Por Nayara Santos em 02.01.2024

Rádio para Loja — Qual o Volume Ideal?

Por Nayara Santos em 02.01.2024

Você sabia que as pessoas tendem a gastar mais em compras por impulso quando estão gostando da música que está tocando? Para o cliente, a rádio para loja pode até parecer algo simples, despretensioso e ocasional, entretanto, para o gestor do varejo, ela é uma excelente ferramenta de marketing e vendas.

Já falamos por aqui que o music branding pode fazer muito pela imagem da sua loja, agregando valor e fortalecendo cada vez mais a sua marca. Mas, para isso, é essencial que a trilha sonora escolhida possa fazer com que o cliente se sinta acolhido e se identifique com a música que está tocando. 

Isso sem falar que o som também precisa ser adequado ao tipo de produto que está sendo vendido. Por isso, ter a curadoria musical certa é essencial. E aí surge uma dúvida, será que o volume pode influenciar no comportamento do consumidor e na forma como ele percebe a sua marca?

Sim, esse é um daqueles detalhes que podem fazer toda a diferença. Pensando nisso, preparamos esse artigo focado apenas na importância do volume para o sucesso dessa estratégia. Confira!

Importância da música na loja

Ter música na loja te ajuda a criar uma atmosfera agradável e confortável para os clientes fazerem as compras. Ter a trilha sonora certa pode impactar diretamente na experiência do cliente, facilitando a conexão com a sua marca e na impressão que ele terá dela.

Um estudo realizado pela HeartBeats International mostrou que quando estão em uma loja com música agradável, 35% dos consumidores aumentarão o tempo de permanência e 14% comprarão mais. Isso sem falar que 21% dos consumidores indicarão a loja a amigos e parentes, enquanto que 31% retornarão para novas compras.

Mas isso não é tudo, até mesmo os funcionários podem se beneficiar de uma boa trilha sonora (e consequente a sua empresa). Isso porque a música também ajuda a aumentar a concentração, melhorar o ambiente de trabalho e as relações interpessoais e, claro, a produtividades. Confira todos os detalhes dessa pesquisa aqui.

Outro ponto que precisa ser mencionado é a capacidade que a música tem em influenciar o ritmo de compras dos consumidores. Com músicas animadas, as compras tendem a ser mais rápidas, enquanto que músicas mais tranquilas fazem com que eles reduzam o ritmo.

Será que só uma boa playlist é o suficiente?

Agora vamos pensar o seguinte: você fez toda a análise do perfil do cliente e de qual mensagem a sua marca quer passar, escolheu cuidadosamente as suas playlists, mas mesmo assim ainda não conseguiu ter os resultados que gostaria? Sim, isso pode acontecer e o motivo pode ser mais simples do que você imagina: o volume!

Não sabe como escolher a playlist certa? Então confira o nosso guia completo Trilha Sonora para Negócios: Aprenda como escolher a música ideal.

Lembre-se, oferecer uma boa experiência de compras para os consumidores pode mudar completamente a forma como ele vê o seu negócio. E, para garantir que isso aconteça é preciso analisar se as músicas estão sendo reproduzidas no volume certo, e com a qualidade certa.

Isso porque, se o volume estiver muito alto, a comunicação entre o cliente e a sua equipe de vendas ficará comprometida. Sem falar que muitas pessoas não gostam de música alta, ou seja, eles podem deixar a sua loja em poucos segundos se sentirem incomodadas.

Por outro lado, de nada adianta ter a melhor playlist se o volume for muito baixo e os consumidores não conseguirem escutar o que está sendo reproduzido. Se isso acontecer, todo o trabalho para tentar influenciar o consumidor com a música será em vão.

Mas, como saber qual é o volume ideal? Faça um teste de comunicação entre você e sua equipe. Se alguém precisar levantar o tom de voz ou se concentrar excessivamente para entender o diálogo, o som está muito alto.

Por falar na sua equipe, outro ponto a se considerar é que os vendedores da loja estarão expostos durante o dia inteiro ao som ambiente. Portanto, verifique se o volume não está irritando ou até mesmo prejudicando a audição da equipe.

Como garantir o volume adequado na minha loja?

Você fez o teste que sugerimos e percebeu que próximo à entrada da loja você precisa falar mais alto para ser compreendido, enquanto no interior do estabelecimento isso não é necessário? Esse é um problema bastante comum no varejo. 

Próximo à entrada há interferência de sons externos e se você quiser atrair a atenção do consumidor precisará de um volume um pouco mais alto neste local. Entretanto, no fundo da loja o volume pode ser menor, já que esses sons externos não interferem tanto assim ou nem sequer podem ser escutados. 

A melhor forma de garantir que cada ambiente tenha a sonorização ambiente adequada é optando pelos equipamentos de som certo, que consiste basicamente em:

  • Amplificadores: esse é, provavelmente, o mais importante dos equipamentos, já que ele é o responsável por controlar o som no ambiente e ajudando a distribuí-lo corretamente;
  • Caixas de som: não importa se elas serão embutidas ou não, as caixas de som são as responsáveis pela transmissão do som na loja. Posicioná-las corretamente ajudará a levar o som nas direções certas;
  • Subwoofer: apesar de não ser essencial, o subwoofer ajuda a destacar os sons graves e pode deixar a sonorização mais imersiva.

Claro que você ainda poderá ter microfones, cabos de energia e mesa de som, já que esses itens podem garantir uma melhor comunicação com os clientes. Mas tudo vai depender de qual estratégia você vai querer retornar no seu estabelecimento.

Música e comunicação para negócios com qualidade, é só a Listenx!

Em um mundo onde a experiência do cliente é essencial, a música desempenha um papel fundamental na criação da atmosfera de compras certa. Mas, você não precisa ficar quebrando a cabeça para escolher as playlists da sua loja, conte com a ajuda de quem entende de músicas e comunicação para negócios: a Listenx.

Com a nossa exclusiva rádio indoor fica muito mais fácil escolher as playlists. O nosso time de especialistas te ajuda a preparar uma programação incrível que vai encantar os consumidores e fazer com que eles voltem à sua loja. Assim, você estará entregando muito mais do que uma experiência auditiva, mas um ambiente de compras único!

Aproveite também para preparar anúncios personalizados e incluí-los na programação da rádio no momento que desejar e em apenas alguns poucos cliques. Não perca mais tempo, confira a seguir como solicitar um teste gratuito e confira todos os benefícios de ter uma rádio indoor Listenx.

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como manter playlists para loja atualizadas? Descubra agora e atraia mais clientes!

A música exerce grande influência no comportamento do consumidor, sendo uma das corresponsáveis pela decisão de compras, sobretudo, quando o cliente está inspirado por um som agradável e acolhedor. Por isso, manter as playlists para loja atualizadas pode causar grande impacto positivo e oferecer uma experiência bastante enriquecedora dentro da loja, além de fortalecer o…

Por Nayara Santos em 07.02.2020

Música ambiente para cafeteria: saiba como escolher certo

Veja as dicas sobre ter uma música ambiente para cafeteria e entenda mais sobre o assunto!

Por Nayara Santos em 02.01.2024

Som ambiente para loja: tiramos aqui 6 dúvidas sobre o assunto!

Ter som ambiente na loja é uma excelente forma de conseguir alavancar as vendas. Isso é possível porque o ambiente fica mais agradável, os consumidores passam mais tempo na loja e acabam comprando mais. Os benefícios do som ambiente não param por aí, já que você ainda pode melhorar a produtividade da sua equipe, aumentar…

Por Nayara Santos em 31.10.2023

Qual é o intervalo ideal de anúncios entre as músicas? Entenda aqui

Saber como equilibrar músicas e anúncios é uma dúvida frequente entre os donos dos diversos segmentos do varejo e com o objetivo de ajudar a esclarecer essa dúvida, criamos esse artigo expondo a nossa visão e experiência sobre o assunto. Vejamos a seguir alguns exemplos equilibrando resultados na comunicação das ofertas e uma boa experiência…

Por Nayara Santos em 15.09.2020

O que é Music Branding: como aplicar, benefícios e cuidados

Music Branding é a parte do Marketing Sensorial que traduz em música conceitos e essências de uma marca, criando uma identidade sonora que contribui para o alcance de reconhecimento e diferenciação. Isso melhora o posicionamento de marca e a percepção de valor da empresa tanto pelos clientes quanto por outros players do mercado. A música…

Por Nayara Santos em 14.02.2024

Trilha Sonora para Lojas: Descubra como montar uma!

 Há uma série de fatores subjetivos que influenciam o ambiente de compras e os resultados obtidos. Mesmo porque, um estabelecimento de sucesso não é aquele que simplesmente tem os preços mais acessíveis ou uma vitrine mais arrumada. A trilha sonora da loja é um desses fatores, entretanto, muitas vezes ele ainda passa despercebido pelos…

Por Nayara Santos em 16.11.2023

O poder da música na era da experiência do cliente: como a trilha sonora influencia o comportamento do consumidor

Você provavelmente está se perguntando se é possível influenciar um cliente com a música, entregando algo diferente daquilo que ele foi buscar? Sim, é possível! E estamos aqui justamente para te contar mais detalhes sobre isso. Isso acontece porque a audição é um dos sentidos mais sensíveis que o ser humano possui, sendo o primeiro…

Por Nayara Santos em 23.02.2023

Música ambiente para loja: como aumentar o tempo de permanência dos clientes?

A música ambiente pode desempenhar um papel importantíssimo no seu estabelecimento comercial. Quando bem aplicada você consegue deixar o ambiente da loja agradável e aconchegante para o cliente fazer compras. Essa é uma das ações do marketing sensorial capaz de proporcionar um diferencial para sua empresa em relação à concorrência. Afinal, com tantos desafios é…

Por Nayara Santos em 31.10.2023

Experiência do cliente: Como usar músicas em época sazonal?

A escolha da trilha sonora de uma loja pode desempenhar um papel importante para o seu sucesso. Esse papel se torna ainda mais evidente em datas comemorativas do varejo ou durante períodos sazonais específicos. Afinal, a disputa pela atenção do cliente é bastante acirrada. As músicas direcionadas para datas comemorativas podem ser poderosas aliadas para…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Receba nossos conteúdos exclusivos