Por Nayara Santos em 30.11.2023

Identidade Sonora: entenda a importância de ter na sua Loja

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Quando falamos em identidade da marca a primeira coisa que você pensa provavelmente é no logo, na tipografia, nas cores e no tom de voz da sua marca. Mas, e a identidade sonora da sua loja? Já parou para pensar qual é a importância de ter uma e os benefícios que isso pode trazer para o seu negócio?

Todos os elementos que mencionamos são essenciais para compor a identidade da sua marca, mas ter uma identidade sonora pode ser um grande diferencial. Como a música é capaz de influenciar o comportamento do cliente durante as compras, você pode criar estratégias para que as suas vendas aumentem e até mesmo para fidelizar clientes.

Mas, se você não sabe como fazer isso, ou não está obtendo os resultados desejados, mesmo depois de implementar a música ambiente na sua loja, então esse artigo irá te ajudar! Nele vamos te explicar tudo sobre identidade sonora, quais elementos você poderá utilizar e como criar a sua. Confira! 

O que é Identidade Sonora?

Antes de continuarmos é essencial que você entenda o que é a identidade sonora de uma marca. Esse ainda é um tema relativamente novo no Brasil, mas que vem ganhando cada vez mais a atenção dos varejistas pelo poder que ela tem em aumentar as vendas e fidelizar os clientes.

Essa ideia surgiu a partir de um estudo que diferentes profissionais realizaram por muitos anos para entender como o público responde a estímulos sonoros. Esse estudo também procurou entender como esses estímulos poderiam ser aplicados para melhorar a identificação do público com a marca.

Durante esse estudo, descobriu-se que o som, quando aliado a outras experiências sensoriais da marca (por exemplo, uma experiência visual) pode se tornar um facilitador do processo cognitivo, associando a memória visual à memória sonora. Ou seja, através da associação que o cliente faz entre uma música ou um determinado som (estímulo sonoro) com o logo da marca (experiência visual) pode fazer com que o cliente se lembre mais facilmente da sua loja. 

Quer um bom exemplo dessa associação? O famoso “tu-dum” seguido do “N” do logo do Netflix no início das séries e filmes. Mesmo que você ouça apenas o som ou veja a tal letra você sabe exatamente do que se trata, ainda que você não esteja utilizando a plataforma.


Em uma loja do varejo, a combinação de diferentes elementos que estimulam os sentidos dos consumidores criam um ambiente de compras único, algo como o universo da sua marca. Nele, o consumidor ficará imerso em sensações e emoções que cada um desses elementos é capaz de gerar nele. 

Essa estratégia recebe o nome de marketing sensorial. Ao implementá-lo no estabelecimento você cria uma combinação que deixa o ambiente da loja muito mais convidativo e agradável, podendo até mesmo influenciar na experiência de compra.

Por que ter uma identidade sonora na loja?

Ter uma identidade sonora faz parte da estratégia de marketing sensorial que você pode implementar na sua loja. Essa área do marketing tem como intuito despertar os sentidos dos clientes e fazer com que ele tenha uma melhor experiência de compras. 

Assim, as lojas do varejo podem criar não apenas uma identidade sonora, mas toda uma experiência imersiva e influenciar o comportamento de compras. Quer saber mais sobre o marketing sensorial? Confira o nosso e-book gratuito Guia completo sobre marketing sensorial no varejo.

Algumas das ações do marketing sensorial são a aromatização da loja, iluminação adequada das prateleiras e vitrines, decoração da loja, organização do estabelecimento, dentre outros. O uso da música em ambientação de lojas certamente é mais uma das maneiras mais eficazes de se trabalhar com o sentido da audição dos consumidores e influenciar o comportamento do consumidor.

Por exemplo, se a sua intenção é aumentar o tempo que os clientes permanecem na loja, músicas mais lentas e relaxantes são as escolhas indicadas. Por outro lado, se você prefere que o fluxo de pessoas seja mais acelerado, a opção mais assertiva são as músicas mais rápidas. Ainda, lojas mais sofisticadas e que exigem maior atenção do consumidor aos produtos podem recorrer à música clássica em seu ambiente.

Sabe como cada estilo musical pode influenciar o consumidor é essencial na hora de criar uma playlist que represente a sua marca e que agrade aos seus clientes. Isso porque, da mesma forma que ela pode te ajudar, a escolha da trilha sonora de maneira equivocada pode trazer prejuízos para o seu negócio.

Para saber mais detalhes sobre como a música pode influenciar o comportamento do consumidor, confira o nosso infográfico gratuito.

Elementos para criar uma identidade sonora de sucesso

Agora que você já sabe o que é a identidade sonora de uma marca, chegou o momento de entender como você pode criar uma para a sua marca. Assim como em outras estratégias de marketing, essa também possui diferentes ferramentas que te auxiliam a ter uma identidade sonora para a sua marca, são o music branding e o sound branding. Veja a seguir as características de cada uma delas.

Music branding

O music branding pode ser considerado como um processo e, portanto, é uma estratégia mais longa. Ele ocorre ao longo de toda a experiência de compra do cliente, sendo construído ao longo do tempo de relacionamento do cliente com a marca. 

De modo geral, podemos dizer que music branding é uma estratégia musical desenvolvida exclusivamente para uma marca. Essa programação musical é veiculada em um determinado ponto de venda, impactando o cliente enquanto ele faz as compras e auxiliando o varejista a reforçar a marca e transmitir uma determinada mensagem para o cliente.

Algumas das marcas que aplicam essa estratégia em suas lojas são: Levi ‘s, Mahogany, CNS e LIVE!. Você pode conferir esses e muitos outros cases de sucesso clicando aqui.

Sound branding

Por outro lado, o sound branding é utilizado quando você tem um curto espaço de tempo para transmitir a sua mensagem para o cliente. Os jingles de lojas ou campanhas são um bom exemplo de sound branding, assim como o logo sonoro, como é o caso da Netflix que mencionamos anteriormente.

Vale a pena reforçar a importância dessas estratégias, já que provavelmente você se lembra do jingle de alguma propaganda da sua infância. Assim, se você quiser que os clientes lembrem da sua marca, então essa é uma ferramenta importantíssima.

Mas afinal, como eu crio uma identidade sonora para a minha loja?

Ser capaz de criar uma identidade sonora para a sua loja não é uma tarefa fácil. Isso porque ela deve refletir e entender como é a personalidade da marca, bem como o que ela deseja transmitir ao seu público. 

O ideal é que o cliente consiga fazer prontamente a associação entre a sua marca e a identidade sonora dela assim que ela entra no ponto de venda. Ou mesmo quando ele vê o logo se lembrar do som e vice-versa.  

No processo de criação de uma identidade sonora da loja, é preciso levar em conta diversos aspectos. Durante esse processo você precisará fazer algumas reflexões para entender quem é a sua marca, o que ela representa, que tipo de problema ela ajudará as pessoas a solucionar. Para isso você precisará:

  • Fazer um estudo sobre a marca;
  • Ter diretrizes sonoras customizadas, para criar uma identidade sonora única;
  • Ter elementos que façam parte da realidade da sua marca;
  • Entender onde e como os pontos sonoros podem ser aplicados para a sua marca.

Como essas análise e reflexões podem ser bastante complicadas para quem não tem muita experiência com isso. A boa notícia é que você não precisa fazer isso sozinho e vamos te contar como ter a ajuda de profissionais experientes em música para negócio pode mudar a forma como a sua marca se apresenta para os clientes.

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