Por Nayara Santos em 18.11.2021

Como vender mais e melhor no varejo

Por Nayara Santos em 18.11.2021

Como vender mais e melhor no varejo? Essa é a pergunta mais frequente em qualquer loja e nos mais diferentes ramos do varejo. Entretanto, a resposta para ela pode ser não tão simples assim como parece. Não há uma receita de bolo ou algo que funcione para todas as empresas O ideal é ter um bom conhecimento sobre o que a sua marca representa e sobre o que os clientes esperam de você.

Por mais que as técnicas e estratégias possam variar de acordo com a realidade da empresa, algumas delas podem ser amplamente empregadas, independentemente do ramo do varejo em que você atua. Pensando nisso, criamos esse artigo com 8 dicas para te ajudar. Confira!

8 Dicas de como vender mais e melhor no varejo

Melhorar os resultados e vender mais depende de uma série de ações que você fará, bem como do quanto você conhece a sua empresa e os seus clientes. Confira a seguir algumas formas de obter os resultados que você deseja.

1. Realize eventos para atrair os clientes

Promover eventos é uma estratégia muito utilizada por diversas lojas. Neste caso, a ideia é atrair o cliente para uma festa, inclusive com coquetéis, bebidas e petiscos. Assim, o cliente acaba conhecendo a loja sem nenhum interesse maior. Como o ambiente é agradável, o cliente se sente bem e irá olhar os produtos ou mesmo voltar depois para conferir os itens vendidos.

Se você for fazer algo desse tipo você pode enviar convite para a pessoa permitindo que ela traga um acompanhante. Desta forma, mais pessoas conhecerão a sua loja. Outro benefício dessa tática é que, ao ver a loja cheia, outras pessoas que passam por ali podem ter sua curiosidade despertada também.

Apenas se certifique de que a quantidade de pessoas ideal para o evento. Assim, você evita que o local fique muito cheio e atrapalhe os clientes a circular pela loja e conferir os itens expostos.

2. Ofereça degustações

Se a sua loja do varejo vende alimento, então essa pode ser uma excelente ação para vender mais e melhor. Você pode oferecer não apenas os alimentos que são de fabricação própria, mas também aqueles que possuem uma boa margem de lucro. Além disso, essa ação também é bastante interessante para lançamentos.

É importante mencionar que oferecer degustações não apenas pode aumentar a venda do produto oferecido, como também de outros itens da sua loja. Isso porque, quando o cliente provar algo novo e gosta, ele fica mais aberto a experimentar outros produtos. Ou seja, não apenas as vendas do item oferecido aumentam, como também as vendas da loja como um todo. 

Para que essa estratégia funcione, é fundamental que você tenha alguns cuidados, tais como:

  • Ter profissionais treinados e que conhecem bem os produtos oferecidos, sendo capazes de tirar todas as dúvidas dos clientes;
  • O manuseio dos alimentos deve ser cuidadosamente realizado, para garantir que ele tenha as características originais e evitar que o produto estrague;
  • Ofereça pequenas porções, apenas para o cliente ter um gostinho do produto;
  • Ofereça uma ou duas variedades de sabor, assim o cliente não fica confuso na hora de escolher;
  • Disponibilize os produtos em guardanapos e/ou copos customizados, assim o cliente terá mais contato com a sua marca.

3. Distribua brindes

A distribuição de brindes é, sem dúvida, uma estratégia bastante interessante para chamar a atenção do cliente. Isso porque ele permite criar uma simpatia imediata do cliente com a marca, já que ele enxerga que essa é uma relação na qual ele tem benefícios.

Quando adotar essa estratégia é importantíssimo que você atrele o brinde ao nome da sua loja, expondo o logotipo. Além disso, escolha brindes que realmente sejam úteis para os clientes, já que isso fará com que ele use o brinde no seu dia-a-dia e fique exposto à marca por mais tempo. Ou seja, sempre que o cliente olhar ou usar o objeto, se lembrará com simpatia da loja que o ofereceu.


Neste caso, o importante é deixar claro as regras para a distribuição dos brindes. Para vender mais e melhor o ideal é que você associe a distribuição do brinde às compras. Por exemplo, para cada X reais gastos na loja, o cliente ganha o brinde. Ou então se o cliente se inscrever no programa de fidelidade ele será contemplado.

Além disso, quando o cliente conhece as regras para conseguir ganhar o brinde, ele não ficará frustrado por não ter recebido. Ainda, se faltarem poucos reais para completar o valor mínimo de distribuição do brinde, informe o cliente no momento do pagamento. Assim, isso também poderá gerar compras por impulso.

4. Faça liquidações

Não tem como negar, fazer liquidações é ótimo para vender mais e melhor no varejo. No geral, as liquidações costumam ser muito bem recebidas e, por isso, oferecer grandes descontos pode ser um excelente atrativo. 

Apesar disso, é preciso ter cuidado na hora de oferecer descontos grandes demais. Lembre-se que, sempre que você reduzir o preço de algum item, você estará abrindo mão da sua margem de lucro. Por isso, essa estratégia deve ser utilizada de forma bem planejada e cautelosa. 

Mesmo assim, fazer liquidações é ótima para movimentar o estoque, vendendo produtos encalhados ou que são específicos de alguma estação do ano. Não é à toa que as liquidações nas lojas de roupas fazem tanto sucesso. Na liquidação de inverno, por exemplo, os varejistas precisam vender as blusas e casacos para abrir espaço para a nova coleção que chegará em breve.

5. Faça promoções para vender mais

Além das liquidações e brindes, fazer promoções que não sejam baseadas em grandes descontos também é capaz de atrair clientes e aumentar as vendas. Existem diversas formas de fazer promoções, como oferecer um produto extra na compra de um certo item, ou mesmo fazer um preço diferenciado caso o cliente compre uma determinada combinação de produtos.

Vale a pena mencionar que essas promoções pontuais podem ser realizadas também em datas comemorativas do varejo, como o Dia das Mães, Dia das Crianças, Dia dos Pais, dentre outros. Assim, você aumenta as vendas da loja durante esses períodos em que as pessoas estão mais dispostas a gastar para presentear quem elas amam. Ou seja, você conseguirá atrair a atenção do cliente para a sua loja mais facilmente.

6. Tenha uma rádio personalizada

Outra forma de conseguir vender mais e melhor no varejo é melhorando a experiência de compras do cliente. Essa, inclusive, é uma estratégia que tem efeitos a longo prazo também, já que ela promove a fidelização do cliente. Assim, mesmo depois de algum tempo de ter comprado na sua loja, o cliente se lembrará e voltará para novas compras.

Uma das ações mais eficientes para isso é ter uma rádio personalizada. Com ela você consegue ter uma playlist que reflete a identidade da sua marca ao mesmo tempo que é agradável para os clientes que estão na loja. Estudos mostram que os clientes que encontram um ambiente agradável de compras tendem a passar mais tempo na loja e, consequentemente, gastam mais.

Além disso, a rádio própria oferece muitas outras vantagens para o varejista, já que com ela você pode fazer anúncios personalizados para serem veiculados ao longo da programação musical. Esses anúncios te ajudam a reforçar a sua marca, bem como a anunciar liquidações, promoções e regras para a distribuição de brindes.

Ficou interessado? Não perca a oportunidade de fazer um teste gratuito por 10 dias e conferir todas essas vantagens.

7. Dê atenção especial para as vitrines

Vender mais e melhor no varejo começa pela capacidade de atrair a atenção do cliente para a sua loja. Para isso, as vitrines são excelentes e devem ser utilizadas. Ter uma vitrine atraente, organizada e sem produtos demais pode ser um belo convite para o consumidor entrar na loja e conferir os demais produtos. 

Entretanto, é fundamental que haja planejamento de como a decoração será feita. O ideal é selecionar os produtos que serão chamativos. Escolha os campeões de vendas ou as peças que são mais procuradas nas buscas do seu e-commerce. Faça combinações interessantes de produtos de modo que eles se complementam. Veja qual é a melhor disposição dos itens e, se decidir colocar adesivos, cuidado para que eles não atrapalhem a visualização dos produtos. 

Lembre-se de fazer uma decoração diferenciada nas datas comemorativas do varejo. Assim, você mostra para o cliente que a celebração também está acontecendo na sua loja e que ele vai encontrar o que procura ali.

8. Invista na divulgação da sua loja para vender mais e melhor

A nossa última dica para vender mais e melhor no varejo está longe de ser a menos importante. Investir em divulgação da loja é essencial, afinal de contas, se o cliente não souber o que está acontecendo na sua loja, ele nunca terá a curiosidade de conferir o que você está preparando para ele.

Dito isso, é fundamental que todas as campanhas para aumentar as vendas e fidelizar clientes sejam amplamente divulgadas. O mais importante neste caso é escolher as mídias certas para divulgação e estar presente onde o cliente está. Atualmente existem diversas formas de se fazer isso, tais como:

  • Ter um perfil nas redes sociais: não há necessidade de ter perfil em todas as redes, escolha aquelas que mais combinam com a sua marca e com o perfil do seu público-alvo. Além disso, produzir conteúdo constantemente e incentivar o engajamento dos seguidores é fundamental. Isso fará com que você ganha mais visibilidade;
  • Anúncios na rádio personalizada: como falamos anteriormente, essa é uma forma de manter os clientes da loja informados sobre o que está acontecendo na loja durante o momento da compra;
  • Marketing digital: invista em anúncios pagos através do Google Ads ou das próprias redes sociais. Assim, você consegue direcionar as campanhas para um público específico e aumenta as suas chances de vender mais e melhor.

Nesse artigo você conheceu algumas formas de aumentar as vendas no varejo. Para mais dicas, acesse o nosso blog.

Compartilhe

Você também pode gostar

5 campanhas para aumentar vendas: se inspire em nossas ideias

Saber quais campanhas fazer para conseguir aumentar as vendas é essencial para qualquer ramo do varejo. Ao planejar a sua campanha é preciso ter um objetivo claro, um tema para a campanha, um prazo para ela acontecer, definir quais serão as regras e, por fim, divulgá-la para os seus clientes. Como pode ser difícil ter…

Por Nayara Santos em 18.03.2022

Conheça os 6 benefícios da terceirização de serviços

Ao contrário do que alguns empreendedores pensam, os benefícios da terceirização de serviços não é algo limitado apenas para as grandes empresas. Os proprietários de negócios de pequeno e médio porte também podem ter vantagens com isso, principalmente após a recente Reforma Trabalhista, que regulamentou essa modalidade de contratação. Justamente pelo fato das atividades terceirizadas…

Por Nayara Santos em 29.10.2019

Nomes para salão de beleza: 30 ideias para se inspirar

Escolher o nome certo para um salão de beleza é uma das primeiras tarefas que o empreendedor terá. A escolha do nome nem sempre é uma tarefa fácil, afinal, ele deve ser capaz de conversar com o público-alvo do salão e comunicar as principais características da marca. Isso, sem falar que o nome do seu…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

Inauguração de loja: 15 ideias criativas para o grande dia

 A inauguração de loja é uma questão fundamental no sucesso de seu negócio em longo prazo. Saiba que qualquer erro de planejamento em um momento como esse pode atrapalhar as estratégias de fidelização do consumidor e impedir o crescimento no mercado de atuação.  Como a primeira impressão que o cliente terá da sua loja…

Por Nayara Santos em 05.09.2023

Memória auditiva: dicas para ter maior autoridade de marca!

Imagine a seguinte situação: você está assistindo um filme na Rede Globo e ele vai para os comerciais. Nesse momento, você faz uma pausa para ir ao banheiro, tomar uma água, etc. Quanto a TV fizer “plim plim”, é hora de voltar a sentar no sofá, não é mesmo? Sabe por que isso acontece de…

Por Nayara Santos em 04.12.2019

Treinamento de vendas no varejo: Descubra como fazer

Confira como fazer um treinamento de vendedores no varejo e veja as vantagens em aplicar um!

Por Nayara Santos em 11.07.2022

Iluminação de vitrine: aprenda a fazer da maneira certa

Escolher a iluminação certa para a vitrine da sua loja pode fazer toda a diferença para o sucesso ou o fracasso das suas ações. Isso porque, a iluminação pode ser um elemento extra na persuasão do cliente. Sem falar que a iluminação também te ajuda a criar o clima certo tanto para a vitrine da…

Por Nayara Santos em 18.03.2022

Confira 7 dicas de Marketing para o Dia dos Namorados

E então, já decidiu quais estratégias de marketing você irá utilizar no Dia dos Namorados? Conforme nos aproximamos de Junho, o clima de muitas lojas se torna mais romântico. E, se você quiser aproveitar o período e aumentar as vendas, é melhor ficar atento a isso. Todo período sazonal no varejo requer abordagens diferenciadas para…

Por Nayara Santos em 10.04.2024

Saiba o que é marketing de guerrilha e como planejar uma ação dessas!

Ao longo dos anos, certos métodos de divulgação foram perdendo seu efeito, pois o público passou a se acostumar com eles. Sendo assim, todo empreendedor teve que aprender novos métodos para se adaptar e manter o interesse do público. Por exemplo, você sabe o que é marketing de guerrilha? Esse é um conceito relativamente novo,…

Por Nayara Santos em 25.09.2019

Receba nossos conteúdos exclusivos