Por Nayara Santos em 11.07.2022

Como fidelizar clientes no salão de beleza? Confira nossas dicas!

Por Nayara Santos em 11.07.2022

Está tendo problemas em fidelizar os clientes no seu salão de beleza? Quer aumentar a lucratividade do seu negócio, mas não sabe como fazer isso? A grana anda curta para investir em campanhas para atrair novos clientes para o seu salão? Bom, se você respondeu sim para qualquer uma dessas perguntas, então você veio ao lugar certo e a gente vai te ajudar.

Provavelmente você já deve ter pensado que bom seria contar com um grupo que, independentemente da situação, sempre escolhesse os seus serviços. Isso é perfeitamente possível quando você utiliza as estratégias certas para fidelizar clientes no salão de beleza. Muitas, inclusive, são cruciais para manter o negócio funcionando em tempos de crise.

Não apenas porque esses clientes sempre retornam, mas também porque eles tendem a se tornar grandes aliados das marcas, já que não abrem mão do que elas oferecem. Isso significa que a chance de optar por uma empresa concorrente é muito baixa ou inexistente. Assim, todo empreendimento que for priorizado em um momento de compra garante lucro constante.

Ao longo desse artigo nós vamos trazer alguns dados importantes sobre a fidelização do cliente e te contar o que você deve fazer para atingir esse objetivo. Confira quais ações implementar no seu salão. Boa leitura!

Porque fidelizar clientes no salão de beleza?

Fidelizar clientes vai muito além de ser a primeira opção de quem escolhe um serviço ou produto. É oferecer ao cliente uma marca que possui os mesmos valores, preocupações e ambições que o cliente. É ter alguém que entende o que ele precisa e está sempre pronto para ajudá-lo, inclusive, é como uma garantia que, não importa o que ele precisa, ele saberá que pode contar com a sua empresa.

Falando administrativamente, os clientes fidelizados vão trazer mais dinheiro para a empresa, mas isso não é só. Quando um estabelecimento investe em fidelização de quem já conhece a marca e os serviços, a economia gerada pode ser de até 5 vezes em comparação com ações para atrair novos consumidores. Ou seja, é garantia de bons resultados para o seu departamento financeiro.

Como fidelizar clientes no salão de beleza

Vamos agora ao que interessa, aprender como fidelizar clientes no salão de beleza. Esse é um processo que deve mostrar ao cliente que ele é importante para a sua empresa e que você está de olho nas necessidades dele e em como saná-las. Confira a seguir como fazer isso.

Usar os canais digitais para se reaproximar do público

Não há efeito mais indesejado do que perceber que um cliente parou de frequentar o seu salão de beleza ou passou a vir menos vezes. Quem trabalha na área há bastante tempo consegue identificar mudanças no comportamento de cada pessoa que visita o ambiente. E, se você tem percebido isso acontecer no seu salão, então esse é um sinal de alerta.

Nessas situações, o melhor a ser feito é investir na reaproximação com o cliente. Uma das estratégias é entrar em contato diretamente com o cliente para descobrir o que aconteceu e entender os motivos da ausência. Isso pode ser feito quando ele for ao salão, ou mesmo através de uma ligação informal, dizendo que você está sentindo a falta dele. O importante aqui é que esse tipo de conversa deve ser sempre cordial e começar com cumprimentos ou perguntas que demonstrem interesse pelo bem-estar da pessoa.


Em todo caso, você não precisa ficar limitado ao telefonema, inclusive, se quiser aumentar as chances de encontrar o seu público e garantir o diálogo, o ideal é ir além dele. Para isso, você pode enviar recados pelas redes sociais, como Facebook e Instagram, utilizar aplicativos de mensagem, como WhatsApp e Telegram, ou o tradicional e-mail.

Inclusive, você pode oferecer um desconto ou brinde caso o cliente decida retornar a frequentar o salão, ou já aproveite o contato para marcar um horário. Lembre-se o cliente gosta de se sentir especial, e é isso que você deve fazer.

Segmentar a base de clientes para divulgar promoções

As pessoas têm preferências distintas quando o assunto é tratamento estético. Isso significa que nem sempre uma promoção será relevante para todos os clientes do seu salão de beleza. Portanto, uma boa forma de alinhar as expectativas do público ao que você oferece em cada momento é apostar na segmentação.

Essa estratégia pode ter como foco a análise de diferentes aspectos como gênero, idade, estilo de vida e nível de renda. Logo, para que funcione, é essencial que você observe o máximo de dados de cada perfil que compõe a sua base de clientes.

Assim, ao verificar que um grande grupo tende a buscar determinado procedimento de beleza, é possível aplicar descontos nesse serviço e divulgá-lo apenas ao público interessado. O mesmo pode ser feito com outras pessoas, quando você lançar promoções de outros cuidados estéticos.

Ainda, é importante verificar o histórico de cada cliente possível, já que as clientes adquiram serviços complementares, ou façam procedimentos diferentes ao mesmo tempo. Isso permitirá que você crie determinados combos de procedimentos e ofereça descontos. Desta forma, você aumentará o interesse de quem utiliza esses serviços.

Manter o cliente sempre informado sobre as novidades

Não importa se estamos buscando forma de como fidelizar o cliente ou atrair novos consumidores para o salão de beleza, uma coisa você precisa ter em mente, se o cliente não souber o que acontece na sua empresa, ele não vai comprar ou contratar nenhum serviço.

Por isso, é essencial atrair a atenção para o que você publica, independentemente da mídia utilizada. Entretanto, vale a pena ressaltar que o uso da internet predomina na hora de informar pessoas e passa a ser fundamental em situações de crise, como a que estamos vivenciando com a pandemia do coronavírus.

Quem não tem um blog específico para abrigar conteúdos e notícias pode aproveitar o momento para construir essa página. Outra opção é investir no potencial das redes sociais. Um perfil profissional no Facebook, por exemplo, permite postar informações em grandes blocos de texto.

Já o Instagram é mais focado na parte visual, portanto, funciona para a divulgação de vouchers e outros benefícios em forma de flyer digital. A ferramenta Stories também é interessante porque promove uma interação mais descontraída e momentânea com os usuários.

Apesar da sua versatilidade, é preciso ficar atento a um ponto importante ao utilizar as redes sociais. Além das postagens frequentes, também é preciso entregar muito mais do que promoções, lembre-se que para o cliente/usuário se manter interessado, mescle a divulgação das promoções com conteúdo com dicas de cuidados para cabelos e unhas, por exemplo. 

Ter programas de fidelização eficazes

Muitos fatores levam um cliente a priorizar sua marca ao investir em serviços de beleza. No geral, os consumidores buscam ter vantagens quando interagem com uma determinada marca. Assim, se eles conseguirem perceber que esse vai ser um relacionamento vantajoso para ele, a tendência é que ele volte.

Nesse sentido, é importante que você diversifique as estratégias adotadas para fidelizar os clientes do seu salão de beleza. Uma forma de se fazer isso é através dos chamados programas de fidelidade.

Eles funcionam da seguinte forma: conforme o cliente vai realizando procedimentos no salão, ele recebe pontos ou créditos, que podem se tornar descontos no futuro. Ainda, é possível criar promoções especiais para esses clientes, conforme o perfil de consumo de cada um deles, ou seja, você terá ofertas personalizadas para cada consumidor.

Resumidamente, esses programas são bons exemplos de como utilizar recursos que tornam o atendimento especial e atrativo. Isso porque garantem a oferta constante de combos, condições especiais e descontos. Ter acesso a esses diferenciais é vantajoso e faz com que qualquer pessoa se sinta valorizada.

Seja criativo tanto para atrair mais clientes quanto para reconhecer o valor daqueles que já compõem a sua base. As opções de programas vão desde promoções por retorno até a entrega de brindes/mimos por conta de aniversário ou outro evento especial. E, já sabe né, se ficar na dúvida do que oferecer aos seus clientes, não hesite em perguntar o que eles gostariam de receber em troca.

Oferecer experiências diferenciadas

Uma percepção positiva desde o primeiro contato que o cliente tem com o seu salão é crucial para a fidelização. Portanto, tenha isso em mente ao pensar em cada processo do seu negócio, buscando formas de tornar a permanência do cliente mais agradável durante todo o atendimento.

Investir em criar um ambiente personalizado e diferenciado no salão pode ser uma ótima ideia: caprichar na disposição dos móveis e equipamentos, escolher artigos decorativos adequados à identidade visual do salão, montar uma playlist coerente com o gosto musical dos clientes. Inclusive, o marketing sensorial pode ser um poderoso aliado na transformação do ambiente do salão.

Isso porque, ao estimular os sentidos humanos, você insere estímulos sutis a cada um dos sentidos, tornando a experiência do cliente algo único e que o cliente não vai encontrar em nenhum outro lugar. Como falamos anteriormente, ter a playlist certa é importante, assim como oferecer chá ou café para os clientes, ou então investir na aromatização do ambiente, ou mesmo caprichar na iluminação.

Se você quiser conhecer em detalhes essa estratégia, confira o nosso e-book Guia completo sobre marketing sensorial no varejo.

Já no ambiente virtual, a experiência diferenciada pode surgir a partir de interações com o público. Faça isso por meio de enquetes, respostas para perguntas (dúvidas) e votações sobre os serviços preferidos. Isso dará aos clientes a chance de participar e se envolver com as atividades da empresa.

Capacitar a equipe do salão

Treinamentos e capacitações devem estar inclusos nos processos de gestão do salão de beleza. Afinal, cada funcionário tem seu papel na missão de encantar o cliente e despertar nele a vontade de retornar para realizar outros procedimentos.

Mais que ensinar a operar instrumentos e sistemas corretamente, é importante que o preparo da equipe inclua orientações relacionadas à postura frente ao público. Gestos, tom de voz e tipo de linguagem devem ser trabalhados para favorecer a comunicação.

Cabeleireiros, manicures e demais profissionais também precisam desenvolver a empatia para atender com qualidade e sem julgamentos. Como lidam diariamente com a imagem das pessoas, devem ser capazes de aplicar essa característica em cada abordagem.

Essas práticas, quando aplicadas juntas, podem contribuir para o fortalecimento da sua marca via marketing boca a boca. Trata-se do fenômeno que ocorre quando as pessoas passam a discutir e a trocar ideias sobre os seus serviços e recomendá-los a amigos de forma espontânea, fazendo com que permaneçam na mente dos consumidores por mais tempo.

O resultado desse processo é o interesse cada vez maior pela empresa, que pode receber diversas indicações e aumentar a sua base. Portanto, não espere mais: comece a praticar as nossas dicas para fidelizar clientes no salão de beleza e ter destaque no mercado em que você atua.

Incentive o feedback do cliente

Saber como fidelizar clientes é muito mais do que uma receita de bolo, afinal, cada estabelecimento possui o seu público-alvo. Por isso, antes de sair implementando qualquer estratégia, não se esqueça de pesquisar sobre o que os seus clientes esperam do seu salão.

O ideal é fazer pesquisas de satisfação do cliente, perguntar como foi a experiência dele sempre que possível, e pedir sugestões. O mais importante aqui é saber analisar cada uma das respostas de maneira objetiva, ver quais podem ser implementadas, e quais devem ser prioridade nesse processo.

Assim, você mostra ao cliente que você se importa com a opinião dele e que está buscando sempre melhorar para oferecer o melhor para eles. Desta forma, você terá clientes fiéis e satisfeitos, que não apenas frequentam o seu salão, mas que te ajudam a divulgá-lo e ainda trazem novos clientes.

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