Você sabia que existe uma técnica para conseguir ter um bom relacionamento com o cliente? Ela é chamada de rapport e pode ser implementada na sua empresa para aumentar a sintonia e a empatia que os consumidores têm com a sua marca.
Mas, se você ainda não conhece o rapport ou não sabe o que ele pode fazer pela sua empresa, não tem problema. Neste artigo nós vamos te contar o que você precisa saber para desenvolver um bom relacionamento com o seu cliente. Boa leitura!
O que é a técnica de rapport e quais os benefícios dela?
Todo gestor do varejo está em busca de estratégias para conseguir estreitar o relacionamento entre a marca e o consumidor. Uma das técnicas que merece um grande destaque é a rapport. Ela tem como base o uso da empatia para conseguir estreitar essa relação.
O rapport é norteado pelos seguintes passos: pesquisar sobre os seus públicos de interesse, avaliar os ambientes de comunicação, demonstrar o interesse, imitar a linguagem do consumidor e utilizar técnicas de persuasão.
O rapport oferece uma série de benefício para as empresas que optam por utilizá-la, tais como:
- Melhorar a proximidade;
- Gerar mais confiança;
- Ajudar na receptividade;
- Aumentar a credibilidade;
- Aumentar as vendas;
- Promover o equilíbrio emocional.
Como implementar o rapport na minha empresa para ter um bom relacionamento com o cliente
Para conseguir implementar o rapport na sua loja e treinar a sua equipe de vendas para ter um bom relacionamento com o cliente, basta seguir os seguintes passos:
- Espelhamento: diz respeito em reproduzir o mesmo comportamento do consumidor, com base no espelhamento;
- Empatia presumida: busca compreender cada cliente em sua individualidade para saber como se relacionar com eles;
- Quick wink: busca dar uma dica ativa, ou seja, encontrar a solução de um problema do cliente. Para isso, é preciso primeiro entender qual o problema que o cliente tem e buscar a melhor solução para ele;
- Ajuste o tom de voz: é essencial se expressar de forma compatível com a intenção por trás do que está sendo dito. Uma simples mudança na entonação do que é dito pode fazer toda a diferença;
- Boa postura: lembre-se que expressões faciais e corporais também são parte essencial da comunicação e todo cuidado é essencial para que você não fale uma coisa, mas mostre outra com a postura;
- Olhos nos olhos: o cliente quer ser tratado de forma especial e, para isso, o primeiro passo é olhar nos olhos do cliente, demonstrando confiança no que diz e atenção total no que o cliente está dizendo;
- Chame pelo nome: ainda buscando estreitar o relacionamento com o cliente, a técnicas de rapport tem como uma das boas práticas tratar o cliente pelo nome e, sempre que possível, lembrar das preferências dele.
Pronto para colocar a técnica de rapport em prática na sua empresa ou ainda está na dúvida se vale a pena? Se preferir, confira o nosso guia completo, onde te contamos todos os detalhes sobre essa técnica. Basta fazer o download clicando aqui.
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