Conte para nós: a sua empresa investe em diversas estratégias para fidelizar os seus consumidores e vender mais? Sim? Então, você precisa conhecer mais sobre o marketing de experiência no branding!
Afinal, com esses dois conceitos, certamente você conquistará todos os resultados almejados pela sua loja e ainda se destacará da concorrência. Vamos entender mais sobre eles? Continue a leitura!
Entenda qual é a importância do branding para a sua loja
O branding significa “brand” de “marca” e branding, na verdade, não tem uma tradução literal na língua portuguesa. No entanto, o conceito traz o conjunto de ações realizadas pela sua empresa para a construção da sua marca.
Por isso, o branding é toda a gestão da sua marca e contribui para que o seu cliente tenha uma percepção positiva com relação à sua empresa.
O branding tem como objetivo aumentar o alcance positivo da sua organização, tornando-a um objeto de desejo para o seu público. Assim, transmite os valores positivos da sua marca para que ele se encante e seja fidelizado.
Continue a leitura e conheça os principais benefícios do branding!
Torna a empresa mais atrativa
Ao investir no branding você torna a sua empresa mais atrativa tanto para os seus clientes quanto para os seus colaboradores. Isso acontece porque você transmite confiança e responsabilidade, gerando valores que vão muito além dos bens materiais.
Afinal, precisamos considerar que os clientes sempre optam por marcas que transmitem segurança, têm uma boa reputação e também que se identificam. Assim, os seus clientes, fidelizados, tornam-se verdadeiros fãs da sua empresa.
Cria um bom diferencial da concorrência
Certamente, na sua área de atuação você tem diversos concorrentes diretos e indiretos, correto? Então, se você quer conquistar a fidelidade do seu público, precisa investir em alguns diferenciais para que ele escolha a sua empresa — e não a do seu concorrente.
Isso porque, com o branding, a sua marca deixa de ser “só mais uma” e se torna única na mente do seu consumidor. Assim, os clientes identificam os valores da sua marca e optam sempre pela sua organização.
Conquista clientes mais qualificados
Quando a sua empresa está bem posicionada no mercado, cria um norte para todas as estratégias de vendas e marketing. Portanto, isso conquista clientes mais qualificados para o seu negócio.
Afinal, ao determinar quais são os seus objetivos, a missão, a visão e os valores (dentre outros conceitos importantes), dirige-se com mais assertividade ao seu público. Como consequência, atrai prospects que realmente possam se tornar potenciais clientes para a sua empresa.
Veja qual é importância do marketing de experiência no branding
Agora que você entendeu o que é e qual é a importância do branding para a sua empresa, precisamos conversar sobre o marketing de experiência. Afinal, ele influencia positivamente na gestão da marca.
O marketing de experiência permite que as marcas interajam com o seu público por meio da experiência (assim como o nome sugere), normalmente por meio dos cinco sentidos (tato, visão, paladar, audição e olfato). Ele é extremamente importante para que os consumidores tenham uma lembrança forte da sua empresa.
Por exemplo, certamente você já ouviu alguém falando “é sempre muito difícil ligar para a minha companhia de telefone, fico um tempão na linha e nunca resolvem o meu problema”.
Esse é um relato de uma pessoa que teve uma experiência negativa com uma marca e, assim que tiver uma oportunidade, vai deixar de investir nela e procurar uma empresa que traga mais experiências positivas.
Vamos conferir agora quais são os benefícios de investir no marketing de experiência para melhorar o branding da sua empresa? Continue conosco!
Contribui para que a sua marca seja lembrada
O marketing de experiência cria uma conexão emocional inteligente com os seus clientes (e isso vai muito além da compra e da venda). Dessa forma, contribui para que a sua empresa seja sempre lembrada em primeiro lugar.
Afinal, perceba que quanto mais você investir nas estratégias de marketing de experiência no branding, maiores são as chances da sua empresa se tornar prioridade para o cliente no momento da compra.
Oferece experiências marcantes
Ao criar experiências marcantes aos seus clientes, você os torna fiéis a sua marca. Dessa maneira, podemos afirmar que eles se tornam promotores do seu negócio, transformando-se em advogados da sua marca — contribuindo positivamente para o crescimento da sua empresa no mercado.
Além disso, de acordo com Philip Kotler, o pai do marketing, “se você criar um caso de amor com os seus clientes, eles próprios farão a sua publicidade”. Então, saiba que é fundamental investir em ações diferenciadas para que o seu público ajude a divulgar a sua empresa no mercado.
Favorece a recepção de feedbacks
Quando o cliente tem uma experiência única e diferenciada com a sua loja, tende a prestar ótimos feedbacks. Eles são ótimos aliados do planejamento estratégico da sua empresa.
Afinal, não há nada mais certeiro do que criar ações baseadas em dados reais do seu negócio, ou seja, de acordo com a visão do seu cliente. Aqui, outro ponto a ser ressaltado é que você tem a oportunidade de conhecer melhor o seu público (o que agrada ou não).
Para Bernd Schmit no seu livro “experience marketing: concepts, frameworks and consumer insights” ele destaca que “compreender como os consumidores experimentam as marcas e, por sua vez, como fornecer experiências de marca atraentes para eles é crucial para diferenciar suas ofertas em um mercado competitivo”.
Portanto, saiba que os relatos dos clientes são ótimas oportunidades para conferir a repercussão da experiência de compra da sua empresa.
Atrai mais clientes
Quando a sua empresa utiliza boas estratégias do marketing de experiência no branding, tende a atrair mais clientes para o seu negócio. Afinal, você integra duas ótimas estratégias inteligentes para fazer a sua empresa prosperar. Isso acontece porque você cria experiências marcantes, gerando uma boa identificação com a marca.
Investir no marketing de experiência no branding é uma ótima oportunidade para a sua empresa conquistar clientes, ser lembrada com carinho na mente do consumidor e criar uma ótima experiência para o seu público. Por isso, saiba que é fundamental apostar nesses dois tipos de estratégias para alcançar os resultados pretendidos.
Agora que você aprendeu tudo sobre o marketing de experiência no branding, que tal aproveitar e seguir a nossa empresa nas redes sociais? Estamos presentes no Facebook, LinkedIn e Instagram.
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