Não é por coincidência que cada vez mais empresas têm investido em estratégias de marketing no Instagram. O fato da rede social permitir o compartilhamento de vídeos, imagens e histórias tem feito dessa mídia uma das mais relevantes da atualidade, pois o conteúdo em formato visual está tomando uma escala acelerada.
Se você pretende que seu negócio seja relevante no mercado em que atua e seja percebido pelo público-alvo, está mais do que na hora de começar a planejar meios de inserir sua marca nesse meio.
Por isso, neste artigo mostraremos as melhores estratégias de marketing no Instagram para colocar em prática ainda hoje! Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe a leitura para conferir!
1. Utilize imagens de qualidade
Por se tratar de uma rede social totalmente voltada ao compartilhamento de conteúdo visual, o primeiro passo para elaborar uma estratégia eficiente no Instagram é utilizar imagens de qualidade adequada.
Busque por fotos de alta resolução e que tenham ligação com o conteúdo da mensagem que você pretende publicar. As imagens podem ser dos bastidores de seus processos de produção, de produtos, participações em eventos, premiações, e tudo mais que fizer sentido para o seu público.
2. Ofereça conteúdo relevante
Cada vez mais, as pessoas querem conteúdos de qualidade e relevantes, pois hoje em dia a velocidade que compartilhamos informações é mais rápida do que jamais foi, o que desperta um senso de urgência e necessidade por novidades nas pessoas.
Ao conquistar um novo seguidor, significa que há mais uma mente pensante que está julgando se seus conteúdos agregam valor à sua vida de alguma forma. Sendo assim, toda vez que um usuário te seguir, na verdade, você está conquistando mais uma oportunidade de mostrar que sua marca é incrível na internet.
Apesar de terem o mesmo dono, Instagram e Facebook são redes sociais com propostas distintas, propósitos e públicos diferentes. Isso significa que é preciso explorar estratégias imagéticas no Instagram, e ser intuitivo e desenvolto.
Desenvolva conteúdos relevantes e exclusivos. Ofereça promoções com recompensas únicas para seus seguidores, pois isso pode ser uma prova de que você valoriza esta parcela de seu público.
Esse tipo de valorização está associada ao gatilho mental de reciprocidade, no qual uma recompensa é oferecida aos seguidores mesmo que “sem motivo aparente”. Trata-se de uma estratégia bastante eficiente em expressar valor e agregar conceitos de branding sensorial. Em outras palavras, é como dizer “obrigado por você existir”.
Isso deixa o público satisfeito e com sentimento de empatia pela marca. Porém, não basta construir conteúdos de qualidade se eles não forem monitorados adequadamente. Por isso, é fundamental analisar métricas, impulsionar seus postos, alinhá-los com mídias sociais e corrigir sempre que necessário.
3. Aposte nas melhores hashtags
Quando falamos em estratégias de marketing no Instagram, como não mencionar as hashtags? Elas sempre serviram para segmentar as postagens, mas nem sempre foram utilizadas corretamente.
Para que você tenha uma ideia, as hashtags têm grande impacto no impulsionamento das postagens. Isso ocorre porque ela não apenas sinaliza o assunto tratado, mas também porque inclui a postagem em um nicho específico de busca, tornando a jornada do usuário interessado em certo tema muito mais fácil.
Muitas pessoas pensam que elas são descartáveis por causa das tags genéricas que não atingem muitos resultados, pelo fato de serem altamente concorridas. Ou seja, com alto volume de pesquisa e de publicações.
Ao publicar algo no Instagram, adicione pelo menos cinco hashtags, experimentando também criar uma tag específica para tornar o post mais relevante, já que ela pode criar uma ponte entre o cliente e sua marca.
Além disso, procure adicionar hashtags no final das legendas por questões de “escaneabilidade” da leitura do conteúdo. Use também ferramentas para conhecer o volume de busca por hashtags, como o Webstagram.
E o mais importante: não deixe que os números te ludibriem, pois muitas vezes uma hashtag pode ter um alto volume de busca, mas não significa que é considerada relevante para seu público.
4. Invista nos Stories
Essa função foi criada em 2016 e, desde então, tem revolucionado a maneira pela qual as pessoas e as marcas se comunicam com os seus seguidores no Instagram. Diferente de como funcionam as publicações do feed, os Stories têm um apelo mais momentâneo e descontraído.
Para uma estratégia de marketing no Instagram mais robusta, os Stories podem ter recursos especiais. Portanto, invista em postar regularmente, criando um calendário editorial e mesclando os resultados.
Escolha os melhores dias da semana para adicionar posts relevantes sobre o cotidiano da empresa, produtos, serviços e entregas. Além de mostrar novidades da marca e dicas pertinentes ao seu nicho.
Para uma empresa que vende móveis, por exemplo, a ideia de compartilhar orientações sobre compor os diferentes ambientes da casa pode ser interessante para os seguidores.
Além disso, não esqueça de incentivar o relacionamento e o engajamento com os seguidores, promovendo enquetes para que eles interajam por meio de comentários ou votações. Lembre-se de que os algorítimos do Instagram entendem que seu perfil é relevante dessa forma.
5. Faça parceria com influenciadores
Por fim, faça parcerias com os famosos influencers digitais, pois eles transferem autoridade para seu negócio de maneira instantânea. Essa é uma estratégia considerada nova, mas com alto potencial de resultados, já que os influenciadores ajudam a alcançar novos públicos e a vender mais.
Se você não sabe como escolher um influenciador, não o avalie somente pelo número de seguidores. Leve em consideração a proposta e o público dele, verificando se são semelhantes ao seu. Uma dica interessante é perguntar aos seus próprios seguidores quem eles gostariam de ver por aí. Sempre funciona!
Como você pôde contemplar neste conteúdo, existem diversas estratégias de marketing no Instagram que podem ser adotadas por sua empresa, já que essa é uma rede social abrangente, acessível e democrática, isto é, qualquer empresa ou profissional pode começar a produzir conteúdos e se tornar relevante. Contudo, é preciso ter planejamento e conhecer as preferências de seu público alvo.
E você? Tem alguma experiência sobre estratégias de marketing no Instagram que gostaria de compartilhar com a gente? Então aproveite para deixar o seu comentário!
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