Por Nayara Santos em 18.09.2023

Quais são as músicas mais tocadas em 2023? Saiba aqui!

Por Nayara Santos em 18.09.2023

Quem não gosta de escutar uma boa música? Seja em casa, no trabalho ou na rua, uma trilha sonora é sempre bem-vinda, tanto na correria do dia a dia, quanto nos momentos de pausa e lazer. Sabendo disso, muitas lojas estão implementando música ambiente nos estabelecimentos como método de atrair seus clientes e fidelizá-los.

As vantagens de ter música na loja são inúmeras, tais como oferecer um ambiente de compras único, deixar os clientes mais à vontade na loja, se conectar com os consumidores, melhorar a produtividade da equipe de vendas e fidelizar os clientes. Por isso, não dá para deixar a escolha ao acaso, ela deve ser feita de maneira intencional.

Mas, como ter uma playlist boa para a sua loja não significa selecionar algumas músicas e nunca mais pensar nisso, é preciso conhecer quais são os hits de sucesso mais tocados no rádio. Por isso, preparamos esse artigo com as músicas mais tocadas no primeiro semestre de 2023 para diferentes ritmos e ainda daremos algumas dicas de como montar a sua playlist. Boa leitura!

Por que preciso saber quais são as músicas mais tocadas?

Como falamos brevemente na introdução deste artigo, as músicas são excelentes ferramentas para a sua loja. Trazendo inúmeros benefícios e vantagens para que o seu negócio prospere e cresça.

Abaixo falaremos um pouco sobre como a música pode ajudar o seu negócio e os cuidados que você precisa tomar. Mas, não deixe de conferir o nosso material exclusivo Trilha Sonora para Negócios: Aprenda como escolher a música ideal.

Como a música pode influenciar a loja?

Mas, como será que a música pode influenciar a sua loja? Primeiramente, vamos imaginar que você está feliz, qual música você vai escolher para ouvir? E se você estiver triste? Convidou alguns amigos para jantar e quer deixar um ambiente agradável para conversar?


Provavelmente você deve ter escolhido diferentes ritmos e estilos musicais para cada uma dessas situações, não é mesmo? Então, por que com a sua loja seria diferente? Simples, a música é capaz de influenciar todas as pessoas que estão na sua loja, confira como isso pode acontecer:

  • Aumenta o tempo de permanência na loja: com um ambiente mais agradável, as pessoas não querem deixar a loja rápido. Estudos mostram que 35% dos consumidores ficam mais tempo no estabelecimento quando a trilha sonora é boa;
  • Aumento nas vendas: ao aumentar o tempo de permanência na loja, os clientes ficando mais expostos aos produtos e a outras estratégias de marketing, o que resulta em mais vendas;
  • Conexão com a marca: sabe aquele amigo que gosta das mesmas músicas que vocês? Com a sua marca acontece o mesmo, quando o cliente gosta das músicas reproduzidas ele provavelmente desenvolverá uma maior conexão e se lembrará da sua marca posteriormente;
  • Mais indicações: quando temos uma boa experiência, queremos compartilhar com as pessoas conhecidas. Neste caso é evidente que a música agradável faz com que o cliente tenha uma experiência melhor e divida isso com amigos e parentes;
  • Maior produtividade da sua equipe de vendas: uma trilha sonora bem pensada também ajuda a sua equipe de vendas a ser mais focada, melhora os relacionamentos interpessoais e, consequentemente, a produtividade;
  • Reforça a sua marca: outra grande vantagem é a possibilidade de reforçar a sua marca, afinal, a música é mais uma das formas de se comunicar com os clientes. Com a música certa você consegue transmitir a mensagem da marca ao consumidor e reforçá-la, facilitando a conexão;
  • Influencia o ritmo das compras: dependendo do ritmo e do nível de energia da trilha sonora, os consumidores podem se comportar de forma diferente. Por exemplo, músicas mais agitadas, tendem a acelerar o ritmo de compras, sendo uma boa opção para momentos do dia em que o movimento é maior.

Entendeu agora porque não dá para deixar a escolha da música ao acaso? É preciso escolher cada uma das melodias propositalmente, pensando em como reforçar a marca e conquistar o cliente.

Cuidados na hora de preparar a playlist da loja

Implementar música ambiente na loja é muito mais do que simplesmente reproduzir uma playlist aleatória que você encontrou em alguma plataforma. Ou ainda, pedir para alguém da sua equipe de vendas ficar encarregado dessa tarefa.

Esses são apenas alguns dos erros que você pode cometer quando decide ter uma playlist na sua loja. Por isso, é preciso ficar atento para evitar armadilhas que podem arruinar o seu negócio:

  • Seleção das músicas: as músicas que irão compor a sua playlist devem ser cuidadosamente escolhidas. Para isso você precisa saber quem você quer alcançar, qual o estilo musical que essas pessoas gostam, como a sua marca pode ser traduzida em música e qual o nível de energia que a sua loja deve ter;
  • Volume: música muito alta pode deixar os clientes e os vendedores incomodados, por outro lado, se o volume estiver muito baixo, ninguém vai escutar a música e ela não trará nenhum benefício para a loja. Por isso, é preciso certificar-se de que o volume é suficiente em cada ponto da loja. Lembrando que a entrada pode precisar de um volume mais alto, enquanto o interior pode ser um pouco mais baixo;
  • Qualidade do som: não tem como o ambiente ser agradável quando há uma grande distorção nas músicas, comprometendo a qualidade do som. Neste caso, o melhor a fazer é utilizar equipamentos adequados e de qualidade na hora de implementar a música ambiente no estabelecimento;
  • Atualização da playlist: tudo bem incluir algumas músicas consideradas como clássicas na sua playlist, mas o ideal é que ela seja atualizada periodicamente. Afinal, também é essencial incluir algumas das músicas mais tocadas, ou mesmo para dar ao cliente uma sensação de novidade e até mesmo reforçar a proposta da marca. Confira o case de sucesso da LIVE! para saber mais a respeito disso;
  • Anúncios ao longo da programação musical: incluir anúncios entre as músicas é uma excelente forma de influenciar o cliente e aumentar as vendas. Afinal, você poderá falar sobre promoções e novidades da loja, deixando o consumidor curioso e querendo conferir de perto o que foi anunciado.

Com alguns cuidados você poderá colher todos os benefícios da música na sua loja, sem correr o risco de espantar os clientes. Confira agora quais são as músicas mais tocadas para diferentes estilos musicais.

Músicas mais tocadas no primeiro semestre de 2023

Pop Rock e Rock

  1. Believer – Imagine Dragons
  2. The Loneliest – Måneskin
  3. Sad White Reggae – Placebo
  4. Serpente – Pitty
  5. No Roots – Alice Merton
  6. Don’t Give in – Snow Patrol
  7. O que não tem preço – Milton
  8. Ex’s & Oh’s – Elle King
  9. Somewhere only we know – Keane
  10. Zombie – Miley Cyrus

Pop

  1. Flowers – Miley Cyrus
  2. As it was – Harry Styles
  3. Cuff it – Beyoncé
  4. Kill Bill – SZA, Doja Cat
  5. Tuya – Rosalía
  6. Beso – Rosalía, Rauw Alejandro
  7. River – Miley Cyrus
  8. Despechá – Rosalía
  9. Attention – Doja Cat
  10. I’m not here to make friends – Sam Smith, Calvin Harris, Jessie Reyez

Sertanejo

  1. Canudinho – Gustavo Liuma, Ana Castela
  2. Ambiente errado – Luan Santana
  3. Milionário – Guilherme & Benuto, Wesley Safadão
  4. Solteiro Forçado – Boiadeira internacional – Ana Castela
  5. Pirulito Vermelho – Diego & Victor Hugo, Luan Pereira
  6. Mala dos Porta-Mala – Gustavo Lima, Matheus & Kauan
  7. Juvenil – Paulo e Nathan, Luana Prado
  8. Moleton – Luan Pereira, Gustavo Mioto
  9. Meio termo – Luan Santana
  10. Manda um oi – Guilherme & Benuto, Simone Mendes

Pagode

  1. Lancinho – Turma do Pagode
  2. Ele ou Eu – Dilsinho
  3. Manda áudio – Di Propósito
  4. Deixa em off – Turma do Pagode
  5. Diferentão – Dilsinho
  6. Você me usava – Kamisa 10
  7. Só um pagode – Turma do Pagode
  8. Refém – Dilsinho
  9. Teu Segredo – Vou pro Sereno, Ludmilla
  10. Alô Ex – Turma do Pagode

Montando a playlist certa para o seu estabelecimento

Pronto para ter uma playlist de sucesso na sua loja? Então que tal contar com a ajuda de uma empresa especializada em music branding? A Listenx é uma empresa pioneira no Brasil, que atua há mais de 20 anos no mercado e já ajudou mais de 11 mil clientes a criar uma identidade sonora.

A Listenx possui um time de especialistas que irá te ajudar a ter uma playlist que representa a sua marca e converse com os seus clientes. Desta forma, você poderá oferecer a eles um ambiente agradável para os consumidores fazerem compras. 

Além disso, ao escolher a Listenplay você ainda terá anúncios pré-gravados para utilizar a qualquer momento. E você ainda conta com a possibilidade de preparar anúncios utilizando o locutor virtual e reproduzi-los imediatamente na loja, ou optar pela gravação de anúncios com um locutor profissional.

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

Compartilhe

Você também pode gostar

Música para Loja Infantil: Saiba como fidelizar seu público mirim!

Se você acredita que as músicas para loja infantil devem focar apenas nos pequenos clientes, não poderia estar mais enganado. A trilha sonora desses estabelecimentos oferece uma oportunidade única de se conectar com as famílias e aumentar as suas vendas. Portanto, não subestime o poder dessa ferramenta. Escolher a música para loja infantil pode ser…

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Qual a diferença entre Sound Branding e Music Branding?

 Você provavelmente já ouviu falar em Sound Branding e Music Branding, não é mesmo? Mas será que você entende a diferença entre eles e como podem ser aplicados no seu negócio? Ou ainda, conhece a importância que ter um sound branding e um music branding pode fazer para a sua empresa? Se você respondeu…

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Como encontrar a música ideal para meu público?

Já parou para pensar que encontrar a música ideal para o seu público poderá ser um grande diferencial do seu negócio? Isso porque, por mais que não tenhamos essa percepção, somos a todo o tempo influenciados pelos nossos sentidos.  Ao conseguir estimular positivamente o tato, a visão, a audição, o olfato e/ou o paladar é…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Vale a pena usar plataformas de streaming como som ambiente de loja?

Ter som ambiente na loja pode mudar completamente a forma como o cliente compra e como ele se relaciona com a sua marca. Isso acontece devido a capacidade da música de despertar emoções e sentimentos, o que deixa o cliente mais receptivo e melhora a experiência de compras dele. Como você bem sabe, manter o…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Música afeta a produtividade no trabalho?

Quem tem o costume de trabalhar ouvindo alguma música pode dizer que ela é capaz de afetar a produtividade no trabalho. Afinal, com ela conseguimos nos concentrar mais em alguma tarefa, estimular a nossa criatividade, reduzir ou aumentar o ritmo no qual fazemos algo. Isso ocorre porque a música tem o poder de ativar uma…

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Playlist para loja: 9 dicas para montar a melhor playlist

 Você já parou para pensar na importância de ter uma playlist para lojas? Para começar, a música tem um poder incrível de trazer lembranças e causar sensações. A melodia presente em um comercial pode nos fazer sentir vontade de comer pipoca e beber guaraná; o badalar dos sinos que tocam ao passar de um…

Por Nayara Santos em 31.10.2023

Você sabe a importância da identidade musical para a sua empresa? Confira agora!

Existem muitas formas de conseguir trazer uma identidade única para a sua empresa. Neste momento, você provavelmente pensou no logo, no nome, no uniforme dos funcionários e na decoração da loja. Mas, você já ouviu falar em identidade musical? Isso mesmo, a música é uma dessas ferramentas para conseguir se destacar da concorrência. Inclusive, definir…

Por Nayara Santos em 26.01.2022

Posso colocar músicas sem direitos autorais no meu negócio?

Essa é uma dúvida bastante frequente para quem tem ou está pensando em ter música ambiente na loja. Afinal, um pensamento comum é: será que colocar músicas sem direitos autorais no meu negócio pode ser aquele famoso barato que sai caro?  Algumas músicas, chamadas de trilhas brancas, não possuem direitos autorais. Ou seja, elas podem…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Saiba como funcionam os aplicativos de música online

A música sempre teve um papel muito importante para os seres humanos. Ela é uma forma de expressão, parte de várias culturas e, claro, uma forma bem simples de entretenimento. Por isso que, graças às novas tecnologias, os aplicativos de música online têm ganhado destaque considerável em todo o mundo. Mas, além de serem uma…

Por Nayara Santos em 12.11.2019

Receba nossos conteúdos exclusivos