Por Nayara Santos em 22.06.2020

Marketing de experiência no branding: entenda qual é a relação

Por Nayara Santos em 22.06.2020

Conte para nós: a sua empresa investe em diversas estratégias para fidelizar os seus consumidores e vender mais? Sim? Então, você precisa conhecer mais sobre o marketing de experiência no branding!

Afinal, com esses dois conceitos, certamente você conquistará todos os resultados almejados pela sua loja e ainda se destacará da concorrência. Vamos entender mais sobre eles? Continue a leitura!

Entenda qual é a importância do branding para a sua loja

O branding significa “brand” de “marca” e branding, na verdade, não tem uma tradução literal na língua portuguesa. No entanto, o conceito traz o conjunto de ações realizadas pela sua empresa para a construção da sua marca.

Por isso, o branding é toda a gestão da sua marca e contribui para que o seu cliente tenha uma percepção positiva com relação à sua empresa.

O branding tem como objetivo aumentar o alcance positivo da sua organização, tornando-a um objeto de desejo para o seu público. Assim, transmite os valores positivos da sua marca para que ele se encante e seja fidelizado.

Continue a leitura e conheça os principais benefícios do branding!

Torna a empresa mais atrativa

Ao investir no branding você torna a sua empresa mais atrativa tanto para os seus clientes quanto para os seus colaboradores. Isso acontece porque você transmite confiança e responsabilidade, gerando valores que vão muito além dos bens materiais.

Afinal, precisamos considerar que os clientes sempre optam por marcas que transmitem segurança, têm uma boa reputação e também que se identificam. Assim, os seus clientes, fidelizados, tornam-se verdadeiros fãs da sua empresa.

Cria um bom diferencial da concorrência

Certamente, na sua área de atuação você tem diversos concorrentes diretos e indiretos, correto? Então, se você quer conquistar a fidelidade do seu público, precisa investir em alguns diferenciais para que ele escolha a sua empresa — e não a do seu concorrente.


Isso porque, com o branding, a sua marca deixa de ser “só mais uma” e se torna única na mente do seu consumidor. Assim, os clientes identificam os valores da sua marca e optam sempre pela sua organização.

Conquista clientes mais qualificados

Quando a sua empresa está bem posicionada no mercado, cria um norte para todas as estratégias de vendas e marketing. Portanto, isso conquista clientes mais qualificados para o seu negócio.

Afinal, ao determinar quais são os seus objetivos, a missão, a visão e os valores (dentre outros conceitos importantes), dirige-se com mais assertividade ao seu público. Como consequência, atrai prospects que realmente possam se tornar potenciais clientes para a sua empresa.

Veja qual é importância do marketing de experiência no branding

Agora que você entendeu o que é e qual é a importância do branding para a sua empresa, precisamos conversar sobre o marketing de experiência. Afinal, ele influencia positivamente na gestão da marca.

O marketing de experiência permite que as marcas interajam com o seu público por meio da experiência (assim como o nome sugere), normalmente por meio dos cinco sentidos (tato, visão, paladar, audição e olfato). Ele é extremamente importante para que os consumidores tenham uma lembrança forte da sua empresa.

Por exemplo, certamente você já ouviu alguém falando “é sempre muito difícil ligar para a minha companhia de telefone, fico um tempão na linha e nunca resolvem o meu problema”. 

Esse é um relato de uma pessoa que teve uma experiência negativa com uma marca e, assim que tiver uma oportunidade, vai deixar de investir nela e procurar uma empresa que traga mais experiências positivas.

Vamos conferir agora quais são os benefícios de investir no marketing de experiência para melhorar o branding da sua empresa? Continue conosco!

Contribui para que a sua marca seja lembrada

O marketing de experiência cria uma conexão emocional inteligente com os seus clientes (e isso vai muito além da compra e da venda). Dessa forma, contribui para que a sua empresa seja sempre lembrada em primeiro lugar.

Afinal, perceba que quanto mais você investir nas estratégias de marketing de experiência no branding, maiores são as chances da sua empresa se tornar prioridade para o cliente no momento da compra.

Oferece experiências marcantes

Ao criar experiências marcantes aos seus clientes, você os torna fiéis a sua marca. Dessa maneira, podemos afirmar que eles se tornam promotores do seu negócio, transformando-se em advogados da sua marca — contribuindo positivamente para o crescimento da sua empresa no mercado.

Além disso, de acordo com Philip Kotler, o pai do marketing, “se você criar um caso de amor com os seus clientes, eles próprios farão a sua publicidade”. Então, saiba que é fundamental investir em ações diferenciadas para que o seu público ajude a divulgar a sua empresa no mercado.

Favorece a recepção de feedbacks

Quando o cliente tem uma experiência única e diferenciada com a sua loja, tende a prestar ótimos feedbacks. Eles são ótimos aliados do planejamento estratégico da sua empresa.

Afinal, não há nada mais certeiro do que criar ações baseadas em dados reais do seu negócio, ou seja, de acordo com a visão do seu cliente. Aqui, outro ponto a ser ressaltado é que você tem a oportunidade de conhecer melhor o seu público (o que agrada ou não).

Para Bernd Schmit no seu livro “experience marketing: concepts, frameworks and consumer insights” ele destaca que “compreender como os consumidores experimentam as marcas e, por sua vez, como fornecer experiências de marca atraentes para eles é crucial para diferenciar suas ofertas em um mercado competitivo”.

Portanto, saiba que os relatos dos clientes são ótimas oportunidades para conferir a repercussão da experiência de compra da sua empresa.

Atrai mais clientes

Quando a sua empresa utiliza boas estratégias do marketing de experiência no branding, tende a atrair mais clientes para o seu negócio. Afinal, você integra duas ótimas estratégias inteligentes para fazer a sua empresa prosperar. Isso acontece porque você cria experiências marcantes, gerando uma boa identificação com a marca.

Investir no marketing de experiência no branding é uma ótima oportunidade para a sua empresa conquistar clientes, ser lembrada com carinho na mente do consumidor e criar uma ótima experiência para o seu público. Por isso, saiba que é fundamental apostar nesses dois tipos de estratégias para alcançar os resultados pretendidos.

Agora que você aprendeu tudo sobre o marketing de experiência no branding, que tal aproveitar e seguir a nossa empresa nas redes sociais? Estamos presentes no Facebook, LinkedIn e Instagram.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Dicas sobre atendimento ao cliente, confira!

Se você chegou aqui, isso significa que está atrás de dicas sobre atendimento ao cliente. Esse é um ponto extremamente importante no varejo, já que um bom atendimento tem o poder de fidelizar os clientes e até mesmo converter vendas que poderiam estar perdidas sem a devida atenção.  Mesmo com tamanha importância, é bastante comum…

Por Nayara Santos em 30.11.2021

Saiba como usar o consumo emocional em favor da sua loja!

No mundo varejista, surgem todos os dias novas empresas que comercializam os mesmos produtos e serviços. O aumento da concorrência interfere diretamente na forma como os nossos clientes vão tomar a decisão de compra: são tantas as propagandas dos mesmos produtos que, na hora H, não faz muita diferença em qual loja ele será comprado,…

Por Nayara Santos em 30.03.2020

7 softwares de gerenciamento de experiência do cliente

Na era da experiência do cliente, poder contar com softwares de gerenciamento pode fazer toda a diferença na hora de encantar os clientes. Afinal, durante a jornada de compras do cliente existem diversos processos que podem ser otimizados de modo que permitam ao cliente encontrar o que eles procuram sem dificuldade. Mesmo porque, se o…

Por Nayara Santos em 20.10.2023

Empresas customer centricity: conheça as principais do mercado!

Dentro das empresas, dos mais diferentes segmentos, uma coisa é clara, a importância de oferecer uma experiência do cliente o mais perfeita possível. Isso porque essa experiência influencia a sobrevivência do seu negócio. Por isso, muitas empresas estão apostando no customer centricity, uma estratégia focada em ouvir o cliente e implementar as suas sugestões. Além…

Por Nayara Santos em 20.10.2023

Pesquisa de satisfação: por que a sua empresa deve fazê-la?

Muitas organizações sabem que a satisfação do cliente é o ativo mais importante que eles têm. No entanto, reunir feedback dos consumidores regularmente nem sempre é visto como uma prioridade, às vezes porque ninguém sabe ao certo como fazê-lo. Os clientes têm cada vez mais opções de métodos de comunicação online na ponta dos dedos,…

Por Nayara Santos em 26.06.2020

Employee experience — construindo uma boa experiência do colaborador

O employee experience é uma oportunidade de tornar sua empresa um excelente lugar para trabalhar. De fato, o conceito tem como prioridade melhorar a experiência dos colaboradores e capacitá-los adequadamente. Todos os resultados desse tipo de cuidado giram em torno de atrair mais público e tornar sua loja referência. Para isso, torna-se necessário criar um…

Por Nayara Santos em 06.02.2020

Como atender um cliente em uma loja: 11 dicas fundamentais

 O quadro atual não é bom. Uma pesquisa realizada pela empresa sueca Better Business World Wide listou o Brasil como o penúltimo colocado em simpatia no atendimento. Isso significa que muitas empresas brasileiras ainda não sabem como atender um cliente de maneira eficaz, e algumas nem sequer parecem perceber o impacto desse problema em…

Por Nayara Santos em 18.09.2023

Confira as 5 tendências sobre o futuro do customer experience

Você sabia que a experiência do cliente está mudando devido ao mundo digital e ao novo comportamento do consumidor? Esse é um assunto bem sério, o que faz as empresas precisarem entender um pouco mais sobre o que é o customer experience e quais são as tendências para os próximos anos. Traduzindo para o português,…

Por Nayara Santos em 21.01.2020

Aromatização de ambientes: como pode melhorar a experiência do cliente?

Imagine a seguinte situação: você entra em um estabelecimento comercial e logo um aroma suave penetra por suas narinas, fazendo com que você feche os olhos por um momento para senti-lo melhor. A experiência é tão agradável que dá vontade de permanecer mais um pouco no local, não é? É essa sensação que a aromatização…

Por Nayara Santos em 05.12.2019

Receba nossos conteúdos exclusivos