Por Nayara Santos em 14.02.2024

Diferença das plataformas streaming VS a Listenplay

Por Nayara Santos em 14.02.2024

Se você tem dificuldade em escolher uma solução de músicas para o seu negócio e fica na dúvida se deve usar uma plataforma de streaming convencional ou uma ferramenta profissional? Então, esse artigo é pra você!!

Escolher soluções práticas, fáceis de utilizar, que não requerem treinamento e nem exijam muito tempo para fazê-la funcionar é algo que faz com que os olhos dos varejistas brilhem. Entretanto, seja pela falta de conhecimento ou de pesquisa sobre o assunto, muitos acabam caindo na armadilha das plataformas de streamings.

Por mais convenientes que elas pareçam, essa escolha errada pode comprometer (e muito) os seus resultados. Não acredita? Então confira a comparação que fizemos das seguintes ferramentas: Spotify Grátis, Spotify Pago, YouTube Grátis, YouTube Premium, Pendrive, Rádio Fm, Rádio Online e a Listenplay.

Conheça o que cada ferramenta tem para oferecer e não erre mais na hora de melhorar a experiência de compra dos seus clientes e fazer com que eles comprem mais. Boa leitura!

Plataforma de streaming X Listenplay, porque você deve escolher certo

A música é capaz de despertar emoções, reações e sentimentos nas pessoas. Isso foi percebido não apenas em ambientes e eventos sociais, mas também no mundo do varejo. Afinal, grande parte das decisões de compras são emocionais e ao conseguir trazer à tona o sentimento certo você consegue influenciar o cliente.

O assunto despertou interesse de diversos pesquisadores e levou à realização de muitas análises que conseguiram quantificar e demonstrar o quanto a música pode influenciar a sua loja. Por exemplo, quando você acerta na escolha da trilha sonora é possível você irá se deparar com os seguintes números:

  • 35% dos clientes aumentam o tempo de permanência na loja;
  • 14% dos consumidores compram mais;
  • 21% dos seus clientes recomendarão a loja para outras pessoas;
  • 31% irão retornar para novas compras.

Entretanto, se você errar na hora de escolher a música, o prejuízo pode ser grande, já que você não apenas estará perdendo vendas, mas também espantando os clientes da loja. confira os números:

  • 44% deixarão a loja se a música estiver incomodando;
  • 36% dos consumidores vão comprar menos;
  • 25% não irão recomendar a loja (sem falar que você ainda corre o risco de haver uma publicidade negativa);
  • 38% dos clientes não irão retornar ao estabelecimento.

Entendeu agora porque não dá para simplesmente escolher uma playlist qualquer e reproduzir no estabelecimento? Essa escolha deve ser feita com muito critério, o que significa que as plataformas de streaming não conseguirão atender às suas necessidades e ainda poderão prejudicar a sua empresa.

Escolhendo a música certa

Bom, você já entendeu que a música precisa ser tratada e pensada como algo estratégico para o seu negócio, ela influencia de fato as vendas da sua loja e a percepção que os clientes têm em relação a sua empresa e a sua marca. A música errada acelera o tempo do cliente na loja, ele pode ir embora mais rápido, o que diminuiu as vendas.

Com a música certa existe uma oportunidade de melhorar a experiência do cliente dentro da loja, fidelizá-lo, promover a divulgação boca a boca, aumentar o tempo de permanência dentro da loja e consequentemente aumentar as vendas. A música é tão importante quanto a vitrine, a iluminação e o atendimento no momento da compra. Vamos ver um comparativo das ferramentas?

Spotify Grátis, Spotify Pago, YouTube Grátis, YouTube Premium, Pendrive, Rádio Fm, Rádio Online ListenPlay
Garante a música certa para a experiência dos clientes X Nenhuma das ferramentas atuais de streaming ou outras soluções não profissionais garantem que irá tocar a música certa pensada na experiência de compra do seu cliente. Garante a música certa para a experiência de compra do cliente.
As playlists são criadas por especialistas em negócios X Nenhuma das ferramentas tem playlists criadas por especialistas em músicas para negócios, são raros os profissionais que conseguem alinhar a música com a marca, a fim de criar uma identidade sonora. Todas as playlists são criadas por especialistas em negócios.
Impede a equipe de trocar e alterar as músicas X Não impedem os funcionários de mexerem e alterarem as músicas que você deixou pré-estabelecidas. Portanto, não há segurança e nem controle sobre o conteúdo que está sendo reproduzido. A ferramenta impede a equipe de trocar e alterar as músicas. Possui o recurso de senha de bloqueio.
Troca automática de playlist por período X Nenhuma das ferramentas permite agendar playlists por períodos do dia para trocarem automaticamente. Permite a troca automática de playlists por período. Ou seja, você pode programar uma vez e não se preocupar mais ao longo do dia.
Atualiza as músicas sem depender de sua equipe X Não. As músicas são atualizadas com frequência pelo nosso time de especialistas, Nem você e nem a sua equipe precisam se preocupar.
Quantidade de músicas e diferenciais X Spotify e YouTube: As playlists possuem poucas músicas (em média entre 30 e 50). Isso torna a seleção muito repetitiva e cansativa, além de prejudicar a experiência de compra dos clientes e afetar o humor dos funcionários. As playlists tem em média 700 a 900 músicas. Desta forma, é possível garantir que não haverá repetição excessiva como nos serviços não profissionais. Sem falar nas mais de 100 playlists pensadas para negócios, as músicas são classificadas em nível energético. Possibilita personalizar e criar playlists exclusivas para o seu negócio.

Mantendo uma boa comunicação

Trabalhar a comunicação dentro da sua loja é um grande diferencial que pode te ajudar a impulsionar as vendas. Afinal, esse é o momento que o seu cliente está inserido no ambiente de compra e você pode se comunicar com ele diretamente, seja fixando o slogan da sua marca na mente do consumidor, seja anunciando seus produtos, campanhas, promoções e diferenciais.

Usar anúncios é um jeito muito inteligente de influenciar a decisão dos clientes no momento da compra e estimulá-los a comprar mais. Mesmo porque, você estará informando sobre boas possibilidades de compra justamente quando ele está mais disposto a gastar. 

Confira a seguir as diferenças entre as plataformas de streaming e a Listenplay quando o assunto é comunicação.

Spotify Grátis, Spotify Pago, YouTube Grátis, YouTube Premium, Pendrive, Rádio Fm, Rádio Online ListenPlay
Permite gravar e inserir anúncios X Não permitem gravar e inserir anúncios personalizados da sua marca. Permite gravar e inserir anúncios personalizados e pré-gravados, além de vinhetas entre a programação.
Permite vender e inserir anúncios de patrocinadores X Não permitem vender e inserir anúncios de patrocinadores ou parceiros. Permite vender e inserir anúncios de patrocinadores ou parceiros, aumentando sua receita.
Anuncia os horários de abertura e encerramento das atividades X Não permitem inserir anúncios de abertura e encerramento das atividades do estabelecimento. Permite anunciar a abertura e o encerramento das atividades do seu negócio.
Qualidade das vozes dos locutores X Não possuem esse recurso. Os locutores são profissionais, muitos trabalham em emissoras de rádios, são conhecidos e até famosos. É importante a qualidade da voz dos locutores ser muito boa para impulsionar sua comunicação e gerar resultado. Ainda temos uma equipe de redatores profissionais para deixar o texto do seu anúncio mais comercial e vendedor.
Evita anúncios de terceiros e concorrentes X Não evitam que toquem anúncios de concorrentes e terceiros (apenas o Spotify pago, YouTube Premium e pendrive). Você tem total controle sobre os anúncios que irão tocar. Você não corre o risco de tocar o anúncio de um concorrente, ou terceiros não autorizados.

Suporte para o serviços de sonorização ambiente

Certamente, você sabe a importância de ter um atendimento personalizado e alguém disponível para te ajudar sempre que ocorrer algum problema, não é mesmo? Inclusive, esse é um ponto que muitos gestores do varejo focam para conquistar os clientes.

Quando você é o cliente, isso não é diferente. Afinal, se a sua empresa contrata um serviço ou compra um produto, ela espera ser tratada com um atendimento diferenciado. Entretanto, as plataformas de streaming não conseguem oferecer esse tipo de atendimento, o que pode comprometer os resultados obtidos na sua loja. Confira a seguir todo o suporte que a Listenplay oferece aos seus clientes.

Spotify Grátis, Spotify Pago, YouTube Grátis, YouTube Premium, Pendrive, Rádio Fm, Rádio Online.   ListenPlay
Onboarding e sucesso do Cliente X Nenhuma das ferramentas tem serviço de onboarding e sucesso do cliente. Você terá à sua disposição: equipe de sucesso do cliente, suporte técnico, locutores e redatores profissionais e uma equipe de Music Experts, todos focados em entregar o melhor serviço para você. 
Atendimento ao Cliente X Nenhuma das soluções garante atendimento ao cliente. Tem atendimento por telefone, chat e e-mail. O nosso atendimento é diferenciado, com 95% deles avaliados como ótimo pelos nossos clientes. Constante realização de pesquisas de NPS para medir a satisfação dos nossos clientes e o nível de qualidade dos nossos serviços. 

Gestão da sonorização ambiente

Um negócio sem planejamento, organização e uma gestão eficiente pode não trazer os resultados desejados e ainda gerar diversos problemas. Isso fica ainda mais evidente quando se tem mais de uma unidade, já que a responsabilidade e o cuidado devem ser redobrados. 


Como nem todo gestor pode ficar o tempo todo na loja, é essencial garantir que não haja falhas na reprodução das músicas, e nem problemas com a padronização nas diferentes unidades. Confira o que as plataformas de streaming e a Listenplay têm para oferecer.

Spotify Grátis, Spotify Pago, YouTube Grátis, YouTube Premium, Pendrive, Rádio Fm, Rádio Online.   ListenPlay
Protege a gestão do serviço com senha X Não disponível, pois não é um serviço profissional para negócios. Você não consegue ter segurança e certeza do que está tocando na sua loja, e corre o risco de acabar tocando músicas que não tem nada a ver com o perfil dos seus clientes. Permite proteger a gestão do serviço com senha, você fica seguro de que está tocando exatamente as playlists que você selecionou.
Liga e funciona sozinho sem depender de funcionários X Não ligam sozinhas sem depender de um funcionário, estando sujeito a esquecimentos. Liga e funciona sozinho sem depender de funcionários. Ou seja, você não precisará se preocupar com esquecimentos na hora de ter a sua rádio funcionando.
Permite gerenciar várias unidades X Não disponível, pois não é um serviço profissional para negócios, você não consegue garantir que a estratégia musical e comercial está funcionando da mesma forma para todas as unidades. Permite gerenciar várias unidades de maneira centralizada, você tem total controle de tudo que está tocando em todas as unidades.
Permite definir em quais unidades os anúncios serão tocados X Não disponível, pois não é um serviço profissional para negócios.  Permite definir em quais unidades os anúncios serão tocados, essa função é importante, pois muitas vezes as promoções não são válidas ou as mesmas para todas as suas unidades.

Questões técnicas e legais

Antes de contratar ou implantar qualquer serviço, é primordial entender todos os critérios técnicos e legais envolvidos para evitar problemas. Por isso, a seguir vamos falar quais critérios você deve ficar atento e o que cada ferramenta tem para oferecer.

Spotify Grátis Spotify Pago YouTube Grátis YouTube Premium Pendrive Rádio Fm Rádio Online ListenPlay
Funciona sem internet X X X
Consumo de banda Médio Baixo Alto Médio Alto para fazer o download X Médio Baixo
Permite o uso por empresas X* X* Não especifica Não especifica Não especifica Não especifica Não especifica Criado para empresas
Isenta o Ecad X X X X X X X X

*O Spotify tem uma cláusula específica no contrato que proíbe o seu uso por empresas. Neste caso, você estará usando um produto que não foi feito para empresas e que não está licenciado para o uso comercial, o que pode gerar multas e muita dor de cabeça. Se você tem um negócio, o ideal é usar uma ferramenta profissional.

Sobre o pagamento do Ecad, temos um conteúdo no nosso blog que explica  em detalhes como funciona a cobrança, clique aqui para acessar.

Listenplay, música e comunicação para negócio

Nenhuma das ferramentas atuais de streaming, apresentadas nas tabelas, apresentam soluções profissionais para você. Ao escolher uma dessas plataformas você irá prejudicar a experiência dos seus clientes e com certeza as reclamações começaram a chegar até você.

Isso sem falar que você ainda poderá comprometer a saúde financeira e a reputação da sua empresa. Por isso, não corra o risco de errar na hora de fazer a sonorização ambiente da sua loja, conte com quem entende de música e comunicação para negócios: a Listenx.

Ela oferece a Listenplay, que é uma ferramenta profissional, focada na experiência dos seus clientes, com diversas playlists criadas e desenvolvidas por especialistas que entendem tudo sobre negócios. Ainda, esses especialistas te ajudam a escolher as playlists certas para o seu negócio.

Outra vantagem é que você terá a possibilidade de veicular anúncios na sua rádio e divulgar seus produtos, promoções, campanhas, parceiros e muito mais. Os anúncios podem ser gravados por locutores profissionais, ou você pode optar pelo locutor virtual e ter um anúncio pronto para ser reproduzido apenas com alguns cliques.

Use a ferramenta que foi feita sob medida para negócios, pensada e desenvolvida para criar uma experiência incrível para seus clientes, te diferenciar da concorrência, te ajudar a fidelizá-los e potencializar seus resultados!

Conheça quem confia em nós:

Confira a seguir como solicitar o seu teste gratuito e conferir de perto todas as vantagens de contar com a Listenplay.

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

Compartilhe

Você também pode gostar

Músicas que acalmam o ambiente funcionam para lojas?

A música tem o poder de influenciar nas emoções e até mesmo nas ações de qualquer pessoa. Prova disso é como nos sentimos quando estamos em um local com uma música mais agitada ou calma. Aos poucos vamos ficando mais animados ou calmos, respectivamente. Mas, será que essa mesma estratégia funciona no varejo? Ao reproduzir…

Por Nayara Santos em 02.01.2024

Listenplay: entenda como funciona esse serviço de música!

Uma coisa todo mundo deve concordar: a playlist de uma loja impacta, e muito, o comportamento tanto dos vendedores quanto dos seus clientes. Não acredita? Então fica com a gente que nós vamos te contar como melhorar essa estratégia para conquistar os resultados desejados. Todos que trabalham no varejo têm como objetivo o crescimento constante…

Por Nayara Santos em 14.12.2023

Música ambiente para loja: como aumentar o tempo de permanência dos clientes?

A música ambiente pode desempenhar um papel importantíssimo no seu estabelecimento comercial. Quando bem aplicada você consegue deixar o ambiente da loja agradável e aconchegante para o cliente fazer compras. Essa é uma das ações do marketing sensorial capaz de proporcionar um diferencial para sua empresa em relação à concorrência. Afinal, com tantos desafios é…

Por Nayara Santos em 31.10.2023

7 boas razões para ter música ambiente em sua loja!

A música ambiente na loja é uma forma interessante de proporcionar ao cliente um bom ambiente de compras. Entretanto, colocar qualquer coisa para tocar ou deixar os vendedores escolherem a música de acordo com o seu gosto musical pode ser um erro gravíssimo. Inclusive, a música deixou de ser usada apenas por algumas marcas ou…

Por Nayara Santos em 07.07.2023

Como usar a música em datas sazonais

A festa fica sempre mais animada com a música certa, não é mesmo? Então por que não caprichar na escolha da música para celebrar as datas sazonais na sua loja? Se você acha que isso não vai fazer nenhuma diferença ou se não tem ideia por onde começar, nós vamos te ajudar! Grande parte das…

Por Nayara Santos em 14.02.2024

Músicas de Natal para lojas: 40 músicas para entrar no clima

A escolha da música de Natal para lojas pode auxiliar o cliente a entrar no clima da celebração e deixá-lo mais à vontade para fazer as compras. Como a música é capaz de influenciar a opinião que o cliente tem com relação a sua loja, fazendo com que ela seja lembrada, acertar nessa escolha é…

Por Nayara Santos em 28.07.2023

O que considerar na terceirização de serviços de rádio? Veja aqui!

Você já ouviu falar em música para negócios? Sabe do que se trata e como ela pode ajudar a sua empresa a se destacar da concorrência? Ou como a música pode traduzir a essência da sua marca e comunicá-la aos consumidores? Sim, a música é capaz de fazer tudo isso e ainda aumentar as suas…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Seleção de músicas para loja de carros: não erre na escolha

Fazer a seleção de músicas das lojas que serão reproduzidas na sua loja de carros pode ser algo bastante complicado. Isso porque, nem sempre os gestores do varejo têm o tempo necessário para pesquisar sobre o assunto e entender o que realmente importa na escolha da playlist. E isso sem falar naqueles gestores que nem…

Por Nayara Santos em 04.04.2023

Como Aumentar as Vendas com Músicas

Saber como aumentar as vendas da sua loja com música, pode ser uma reviravolta para a sua empresa. Isso porque, por mais que muitos estabelecimentos do varejo tenham som ambiente, seus gestores nem sequer desconfiam do poder que têm em mãos, e do potencial que podem não estar aproveitando. Afinal, a música, quando escolhida da…

Por Nayara Santos em 20.10.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos