Por Nayara Santos em 13.06.2022

7 estratégias de marketing inspiradas pelo mundo da música!

Por Nayara Santos em 13.06.2022

Inspirar e motivar pessoas são alguns dos principais fundamentos e estratégias de marketing existentes. Interligar aquele que tem uma necessidade ao produto ideal é muito mais eficiente quando isso acontece de forma fluida e a partir de ambos os lados. 

A boa notícia é que existem ferramentas que as estratégias de marketing podem utilizar para tornar essa busca mais fácil e mais prazerosa: a música. Para entender essa importância, basta lembrar de momentos importantes da sua vida e, muito provavelmente, você vai ter uma música associada a ele. Por isso, ela é uma grande aliada nesse processo de atrair e fidelizar clientes na sua loja.

A música que é reproduzida em uma loja pode influenciar o cliente, tanto positiva, como negativamente. Duvida? Estudos mostram que 35% dos consumidores aumentam o tempo de permanência na loja quando a música é agradável. Por outro lado, 44% deles deixam a loja sem comprar nada quando a música é ruim.

Portanto, se esse não for um bom motivo para você começar a pensar em como utilizar a música estrategicamente na sua empresa, então a gente vai trazer algumas estratégias de marketing de sucesso que foram inspiradas na música. Confira as estratégias que selecionamos para você. Boa leitura!

Estratégias de marketing inspiradas pela música

Na constante busca para se destacar da concorrência, é importante que você esteja munido de informações e conheça estratégias de sucesso. Afinal, isso permite que você reaja rapidamente às mudanças e novidades que o mercado traz. Confira a seguir algumas estratégias que foram inspiradas no mundo da música.

1. Não pare no tempo: reinvente-se a todo instante

Deve ser difícil achar um exemplo melhor de mercado em transformação do que o mundo da música, que mudou de forma drástica nos últimos anos, principalmente com a entrada da tecnologia e da internet desse ramo.

Se há alguns anos, você estava ligando para sua rádio predileta e pedindo a nova música do seu ídolo para poder gravá-la em uma fita K7. Hoje, as notificações sobre cada lançamento aparecem na tela do seu celular, independentemente de onde você esteja. E, alguns cliques depois, você já está escutando, pausando e repetindo o novo hit até cansar.

Essa transformação constante demanda uma adaptação profunda (e rápida) de todos os envolvidos na indústria musical, ou seja, dos músicos às gravadoras. Fora dela, também é preciso dançar no ritmo alucinante das mudanças, afinal, quem perde o ritmo, pode perder um cliente e ver a sua empresa falindo.

Entretanto, a verdade é que em qualquer ramo as novidades aparecem e o gestor precisa conseguir se adaptar, inclusive com as estratégias de marketing. Lidar com os públicos efervescentes nessa chamada Cultura da Conexão exige capacidade de adaptação. Não basta mudar por mudar: é preciso entender o que está acontecendo no seu nicho e encontrar a melhor forma de seguir alcançando as metas da sua empresa.


E, se você não fizer isso, o seu concorrente vai fazer. Portanto, se você não quiser perder terreno para a concorrência, vai precisar se adaptar.

2. Dialogue nas praças digitais: a internet é um mundo de oportunidades

Hoje em dia, que artista ou banda não possui um canal em algum serviço de streaming digital? Ou então um website com a agenda atualizada, ou um perfil em uma rede social para usar de ponto de encontro direto com fãs e parceiros?

Se a internet era vista como uma forma de você conhecer o mundo sem precisar sair de casa, agora essa importância aumentou ainda mais e ela se tornou uma ferramenta impossível de negligenciar. E, cada vez mais, isso está se tornando uma verdade para diferentes campos profissionais e segmentos de mercado.

Sua empresa tem que considerar esse ambiente na hora de pensar nas estratégias de marketing que deseja implementar. Mas não adianta tomar iniciativa sem fundamentação e atirar no escuro.

Atuar no ambiente online exige conhecimento, constância e experimentação. Mas, o segredo está em dialogar. Aprenda com os artistas que trocam mensagens, incentivam as interações e constroem grupos de admiradores. Sua marca precisa de mais do que consumidores: ela necessita de admiradores. Pessoas que confiam, se relacionam e se engajam em relação a seu produto.

Inclusive, esse é o momento de aproveitar que os consumidores buscam empresas que tenham os mesmo valores e posicionamentos que eles. Uma vez que eles encontram tais empresas, eles passam a ser consumidores fiéis, que consomem os produtos mais por causa do que a empresa entrega e como a marca se posiciona, do que pelo preço dos produtos.

Para entender isso, basta pensar em todas aquelas empresas que trabalham com a venda de produtos ambientalmente corretos. Eles são mais caros do que os convencionais, mas mesmo assim possuem um grande público. Por isso, aproveite as redes sociais para mostrar mais sobre a identidade da sua marca. Sem dúvida alguma você vai atrair muitos consumidores que pensam da mesma forma.

3. Descubra onde seu público está

Para alcançar o máximo de admiradores possível, as pessoas precisam te ver e saber o que você tem feito. Músicos e bandas fazem isso muito bem e constroem pontes de contato em diferentes áreas ao mesmo tempo. Desde as publicações com 140 caracteres do Twitter até vídeo e mais de 1 hora no YouTube; ou ainda através de blogs com textos sobre a banda, ou como foi a turnê, à transmissões de vídeo ao vivo. 

Essa diversificação na forma como eles se comunicam com o seu público pode ensinar muito para os varejistas. Afinal, dependendo do seu público-alvo, você vai encontrar ele em diferentes locais e, portanto, é onde a sua marca precisa estar. Por exemplo, um público mais jovem estará no Tik Tok. Pessoas mais velhas preferem o Facebook.

Uma que você saiba onde o seu público está, chegou o momento de traçar estratégias para alcançá-lo. De modo geral, as redes sociais oferecem a possibilidade de fazer publicações pagas e permitem que você selecione o perfil de usuário que verá os anúncios. Assim, as peças publicitárias serão mostradas apenas para aquelas pessoas que realmente tenham interesse no produto e com chances reais de comprá-los.

Dentre as informações que você pode escolher estão: gênero, idade, localização e até mesmo gostos pessoais. E isso não é apenas para as redes sociais, mas também para os anúncios do Google Ads.

E isso se aplica também na publicidade offline. Afinal, uma revista de jardinagem não é, a princípio, a opção mais disputada pelas bandas de heavy metal na hora de anunciar. Por isso, também pense em fazer uma diversificação da sua estratégia de marketing offline buscando parceiros que tenham relação com seu público potencial.

4. Busque influenciadores: espalhe o nome de sua marca

Um outro aspecto muito próprio da nossa época são as parcerias criadas entre artistas e influenciadores digitais. Por exemplo, uma aparição em um canal do YouTube de sucesso ou no Instagram de alguém com vários seguidores pode fazer com que o alcance dos dois cresça muito. Afinal, vocês estarão expostos a pessoas que geralmente não veriam os seus conteúdos.

Essa técnica é cada vez mais usada por quem trabalha com a internet, pois os produtores de conteúdo são, no geral, mais acessíveis do que aqueles dos tradicionais talk shows da TV ou aquele crítico de rádio famoso. Por isso, essas parcerias podem ser uma via de mão dupla e todos saírem ganhando.

Além disso, outra vantagem da internet é o nível de segmentação que a profusão de produtores de conteúdo proporciona. No caso de canais no YouTube, por exemplo, há inúmeros; desde aqueles dedicados à culinária, até exercícios físicos, dicas de jogos e aulas de gramática.

Dentro do segmento de música mesmo, canais exclusivamente para amantes de rock ou então para quem não quer conversa e sim clipe novo todo dia. Essa variedade é o que permite chegar onde exatamente interessa.

Faça uma pesquisa profunda, a partir do seu público potencial e encontre esses experts que podem ajudar na promoção de sua marca. Parcerias, permutas e brindes são comuns nesse tipo de relação e devem ser incentivadas e promovidas para atrair clientes novos para a sua loja. 

Parceiras de sucesso podem ser aquelas que complementam o produto com o qual você trabalha. Por exemplo, se possui uma loja de roupas, então que tal fazer parcerias com lojas de sapatos, acessórios e salões de beleza? Ou então, se possui uma loja de produtos saudáveis, pode ter uma parceria com uma academia, e assim por diante.

5. Planeje-se: estratégias de Marketing precisam de prazos

O gerenciamento de uma carreira na música hoje em dia não é algo simples. Os artistas e bandas e os respectivos agentes sabem disso e, portanto, investem em um planejamento de médio e longo prazo. E, este planejamento influencia desde as ações que são realizadas até os conceitos trabalhados em cada álbum ou mesmo na marca do músico em questão.

Mais uma vez, essa é uma dica incrível que pode ser transferida para outros contextos, inclusive para as estratégias de marketing da sua empresa. Afinal, esse é um processo contínuo e que precisa levar em consideração os mesmo prazos. Mesmo porque, de nada adianta fazer um grande investimento para o lançamento, sem se preparar para o atendimento pós-venda dos clientes.

Ou então, por outro lado, apresentar um produto ou serviço destoante do que a sua marca tem o costume de oferecer. A inovação é sempre bem-vinda, mas se a estratégia de marketing não funcionar como um fio condutor entre o novo e o tradicional da sua empresa, seu cliente pode se sentir traído ou desconfortável.

Ainda, vale a pena dizer que, quando você sabe o que será feito a seguir, é possível criar estratégias de marketing mais interessantes. Por exemplo, uma excelente forma de fazer com que as pessoas falem de você é criando expectativa no cliente, ou seja, deixando-o curiosos.

Isso pode ser feito através de publicações curtas, mostrando parte do que será feito. Por exemplo, você vai lançar uma nova coleção, então pode mostrar algumas estampas, partes do desenho da coleção, a loja sendo preparada para receber as peças. E sempre criando frases chamativas e que aumentem a curiosidade das pessoas. 

Também é preciso dizer que, quando você planeja, você consegue se preparar financeiramente para cada uma das campanhas. Isso faz com que o risco de estourar o caixa diminua e você não comprometa a saúde financeira da sua empresa.

6. Tenha foco e disposição: não pare na pista

Imagine a vida exaustiva de um artista de sucesso. Um cantor ou cantora que faz dezenas de apresentações por semana, ainda precisa pensar em como se diferenciar, e estar sempre presente nas conversas digitais sem conseguir sequer ir ao mercado anonimamente. Independente disso, quando subir no palco, ele ou ela precisa fazer o melhor para cada um dos fãs que estiverem presentes.

Essa força e disposição que vemos nesses quase mitos atuais é a maior inspiração possível para quem quer fazer uma estratégia de marketing campeã. Mergulhar de cabeça é muito importante. 

Por mais que você já saiba, nunca é demais repetir: marketing é apresentar às pessoas seu produto e, sobretudo, convencê-las de que é um bom produto. E, esse convencimento não existe sem muita gana, disposição e planejamento.

Então, da próxima vez que você estiver assistindo à performance de um ídolo no palco, tente armazenar um pouco daquela energia toda transmitida. Tente reproduzi-la na hora de desenhar os caminhos que sua empresa irá fazer na divulgação de sua marca e na construção de clientes potenciais.

Atualmente existem muitos exemplos de artistas que também são excelentes empresários, utilize essas inspirações em como gerenciar a sua empresa. E, quanto maior for a sua dedicação, maiores são as chances de conseguir mais sucesso com a sua empresa.

7. Seja autêntico e mantenha a essência da sua marca

Não é à toa que as bandas e artistas conseguem arrastar milhares (e muitas vezes milhões) de fãs. Todos eles possuem um posicionamento bastante claro, uma identidade que permite a identificação dos fãs e com a qual eles concordam e admiram.

Essa é, sem dúvida alguma, uma grande inspiração é algo que a sua marca deve buscar, sem autêntico e manter a identidade da sua marca. Isso pode ser feito de diferentes formas, tais como através do tom de voz utilizado nas comunicações com os clientes, da música que é utilizada na loja, da forma como os vendedores se vestem e se comunicam com os clientes.

Além disso, os consumidores estão cada vez mais interessados em fazer negócios com empresas que apresentam os mesmos valores e posicionamentos que eles. Portanto, você também deve deixar esses pontos claros. Assim, o cliente irá se relacionar com a sua marca porque vocês compartilham interesses, formas de pensar e crenças.

Utilizar as redes sociais e as peças publicitárias são excelentes formas de se fazer isso e de conquistar clientes fiéis de uma vez por todas.

Essas são as dicas que podemos tirar do mundo da música e usar na hora de elaborar estratégias de marketing de sucesso. Mas sempre há um novo olhar a ser lançado, que tal ler nosso artigo com as músicas mais tocadas e descobrir sacadas importantes? Confira!

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

Compartilhe

Você também pode gostar

Conheça o poder da música no varejo

A música no varejo é uma importante ferramenta do marketing sensorial. Trata-se de uma estratégia que, assim como o cheiro, a identidade visual e outros elementos presentes em um ponto de venda, visa conferir uma assinatura para cada marca. Ainda que não seja perceptível em um primeiro momento ou, até mesmo, que o cliente nem…

Por Nayara Santos em 10.08.2023

Som ambiente aumenta vendas?

Você já ouviu falar no poder que a música pode ter para a sua loja? E que com o som ambiente certo você não apenas aumenta as suas vendas, como também consegue fidelizar clientes? Duas coisas importantíssimas para qualquer loja do varejo, não é mesmo? Conseguir aumentar as vendas é um desafio para diversos estabelecimentos…

Por Nayara Santos em 31.10.2023

Quebra de contrato: saiba como funcionam os contratos de rádio indoor e music branding

Melhorar a experiência do cliente enquanto ele está na sua loja é o melhor caminho para ter consumidores fiéis e conseguir vender mais. Isso pode ser feito de diversas maneiras, mas geralmente a combinação de elementos é que criará um ambiente único. Por isso, é importante caprichar na decoração, cores, organização da loja e, claro,…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Músicas em streaming: por que contratar um serviço especializado?

Tornar o seu ambiente mais rico e aconchegante a partir do som é um ótimo caminho para aprimorar a experiência de quem visita o seu estabelecimento. Ter músicas em streaming parece ser a melhor solução para isso, mas você já pensou em contar com uma solução profissional? Quando pensamos em músicas em streaming, geralmente imaginamos…

Por Nayara Santos em 29.01.2020

Seleção de músicas para loja de carros: não erre na escolha

Fazer a seleção de músicas das lojas que serão reproduzidas na sua loja de carros pode ser algo bastante complicado. Isso porque, nem sempre os gestores do varejo têm o tempo necessário para pesquisar sobre o assunto e entender o que realmente importa na escolha da playlist. E isso sem falar naqueles gestores que nem…

Por Nayara Santos em 04.04.2023

Rádio para loja de roupas: entenda como funciona!

A chave para o sucesso de vendas e para a fidelização do público é a mesma em qualquer segmento: a experiência do cliente. Você já deve saber o quanto isso é essencial, mas será que conhece os melhores meios para chegar lá? Por exemplo, com o uso de uma rádio para loja de roupas? Esse…

Por Nayara Santos em 21.07.2020

Confira as melhores músicas para cada época do ano

É importante considerar as músicas para cada época do ano, afinal, até mesmo o nosso estado de espírito muda de acordo com o clima e com os acontecimentos de cada período, não é mesmo? No mesmo sentido, é comum que o nosso gosto musical também se altere e que a gente tenha vontade de escutar…

Por Nayara Santos em 17.01.2020

Como conquistar e fidelizar clientes utilizando música ambiente

Você sabe como conquistar clientes e fidelizá-los? Conhece as ferramentas para isso e os benefícios que investir em estratégias que tenham esse foco poderá trazer para a sua empresa? Se não sabe não tem problema, você está no lugar certo para descobrir mais sobre como conquistar e fidelizar clientes utilizando música ambiente. Uma ferramenta importantíssima…

Por Nayara Santos em 02.01.2024

Qual a importância de uma rádio indoor para salão de beleza? Entenda!

Você sabe qual é a importância de uma rádio indoor para salão de beleza? Trata-se de uma ferramenta muito útil que ajuda as empresas desse setor a aumentarem as vendas e ainda proporciona um melhor ambiente aos clientes, ou seja, é um dos fatores que contribuem para otimizar a experiência do consumidor. Melhorando a experiência,…

Por Nayara Santos em 14.05.2020

Receba nossos conteúdos exclusivos