Por Nayara Santos em 24.07.2023

A influência que a música tem na sua loja

Por Nayara Santos em 24.07.2023

Você já parou para pensar na influência que a música pode ter na sua loja? Se a resposta para essa pergunta foi não, então chegou o momento de mudar isso e aqui nós vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.

Afinal, provavelmente você já deve ter percebido que a música é capaz de influenciar o seu humor, a energia do ambiente e de todos ao seu redor. Muitos varejistas já perceberam como a música pode influenciar as suas lojas e por isso decidiram incluir som ambiente no local para oferecer aos consumidores uma experiência de compras única.

Para ajudar os varejistas, a HeartBeats International realizou uma pesquisa para entender a influência que a música pode ter na sua loja, seja ela boa ou ruim. Neste artigo vamos trazer os resultados obtidos e te contar mais sobre como melhorar a experiência dos clientes e transformar a percepção que os consumidores têm da sua loja, da sua marca, aumentar as vendas e ainda ter clientes fiéis. Então confira a seguir como a música pode influenciar a sua empresa. Boa leitura!

Como a música influencia a sua loja

A música pode influenciar a loja de diferentes maneiras, e em diferentes momentos. Confira como isso acontece.

1. Afeta a opinião do consumidor

Todo varejista quer que a opinião do consumidor sobre a sua loja seja a melhor possível. Mesmo porque, se ele gostar da experiência que teve, a tendência é que ele fale bem a sua loja para familiares e amigos, o que pode levar mais clientes até você. 

Então, por que não contar com uma ajudinha na hora de causar uma boa impressão no cliente? Sim, a música pode te ajudar nessa tarefa. Estudos mostram que quando a trilha sonora da loja combina com a sua identidade, há 96% de chance do consumidor se lembrar dela depois.

Quando questionados sobre a importância da música na loja, 36% dos clientes acreditam que a música deve combinar com o perfil da marca. Além disso, 28% dos clientes afirmaram que a preferência do cliente deve ser seguida. Lembre-se, a playlist deve ser preparada para agradar aos clientes, e não ao gerente, vendedores ou dono da empresa.

O ideal é que a trilha sonora seja escolhida pensando nos gostos musicais das pessoas que frequentam a sua loja. Por isso, é essencial conhecer bem os seus clientes na hora de escolher quais músicas você irá tocar.

Outro detalhe importante, 17% dos consumidores acreditam que as músicas que compõem a playlist devem ser conhecidas. Isso não significa que a sua playlist deva ter apenas as músicas que estão tocando nas últimas paradas de sucesso. Muito pelo contrário, existem muitas melodias mais antigas que ainda fazem sucesso e todos gostam.

2. Influencia o tempo de permanência na loja

Uma coisa é certa, quanto mais tempo o cliente permanecer na sua loja, maiores as chances de comprar mais. Afinal, ele conseguirá olhar os produtos com mais calma, ou encontrar algum item que seja interessante, mesmo que ele não estivesse planejando comprá-lo.

Por isso, os varejistas estão a todo momento tentando encontrar formas de fazer o cliente passar mais tempo na loja, o que é um verdadeiro desafio. A boa notícia é que com a música certa, você conseguirá influenciar o cliente a ficar mais tempo no seu estabelecimento.

Basta lembrar de como você se sentiu em locais com música agradável e quando a trilha sonora não era das melhores. Provavelmente, você passou mais tempo no local em que a música era boa. Entendeu porque é importante se preocupar com a playlist da sua loja?

Mas, calma que a gente também trouxe alguns dados para você se convencer da importância de se preocupar com a escolha das músicas reproduzidas na sua loja. Na pesquisa da HeartBeats International, 35% dos clientes ficam mais tempo no ambiente porque a música é boa. Por outro lado, se a escolha da música for errada, 44% dos clientes simplesmente deixarão a loja sem comprar nada.

Portanto, se você tem música ambiente na sua loja e continua perdendo vendas, pode ser porque a trilha sonora não está agradando aos clientes. Aqui a gente te conta tudo sobre como deixar a trilha sonora da sua loja perfeita para os seus consumidores.

3. Estimula novas visitas

Provavelmente existem algumas músicas que marcaram a sua vida, não é mesmo? E, todas as vezes que você as escuta, é transportado para aquele momento e consegue sentir todas as emoções, como se estivessem vivenciando tudo novamente. Então, que tal oferecer aos seus clientes a mesma experiência?


Cada vez mais os consumidores querem se relacionar com marcas que oferecem muito mais do que produtos ou preços bons, o momento agora é de focar no tipo de experiência que os clientes têm quando entram na sua loja. E aqui a matemática é bem simples, se a experiência for boa, eles retornam; se for ruim, eles provavelmente não voltarão para uma segunda compra.

Você tem pouco tempo para conseguir causar uma boa primeira impressão. Para isso, a decoração e organização da loja são fundamentais. Mas, existem outras ferramentas que te ajudam a deixar o ambiente mais aconchegante, como a iluminação, ou então mais agradável, como a música.

Na mesma pesquisa citada anteriormente, 31% dos clientes disseram que voltariam a visitar a loja, já que eles se sentem bem no local e querem ter essa sensação novamente. Com isso, 21% recomendariam a loja para conhecidos, afinal, eles querem compartilhar essa boa experiência.

Mas, como já falamos anteriormente, para obter esses resultados é preciso ter a trilha sonora certa para a sua loja. Já que 38% dos consumidores não voltam à loja e cerca de 25% deles não recomendam a sua empresa para conhecidos se a música não for adequada. Portanto, cuidado!

4. Motiva funcionários e vendedores

Quem não quer ter funcionários motivados e com boa produtividade, não é mesmo? E se nós te contarmos que a música também pode te ajudar com isso, você acreditaria? Então calma que a gente fala mais sobre isso.

Provavelmente você conhece alguém que usa música para se concentrar durante os estudos, ou então tem aquela playlist especial para fazer faxina na casa. Inclusive, você pode ser uma pessoa assim. Portanto, a influência que a música pode ter na produtividade já é conhecida e você pode transportar esse conhecimento para a sua loja.

No grupo de funcionários entre 16 e 24 anos, a música aumentou a percepção de produtividade em 49% deles. Além disso, 56% perceberam uma melhora nos níveis de estresse e 38% relataram uma melhora no relacionamento interpessoal. 

Resultados semelhantes foram obtidos para os funcionários entre 16 e 64 anos, em que 26% notaram um aumento na produtividade, 43% perceberam um ambiente de trabalho menos estressante e 24% relataram melhora no relacionamento com os colegas.

Aqui vale a pena dizer que, quando a sua equipe está mais motivada, entrosada e mais produtiva o atendimento ao cliente melhora, bem como a experiência que o consumidor terá na sua loja e as chances de conseguir fidelizá-lo é muito maior.

5. Influencia e melhora as vendas

O último ponto que queremos abordar na influência que a música tem na sua loja é com relação ao aumento das vendas. Já falamos disso em alguns itens anteriormente, mas é importante dar mais detalhes de como a música pode te ajudar neste quesito. Afinal, esse é um dos principais objetivos de todos os varejistas.

Com clientes mais satisfeitos, passam mais tempo na loja, fazem propaganda boca-a-boca e ainda voltam para mais compras. Portanto, o resultado não poderia ser outro a não ser um aumento nas vendas, não é mesmo?

Nesta pesquisa ficou comprovado que 14% dos clientes compram mais quando estão em um ambiente com música agradável. Por outro lado, quando a trilha sonora não é boa, 36% optam por comprar menos do que o inicialmente planejado.

Viu como a música é capaz de influenciar diretamente os resultados da sua loja? Então não espere mais e confira de perto o que ela pode fazer de bom pela sua empresa. E não se esqueça de fazer o download do nosso infográfico sobre esse tema.

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

Compartilhe

Você também pode gostar

Música para Consultório Dental: Descubra a Importância

Quer saber como escolher a melhor música para consultório dental? Confira este artigo e descubra os detalhes!

Por Nayara Santos em 14.12.2023

O que é Music Branding? Como usar para sua loja?

Antes de falarmos de Music Branding é preciso entender um pouco mais sobre o Marketing Sensorial, que nada mais é do que táticas de marketing que visam ativar os 5 sentidos do consumidor para despertar emoções e gerar conexão com uma marca. O modo como compramos está mudando, as pessoas estão cada vez mais em busca…

Por Nayara Santos em 27.07.2017

Influências da música na sua loja

Você já ouviu falar sobre a influência da música em uma loja? Se não ouviu então precisa conhecer mais a respeito. Afinal, em um mercado cada vez mais competitivo, encontrar formas de se destacar da concorrência e vender mais é fundamental. E, a música pode ser esse diferencial que você estava procurando. Apenas para se…

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Qual a importância da programação musical?

Você sabia que a programação musical do seu estabelecimento comercial pode ser de suma importância para atrair e manter clientes? A trilha sonora ajuda a definir a atmosfera da loja, a identidade da própria marca e a se conectar com os clientes. Ou seja, ela pode ser a sua melhor aliada. Mas, para isso, não…

Por Nayara Santos em 13.12.2023

Você sabe o poder da música para loja no comportamento do seu cliente?

Já ouviu falar que a música pode influenciar a forma como o consumidor se comporta em um estabelecimento? Assim como acontece no nosso dia a dia, a música também pode mudar a atmosfera de uma loja, induzindo que o cliente compre mais. Mas, para que isso aconteça é preciso saber que nem toda música funciona…

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Diferença das plataformas streaming VS a Listenplay

Se você tem dificuldade em escolher uma solução de músicas para o seu negócio e fica na dúvida se deve usar uma plataforma de streaming convencional ou uma ferramenta profissional? Então, esse artigo é pra você!! Escolher soluções práticas, fáceis de utilizar, que não requerem treinamento e nem exijam muito tempo para fazê-la funcionar é…

Por Nayara Santos em 14.02.2024

Músicas para vender mais em loja de Surf: estimule o seu cliente

Descubra neste artigo como utilizar músicas para vender mais em sua loja de surf e alcance o sucesso que sempre desejou.

Por Nayara Santos em 02.01.2024

Você sabe como funciona uma Rádio Indoor?

Se você é gestor ou proprietário de uma loja, restaurante, mercado dentre outros negócios do varejo, já deve ter ouvido falar na rádio indoor, estou certa? Ou até mesmo já tenha música ambiente no seu estabelecimento. Mas aí vem uma pergunta importante: você está conseguindo obter todos os benefícios que a rádio indoor pode oferecer?…

Por Nayara Santos em 20.10.2023

Músicas que influenciam a compra – Entenda um pouco mais!

 Você sabia que a música é capaz de influenciar a compra e o comportamento do cliente quando ele está na sua loja? Ou então que ao tocar a playlist certa você conseguirá fazer com que o cliente passe mais tempo no estabelecimento, se lembre da sua marca e compre mais? Sim, você pode fazer…

Por Nayara Santos em 20.10.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos