as características, problemas e preferências de cada grupo e avalia quais são de maior interesse para o seu negócio. Existem três tipos de segmentação, que são:

  • psicográfico: agrupamento de cliente com mesmo estilo de vida, status social, comportamento e consumo;
  • demográfico: conjunto de clientes com características semelhantes em relação à idade, gênero, escolaridade e etnia;
  • geográfico: definição de um grupo de público-alvo baseado na cidade, região ou se é área urbana ou rural.

Esse reconhecimento e diferenciação é fundamental para que direcione as suas campanhas e ações para o público certo, de modo que o atendimento, a comunicação e o relacionamento sejam adequados para o tipo de perfil.

Por exemplo, alguém que conheceu a sua marca recentemente precisa conhecer o seu tipo de produto, ou seja, deve ser educado antes. Já aqueles que estão avançados no funil de vendas, podem receber ofertas e convites para visitar a loja, por exemplo. Isso torna a sua abordagem mais natural e acertada e menos invasiva.

Bom custo-benefício

Não é raro encontrar gestores que encaram o marketing como um custo, ou que estejam passando por um momento em que é necessário conter gastos. A boa notícia é que para aproveitar os resultados do marketing digital para o varejo não é preciso muito dinheiro ou recursos.

Os investimentos nessa estratégia são bem acessíveis, principalmente para os pequenos e médios negócios ou para aquelas marcas que estão começando a utilizar o marketing digital. Com pequenas quantias você já consegue investir em mídia paga, como os links patrocinados do Instagram e Facebook Ads. Esses impulsionamentos garantem maior alcance do seu conteúdo, fazendo com que consiga atrair mais clientes e ter engajamento.

Além disso, existem algumas estratégias que você paga somente quando obtém retorno. O Custo por Clique, por exemplo. Você, como anunciante, paga só quando o cliente clica no seu anúncio de divulgação, faz uma compra ou visualiza alguma página.

No entanto, para ter esses resultados, é necessário estruturar e planejar muito bem todas as suas estratégias de marketing digital. Assim, você evitar desperdiçar recursos com ações que não geram tanto retorno para o seu negócio e garante resultados de longo prazo.

Não basta somente patrocinar as suas publicações e divulgar a sua marca de qualquer maneira. Existem métodos, canais e a frequência adequada para isso. Caso contrário, você afasta o seu público e gasta dinheiro à toa.

Gera audiência qualificada

Uma das vertentes do marketing digital é o marketing de conteúdo. Essa estratégia é direcionada à produção e divulgação de informações e assuntos relacionados ao seu mercado. Dessa forma, você desenvolve uma importante rede de contatos por meio de chamadas para ações.

Esses contatos são construídos por meio de assinatura de newsletter, assinantes e visitantes do seu blog, seguidores nas redes sociais e conteúdos baixados em landing pages. Ao consumir esses conteúdos, você cria uma audiência qualificada, ou seja, consumidores educados e que entendem sobre o seu setor, melhores produtos e o que ele realmente precisa para solucionar os seus problemas. Isso torna a sua marca referência de mercado, já que essa audiência sempre recorrerá aos seus canais para buscar informações.

Permite a produção de diferentes tipos de materiais

Ainda falando sobre o marketing de conteúdo, ele permite que você produza e divulgue informações e dicas em diferentes tipos de materiais. Dependendo do nível do funil de vendas em que o consumidor está, você poderá produzir e-books, blog posts de diversos tamanhos para trabalhar palavra-chave e ranqueamento, infográficos, vídeos e até mesmo podcasts.

Para orientar a produção de conteúdo, é necessário planejar as suas publicações de acordo com os objetivos do negócio, pois nem sempre as dicas e conteúdos giram em torno do que você vende, mas sim em assuntos que educarão e ganharão a confiança do público.

Saiba como começar a investir nessa estratégia

O marketing digital para varejo precisa de estruturação e planejamento. Caso contrário, você estará produzindo materiais aleatórios e investindo em estratégias e ferramentas que não geram resultados para o seu negócio, ou que não sejam atrativas para o seu público-alvo.

Grande parte dos erros e frustrações com essa estratégia podem ser eliminados quando se tem duas coisas em mente: um plano de marketing digital e saber que os resultados são de médio e longo prazo. Muitos gestores acham que publicando conteúdos e impulsionando publicações, terão retornos expressivos do dia para a noite.

Não é bem assim que funciona. Você pode perceber que o marketing digital tem inúmeros benefícios, pois eles focam justamente em resultados e relacionamentos de longo prazo. Afinal, é assim que se constrói credibilidade e autoridade. Após ter conhecimento dessa questão, veja por onde começar nessa estratégia.

Conheça a sua persona

Persona é um personagem fictício que representa o cliente ideal da sua marca. Ela é construída por meio de informações reais do seu público, como idade, gênero, preferências, dificuldades, problemas, quais soluções busca e características psicográficas.

Todos os seus conteúdos e estratégias precisam girar em torno dessa representação do seu comprador ideal, pois somente assim elas serão atrativas e eficientes. Também é importante ressaltar que o seu negócio pode ter mais de uma persona, dependendo da segmentação do seu público. Ah! Mas não vá confundir persona com público-alvo, pois são conceitos diferentes.

Dentro desse conceito, também temos a brand persona. Esse é um personagem criado baseado nos valores da sua marca. O objetivo aqui é tornar o relacionamento e a comunicação mais eficientes e próximos.

As melhores ferramentas para coletar informações que construirão a sua persona são os questionários e entrevistas. Tanto os questionários quanto as entrevistas podem ser feitas on-line (enviadas por e-mail) ou presencialmente.

Defina quais são os canais a serem investidos

Além do site e das redes sociais (que são fundamentais), existem diversos canais valiosos que devem ser utilizados no seu marketing digital para varejo. Ter um blog atualizado, por exemplo, é a principal ferramenta para trabalhar o marketing de conteúdo. Outros meios que poderá utilizar são:

  • canal no YouTube;
  • mídia paga (links patrocinados);
  • canais de busca orgânica (buscas pelo Google).

A definição dos canais adequados dependerá dos seus objetivos, das mídias que o seu público-alvo está e dos recursos disponíveis para investimento. Cada canal fará parte de uma estratégia, pois eles têm funções e metas diferentes. Por exemplo, um consumidor que visita o seu site já está mais avançado na jornada de compra, ao contrário de um que está visitando o seu blog ou rede social pela primeira vez.

Entenda a linguagem adequada

Uma loja que atua somente com venda de ternos precisa ter uma linguagem diferente de uma marca infantil ou de departamento, certo? A abordagem adequada é fator determinante para aproximar a sua empesa do cliente e conseguir estabelecer uma relação eficiente.

Para identificar a linguagem adequada você precisa conhecer o seu público-alvo. Será a partir disso que saberá a idade, preferências e outras características que orientarão a melhor abordagem. Além disso, é fundamental que considere o posicionamento da marca, missão e valores, para definir a maneira de comunicação que mais tem a ver com o seu negócio.

Defina uma equipe

De nada adiantará ter as melhores estratégias e canais de marketing digital para o varejo se a sua equipe não entende do assunto. Colaboradores qualificados garantem melhores resultados, já que conseguem identificar falhas e oportunidades. Portanto, assim como você tem profissionais específicos para lidar com as finanças, faça o mesmo com o marketing.

O ideal é que considere as necessidades da empresa ao fazer as contratações, pois dessa forma identifica os cargos que precisa preencher. Além disso, o adequado a ser feito é optar por profissionais capacitados da área. Nesses casos, muitas vezes, a melhor saída é a terceirização dessa estratégia. Você não precisará se preocupar em gerir esse time nem em ter uma estrutura para esse setor.

Conheça as estratégias que podem ser utilizadas no varejo

Agora que você já sabe os benefícios e por onde começar o marketing digital para o varejo, vamos mostrar as estratégias e vertentes dessa abordagem. Assim como todas as ferramentas e canais citados, é necessário avaliar os seus objetivos para direcionar esses processos de maneira eficiente. Entenda.

Inbound Marketing

O Inbound Marketing é um conjunto de ações que objetiva a atração e conversão de clientes. Nesse método, não é a sua empresa que vai até o cliente, mas sim ele quem chega até os seus canais. Para isso, são implementadas estratégias que atraem o consumidor até as suas redes sociais, blog e outros canais.

Assim, os seus conteúdos funcionam como um imã, porém de maneira rica, já que o consumidor encontrará as informações que busca. Isso é feito para desenvolver a audiência qualificada e influencia as decisões de compra, ao mesmo tempo em que transforma a sua marca em referência de mercado. Os principais resultados do Inbound Marketing são:

  • aumento da visibilidade da sua empresa;
  • atração de clientes em potencial;
  • criação de conteúdos relevantes;
  • redução do CAC;
  • aumento do poder de persuasão da marca e de influência nas decisões de compra;
  • encurtamento da jornada de compra;
  • aumento do ticket médio.

O processo dessa estratégia se resume em quatro etapas: atrair, converter, vender e encantar. Cada uma delas utiliza canais e ações específicas, para que os objetivos sejam alcançados. Por exemplo, no pilar da atração, os blog posts e as redes sociais são as mais eficientes. Já na conversão é preciso encaminhar o clientes para landing pages e materiais ricos.

SEO

Search Engine Optimization (ou Otimização dos Mecanismos de Busca) é um conjunto de técnicas que interfere nos algoritmos dos principais buscadores. Em outras palavras, é uma maneira de você alcançar boas posições do seu blog e site nos buscadores. Apesar de ser o principal, o Google não é o único motor de busca. Também fazem parte o YouTube, Bing, Yahoo!, por exemplo.

No Google, os primeiros links que aparecem quando você busca por alguma informação ou produto são os mais clicados e visualizados pelos usuários. Esse posicionamento se dá quando o SEO é bem trabalhado. Os fatores que interferem no seu SEO são

  • palavra-chave;
  • tipo de conteúdo;
  • meta descrição;
  • título do seu conteúdo;
  • imagens e palavra-chave nas imagens;
  • URL;
  • linkagens internas e externas;
  • escaneabilidade do seu texto.

Outro fator que também pode prejudicar o seu posicionamento é a demora no carregando da sua página. De acordo com uma pesquisa da Google, 53% dos usuários mobile abandonam os sites se eles demoram mais que três segundos para carregarem. Enquanto outro levantamento identificou que com cada segundo de melhoria na velocidade de carregamento, é possível aumentar em 7% das suas conversões.

Google Ads

Com certeza, essa é a principal e mais importante ferramenta do marketing de conteúdo para o varejo. O Google Ads é a nova versão do Adwords. Essa é uma plataforma da Google para patrocinar os seus anúncios. Eles serão exibidos em formato de links patrocinados, sendo que eles aparecerão sempre que um usuário fizer uma busca em computador ou celular, desde que tenha ligação com os seus produtos.

Em troca dessa visibilidade, você paga os anúncios quando os clientes clicarem nos links. Então, falando a grosso modo, você pagará a Google para que a sua marca e produtos apareçam nas buscas dos usuários. E isso tem excelentes resultados, já que alcança a sua audiência qualificada e consumidores que realmente sejam de interesse do seu negócio.

O funcionamento dessa plataforma se dá por meio dos cookies e das palavras-chaves. Esses links podem aparecer em banner no blog ou site, em texto, no YouTube, Gmail e até mesmo em aplicativos, como o Google Play.

Para começar a utilizar o Google Adwords você precisa ter uma conta Google. Depois, a plataforma perguntará quais são os seus objetivos para ajustar os resultados às suas necessidades. Por exemplo, atrair mais visitantes ao seu site, atrair clientes para a loja física ou aumentar a quantidade de ligações na empresa.

Na sequência, você decidirá em quais canais deseja exibir os links e o limite de orçamento, ou seja, a quantia que a empresa tem disponível, já que precisará pagar pelos cliques. Depois disso, é só começar a anunciar e acompanhar os resultados na própria plataforma.

E-mail marketing

Muito se engana quem pensa que o e-mail já é uma ferramenta morta, ou não pode ser utilizada para o marketing digital para varejo. O e-mail marketing consiste no disparo de e-mails para os seus contatos, que são construídos por meio de assinaturas de newsletter ou download de algum material. O assunto varia muito conforme os seus objetivos, sendo que pode ser de promoções, envio de dicas, confirmações de compra e informativos semanais. Apesar de ser altamente vantajosa para o seu negócio, essa estratégia precisa ser feita com cautela, para que não se torne invasiva e vá direto para a caixa de spam. Entre os benefícios, destacamos;

  • bom alcance;
  • excelente retorno financeiro;
  • baixo custo;
  • engajamento de leads;
  • promoção dos seus conteúdos e produtos;
  • qualificação e nutrição dos leads.

Automação

No marketing digital para varejo, a automação é tão importante quanto nos demais departamentos da empresa. As ferramentas utilizadas para essa estratégia melhoram os seus resultados, personalizam as suas ações e conseguem potencializar o alcance de leads e de clientes. As tecnologias de automação do marketing apresentam inúmeras funcionalidades. As principais são:

  • agendar e automatizar as publicações nas redes sociais;
  • acompanhar comentários, curtidas e compartilhamento das suas páginas e conteúdos;
  • monitorar cliques em mídias pagas;
  • integrar plataformas;
  • criar chamadas para ações e landing pages;
  • programar o disparo de e-mails.

Para escolher as ferramentas adequadas, você precisará, novamente, levantar os seus objetivos e orçamento disponível. Tendo isso em mente, as ferramentas de automação do marketing mais eficientes são o Hubspot, o RD Station e o Mautic.

O marketing digital para varejo é a estratégia que faz a sua marca aparecer na internet e ser vista pelo seu público-alvo. Então, estruture muito bem as suas ações e campanhas, defina e entenda as necessidades e características da sua persona e implemente estratégias que estejam de acordo com a sua abordagem e objetivos. Também não deixe de investir em automação, para que todo esse processo seja mais eficiente e otimizado.

Gostou de entender o que é e por onde começar o marketing digital no seu negócio? Compartilhe este guia nas suas redes sociais e ajude outros gestores a entenderem a importância dessa estratégia!

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