Rádio para Loja — Qual o Volume Ideal?

Você sabia que as pessoas tendem a gastar mais em compras por impulso quando estão gostando da música que está tocando? A rádio para loja — que, para o cliente parece algo simples, despretensioso e até mesmo ocasional — pode ser uma excelente ferramenta de marketing e vendas para os proprietários de estabelecimentos dos mais diversos segmentos.

Já falamos por aqui que o music branding pode fazer muito pela imagem da sua loja, agregando valor e fortalecendo cada vez mais a sua marca. É importante que o cliente sinta-se acolhido e se identifique com a música que está tocando. Além disso, é preciso que o som seja adequado ao tipo de produto que você está sendo vendido.

Como você já sabe de tudo isso e apostou em uma curadoria musical de qualidade para a sua loja, agora precisa entender como utilizar corretamente essa poderosa ferramenta. Não é por ter investido em música que precisa deixar o volume no máximo para garantir que todos os clientes escutem e prestem atenção, não é mesmo?

A importância do volume ideal na rádio para loja

Tenha uma coisa em mente: de maneira alguma a rádio para loja pode atrapalhar a comunicação entre o cliente e qualquer pessoa dentro do estabelecimento. Além disso, as pessoas costumam ficar menos tempo em locais com volume excessivo.

Como saber qual é o volume ideal? Faça um teste de comunicação entre você e seus colaboradores. Se alguém precisar levantar o tom de voz ou se concentrar excessivamente para entender o diálogo, o som está muito alto.

Outro ponto a se considerar são os seus próprios colaboradores, que estarão expostos durante o dia inteiro ao som ambiente. Verifique se o volume não está irritando ou até mesmo prejudicando a audição da equipe.

Construindo o ambiente adequado

Uma boa ambientação musical é fundamental para construir um ambiente adequado, favorável e que esteja de acordo com o seu negócio. Se você vende produtos esportivos, é provável que possa deixar o volume um pouco mais alto, transformando o local em um ambiente energético e animador.

Mas, se sua loja vende produtos para terapias alternativas, o som mais baixo e suave vai gerar uma experiência tranquila e serena para os clientes, entregando — antes mesmo da compra — uma sensação de bem-estar.

Se você possui um restaurante, o tipo da música tem o poder de interferir diretamente no seu ticket médio. Estudos indicam que, com a música certa, 35% dos clientes ficam mais tempo no ambiente porque gostam da música.

Se a rádio para loja não estiver adequada, 44% dos clientes vão embora porque estão incomodados com o som. Além disso, de acordo com o mesmo estudo sobre music branding, a música ambiente ideal faz com que 31% dos clientes voltem ao estabelecimento.

Usando o Marketing Sensorial

marketing sensorial é uma estratégia muito eficiente para despertar os sentidos do consumidor, trazendo resultados imediatos e de muito sucesso. Além de trabalhar muito bem a identidade da marca e de estimular ainda mais o desejo de compra, é possível despertar emoções no cliente, deixando impressões profundas e, algumas vezes, trazendo marcantes.

A rádio para loja é apenas uma das maneiras de se trabalhar com o marketing sensorial. A ideia aqui é trabalhar em cima dos cinco sentidos humanos, estimulando-os positivamente para reforçar e impulsionar os resultados do seu empreendimento.

Agora que você sabe um pouco mais sobre o poder de influência da rádio para loja na compra e permanência dos clientes, fique atento e dê play no volume ideal!

Se você gostou das dicas acima e quer aplicar em seu negócio, mas não sabe como, fique tranquilo. Conheça o ListenPlay, serviço especializado em music branding que dispõe de profissionais qualificados para oferecer a melhor rádio para loja do mercado.

Quer aprender mais sobre a influência da música no seu empreendimento? Continue acompanhando o blog da RádioAtmofera e fique sempre por dentro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *