Por Nayara Santos em 06.02.2020

Employee experience — construindo uma boa experiência do colaborador

Por Nayara Santos em 06.02.2020

O employee experience é uma oportunidade de tornar sua empresa um excelente lugar para trabalhar. De fato, o conceito tem como prioridade melhorar a experiência dos colaboradores e capacitá-los adequadamente. Todos os resultados desse tipo de cuidado giram em torno de atrair mais público e tornar sua loja referência.

Para isso, torna-se necessário criar um sistema que enxergue os funcionários muito mais do que um número na contabilidade. O diferencial está em criar um relacionamento de confiança por meio da técnica que se molda conforme os objetivos no mercado especializado.

Quer saber mais? Vamos mostrar o que é o employee experience e seus principais benefícios no varejo. Acompanhe:

O que é employee experience?

Se você acompanha as novidades do varejo, certamente, já deve ter ouvido falar em employee experience. Apesar do termo ser uma das principais tendências do setor, a maioria dos gestores não sabem como colocá-lo em prática. O employee experience é um conceito que se preocupa com a experiência dos colaborados em todos os sentidos na jornada de trabalho.

A proposta costuma ir além de oferecer bem-estar ao consumidor e ajudar sua equipe a alcançar todo o potencial na hora de agregar valor aos produtos e representar a imagem positiva do negócio de maneira geral. O objetivo principal envolve mostrar o real significado de cada membro do time na engrenagem responsável pela realização do serviço.

Diante disso, os recrutadores precisam mudar suas estratégias para pensar em soluções inovadoras que revolucionem o ambiente de trabalho sem deixar de lado o relacionamento de confiança entre o funcionário e o contratante. Como resultado, você ganha pessoas que compreendem perfeitamente a proposta de atuação no varejo.

Quais são os principais desafios dessa estratégia no varejo?

O varejo é uma área que concentra um grande índice de insatisfação de colaboradores. Os motivos são os mais variados, vão desde a falta de reconhecimento dos empregadores até o salários considerados baixos por muitos. Sendo assim, o conceito de criar novas experiências ao time se mostra como uma maneira de fazer com que todos vistam a camisa da empresa.

Outro problema recorrente enfrentado pelas lojas está na alta rotatividade de funcionários. Quando os contratados se sentem insatisfeitos por inúmeras questões, tendem a aceitar outras propostas ou abandonar o cargo sem aviso prévio.

Essa atitude inesperada pode causar uma série de transtornos ao planejamento por conta de interromper ações para contratar novos colaboradores que precisam ser devidamente treinados e passar por todo um processo burocrático. Sem contar que colocar novos colaboradores na linha de frente antes do tempo tende a prejudicar a jornada de compra dos clientes por conta da inexperiência.

Reconhecimento

A falta de reconhecimento é um gatilho que funciona como um grande problema nas corporações. Além do funcionário se sentir desvalorizado quando considera que se esforçou além do limite, ainda gera um certo desconforto nos responsáveis pelo feedback.

Afinal de contas, dependendo da forma como os elogios forem realizados pode causar problemas de comportamento entre outros membros do time. Encontrar esse meio termo costuma ser uma dificuldade para empresas justamente por não interferir na positividade do ambiente de trabalho.

Com o employee experience aplicado de maneira correta, fica muito mais simples desenvolver a identificação dos colaboradores com a missão da empresa. Ou seja, os profissionais enxergam o potencial de crescimento na carreira conforme são vistos pelos gestores. Ao criar uma linha de feedback dentro da proposta do negócio, os resultados costumam mudar em um curto espaço de tempo.

Treinamento

Treinar os colaboradores conforme as necessidades de seu negócio é um dos melhores investimentos que você pode fazer no setor do varejo. De fato, com um time bem preparado, se torna mais simples alcançar voos mais altos no mercado e se destacar da concorrência. Entretanto, esse ponto representa outra dificuldade recorrente nas empresas.

O problema é que a maioria dos empresários não enxergam a capacitação dos profissionais contratados como prioridade. Muitas vezes, as urgências do varejo acabam tomando a frente nas decisões e geram um atendimento que não sabe explorar os principais diferenciais competitivos.

Ao utilizar como base de recrutamento o employee experience, o relacionamento com os colaboradores fica bem estruturado desde o primeiro momento. Com isso, eles já entram na empresa cientes do potencial de crescimento, de como é o clima institucional e as funções do cargo em longo prazo.

Atendimento

Não importa qual seja a sua área de atuação, o atendimento sempre representa um desafio para o varejo. Sendo assim, A questão é ao lidar diretamente com o público, qualquer negócio precisa acompanhar as mudanças nas tendências e em suas preferências.

Seja nas lojas físicas, nas redes sociais ou no e-commerce é preciso ter um canal de comunicação eficiente para que o público alcance a tão desejada fidelização. Com isso, conhecer o perfil do cliente e mostrar aos funcionários a importância de representar a marca na linha de frente é um importante diferencial.

Além do mais, torna-se indispensável conscientizar os colaboradores de que oferecer um atendimento personalizado representa um verdadeiro divisor de águas na hora de garantir o engajamento do público com a marca. Quanto mais informações a empresa oferecer a equipe, mais fácil fica selecionar os produtos que realmente interessam a cada cliente.

Liderança

O processo de vendas no varejo costuma passar por diferentes etapas até que o produto chegue as mãos dos clientes. E uma das mais importantes envolve apurar o olhar estratégico da liderança responsável por cada equipe. Conduzir um grande número de funcionários não é uma tarefa fácil, ainda mais quando existem metas a serem batidas.

Dessa maneira, o melhor caminho é otimizar todos os processos com foco em criar uma identidade única ao negócio. Tudo isso, obviamente, também pode ser melhor elaborado ao adotar o conceito do employee experience que alinha todas as propostas do comércio desde os objetivos traçados inicialmente até ações pontuais em datas comemorativas ou promoções queima de estoque.

Como criar uma estratégia de employee experience eficaz?

Agora que você já sabe como funciona o employee experience deve ter uma série de dúvidas sobre como colocá-lo em prática, não é mesmo? Saiba que por se tratar de um conjunto de esforços para aprimorar a vivência dos colaboradores, o processo costuma levar tempo para apresentar os primeiros resultados.

Costuma ser preciso, antes de tudo, identificar quais são as principais dificuldades em sua empresa em relação a administração do relacionamento com os colaboradores. A partir disso, fica mais evidente por qual etapa começar a implementar esse novo conceito para que todo o relacionamento entre as partes seja minuciosamente pensado desde o começo.

Veja, a seguir, algumas sugestões de como aplicar o employee experience!

Unifique a motivação dos colaboradores

Uma boa sugestão, nesse caso, é escutar quem é o mais interessado em alcançar bons resultados: os colaboradores. Faça uma espécie de enquete para descobrir como funciona o clima organizacional no ambiente de trabalho. Ao mensurar as repostas, os gestores notam que cada tipo de colaborador é motivado por questões diferentes.

Em função disso, unificar os desejos e motivações conforme o planejamento da empresa se mostra como o primeiro passo na hora de criar experiências positivas aos funcionários. Outra oportunidade de impulsionar o relacionamento entre ambas as partes está em conhecer a fundo o perfil dos membros de seu time de vendas.

Como consequência, as diferenças entre as perspectivas de cada um formam de maneira mais efetiva uma dinâmica de trabalho. Com isso, também fica mais fácil elaborar planos de ações que atendam as expectativas de todos ao serem recompensados pela contribuição agregadora no serviço prestado.

Priorize a crescente evolução dos profissionais

Ninguém deseja entrar em uma empresa para ficar estagnado com o mesmo cargo e o mesmo salário, concorda? Por este motivo, priorize o plano de carreira dentro de seu negócio. Por mais que se trata de um setor de vendas no varejo sempre é possível criar cargos com responsabilidades maiores.

Além disso, também é indispensável auxiliar a capacitação dos profissionais para exercer melhor suas funções. Lembre-se que para escolher um trabalho, as melhores opções de colaboradores disponíveis buscam muito além de um melhor salário. Questões adicionais, como autonomia, valorização e outros benefícios.

Com o employee experience, os gestores conseguem identificar quais são os desejos de seu time para desenvolver programas que beneficiem a todos os envolvidos. O grande segredo, aqui, é incentivar o aumento das habilidades ao mesmo tempo que aumentam as responsabilidades nas decisões diárias.

Mantenha um canal aberto de comunicação

Demonstrar que a equipe de gestão está aberta para ouvir seus colaboradores em qualquer fase do trabalho aumenta a produtividade. Isso porque ao deixar com que o time tenha autonomia mostra o quando a empresa confia no julgamento de cada um e oferece um treinamento de capacitação adequado.

Saiba que gestores de sucesso trabalham como mentores que ajudam a alcançar o potencial de talento de cada um dos contratados. Dessa maneira, também fica mais simples criar soluções estratégicas na empresa que ajudem a diminuir erros na dinâmica de trabalho, e a lidar com crises diante dos clientes.

O verdadeiro ponto motivacional, em uma situação como essa, está em criar uma experiencia voltada ao crescimento profissional em vários aspectos. Ao criar uma relação com o sentimento de colaboração entre ambas as partes, você consegue despertar nas pessoas o desejo de oferecer o melhor de si, já que o relacionamento é de troca em todos os momentos.

Alinhe o employee experience com o customer experience

Alinhar o máximo de estratégias possíveis é uma decisão importante para o crescimento do negócio. Quando uma empresa deseja automatizar o sistema de trabalho para customizar a experiência dos clientes ou customer experience, esse processo deve ter relação direta com o employee experience.

Afinal, a jornada de compra bem elaborada está diretamente relacionada ao desempenho dos funcionários responsáveis pelas vendas. O ponto alto, aqui, está em mostrar primeiro aos seus colaboradores as vantagens competitivas da empresa para que eles possam refletir aos clientes com um olhar estratégico esses benefícios.

Entre os principais resultados desse tipo de medida está o fortalecimento da identidade do negócio em relação ao trabalho dos colaboradores e uma dinâmica operacional efetiva, pois cada um fica completamente alinhado com o passo a passo do funcionamento interno de produção.

Estabeleça objetivos realistas

Muitas empresas acabam enfrentando a desmotivação recorrente dos funcionário por fazer exigências de produção completamente fora da realidade. Ao estreitar o relacionamento com os desejos dos colaboradores no employee experience, os gestores passagem a enxergar o potencial do seu negócio de acordo com a possibilidade de lucros.

Além de criar um planejamento bem estruturado em longo prazo, ainda é possível estabelecer metas possíveis que agregam muito valor ao trabalho realizado. Logo, ao receber o feedback positivo e ver o plano de ação avançado, o colaborador se sente duplamente recompensado e mais motivado a continuar com o bom desempenho.

Apresente soluções para os problemas

Outra questão importante está relacionada ao ponto levantado anteriormente sobre manter o canal de comunicação aberto. Alguns profissionais sentem medo de levar suas dificuldades aos chefes. Eles acreditam que ao solicitarem apoio em uma determinada função podem ser apontados como preguiçosos ou que não dão conta do recado.

O problema é que esse tipo de receio acaba se tornando uma bola de neve que afeta diferentes setores do sistema de produção. Começa com a vergonha de falar que está sobrecarregado até que a comunicação fique inexistente.

Com isso, quando alguma ferramenta utilizada no atendimento ao cliente não funciona como o esperado, os gestores dificilmente ficam sabendo por conta dos ruídos na comunicação interna. Por este motivo, além de facilitar o acesso dos funcionários aos gestores, apresente soluções funcionais na medida do possível.

Dessa maneira, ao fazer seu time se sentir ouvido, a dinâmica de trabalho funciona muito melhor na prática, as decisões junto aos clientes são tomadas em parceria e o espírito colaborativo entre a equipe fica muito mais aflorado.

Pronto! Agora você já sabe como usar o employee experience em seu negócio e alcançar melhores resultados. O mais importante é valorizar a jornada dos colaboradores em todas as etapas para que esse cuidado reflita diretamente na imagem da empresa. Só assim será possível se destacar da concorrência com clientes cada vez mais satisfeitos.

Gostou das informações deste artigo? Então baixe gratuitamente o e-book com 5 hacks de produtividade no trabalho e aprimore ainda mais o seu negócio.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Confira as 5 tendências sobre o futuro do customer experience

Você sabia que a experiência do cliente está mudando devido ao mundo digital e ao novo comportamento do consumidor? Esse é um assunto bem sério, o que faz as empresas precisarem entender um pouco mais sobre o que é o customer experience e quais são as tendências para os próximos anos. Traduzindo para o português,…

Por Nayara Santos em 21.01.2020

Como reconquistar um cliente antigo?

Já reparou que, muitas vezes, as pessoas compram na sua loja, mas acabam não retornando? Por isso é importante desenvolver estratégias para reconquistar um cliente antigo. Assim, você mantém o vínculo e aumenta a possibilidade de fidelização desses consumidores. Se você ainda não possui essas estratégias ou elas não estão funcionando como gostaria, não precisa…

Por Nayara Santos em 18.11.2021

Saiba como usar o consumo emocional em favor da sua loja!

No mundo varejista, surgem todos os dias novas empresas que comercializam os mesmos produtos e serviços. O aumento da concorrência interfere diretamente na forma como os nossos clientes vão tomar a decisão de compra: são tantas as propagandas dos mesmos produtos que, na hora H, não faz muita diferença em qual loja ele será comprado,…

Por Nayara Santos em 30.03.2020

Entenda o que é NPS

Quer entender de uma vez por todas o que é NPS e como essa métrica pode ser utilizada na sua loja? Então você encontrou o que precisava! Desenvolvemos este artigo justamente para que todas as dúvidas sobre o assunto sejam solucionadas. Vamos esclarecer questionamentos como o que é a NPS, quais são as suas vantagens,…

Por Nayara Santos em 18.03.2020

6 dicas de atendimento ao cliente presencial: confira algumas das principais!

Muito se fala sobre o relacionamento online entre os consumidores e as marcas. Contudo, ter em mente a importância de boas dicas de atendimento ao cliente presencial é tão ou mais fundamental não apenas na hora de atrair, mas de fidelizar o público. A maior parte da imagem de uma empresa está diretamente ligada à…

Por Nayara Santos em 16.07.2020

Como identificar a satisfação do cliente e usar isso a favor do marketing

Para qualquer negócio a satisfação do cliente é fundamental para o sucesso. Assim, saber como aliar isso ao marketing é uma estratégia muito eficiente. De maneira geral as empresas que conseguem atender às necessidades dos seus clientes e fazer com que eles sintam-se totalmente satisfeitos com os produtos e serviços, conseguem também gerar mais receitas.…

Por Nayara Santos em 06.07.2020

Customer success: por que ter um time especializado?

O sucesso de uma empresa é baseado no seu relacionamento com os clientes. Por isso, o foco de muitas empresas deixou de ser entregar apenas um bom serviço ou bons produtos, mas também passou a garantir uma experiência de qualidade, por meio de uma boa relação com os seus clientes. Dessa forma, o customer success…

Por Nayara Santos em 14.11.2019

Foco no cliente no varejo: quais ações podem ser implementadas?

Ter foco no cliente no varejo é essencial para as lojas que desejam ter bons resultados. Afinal, as pessoas que são bem atendidas e saem satisfeitas dos estabelecimentos comerciais, tendem a voltar em outras oportunidades para fazer mais compras. Porém, nem sempre os lojistas sabem como proceder para manter as suas estratégias centralizadas nos clientes.…

Por Nayara Santos em 19.06.2020

5 estratégias para melhorar a experiência do cliente, confira

Na hora de escolher quais estratégias implementar para melhorar a experiência do cliente é natural que você fique um pouco perdido. Afinal de contas, existem diversas formas de oferecer ao cliente um ambiente de compras agradável. Entretanto, para saber qual é a estratégia ideal para a sua loja é importante que você saiba exatamente quem…

Por Nayara Santos em 04.05.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos