Por Nayara Santos em 20.03.2020

Como melhorar a gestão de marketing no varejo?

Por Nayara Santos em 20.03.2020

Todos os dias surgem empresas com produtos ou serviços semelhantes os que existem no mercado e que prometem resolver o mesmo problema do cliente. Por isso, as empresas de varejo que querem vencer e se tornar referência precisam desenvolver um excelente trabalho na gestão de marketing — e é aqui que muitas delas falham.

Algumas acreditam que não é necessário investir de forma planejada no marketing da empresa e por isso acabam tendo prejuízo. Na verdade, o segredo para um bom funcionamento da empresa e do aumento dos números do seu negócio é, sempre, o planejamento e a preocupação em conversar da forma mais clara possível com os seus clientes. Saiba mais sobre isso com o post de hoje e descubra como se diferenciar no mercado.

Qual é a importância da gestão de marketing para o varejo?

Não faltam exemplos de gestores de lojas que não investem muito em divulgação, que dirá em uma estratégia de marketing sólida. Quase sempre essas pessoas ou não entendem sua real importância ou apenas estão se preocupando com outros aspectos, como a arrumação do estoque.

Por mais que essas outras tarefas sejam importantes, ainda é necessário entender que, sem divulgação adequada, nenhuma loja se mantém aberta por muito tempo. Veja aqui alguns dos pontos mais importantes em uma boa gestão de marketing.

Otimizar seus investimentos

Quando você faz qualquer tipo de investimento, seja em varejo ou em qualquer outro tipo de negócio, é importante aplicar seus recursos onde eles vão gerar o maior retorno possível. O ideal é sempre conseguir o máximo de rentabilidade possível em relação ao que foi investido inicialmente, ainda mais quando falamos em estratégias de marketing.


Nesse contexto, o que você quer é garantir que o maior número possível de pessoas veja seus anúncios e que um percentual maior delas vá até sua loja e feche negócio. Seja a sua campanha viabilizada por um site, nas redes sociais, nas ruas ou em outras mídias, um bom planejamento é o que garante o melhor aproveitamento do seu tempo e seu esforço.

Gerar retorno mais consistente

Além de pensar na compensação imediata após cada campanha de varejo, é importante que sua estratégia tenha os próximos meses e/ou anos em mente. Afinal, não é um mês de boas vendas que vai manter seu orçamento equilibrado pela próxima década. Sendo assim, é importante investir bem na sua gestão de marketing para proporcionar resultados duradouros e mais consistentes.

A forma como você atinge esse objetivo pode variar de acordo com sua estratégia. Mas, no geral, você quer que sua marca seja bem memorável, atraindo mais clientes e aumentando suas chances de fechar negócio a longo prazo.

Direcionar melhor seus esforços

Por fim, mas não menos importante, também não faltam exemplos de estratégias de marketing cujo foco está completamente distante do objetivo final do seu negócio. O resultado aqui é, quase sempre, um desperdício considerável de tempo, recursos e energia dentro do seu negócio. Algo que deve ser evitado a todo momento.

Uma gestão adequada ajuda a identificar as metas que você realmente quer alcançar e definir o melhor caminho até elas. Isso é fundamental para o desempenho do varejo, pois cada centavo e cada minuto investimento é muito precioso para sua rentabilidade.

Como melhorar a gestão de marketing?

Mesmo para quem já entende seu propósito e sua importância, ainda pode ser bem difícil gerenciar corretamente uma estratégia de marketing. Afinal, são muitos fatores que precisam ser levados em conta ao longo do caminho.

Felizmente, existem alguns pontos que você pode usar como referência para se guiar nessa jornada. Confira aqui alguns dos principais.

Tenha um orçamento de marketing

Não é possível ter qualquer forma de planejamento dentro da sua gestão de marketing sem ter um orçamento pré-estabelecido. A falta de um parâmetro ou limite para gastos quase sempre leva a despesas exageradas, ou torna mais difícil ainda comparar seus resultados obtidos com seu ponto de partida.

orçamento de marketing é o primeiro passo para conseguirmos elaborar um bom planejamento. Faça uma análise do caixa da empresa e das suas metas: qual é o orçamento permitido para o investimento em marketing, tanto tradicional quanto digital? Coloque no papel, sempre analisando os números anteriores, tanto de investimentos passados quanto de fluxo de caixa.

Crie seu planejamento de marketing

Uma vez com o budget bem definido, é hora de trabalharmos o planejamento de marketing. Nesse momento, é preciso fazer um trabalho de pesquisa de campo para entender quem realmente é seu público, onde ele está, do que ele gosta, quais informações ele tem buscado, entre outros. Todos esses dados guiarão a nossa forma de trabalhar daqui pra frente, pois saberemos quais assuntos abordar nas campanhas, em quais canais colocar anúncios e conteúdos, como conversar com o público, etc.

No mundo varejista, é interessante investir nos cinco sentidos para estimular a compra. Essa é uma das ações mais comuns e que realmente impactam nos números da empresa. Quantas vezes você entrou em uma loja e estava tocando música, ou tinha um cheiro específico que, sempre que o sente, você associava a uma marca? Essas associações e estímulos são fundamentais para mexermos com os instintos dos clientes, conduzindo-os à compra.

Fique de olho nas metas

Então, você está fazendo um grande investimento na divulgação da sua loja, tentando melhorar a experiência do cliente ou customer experience e as formas de comunicação com seu público. Mas, aonde você pretende chegar com isso? Pode parecer uma pergunta estranha, mas manter seus olhos em suas metas é o que garante o melhor resultado para a empresa ao longo do tempo.

As metas precisam ser bem definidas lá no começo, junto com o planejamento. É preciso acompanhar todas as metas e a evolução de cada uma delas para ter a certeza de que todos os seus investimentos na gestão de marketing da sua empresa estão caminhando para o sucesso.

Defina quais são os objetivos da sua empresa para os próximos meses e deixe isso claro para a equipe — é fundamental que todos trabalhem alinhados para o mesmo interesse.

Analise e mensure os resultados

Claro que, por mais que você se prepare, nem sempre suas estratégias seguem exatamente o percurso esperado. Porém, para saber quando isso acontece, você deve ter algum ponto de referência. Para isso serve a mensuração de dados e resultados dentro da gestão de marketing.

Analisar e mensurar resultados periodicamente é a única maneira de encontrar novas oportunidades no dia a dia da empresa. É com essa mensuração que conseguimos identificar os momentos de força e as fraquezas nas campanhas e, a partir daí, otimizar os investimentos. Com isso, ao fim das ações, os números serão realmente favoráveis.

Seja flexível

Como já mencionamos, algumas coisas saem diferente do esperado. O mais importante nesses momentos é saber identificar alternativas e adaptar seus planos. Se prender a uma estratégia que não gera bons retornos é o maior erro de qualquer gestor de varejo.

Se você fez uma boa mensuração de resultados, então já deve ter um parâmetro para comparar suas expectativas e a realidade. E, com mais alguma análise, pode encontrar exatamente o que precisa ser mudado para garantir que suas campanhas tenham mais sucesso no futuro.

Quais as tendências de gestão de marketing que podem ajudar?

Quando chega o momento de colocar toda essa gestão em prática, é sempre uma boa ideia ter algumas ferramentas para apoiar. E, de fato, o setor de varejo tem muito a ganhar com os vários recursos tecnológicos e novas metodologias à sua disposição. Veja aqui alguns exemplos.

Inteligência Artificial

Um conceito bem difundido, mas não muito esclarecido, a Inteligência Artificial pode ser entendida como um conjunto de sistemas e algoritmos que ajudam a identificar padrões e tomar decisões. Dessa forma, é possível automatizar diversas partes da sua empresa, especialmente as tarefas administrativas que mais consomem tempo e recursos.

Sua implementação exige bastante conhecimento, pois envolve a integração de múltiplos sistemas. Porém, com o apoio certo, não será tão difícil tirar maior proveito dessa ferramenta no seu dia a dia.

Big Data

Os “Grandes Dados”, ou Big Data, são, na verdade, uma prática cada vez mais comum em todas as empresas. Com cada vez mais foco em tomar decisões com base em estatísticas em vez de simples observações, também cresceu o investimento em coleta de dados em larga escala. Daí vem o Big Data.

Mesmo em uma empresa de pequeno ou médio porte, ainda vale a pena ter mais informações relevantes sobre seu público e sobre o mercado como um todo na hora de tomar decisões.

Omnishopper

Graças à internet, já é possível integrar diferentes canais de vendas em um mesmo espaço, tornando a experiência de compra mais fluida. Um exemplo disso é o conceito do omnishopper, que, basicamente, representa uma união completa do seu ponto de vendas físico com todos os outros. Uma pessoa pode conferir anúncios no seu site e imediatamente encontrar o mesmo produto, ainda em estoque, no seu varejo, por exemplo.

O sucesso no mundo do varejo exige muito conhecimento de mercado e análise dos reais interesses do seu público. Invista em estratégias no ponto de venda, além de vendas online, para garantir que o nome da sua marca permanecerá na mente dos possíveis clientes e, com isso, aumentar as vendas.

Agora que você já entende um pouco melhor como fazer uma boa gestão de marketing no varejo, é hora de adotar algumas dessas práticas e maximizar seu desempenho. Lembre-se de pensar sempre em como a experiência do cliente hoje tem reflexos na fidelização, além de melhorar seu faturamento e reputação a longo prazo.

Quer mais dicas para maximizar os resultados dentro da sua loja? Então veja nosso artigo sobre a sonorização de ambiente e entenda como ela pode contribuir com seu desempenho.

Compartilhe

Você também pode gostar

Gestão de PDV: saiba como fazer um gerenciamento eficiente dos pontos de venda

A gestão de PDV é algo que merece a total atenção dos gestores de lojas de varejo. Afinal, a forma como os produtos são distribuídos e os itens dispostos no local podem atrair mais pessoas até o ambiente, impactando as vendas de forma positiva. Fazer um gerenciamento eficiente dos pontos de venda, no entanto, é…

Por Nayara Santos em 25.09.2019

Treinamento de vendas no varejo: Descubra como fazer

Confira como fazer um treinamento de vendedores no varejo e veja as vantagens em aplicar um!

Por Nayara Santos em 11.07.2022

Como chamar atenção dos clientes no Instagram, confira

O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil que tem ajudado muitas empresas a se destacarem e conquistar clientes. Para isso, é essencial que você consiga chamar a atenção dos clientes, mas nem sempre isso é fácil, certo? Aproveite a exposição que as redes podem te proporcionar para criar uma conexão com…

Por Nayara Santos em 26.06.2023

Decoração de loja para Festa Junina: 5 ideias para se inspirar

Chegou aquela época do ano em que o Brasil se veste de cores e alegria para celebrar uma das festas mais queridas: a Festa Junina! E claro, você, empreendedor do varejo, não pode ficar de fora dessa! Se você ainda não sabe como preparar sua loja para essa festa tão tradicional, não se preocupe, estamos…

Por Nayara Santos em 22.04.2024

Garanta Resultados para a sua Loja com o Customer Experience!

Customer Experience: Como Garantir Resultados para a Minha Loja? Este artigo foi criado pela equipe binds.co para uso exclusivo do blog Listenx O customer experience (CX), ou experiência do cliente, é um conceito utilizado por diversas lojas que almejam se destacar da concorrência e conquistar resultados satisfatórios. Afinal, precisamos considerar que o consumidor atual tem…

Por Nayara Santos em 19.05.2020

5 cases de sucesso de rebranding

Avaliar cases de sucesso de rebranding pode te ajudar a entender a importância que esse processo pode ter para aumentar a visibilidade da sua marca. Isso porque, quando o branding, a gestão da marca, é feito no início do negócio, a tendência é pensar que a comunicação com o público já está adequada e que…

Por Nayara Santos em 13.12.2021

5 hacks de produtividade no ambiente de trabalho

Conhecer os hacks certos para aumentar a produtividade no ambiente de trabalho é uma forma bastante interessante de conseguir obter bons resultados. Esse conhecimento pode ser útil tanto para o gestor de uma empresa, como para ser aplicado para os funcionários. Por isso, se você quiser melhorar a sua produtividade, é só conferir o texto…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

11 textos prontos para divulgação de produtos, confira

Conhecer alguns textos prontos para divulgação de produtos poderá ser muito útil na hora de elaborar as estratégias de marketing para a sua loja. Por isso, preparamos uma lista com alguns textos para você se inspirar. E não deixe de conferir a nossa dica bônus de como arrasar na divulgação desses textos. Boa leitura! Você…

Por Nayara Santos em 22.02.2022

Você sabe como se preparar para as datas importantes para o varejo? Descubra aqui!

Páscoa, Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Black Friday, além de tantas outras datas, são importantíssimas para o varejo. Afinal, durante as celebrações, milhares de empresas em todo o planeta enxergam esses momentos como pequenas janelas de oportunidade para chamar a atenção do consumidor e lucrar mais. Entretanto, para explorar essa sazonalidade com sucesso,…

Por Nayara Santos em 28.08.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos