• ListenPlay
  • Sobre

Tudo sobre experiência do cliente

Dicas e táticas para conquistar, engajar e fidelizar clientes, aumentando resultados

Receba nossa newsletter
semanal de conteúdos
Assine
  • Categorias
    • Marketing e vendas
    • Music Branding
    • Experiência do cliente
    • Visual Merchandising
    • Cases
    • Gestão de pessoas
    • Administração
    • Aumente suas vendas
    • Academias
  • Cases de Sucesso
  • Ebooks e Infográficos

  • ListenPlay
  • Sobre

Blog de Marketing Digital de Resultados

Receba nossa newsletter
semanal de conteúdos
Assine
  • Categorias
    • Marketing e vendas
    • Music Branding
    • Experiência do cliente
    • Visual Merchandising
    • Cases
    • Gestão de pessoas
    • Administração
    • Aumente suas vendas
    • Academias
  • Cases de Sucesso
  • Ebooks e Infográficos

  • ListenPlay
  • Sobre
Receba nossa newsletter semanal de conteúdos
Assine
  • Categorias
    • Marketing e vendas
    • Music Branding
    • Experiência do cliente
    • Visual Merchandising
    • Cases
    • Gestão de pessoas
    • Administração
    • Aumente suas vendas
    • Academias
  • Cases de Sucesso
  • Ebooks e Infográficos

Tudo que você precisa saber sobre o ECAD

Publicado por Luana Ferreira em 14/08/2019
Categorias
  • Music Branding
Tags

    O que é Ecad?

    O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) é uma instituição privada, sem fins lucrativos, instituída pela lei 5.988/73 e mantida pela Lei Federal 9.610/98 e 12.853/13.

    Na prática, eles trabalham arrecadando os direitos autorais de quem usa música em ambientes públicos com fins comerciais e distribui a verba arrecadada aos artistas inscritos na instituição.

    Tenho que pagar Ecad?

    Se você tem um estabelecimento aberto ao público e utiliza música ambiente, como uma loja, academia, restaurante, hotel, supermercado, ou qualquer outro tipo de negócio que usa música ou até TV em seu ambiente comercial, precisa repassar a arrecadação.

    Isso é indiferente se você tem o serviço da ListenX, usa pendrive, rádio FM, TV, ou qualquer outra forma de distribuir som em seu estabelecimento comercial.

    Como o valor é calculado?

    O valor depende um pouco da região do país em que você está, mas esse valor é calculado usando como base a metragem quadrada da área sonorizada.

    Veja bem, m² da área sonorizada não quer dizer o tamanho total da loja.

    Você deve calcular o espaço de circulação de pessoas onde toca música, desconsiderando assim estoques, balcões, expositores, etc.

    Isso deve chegar em torno de 20 a 30% da sua área total.

    O cálculo do valor a ser pago é baseado nos fatores abaixo:

    • Valor da UDA: A unidade de direito autoral (UDA) é a base de cálculo de direito autoral do ECAD, o valor atual da UDA, reajustado em Julho/2019 é de R$ 80,92.
    • Grau de Utilização: O Ecad considera que para alguns tipos de negócio a música é mais fundamental do que para outros, sendo assim ele tem um fator que influencia o cálculo de acordo com o segmento de seu negócio.

    Grau de utilização para empresas que não utilizam música ao vivo e não oferecem aulas de dança:

    tudo sobre o ecad

    *OBS: Se sua empresa tem atividades com dança ou utiliza música ao vivo, visite o site do ECAD para mais informações.

    Para as academias a tabela é a seguinte:

    o que é ecad

    Área Útil Sonorizada:

    Atenção, esse é o item que gera mais dúvidas e depende do layout do seu estabelecimento, sendo calculado da seguinte forma:

    Simplificando, a área útil sonorizada é o espaço do seu estabelecimento onde é possível a circulação de pessoas, a grosso modo é a área total em m²  (onde você tem caixas de som) subtraído o espaço ocupado por móveis, equipamentos, balcões, araras e etc.

    A grosso modo, em média, a área útil sonorizada corresponde entre 20-30% da área total, aproximadamente.

    Fórmula de cálculo de direito autoral

    Valor de ECAD a Pagar = ( Área Útil Sonorizada / 10 ) X ( UDA X Grau de utilização )

    Quanto eu tenho que pagar?

    Exemplo para lojas: Supondo que você seja uma loja, com área total de 100 m²  e que sua área sonorizada seja de 20% da sua área total, faremos o cálculo abaixo:

    Área Útil Sonorizada = Área Total Sonorizada X 20%

    Área Útil Sonorizada = 20 m²

    Valor a Pagar = ( Área Útil Sonorizada / 10 ) X ( Uda X Grau de utilização )

    Valor a Pagar = ( 20 m² / 10 ) X ( R$ 80,92 X 0,45 )

    Valor a Pagar = ( 2 ) X ( R$ 36,41 )

    Valor a Pagar = R$ 72,82

    Importante observar que algumas categorias de negócios com muitas unidades, como redes de lojas, possuem base de cálculo menor, sempre consulte a tabela de fator de Ecad acima, para ter certeza que escolheu o fator correto antes de calcular.

    Exemplo para academias: Supondo que você seja uma academia, com área total de 500 m² e que sua área sonorizada seja de 20% da sua área total, faremos o cálculo abaixo:

    Área Útil Sonorizada = 20% da Área Total Sonorizada

    Área Útil Sonorizada = 100 m²

    Valor de ECAD a Pagar = (Área Útil Sonorizada/ 10) X ( Uda X Grau de utilização)

    Valor de ECAD a Pagar = (100 m²/ 10) X (R$ 80,92 X 1)

    Valor de ECAD a Pagar = (10) X (R$ 80,92)

    Valor de ECAD a Pagar = R$ 809,20

    É importante observar que algumas categorias de negócios com muitas unidades, como redes de academias, possuem base de cálculo menor, sempre consulte a tabela de fator de ECAD acima, para ter certeza que escolheu o fator correto antes de calcular.

    Estou Pagando o Valor Correto?

    Muita gente se desespera ou porque desconhece o cálculo na hora de simular o valor no site do Ecad ou porque passa informação incorreta ao fiscal, quando isso acontece, pode receber um boleto com valor maior do que o correto.

    Nossa recomendação é sempre entender o cálculo, passar a informação correta sobre sua área sonorizada e verificar se o fator realmente corresponde ao seu tipo de negócio, conferir o cálculo e efetuar o pagamento corretamente.

    Existe algum jeito de ter música e não precisar pagar?

    Atualmente, existem algumas soluções que isentam o pagamento de Ecad, porém são músicas desconhecidas.

    Nesse caso existe uma certa dificuldade de alcançar a mesma experiência ao cliente quando comparada a seleções com o acervo de músicas que necessitam do pagamento dos direitos, que é muito mais rico e trazem muito mais vínculo emocional por serem músicas conhecidas do seu público-alvo.

    Vale a Pena Pagar?

    e você tem objetivo de ter um negócio bem sucedido, que fideliza os clientes, não dá para ficar sem música, ainda mais hoje em dia que o consumidor está cada vez mais exigente e a concorrência cada vez mais acirrada.

    Desta forma, é extremamente recomendado pagar o Ecad uma vez a lei diz que pra usar é necessário pagar e a música é importante para seu negócio ter melhores resultados.

    Como uma loja pode ter o dinheiro pago ao Ecad de volta?

    Já que a música é importante para seu negócio e você já paga, ou decidiu pagar o ECAD, é importante saber como ter o máximo de retorno de seu investimento, não é mesmo?

    Estudos comprovam, você pode estar perdendo até 36% das vendas se a música da sua loja estiver errada, enquanto com a música certa você aumenta o tempo de permanência do cliente na loja em até 35% e aumenta as vendas em até 14% além de estimular os clientes a voltarem novamente e indicarem aos amigos.

    Um aumento de 14% nas vendas seria ótimo, não é mesmo?

    Para isso criamos a ListenPlay, um serviço idealizado por especialistas de Music Branding, Marketing Sensorial e Rádio Indoor, onde você terá a música certa para seu negócio fidelizar clientes e aumentar os resultados.

    Além disso, a ListenPlay, possibilita incluir anúncios dos seus produtos, serviços e promoções, alavancando as vendas e aumentando seu lucro.

    Não importa se você tem um pequeno negócio ou uma grande rede, ListenPlay foi criado para você.

    Como uma academia pode ter o dinheiro pago ao Ecad de volta?

    Já que a música é importante para sua academia e você já paga, ou decidiu pagar o ECAD, é importante saber como ter o máximo de retorno de seu investimento, não é mesmo?

    Mesmo que inconscientemente, a música exerce forte influência em nossas vidas. Basta começar uma música bem animada para que os primeiros movimentos apareçam, seja batendo o pé ou balançando a cabeça, a partir desse fato nós podemos começar a imaginar o quão poderosa a música é durante o treino.

    Confira abaixo alguns pontos onde a música certa pode ajudar no treino dos seus alunos, o que aumentará a retenção, a fidelização e a indicação de seus alunos, aumentando assim, seus resultados e recuperando o dinheiro investido no pagamento do Ecad:

    • A música na academia reduz percepção de tempo e esforço durante o exercício;
    • A música certa no treino estimula movimentos;
    • Músicas para treinar aumenta níveis de Dopamina e estimula mais;
    • A música certa na academia aumenta a retenção de alunos.

    Ou seja, essa é a fórmula perfeita para que seu aluno se sinta estimulado durante o treino e não entenda que o seu período na academia é de sofrimento.

    A escolha correta da música vai te ajudar a transformar o momento do treino de seus alunos em algo muito mais prazeroso e motivante e isso certamente fará parte, mesmo que no inconsciente, da decisão do aluno de voltar para academia no dia seguinte, sem sequer pensar na preguiça ou nas outras coisas que ele poderia fazer nesse mesmo tempo.

    Para isso criamos a RadioAcademia, um serviço idealizado por especialistas, onde você terá a música certa para sua academia fidelizar e reter alunos.

    Posts Relacionados

    • Você sabe o que é o Trade Marketing?
    • Você sabe como funciona uma Rádio Indoor?
    • você sabe o poder que a música para loja tem no comportamento dos clientes?
      Você sabe o poder da música para loja no comportamento do seu cliente?
    Compartilhar
    Autor
    Autora: Luana Ferreira
    Publicação: 14/08/2019
    Share on Facebook
    Facebook
    Tweet about this on Twitter
    Twitter
    Share on LinkedIn
    Linkedin

    Posts Relacionados

    • Você sabe o que é o Trade Marketing?
    • Você sabe como funciona uma Rádio Indoor?
    • você sabe o poder que a música para loja tem no comportamento dos clientes?
      Você sabe o poder da música para loja no comportamento do seu cliente?

    Últimos Posts

    • Entenda a influência de uma playlist personalizada em seu negócio
    • Você sabe como se preparar para as datas importantes para o varejo? Descubra aqui!
    • Música e identidade de marca: entenda por que apostar nessa relação

    Inscreva-se em nossa newsletter

    E receba por email novos conteúdos sobre
    Experiência do Cliente

    ListenPlay · 20152019 ListenX 2015© Todos os direitos reservados