Por Nayara Santos em 02.01.2024

Rádio para Loja — Qual o Volume Ideal?

Por Nayara Santos em 02.01.2024

Você sabia que as pessoas tendem a gastar mais em compras por impulso quando estão gostando da música que está tocando? Para o cliente, a rádio para loja pode até parecer algo simples, despretensioso e ocasional, entretanto, para o gestor do varejo, ela é uma excelente ferramenta de marketing e vendas.

Já falamos por aqui que o music branding pode fazer muito pela imagem da sua loja, agregando valor e fortalecendo cada vez mais a sua marca. Mas, para isso, é essencial que a trilha sonora escolhida possa fazer com que o cliente se sinta acolhido e se identifique com a música que está tocando. 

Isso sem falar que o som também precisa ser adequado ao tipo de produto que está sendo vendido. Por isso, ter a curadoria musical certa é essencial. E aí surge uma dúvida, será que o volume pode influenciar no comportamento do consumidor e na forma como ele percebe a sua marca?

Sim, esse é um daqueles detalhes que podem fazer toda a diferença. Pensando nisso, preparamos esse artigo focado apenas na importância do volume para o sucesso dessa estratégia. Confira!

Importância da música na loja

Ter música na loja te ajuda a criar uma atmosfera agradável e confortável para os clientes fazerem as compras. Ter a trilha sonora certa pode impactar diretamente na experiência do cliente, facilitando a conexão com a sua marca e na impressão que ele terá dela.

Um estudo realizado pela HeartBeats International mostrou que quando estão em uma loja com música agradável, 35% dos consumidores aumentarão o tempo de permanência e 14% comprarão mais. Isso sem falar que 21% dos consumidores indicarão a loja a amigos e parentes, enquanto que 31% retornarão para novas compras.

Mas isso não é tudo, até mesmo os funcionários podem se beneficiar de uma boa trilha sonora (e consequente a sua empresa). Isso porque a música também ajuda a aumentar a concentração, melhorar o ambiente de trabalho e as relações interpessoais e, claro, a produtividades. Confira todos os detalhes dessa pesquisa aqui.

Outro ponto que precisa ser mencionado é a capacidade que a música tem em influenciar o ritmo de compras dos consumidores. Com músicas animadas, as compras tendem a ser mais rápidas, enquanto que músicas mais tranquilas fazem com que eles reduzam o ritmo.

Será que só uma boa playlist é o suficiente?

Agora vamos pensar o seguinte: você fez toda a análise do perfil do cliente e de qual mensagem a sua marca quer passar, escolheu cuidadosamente as suas playlists, mas mesmo assim ainda não conseguiu ter os resultados que gostaria? Sim, isso pode acontecer e o motivo pode ser mais simples do que você imagina: o volume!

Não sabe como escolher a playlist certa? Então confira o nosso guia completo Trilha Sonora para Negócios: Aprenda como escolher a música ideal.

Lembre-se, oferecer uma boa experiência de compras para os consumidores pode mudar completamente a forma como ele vê o seu negócio. E, para garantir que isso aconteça é preciso analisar se as músicas estão sendo reproduzidas no volume certo, e com a qualidade certa.

Isso porque, se o volume estiver muito alto, a comunicação entre o cliente e a sua equipe de vendas ficará comprometida. Sem falar que muitas pessoas não gostam de música alta, ou seja, eles podem deixar a sua loja em poucos segundos se sentirem incomodadas.

Por outro lado, de nada adianta ter a melhor playlist se o volume for muito baixo e os consumidores não conseguirem escutar o que está sendo reproduzido. Se isso acontecer, todo o trabalho para tentar influenciar o consumidor com a música será em vão.

Mas, como saber qual é o volume ideal? Faça um teste de comunicação entre você e sua equipe. Se alguém precisar levantar o tom de voz ou se concentrar excessivamente para entender o diálogo, o som está muito alto.

Por falar na sua equipe, outro ponto a se considerar é que os vendedores da loja estarão expostos durante o dia inteiro ao som ambiente. Portanto, verifique se o volume não está irritando ou até mesmo prejudicando a audição da equipe.

Como garantir o volume adequado na minha loja?

Você fez o teste que sugerimos e percebeu que próximo à entrada da loja você precisa falar mais alto para ser compreendido, enquanto no interior do estabelecimento isso não é necessário? Esse é um problema bastante comum no varejo. 

Próximo à entrada há interferência de sons externos e se você quiser atrair a atenção do consumidor precisará de um volume um pouco mais alto neste local. Entretanto, no fundo da loja o volume pode ser menor, já que esses sons externos não interferem tanto assim ou nem sequer podem ser escutados. 

A melhor forma de garantir que cada ambiente tenha a sonorização ambiente adequada é optando pelos equipamentos de som certo, que consiste basicamente em:

  • Amplificadores: esse é, provavelmente, o mais importante dos equipamentos, já que ele é o responsável por controlar o som no ambiente e ajudando a distribuí-lo corretamente;
  • Caixas de som: não importa se elas serão embutidas ou não, as caixas de som são as responsáveis pela transmissão do som na loja. Posicioná-las corretamente ajudará a levar o som nas direções certas;
  • Subwoofer: apesar de não ser essencial, o subwoofer ajuda a destacar os sons graves e pode deixar a sonorização mais imersiva.

Claro que você ainda poderá ter microfones, cabos de energia e mesa de som, já que esses itens podem garantir uma melhor comunicação com os clientes. Mas tudo vai depender de qual estratégia você vai querer retornar no seu estabelecimento.

Música e comunicação para negócios com qualidade, é só a Listenx!

Em um mundo onde a experiência do cliente é essencial, a música desempenha um papel fundamental na criação da atmosfera de compras certa. Mas, você não precisa ficar quebrando a cabeça para escolher as playlists da sua loja, conte com a ajuda de quem entende de músicas e comunicação para negócios: a Listenx.

Com a nossa exclusiva rádio indoor fica muito mais fácil escolher as playlists. O nosso time de especialistas te ajuda a preparar uma programação incrível que vai encantar os consumidores e fazer com que eles voltem à sua loja. Assim, você estará entregando muito mais do que uma experiência auditiva, mas um ambiente de compras único!

Aproveite também para preparar anúncios personalizados e incluí-los na programação da rádio no momento que desejar e em apenas alguns poucos cliques. Não perca mais tempo, confira a seguir como solicitar um teste gratuito e confira todos os benefícios de ter uma rádio indoor Listenx.

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas. 

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 100 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né? 

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas!

Compartilhe

Você também pode gostar

Regionalismo e music branding: entenda a relação entre eles

Em um país tão grande quanto o Brasil, seria ingenuidade pensar que não haveria diferenças musicais entre as regiões. Inclusive, você já deve ter percebido que alguns gêneros musicais são mais populares que outros dependendo da localidade. Mas, o que isso tem a ver com o varejo? Tudo! A música é capaz de conectar o…

Por Nayara Santos em 14.12.2023

Trilha Sonora: conheça os diferenciais da ListenX

Você sabia que existem empresas que ajudam a montar a trilha sonora para o seu negócio? Que elas oferecem diferentes playlists para cada momento de compra, bem como a possibilidade de ter uma trilha sonora feita exclusivamente para a sua marca? Não? Então chegou o momento de mudar isso e conhecer quem pode te ajudar…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

A importância da seleção de músicas ambiente para seu negócio

Confira este artigo para descobrir todos os detalhes da influência de uma boa seleção de músicas ambiente para seu empreendimento.

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Por que utilizar música para atrair clientes? Confira 5 motivos!

Se você não está usando música para atrair mais clientes para a sua loja, não faz ideia de quantas oportunidades pode estar perdendo. Acredite, o som ambiente em uma loja pode fazer uma grande diferença na forma como a sua marca é percebida pelo cliente, na experiência de compras que ele tem e, claro, no…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Qual é o intervalo ideal de anúncios entre as músicas? Entenda aqui

Saber como equilibrar músicas e anúncios é uma dúvida frequente entre os donos dos diversos segmentos do varejo e com o objetivo de ajudar a esclarecer essa dúvida, criamos esse artigo expondo a nossa visão e experiência sobre o assunto. Vejamos a seguir alguns exemplos equilibrando resultados na comunicação das ofertas e uma boa experiência…

Por Nayara Santos em 15.09.2020

O que é Music Branding? Como usar para sua loja?

Antes de falarmos de Music Branding é preciso entender um pouco mais sobre o Marketing Sensorial, que nada mais é do que táticas de marketing que visam ativar os 5 sentidos do consumidor para despertar emoções e gerar conexão com uma marca. O modo como compramos está mudando, as pessoas estão cada vez mais em busca…

Por Nayara Santos em 27.07.2017

Rádio para loja: devo investir na crise?

Em tempos de crise, é natural revistar as metas e planos para o seu negócio para fazer ajustes que possam ajudar o seu negócio a sobreviver a este período. Com a grande incerteza com relação ao futuro é fundamental se planejar tanto para não perder dinheiro, como para continuar obtendo resultados. Neste momento, muitos gestores…

Por Nayara Santos em 31.10.2023

Qual o melhor estilo de música para spa?

Quando vamos a um spa estamos em busca de momentos de calma e tranquilidade, certo? Não importa se o foco é saúde, beleza, bem-estar, desintoxicação ou mesmo merecidas férias, frequentar esses verdadeiros oásis pode trazer inúmeras vantagens físicas e emocionais.  Mas, para que isso aconteça, não apenas a ambientação do estabelecimento é importante, mas também…

Por Nayara Santos em 02.01.2024

O que é curadoria musical e como isso afeta o posicionamento da marca?

 Você sabe o que é a curadoria musical? Sabe o que isso representa quando estamos falando de sonorização ambiente de uma loja? Entende como ela pode afetar a conexão e o relacionamento com os seus clientes? Se você respondeu não para algumas dessas perguntas, então esse artigo vai te ajudar. A curadoria musical influencia…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Receba nossos conteúdos exclusivos