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Identidade Sonora: entenda a importância de ter na sua Loja

Publicado por Listenx LX em 18/11/2021
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  • Music Branding
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Você sabia que ter uma identidade sonora para a sua loja pode ser um grande diferencial? Que música é capaz de influenciar o comportamento do cliente durante as compras? Que a música também pode fazer com que as suas vendas aumentem? Ou ainda que ela é capaz de te ajudar a fidelizar clientes?

Se você respondeu não para alguma dessas perguntas, então você está no lugar certo. Chegou o momento de transformar a sua loja e trazer uma nova experiência de compras para os seus clientes. Neste artigo você saberá tudo sobre identidade sonora e como ela pode ser utilizada para encantar os clientes e melhorar os resultados da sua loja. Confira! 

O que é Identidade Sonora?

Antes de continuarmos é essencial que você entenda o que é a identidade sonora de uma marca. Esse ainda é um tema relativamente novo em terras brasileiras, mas que vem ganhando cada vez mais a atenção dos varejistas pelo poder que ela tem em aumentar as vendas e a fidelização dos clientes.

Essa ideia surgiu a partir de um estudo que diferentes profissionais realizaram por muitos anos para entender como o público responde a estímulos sonoros. Esse estudo também procurou entender como esses estímulos poderiam ser aplicados para melhorar a identificação do público com a marca.

Durante esse estudo, descobriu-se que o som, quando aliado a outras experiências sensoriais da marca (por exemplo, uma experiência visual) pode se tornar um facilitador do processo cognitivo, associando a memória visual à memória sonora. Ou seja, através da associação que o cliente faz entre uma música ou um determinado som (estímulo sonoro) com o logo da marca (experiência visual) pode fazer com que o cliente se lembre mais facilmente da sua loja. Ainda, a experiência de compra pode ser influenciada por essa associação.

Quer um bom exemplo dessa associação? O famoso “tu-dum” seguido do “N” do logo do Netflix no início das séries e filmes. Mesmo que você ouça apenas o som ou veja a tal letra você sabe exatamente do que se trata, ainda que você não esteja utilizando a plataforma.

Porque ter uma identidade sonora na loja?

A identidade sonora é uma das partes que compõem o marketing sensorial. Essa área do marketing tem como intuito despertar os sentidos dos clientes e fazer com que ele tenha uma melhor experiência de compras. Assim, as lojas do varejo podem criar não apenas uma identidade sonora, mas toda uma experiência imersiva e influenciar o comportamento de compras. Quer saber mais sobre o marketing sensorial? Confira o nosso e-book gratuito Guia completo sobre marketing sensorial no varejo.


Algumas das ações do marketing sensorial são a aromatização da loja, iluminação adequada das prateleiras e vitrines, decoração da loja, dentre outros. O uso da música em ambientação de lojas certamente é mais uma dessas ações e uma das maneiras mais eficazes de se trabalhar com o sentido da audição na experiência de compra. Afinal, ao se deparar com uma identidade sonora, o comportamento dos clientes pode se alterar ao ponto de criar diferentes estados de ânimo.

Por exemplo, se a sua intenção é aumentar o tempo que os clientes permanecem na loja, músicas mais lentas e relaxantes são as escolhas indicadas. Por outro lado, se você prefere que o fluxo de pessoas seja mais acelerado, a opção mais assertiva são as músicas mais rápidas. Ainda, lojas mais sofisticadas e que exigem maior atenção do consumidor aos produtos podem recorrer à música clássica em seu ambiente.

Dito isso, é importante ter em mente que tipo de música irá tocar em sua playlist. Pois, caso não seja muito bem pensada, pode causar o efeito contrário do pretendido, ou seja, pode proporcionar uma experiência ruim ao consumidor. Vale ressaltar, também, a importância de utilizar um serviço de qualidade profissional para construir a identidade sonora de sua loja.

É importante dizer que ter uma identidade sonora para a sua marca também é uma forma de fazer com que você se diferencie da concorrência. Ou seja, a sua loja terá um clima único e diferente do concorrente. Se ele se identificar com essa identidade, sem dúvida alguma a preferência de compras será na sua loja.

Elementos para criar uma identidade sonora de sucesso

Agora que você já sabe o que é a identidade sonora de uma marca, chegou o momento de entender como você pode criar uma para a sua marca. Assim como em outras estratégias de marketing, essa também possui diferentes ferramentas que te auxiliam a ter uma identidade sonora para a sua marca, são o music branding e o sound branding. Veja a seguir as características de cada uma delas.

Music branding

O music branding pode ser considerado como um processo e, portanto, é uma estratégia mais longa. Ele ocorre ao longo de toda a experiência de compra do cliente, sendo construído ao longo do tempo de relacionamento do cliente com a marca. 

De modo geral, podemos dizer que music branding é uma estratégia musical desenvolvida exclusivamente para uma marca. Essa programação musical é veiculada em um determinado ponto de venda, impactando o cliente enquanto ele faz as compras e auxiliando o varejista a reforçar a marca e transmitir uma determinada mensagem para o cliente

Sound branding

Por outro lado, o sound branding é utilizado quando você tem um curto espaço de tempo para transmitir a sua mensagem para o cliente. Os jingles de lojas ou campanhas são um bom exemplo de sound branding, assim como o logo sonoro, como é o caso da Netflix que mencionamos anteriormente.

Vale a pena reforçar a importância dessas estratégias, já que provavelmente você se lembra do jingle de alguma propaganda da sua infância. Assim, se você quiser que os clientes lembrem da sua marca, então essa é uma ferramenta importantíssima.

Mas afinal, como eu crio uma identidade sonora para a minha loja?

Ser capaz de criar uma identidade sonora para a sua loja não é uma tarefa fácil. Isso porque ela deve refletir e entender como é a personalidade da marca, bem como o que ela deseja transmitir ao seu público. O ideal é que o cliente consiga fazer prontamente a associação entre a sua marca e a identidade sonora dela assim que ela entra no ponto de venda.

No processo de criação de uma identidade sonora da loja, é preciso levar em conta diversos aspectos. Durante esse processo você precisará fazer algumas reflexões para entender quem é a sua marca, o que ela representa, que tipo de problema ela ajudará as pessoas a solucionar. Para isso você precisará:

  • Fazer um estudo sobre a marca;
  • Ter diretrizes sonoras customizadas, para criar uma identidade sonora única;
  • Ter elementos que façam parte da realidade da sua marca;
  • Entender onde e como os pontos sonoros podem ser aplicados para a sua marca.

Como essas análise e reflexões podem ser bastante complicadas para quem não tem muita experiência com isso, é fundamental contar com a ajuda de profissionais experientes. Atualmente, existem empresas especializadas na criação de identidade sonora para lojas. Isso mesmo, você não precisa fazer isso sozinho. 

A ListenX é uma dessas empresas que te ajudam a desenvolver uma programação musical sob medida para a sua loja. Ela é capaz de combinar ritmos musicais, identidade da marca, mensagem a ser transmitida e gosto do público-alvo. 

Com a ListenX você terá uma rádio personalizada, com playlists únicas e criadas exclusivamente para o seu negócio. Você terá diferentes playlists que poderão ser veiculadas ao longo do dia. Assim, você consegue escolher qual é a melhor trilha sonora para cada momento do dia de acordo com o movimento da loja e o perfil dos clientes.

Ela ainda tem a vantagem de funcionar offline, assim, você não precisa se preocupar se a sua conexão poderá interferir na experiência de compras do cliente. Sem falar que, se você tiver mais de uma loja, essa também é uma forma bastante interessante de padronizar a experiência do cliente . Assim, independentemente da loja que ele for comprar, ele encontrará sempre o mesmo clima.

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas.

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né?

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Autora: Listenx LX
Publicação: 18/11/2021

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