Por Nayara Santos em 16.01.2020

5 estratégias de marketing no Instagram para resultados de sucesso

Por Nayara Santos em 16.01.2020

Não é por coincidência que cada vez mais empresas têm investido em estratégias de marketing no Instagram. O fato da rede social permitir o compartilhamento de vídeos, imagens e histórias tem feito dessa mídia uma das mais relevantes da atualidade, pois o conteúdo em formato visual está tomando uma escala acelerada.

Se você pretende que seu negócio seja relevante no mercado em que atua e seja percebido pelo público-alvo, está mais do que na hora de começar a planejar meios de inserir sua marca nesse meio.

Por isso, neste artigo mostraremos as melhores estratégias de marketing no Instagram para colocar em prática ainda hoje! Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe a leitura para conferir!

1. Utilize imagens de qualidade

Por se tratar de uma rede social totalmente voltada ao compartilhamento de conteúdo visual, o primeiro passo para elaborar uma estratégia eficiente no Instagram é utilizar imagens de qualidade adequada.

Busque por fotos de alta resolução e que tenham ligação com o conteúdo da mensagem que você pretende publicar. As imagens podem ser dos bastidores de seus processos de produção, de produtos, participações em eventos, premiações, e tudo mais que fizer sentido para o seu público.

2. Ofereça conteúdo relevante

Cada vez mais, as pessoas querem conteúdos de qualidade e relevantes, pois hoje em dia a velocidade que compartilhamos informações é mais rápida do que jamais foi, o que desperta um senso de urgência e necessidade por novidades nas pessoas.

Ao conquistar um novo seguidor, significa que há mais uma mente pensante que está julgando se seus conteúdos agregam valor à sua vida de alguma forma. Sendo assim, toda vez que um usuário te seguir, na verdade, você está conquistando mais uma oportunidade de mostrar que sua marca é incrível na internet.


Apesar de terem o mesmo dono, Instagram e Facebook são redes sociais com propostas distintas, propósitos e públicos diferentes. Isso significa que é preciso explorar estratégias imagéticas no Instagram, e ser intuitivo e desenvolto.

Desenvolva conteúdos relevantes e exclusivos. Ofereça promoções com recompensas únicas para seus seguidores, pois isso pode ser uma prova de que você valoriza esta parcela de seu público.

Esse tipo de valorização está associada ao gatilho mental de reciprocidade, no qual uma recompensa é oferecida aos seguidores mesmo que “sem motivo aparente”. Trata-se de uma estratégia bastante eficiente em expressar valor e agregar conceitos de branding sensorial. Em outras palavras, é como dizer “obrigado por você existir”.

Isso deixa o público satisfeito e com sentimento de empatia pela marca. Porém, não basta construir conteúdos de qualidade se eles não forem monitorados adequadamente. Por isso, é fundamental analisar métricas, impulsionar seus postos, alinhá-los com mídias sociais e corrigir sempre que necessário.

3. Aposte nas melhores hashtags

Quando falamos em estratégias de marketing no Instagram, como não mencionar as hashtags? Elas sempre serviram para segmentar as postagens, mas nem sempre foram utilizadas corretamente.

Para que você tenha uma ideia, as hashtags têm grande impacto no impulsionamento das postagens. Isso ocorre porque ela não apenas sinaliza o assunto tratado, mas também porque inclui a postagem em um nicho específico de busca, tornando a jornada do usuário interessado em certo tema muito mais fácil.

Muitas pessoas pensam que elas são descartáveis por causa das tags genéricas que não atingem muitos resultados, pelo fato de serem altamente concorridas. Ou seja, com alto volume de pesquisa e de publicações.

Ao publicar algo no Instagram, adicione pelo menos cinco hashtags, experimentando também criar uma tag específica para tornar o post mais relevante, já que ela pode criar uma ponte entre o cliente e sua marca.

Além disso, procure adicionar hashtags no final das legendas por questões de “escaneabilidade” da leitura do conteúdo. Use também ferramentas para conhecer o volume de busca por hashtags, como o Webstagram.

E o mais importante: não deixe que os números te ludibriem, pois muitas vezes uma hashtag pode ter um alto volume de busca, mas não significa que é considerada relevante para seu público.

4. Invista nos Stories

Essa função foi criada em 2016 e, desde então, tem revolucionado a maneira pela qual as pessoas e as marcas se comunicam com os seus seguidores no Instagram. Diferente de como funcionam as publicações do feed, os Stories têm um apelo mais momentâneo e descontraído.

Para uma estratégia de marketing no Instagram mais robusta, os Stories podem ter recursos especiais. Portanto, invista em postar regularmente, criando um calendário editorial e mesclando os resultados.

Escolha os melhores dias da semana para adicionar posts relevantes sobre o cotidiano da empresa, produtos, serviços e entregas. Além de mostrar novidades da marca e dicas pertinentes ao seu nicho.

Para uma empresa que vende móveis, por exemplo, a ideia de compartilhar orientações sobre compor os diferentes ambientes da casa pode ser interessante para os seguidores.

Além disso, não esqueça de incentivar o relacionamento e o engajamento com os seguidores, promovendo enquetes para que eles interajam por meio de comentários ou votações. Lembre-se de que os algorítimos do Instagram entendem que seu perfil é relevante dessa forma.

5. Faça parceria com influenciadores

Por fim, faça parcerias com os famosos influencers digitais, pois eles transferem autoridade para seu negócio de maneira instantânea. Essa é uma estratégia considerada nova, mas com alto potencial de resultados, já que os influenciadores ajudam a alcançar novos públicos e a vender mais.

Se você não sabe como escolher um influenciador, não o avalie somente pelo número de seguidores. Leve em consideração a proposta e o público dele, verificando se são semelhantes ao seu. Uma dica interessante é perguntar aos seus próprios seguidores quem eles gostariam de ver por aí. Sempre funciona!

Como você pôde contemplar neste conteúdo, existem diversas estratégias de marketing no Instagram que podem ser adotadas por sua empresa, já que essa é uma rede social abrangente, acessível e democrática, isto é, qualquer empresa ou profissional pode começar a produzir conteúdos e se tornar relevante. Contudo, é preciso ter planejamento e conhecer as preferências de seu público alvo.

E você? Tem alguma experiência sobre estratégias de marketing no Instagram que gostaria de compartilhar com a gente? Então aproveite para deixar o seu comentário!

Compartilhe

Você também pode gostar

Saiba mais sobre as tendências de marketing do mercado da moda!

Quem trabalha com marketing sabe que cada segmento tem as suas particularidades e que uma estratégia que dá certo em uma loja de eletrodomésticos pode ser um tiro no pé para uma loja de roupas, por exemplo. Não existe uma receita de bolo que possa ser seguida como uma cartilha por todas as marcas e…

Por Nayara Santos em 20.09.2019

Como fazer o lançamento da coleção de inverno: 4 ideias para se inspirar

Com o inverno chegando você provavelmente já se deparou pensando em como fazer o lançamento da sua nova coleção, certo? Aliás, é por isso que você está lendo esse artigo. Conseguir fazer um lançamento de sucesso pode mudar a forma como os clientes enxergam a sua loja. Afinal, você pode despertar a curiosidade deles com…

Por Nayara Santos em 11.04.2024

34 Textos prontos para propaganda de loja de roupas, confira!

 Conhecer textos prontos para fazer a propaganda da sua loja de roupas pode facilitar muito a elaboração de campanhas e contribuir significativamente para o sucesso delas. Afinal, você não precisa criar nada, basta apenas utilizar as nossas ideias e se inspirar, adaptando as frases para o seu público e para a identidade da sua…

Por Nayara Santos em 05.09.2023

3 estratégias de marketing para lojas de carros, confira

Ter boas estratégias de marketing na sua loja de carros é importantíssimo para conseguir se destacar em um setor altamente competitivo. Afinal, não basta tornar a sua loja conhecida, também é preciso construir a imagem dela e conquistar a confiança do cliente. Sem falar na necessidade de atrair clientes para a loja e conseguir fechar…

Por Nayara Santos em 21.03.2023

Erros em administração de loja: saiba como contorná-los

Você sabe onde se encontram os problemas mais espinhosos de uma empresa, qualquer que seja seu segmento? Se pensou na administração, você está certo! É a partir desse setor que todos os outros atuam, então se há erros em administração de loja, é inevitável que eles repercutam em todas as equipes e podem até causar…

Por Nayara Santos em 18.03.2020

Conheça os 6 benefícios da terceirização de serviços

Ao contrário do que alguns empreendedores pensam, os benefícios da terceirização de serviços não é algo limitado apenas para as grandes empresas. Os proprietários de negócios de pequeno e médio porte também podem ter vantagens com isso, principalmente após a recente Reforma Trabalhista, que regulamentou essa modalidade de contratação. Justamente pelo fato das atividades terceirizadas…

Por Nayara Santos em 29.10.2019

Guia completo para entender mais sobre o comportamento do consumidor

Já se foi o tempo em que o Marketing era centrado no produto e as empresas não se preocupavam com as preferências e o comportamento do consumidor. Henry Ford não poderia ter sido mais incisivo quando disse que “seus clientes poderiam ter o carro da cor que desejassem, contanto que fosse preto”. Um comentário como…

Por Nayara Santos em 26.09.2019

Marketing para Varejo: Como criar um bom ambiente de compra

O setor varejista é extremamente competitivo, com novos players surgindo a todo momento. Por isso, desenvolver estratégias de marketing para varejo que sejam capazes de oferecer ao cliente um bom ambiente de compras fará com que você se destaque da concorrência. Para ajudar os gestores a encontrar as estratégias certas e a  implementá-las na sua…

Por Nayara Santos em 03.05.2022

Por que é tão importante se preocupar com a visibilidade da marca? Saiba aqui!

Provavelmente você, como gestor de uma loja do varejo, conhece a importância de conquistar uma visibilidade para a sua marca. Afinal, é desta forma que você conseguirá manter a sua marca na mente dos consumidores, e fazer com que os clientes passem a optar por ela em detrimento às demais. Mesmo assim, muitas empresas não…

Por Nayara Santos em 17.05.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos