Tudo sobre experiência do cliente
Dicas e táticas para conquistar, engajar e fidelizar clientes, aumentando resultados
A construção de um sólido relacionamento com o consumidor vem se tornando uma espécie de “fórmula mágica” para empresas de todos os tamanhos se destacarem nos mais variados segmentos, inclusive naqueles que outrora eram considerados inalcançáveis para os pequenos negócios.
O maior exemplo do Brasil certamente são as fintechs, as startups focadas em serviços financeiros. Apostando em um trabalho de branding sensorial muito bem acertado e uma comunicação focada nas novas gerações, essas empresas conseguiram sacudir o mercado, até então, dominado por grandes corporações.
Com a ascensão das mídias sociais e das novas tendências de consumo, as pessoas estão mudando radicalmente a maneira de se relacionar com as marcas que consomem. A velha formalidade corporativa cede cada vez mais espaço para uma linguagem pessoal e humanizada, e isso representa uma oportunidade única para as empresas se aproximarem do seu público.
Continue conosco para entender mais sobre a importância do relacionamento com o consumidor e como trabalhá-lo nos dias de hoje! Boa leitura!
O processo de compra se estende desde o primeiro contato com a marca até o pós-venda. Isso significa que não devemos restringir as ações de marketing apenas à companhas publicitárias e a vendas, propriamente ditas.
O mercado nunca foi tão rico em opções de produtos, marcas e serviços e todos os concorrentes estão bombardeando seus consumidores com anúncios e ofertas “imperdíveis”. Essa poluição comercial reduziu significativamente o impacto das ações de comunicação tradicionais e, para piorar, os representantes das novas gerações, simplesmente, não as toleram.
O sucesso dos serviços on demand, dos comerciais saltáveis e dos bloqueadores de anúncio são uma demonstração clara de que as pessoas não estão mais interessas ou dispostas a investirem seu tempo em anúncios, um fenômeno que está exigindo que as organizações adotem novas estratégias para atrair, engajar e fidelizar clientes.
A tão falada geração Y – os jovens que vivenciaram a chegada das tecnologias digitais, valorizam experiências pessoais e são mais engajados com causas sociais – já são a maioria dos consumidores e formadores de opinião.
Conhecidos por adotarem uma vida conectada e executarem diversas tarefas ao mesmo tempo, essas pessoas procuram marcas que tenham presença online, e que tenha disponível as vendas online.
Além dos millennials, como também são chamados os integrantes da geração Y, temos os nativos digitais, os nascidos na virada no século e que desconhecem o mundo sem a internet. Esses jovens, ainda estudantes ou iniciantes em suas carreiras, em breve farão parte da grande massa de consumidores e decisores e, por isso, as organização também precisam estar preparadas para eles.
A transição entre a publicidade tradicional e as ações baseadas em serviços digitais é um caminho sem volta que já é amplamente discutida entre empresários e especialistas, ainda que algumas empresas interpretem as mudanças como um desafio.
Na realidade, porém, as novas tecnologias representam uma oportunidade sem precedentes para os negócios. Não apenas os dados de mercado se tornaram mais ricos e as estratégias de marketing mais acessíveis, como também as empresas estão tendo a chance de fazerem parte do dia a dia das pessoais com a ajuda das redes sociais.
Até mesmo as músicas, que no passado eram restritas ao consumo doméstico e em espetáculos, hoje são executadas constantemente nos headphones e nunca foram tão capazes de influenciar as experiências, os estabelecimentos e até os produtos que as pessoas consomem, um comportamento que impulsiona ações inovadores como o Music Branding.
Nas redes sociais, as empresas têm a oportunidade de se aproximar dos seus consumidores de uma maneira descontraída e construir um relacionamento mais pessoal, semelhante a uma conversa entre amigos.
É, por isso, que as marcas estão mergulhando no universo do seu público na internet discutindo assuntos relevantes abertamente, respondendo comentários e até divulgando memes, se for preciso. A ideia é entrar em sintonia com as pessoas, seja por meio de uma pauta social, seja por meio dos seus influenciadores ou músicas preferidas.
Essa interação estimula o engajamento, fortalece o relacionamento com os consumidores e é capaz de transformar seus clientes em verdadeiros defensores e divulgares da sua marca. Isso significa, em termos de marketing, mais clientes, mais fidelizações e maior autoridade no mercado.
O primeiro passo na elaboração de qualquer estratégia de marketing é conhecer detalhadamente o público que se pretende atingir, algo obtido principalmente por meio de estudos e análise de clientes. Tendo em vista o perfil do seu consumidor ideal, podemos listar algumas medidas para fortalecer o relacionamento com ele. Confira!
Sabemos que o consumidor moderno é antenado, está habituado com serviços digitais e desfruta de uma ampla oferta de entretenimento ao alcance de suas mãos. Essas pessoas são mais ansiosas e não querem esperar dias e horários marcados para conferir suas séries e músicas favoritas.
Outro fato interessante é que seu comportamento multitarefas em meio às diversas atividades do cotidiano as fazem estar sempre buscando maneiras de conciliar tarefas de rotina com algum tipo de entretenimento. Nesse sentido, a playlist certa em uma academia ou estabelecimento comercial, por exemplo, pode beneficiar a experiência do consumidor e até motivar novas compras.
A sua marca precisa marcar presença nos locais onde seus clientes estão. Quais são as mídias que eles mais consomem, em quais redes sociais eles dedicam mais tempo ao longo do dia? – Uma dica é investigar os recursos e as plataformas que seus concorrentes já utilizam e aparentemente obtêm resultados.
Não é necessário desenvolver ações de comunicação em todos os lugares, mas é importante investir em uma estratégia multicanal para conseguir “cercar” a sua persona e aumentar as chances de alcançá-la.
Uma postura transparente nos dias de hoje agrega uma enorme autoridade a qualquer tipo de negócio. Some isso à demonstração clara de empenho em entregar serviços cada vez melhores e a empresa se tornará uma verdadeira referência para o seu público.
Ouça os feedbacks dos seus clientes, estude os elogios e críticas recebidos nas redes sociais e inclua esses dados em seu planejamento de gestão e marketing. As pessoas estão muito atentas ao trabalho desenvolvido pelas organizações e tendem a valorizar aquelas que se propõe a melhorar e se adaptar quando é preciso.
Estamos falando ao longo de todo o texto sobre o impacto das mídias sociais e outras tecnologias digitais no mercado, mas esse é um tópico que merece ser ressaltado dado a sua importância nas estratégias de marketing modernas.
Pessoas de todas as idades estão se habituando a realizar diferentes tipos de tarefas com apenas alguns cliques na tela do celular. Essa praticidade está mudando a cara dos serviços e obrigando as empresas a estreitarem o caminho entre seus consumidores e serviços a poucos toques de distância.
O curioso é que essa tendência é também percebida no mercado B2B. As organizações estão recorrendo cada vez mais às plataformas digitais, tais como ferramentas de automação de serviços e SaaSs de músicas para empresas, a fim de reduzir custos e burocracia na contratação de serviços.
As pessoas estão em busca de uma vida mais prática e conectada, sejam elas clientes, sejam elas empresárias e, ainda que não tenham mais paciência para anúncios, elas são abertas à interações e estão dispostas a contribuir com a popularização das suas marcas prediletas.
Todas essas considerações deixam claro que construir um relacionamento com o consumidor nunca foi tão importante e a boa notícia é que os empreendedores nunca dispuseram de tantas ferramentas e estratégias para isso.
Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais! Se o conteúdo foi útil para você, certamente ele será interessante para os seus amigos.