Por Nayara Santos em 20.10.2023

Empresas customer centricity: conheça as principais do mercado!

Por Nayara Santos em 20.10.2023

Dentro das empresas, dos mais diferentes segmentos, uma coisa é clara, a importância de oferecer uma experiência do cliente o mais perfeita possível. Isso porque essa experiência influencia a sobrevivência do seu negócio.

Por isso, muitas empresas estão apostando no customer centricity, uma estratégia focada em ouvir o cliente e implementar as suas sugestões. Além disso, ela também ajuda as empresas a se adaptarem mais rapidamente ao mercado em constante evolução com as mudanças no comportamento dos consumidores.

E você, como tem atuado no atendimento e relacionamento com os seus clientes? Conhece o termo customer centric? Neste post, vamos explicar sobre o que se trata a estratégia, mostrar como algumas empresas estão tendo sucesso em suas ações e exemplificar como aplicar essas estratégias no varejo. Acompanhe!

O conceito de customer centric

Em tradução livre, o termo customer centric significa “Organização Centrada no Cliente”. Parece óbvio que um negócio que queira vender algo para um cliente seja focado exatamente nessa pessoa, em suas necessidades, desafios e desejos.

Acontece que são tantos os fatores que constroem uma empresa que, por muito tempo, o consumidor não foi o único foco das ações. Apesar de ele sempre ter razão, muitos outros pontos disputavam a posição de “mais importante”.

Mas principalmente com o avanço da tecnologia, os hábitos da sociedade vêm se transformando: a forma como nos comunicamos, trabalhamos e compramos não é mais a mesma. Munidos de uma quantidade imensa de informação e com dezenas de opções de compras na palma da mão (literalmente), buscamos pelo melhor produto, com o melhor preço, ofertado por uma marca com a qual nos identificamos e muito, muito mais.

É aí que entra o conceito de customer centric. Trata-se da centralização de todo o planejamento estratégico da empresa voltado para garantir a experiência positiva do cliente. Afinal, é a partir dessa vivência que o seu consumidor vai voltar a comprar com você e divulgar a sua marca positivamente por aí. Os resultados, claramente, são vistos no aumento das vendas.

E não pense que essas ações são definidas apenas no atendimento final ao cliente, no ato da compra. Elas são aplicadas desde o primeiro contato da pessoa com a marca, mesmo que ela seja apenas um comprador em potencial. 


Durante toda a sua estratégia de compra até o pós-venda, todas as estratégias de conversão serão criadas para que o possível cliente se identifique e se sinta à vontade com a empresa. E isso é válido até mesmo para os casos em que o cliente decida fechar a compra em um próximo momento.

As empresas customer centricity

Agora que você já entendeu, na teoria, o que é o customer centric, conheça, na prática, algumas empresas que estão fazendo a sua lição de casa muito bem.

Adidas

Outra tendência do varejo e que ainda te ajuda a ter um conceito customer centricity é a implementação de recursos de personalização. Essa tendência já foi adotada por diversos varejistas renomados, no entanto, a Adidas optou por uma abordagem mais simplificada em comparação a outras marcas, mas que ainda assim funciona muito bem.

A empresa oferece apenas duas opções de personalização. Na primeira delas o cliente pode adicionar um texto personalizado nos calçados; e na segunda ele pode escolher entre uma ampla variedade de cores.

Ao permitir que os consumidores adquiram produtos que eles mesmos escolheram como seria, a conexão com a marca se torna mais forte. Isso significa que o cliente passa a ver a marca com outros olhos, o que aumenta as chances dele efetuar a compra e ainda ser fidelizado. 

Precisamos abrir um parênteses aqui com relação a essa estratégia de customer centricity adotada pela Adidas. Ao simplificar o processo de personalização, não há a necessidade de ter mecanismos complexos para isso. Ou seja, a personalização pode ser feita rapidamente.

Além disso, ela reduz a gama de ofertas, o que exige um menor número de tomada de decisões do cliente, tornando o processo de compras mais agradável. Por fim, ao abrir mão de personalizações complexas, a marca pode concentrar os seus esforços na personalização do ambiente e na experiência oferecida aos clientes nas lojas.

Amazon

Não tem como negar, um dos motivos pelos quais a Amazon faz tanto sucesso é devido ao mecanismo eficaz de recomendações personalizadas que o site possui. Para você ter uma ideia, essa funcionalidade trás para a empresa o correspondente a 35% do volume total de vendas. 

A partir das buscas e compras realizadas pelos clientes, e de pessoas que compraram itens semelhantes, o algoritmo inclui sugestões de itens que o cliente pode ter interesse. Essa abordagem altamente sofisticada, cria um valor agregado significativo para a Amazon, ao mesmo tempo em que aprimora a conveniência da experiência de compra para os consumidores.

E, vale a pena dizer que, a combinação de conveniência e personalização não apenas atrai novos consumidores, mas também mantém a fidelidade dos clientes já existentes. Além disso, uma pesquisa mostrou que 56% dos compradores expressam maior propensão a retornar a um site que oferece recomendações personalizadas.

Precisamos falar que nem todas as empresas possuem a capacidade de coletar dados e informações dos clientes como a Amazon. Mas, é fundamental que a sua empresa encontre uma forma de fazer isso, dentro das possibilidades financeiras, de infraestrutura e de pessoal, para oferecer o conceito de customer experience.

As ações para aplicar na sua empresa de varejo

Veja como aplicar estratégias similares, e igualmente vencedoras, na sua empresa!

Invista em diferentes canais de relacionamento

Uma boa estratégia de customer centricity começa com a arte de ouvir. No entanto, não se trata apenas de ouvir o que o cliente tem a dizer, mas de criar um diálogo contínuo que nutra a relação entre sua empresa e seu público.

Hoje em dia, as empresas não podem se dar ao luxo de ficar isoladas dos canais digitais e das redes sociais. Esses espaços online são ferramentas importantíssimas para manter uma comunicação ativa e aberta com os consumidores

Aqui estão algumas razões pelas quais a presença online é crucial:

  • Maior proximidade com o cliente: proporcionada pelas redes sociais e a presença online. Afinal eles podem se expressar, fazer perguntas, compartilhar feedback e preocupações;
  • Agilidade e responsividade: a comunicação online permite que você converse com o consumidor em tempo real. Isso torna o atendimento mais ágil, a solução de dúvidas é rápida e o cliente fica satisfeito já que não precisa ficar esperando;
  • Construção de relacionamentos duradouros: interagir constantemente com os consumidores nas redes sociais, fornecendo respostas úteis e relevantes, te ajuda a construir um relacionamento mais sólido com seus clientes;
  • Monitoramento de tendências: você bem sabe que a internet é uma fonte inesgotável de informações, principalmente sobre as últimas tendências do setor, incluindo mudanças no comportamento dos consumidores. Ficar atento a essas tendências pode ajudar sua empresa a se adaptar e inovar de maneira contínua e mais rápida.

Utilize constantemente o feedback para melhorias

Como falamos anteriormente, ter diferentes canais de comunicação é essencial para coletar feedbacks, sugestões e até mesmo reclamações dos seus clientes. Mas apenas ouvir ou registrar o que ele tem a dizer sem fazer nada a respeito, pode dar a impressão de que você não se importa.

Ao implementar melhorias com base nas sugestões dos clientes, você demonstra um compromisso genuíno com a satisfação deles. Essa prática não só fortalece a relação da sua marca com os consumidores, mas também pode ajudar a construir uma reputação sólida no mercado.

Além disso, é importante manter os clientes informados sobre as ações resultantes do feedback dado por eles. Isso não apenas valida as preocupações e sugestões que eles compartilharam, mas também mostra que a empresa valoriza o relacionamento e está disposta a investir no aprimoramento contínuo.

Mas, não podemos esquecer que cada cliente irá expressar uma perspectiva única sobre o seu produto ou serviço. Ou seja, alguns clientes irão elogiar muito alguma experiência, enquanto outros poderão criticar bastante. Afinal, é impossível agradar a todos ao mesmo tempo.

Essa diversidade de experiências pode oferecer insights valiosos para o aprimoramento do seu negócio. Entretanto, é preciso entender que nem sempre a percepção do cliente é igual a da sua marca. Por mais que essas manifestações sejam oportunidades de aprendizado e aprimoramento, você precisa entender o porquê do descontentamento.

Por exemplo, se você estiver utilizando a linguagem errada, ou as mídias nas quais os seus clientes não estão, então provavelmente está atraindo pessoas que não se encaixam no seu público-alvo.

Conte com lideranças voltadas para a satisfação do cliente

Para conseguir ter uma empresa customer centricity é preciso implementar essa cultura dentre os funcionários, começando pelas lideranças. Afinal, a experiência do cliente é uma responsabilidade coletiva que se estende a todos os colaboradores que interagem direta ou indiretamente com o público.

Claro que os gestores desempenham um papel crucial nesse processo, pois são os líderes que moldam a cultura organizacional e estabelecem as diretrizes para toda a equipe. Por isso, eles devem ser os principais defensores dessa abordagem, demonstrando através de ações e decisões, o comprometimento com a satisfação e o bem-estar dos clientes.

Entretanto, você precisará dar uma atenção especial aos colaboradores que têm contato direto com os consumidores. Ou seja, os membros da equipe de vendas, atendimento ao cliente nos diferentes canais de comunicação e para os funcionários responsáveis pelas redes sociais da empresa, geralmente a equipe de marketing.

Uma forma de conseguir implementar essa cultura na sua empresa é compartilhando conhecimento, promovendo uma comunicação aberta, reconhecendo e recompensando os esforços dos colaboradores e realizando monitoramentos e ajustes contínuos. 

Assim como o comportamento do cliente muda ao longo do tempo, uma empresa customer centricity precisa entender que essa cultura não é algo estático, devendo ser continuamente monitorada e ajustada conforme as necessidades.

Dê autonomia aos colaboradores

Por último, mas não menos importante, precisamos falar também sobre a importância de dar uma certa autonomia para os seus colaboradores no processo de tornar uma empresa customer centricity. Além de melhorar o relacionamento com o cliente, isso também ajuda a motivar a sua equipe.

Eles precisam ter a capacidade de lidar com demandas inesperadas dos clientes. Inclusive, essa é uma habilidade crucial em um mundo empresarial dinâmico e voltado para o cliente. Já que os clientes podem ter necessidades e expectativas que não podem ser previstas com antecedência. 

E, quando essas demandas surgirem, a sua equipe precisa estar pronta para lidar com ela. Ou seja, preparados para tomar decisões rápidas e eficazes que possam melhorar a experiência do cliente e atender ao que eles precisam

Ter a liberdade de tomar decisões e resolver problemas no momento em que surgem é essencial para proporcionar um bom atendimento ao cliente. No entanto, essa autonomia deve ser respaldada por diretrizes claras e alinhadas com a cultura da empresa.

Neste caso, é preciso investir em treinamentos que simulam uma variedade de cenários e situações, ajudando os colaboradores a desenvolverem habilidades de tomada de decisão, empatia e resolução de problemas. Além disso, eles também devem enfatizar a importância de manter o cliente no centro de todas as ações e decisões.

Se inspire em quem aplicou esse conceito com sucesso

Seguir o exemplo das empresas que aplicaram o conceito de customer centricity é um bom início para as organizações que querem pautar as suas estratégias na experiência do cliente. Isso não significa que você irá copiar tudo o que foi feito, mas sim utilizar de inspiração e adaptá-las à realidade da sua empresa.

Tenha em mente que direcionar os seus esforços para a satisfação de cada consumidor, desde o primeiro momento em que ele busca pela sua marca, é a forma mais segura de garantir não apenas os lucros constantes e crescentes, mas a sobrevivência do negócio. Hoje em dia, o cliente não só tem razão, como tem o poder de definir o sucesso de uma empresa!

Esperamos que este conteúdo tenha inspirado você a implantar algumas boas ações em seu varejo. A sua empresa já aposta em estratégias de customer centric? Conte quais são elas nos comentários abaixo, e vamos compartilhar boas experiências!

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

6 dicas de atendimento ao cliente presencial: confira algumas das principais!

Muito se fala sobre o relacionamento online entre os consumidores e as marcas. Contudo, ter em mente a importância de boas dicas de atendimento ao cliente presencial é tão ou mais fundamental não apenas na hora de atrair, mas de fidelizar o público. A maior parte da imagem de uma empresa está diretamente ligada à…

Por Nayara Santos em 16.07.2020

Como reconquistar um cliente antigo?

Já reparou que, muitas vezes, as pessoas compram na sua loja, mas acabam não retornando? Por isso é importante desenvolver estratégias para reconquistar um cliente antigo. Assim, você mantém o vínculo e aumenta a possibilidade de fidelização desses consumidores. Se você ainda não possui essas estratégias ou elas não estão funcionando como gostaria, não precisa…

Por Nayara Santos em 18.11.2021

Employee experience — construindo uma boa experiência do colaborador

O employee experience é uma oportunidade de tornar sua empresa um excelente lugar para trabalhar. De fato, o conceito tem como prioridade melhorar a experiência dos colaboradores e capacitá-los adequadamente. Todos os resultados desse tipo de cuidado giram em torno de atrair mais público e tornar sua loja referência. Para isso, torna-se necessário criar um…

Por Nayara Santos em 06.02.2020

Confira as 5 tendências sobre o futuro do customer experience

Você sabia que a experiência do cliente está mudando devido ao mundo digital e ao novo comportamento do consumidor? Esse é um assunto bem sério, o que faz as empresas precisarem entender um pouco mais sobre o que é o customer experience e quais são as tendências para os próximos anos. Traduzindo para o português,…

Por Nayara Santos em 21.01.2020

Tudo sobre satisfação do cliente: veja como posicionar sua marca

Os consumidores, hoje em dia, são extremamente exigentes e realmente cobram as marcas quando não estão satisfeitos com seus resultados. Diante disso, garantir a satisfação do cliente deve ser uma das prioridades de qualquer empresa para se manter competitiva no mercado e alcançar a tão esperada fidelização. O melhor caminho, nesse caso, está em criar…

Por Nayara Santos em 11.02.2020

Pesquisa de satisfação: por que a sua empresa deve fazê-la?

Muitas organizações sabem que a satisfação do cliente é o ativo mais importante que eles têm. No entanto, reunir feedback dos consumidores regularmente nem sempre é visto como uma prioridade, às vezes porque ninguém sabe ao certo como fazê-lo. Os clientes têm cada vez mais opções de métodos de comunicação online na ponta dos dedos,…

Por Nayara Santos em 26.06.2020

O que você deve saber sobre automação no atendimento ao cliente?

A automação no atendimento ao cliente tem se tornado uma realidade cada vez mais frequente no varejo. As mudanças no padrão de comportamento do consumidor contribui para a modernização desse setor. Portanto, se tornou essencial que os varejistas sejam capazes de acompanhar e se adaptar a essas mudanças. É preciso mencionar que, ao contrário do…

Por Nayara Santos em 18.11.2021

Marketing de experiência no branding: entenda qual é a relação

Conte para nós: a sua empresa investe em diversas estratégias para fidelizar os seus consumidores e vender mais? Sim? Então, você precisa conhecer mais sobre o marketing de experiência no branding! Afinal, com esses dois conceitos, certamente você conquistará todos os resultados almejados pela sua loja e ainda se destacará da concorrência. Vamos entender mais…

Por Nayara Santos em 22.06.2020

Como atender um cliente em uma loja: 11 dicas fundamentais

 O quadro atual não é bom. Uma pesquisa realizada pela empresa sueca Better Business World Wide listou o Brasil como o penúltimo colocado em simpatia no atendimento. Isso significa que muitas empresas brasileiras ainda não sabem como atender um cliente de maneira eficaz, e algumas nem sequer parecem perceber o impacto desse problema em…

Por Nayara Santos em 18.09.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos