Essa é uma dúvida bastante frequente para quem tem ou está pensando em ter música ambiente na loja. Afinal, um pensamento comum é: será que colocar músicas sem direitos autorais no meu negócio pode ser aquele famoso barato que sai caro?
Algumas músicas, chamadas de trilhas brancas, não possuem direitos autorais. Ou seja, elas podem ser produzidas por artistas desconhecidos, ofertadas de forma livre e gratuita para utilização em qualquer estabelecimento comercial ou prestador de serviço.
Mas será que essas músicas realmente são as que o seu negócio precisa ou que os seus clientes esperam da sua marca? A sonorização ambiente é uma ferramenta que pode te ajudar a conquistar os clientes e a se destacar da concorrência. Entretanto, se implementada de forma errada, poderá trazer graves consequências para a sua loja.
Por isso, a seguir falaremos mais sobre a importância de ter a trilha sonora certa para o seu negócio, e tirar as suas dúvidas sobre direitos autorais. Confira!
Experiência do cliente e música para negócios
Além de serem exigentes, os consumidores brasileiros valorizam muito a experiência de compras. Ou seja, não basta ter produtos de qualidade e bons preços, mais importante é oferecer um atendimento diferenciado, um ambiente de compras único e ter a devida atenção por parte da equipe de vendas.
Ou seja, você precisa pensar e implementar diferentes estratégias e elementos no seu estabelecimento comercial para conseguir oferecer tudo isso aos clientes. Pensar na decoração do local, layout, vitrine, treinamentos para a sua equipe, aromatização e música ambiente pode fazer toda a diferença.
Além disso, também é essencial conseguir causar uma boa primeira impressão no cliente, para que ele entre na loja e queira passar mais tempo no estabelecimento. E, sem dúvida alguma, a música é uma ferramenta indispensável neste processo.
Mas, não basta reproduzir qualquer música, é preciso preparar a trilha sonora de forma intencional, de modo que você consiga oferecer aos clientes o ambiente de compras certo que agrade a eles e ainda represente a sua marca.
Existem algumas possibilidades para escolher na hora de preparar a playlist, são elas:
- Uso de trilhas sonoras brancas, sem direitos autorais e obtidas em canais gratuitos;
- Seleção de músicas com direitos autorais mediante pagamento ao ECAD;
- Personalização de trilha sonora com empresas especializadas mantendo o pagamento ao ECAD.
Essas são as formas de colocar música no ambiente sem que alguma lei ou direito dos artistas sejam transgredidos. É verdade que alguns músicos liberam que seus conteúdos sejam tocados livremente, mas, nem sempre o estilo é condizente com o perfil da loja e dos consumidores.
Ah, então basta eu preparar a minha playlist com essas músicas e não preciso me preocupar, certo? Você não poderia estar mais errado e vamos falar mais sobre isso a seguir.
Por que a música é tão importante?
Você sabia que 96% dos consumidores estão mais propensos a lembrar de uma loja ou marca quando a playlist combina com eles? Ou que 35% dos clientes vai passar mais tempo na loja quando a trilha sonora reproduzida for agradável? Ainda, que 14% dos consumidores vão comprar mais?
Mas isso não é só. Ao fazer a sonorização ambiente de forma correta, você ainda vai conseguir fazer com que 31% dos clientes retornem à loja e 21% recomendem o estabelecimento para amigos e parentes.
A sua equipe de vendas também poderá se beneficiar de uma boa trilha sonora, com 49% dos funcionários percebendo uma melhor na produtividade, 56% ficando menos estressados e 38% notando uma melhora nos relacionamentos interpessoais.
Entendeu agora porque você precisa se preocupar com a escolha das músicas? Não dá para simplesmente deixar a seleção para quem não entende do assunto ou para o acaso, contando com a sorte que as músicas sem direitos autorais sejam suficientes para fazer a sua empresa se destacar.
Aqui contamos todos os detalhes dessa pesquisa realizada pela HeartBeats International. Mostrando inclusive os efeitos de ter a playlist errada na loja.
Por que sua loja não deve tocar músicas sem direitos autorais?
As músicas sem direitos autorais, as trilhas brancas, estão liberadas para o uso de qualquer estabelecimento e serviço, certo? Então, imagine usar algumas músicas para reforçar elegância, diferenciação, e, de repente, ver que a mesma reprodução está sendo utilizada em um vídeo viral da internet para falar exatamente o contrário.
Isso pode acontecer, e, para os consumidores mais atentos que transitam nas redes sociais e principais espaços de compras e serviços, a associação vai ser evidente. E, como se isso não bastasse, eles ainda podem publicar algum conteúdo falando sobre isso.
Mas, existem outras razões para você não usar músicas sem direitos autorais.
Comprometimento da experiência do cliente
Trilhas brancas são limitadas e não vão ajudar a criar a experiência de compra ou serviço que seu negócio precisa. Mesmo buscando um mix por estilo musical, ele não garantirá que sua loja transmita outros valores e associações com a marca.
Uma loja de artigos beachwear, por exemplo, precisa transmitir um clima descontraído, relaxado, que transmita o clima alegre de uma praia brasileira ou a elegância descontraída de um cruzeiro marítimo. Percebe que até mesmo em um mesmo segmento é preciso criar ambientações diferentes e que ajudem a reforçar os produtos vendidos?
Por isso, o uso de uma trilha sonora personalizada, com artistas consagrados e referência para o público-alvo é estratégico e muito eficaz para envolver os clientes. Sem falar que isso ainda ajuda os consumidores a tomarem suas decisões de compra mais rapidamente.
Impossibilidade de usar o canal para promoção
Uma rádio personalizada para seu negócio também pode ser um apoio para a promoção de seus valores, produtos e serviços. Uma academia pode intercalar músicas que animam seus alunos com dicas de saúde, novidades sobre as modalidades de esporte e seus benefícios, por exemplo.
Por outro lado, uma loja pode anunciar suas campanhas de varejo e promoções, manter os consumidores informados quando houver a inauguração de uma nova unidade, ou convidá-los para participar do clube de vantagens. Sem falar que, esse tipo de anúncio no momento certo de compras pode influenciar o consumidor e fazer com que ele compre mais.
As trilhas brancas, na maioria das vezes, são tocadas aleatoriamente e sem intervalos, o que impede que você se comunique com seus clientes durante as compras. E, caso queira fazer isso, precisará pausar a trilha sonora, fazer o anúncio você mesmo e depois retornar a música. Ou seja, precisará ter alguém controlando a trilha sonora a todo momento.
Pouca ou nenhuma influência no comportamento do cliente
Além disso, as músicas têm efeitos diferentes no comportamento do cliente dentro da loja. Isso significa que elas podem ser utilizadas para favorecer a organização do estabelecimento, como por exemplo, acalmar a espera nas filas para o pagamento.
Músicas internacionais em lojas de produtos importados também podem despertar memórias afetivas dos clientes e fazer com que eles optem por ofertas de determinado país. A loja pode usar esse recurso para aumentar o ticket médio de vendas com itens mais caros ou que estejam com menor giro no estoque.
Consegue perceber como a música tem uma força estratégica para ajudar na gestão do negócio? As trilhas brancas não conseguem produzir esse efeito justamente porque foram feitas para serem genéricas e aplicáveis a qualquer negócio ou situação.
Por que o pagamento dos direitos autorais é obrigatório?
Lembre-se que escrever músicas, criar acordes e gravar melodias é o trabalho dos músicos e o pagamento de direitos autorais é a remuneração por esse trabalho. Portanto, é uma forma de respeitar esses músicos e toda a dedicação que eles tiveram para oferecer um produto de qualidade.
Além disso, se o seu estabelecimento estiver reproduzindo músicas sujeitas a direitos autorais sem o devido pagamento você precisa pagar uma multa. E, neste caso, pode ser muito caro, já que o valor pode superar mais de 20 vezes do que seria pago para a veiculação dentro da lei.
Como ter uma rádio personalizada para o meu negócio?
Como você deve ter percebido, a escolha da trilha sonora é fundamental para o sucesso dessa estratégia. E, neste momento, você precisa saber o que o seu público-alvo quer ouvir, e quais músicas melhor representam a sua marca.
Assim, você conseguirá colher todos os resultados que mencionamos anteriormente. Mas, a boa notícia que queremos dar é que você não precisa fazer isso sozinho e muito menos ficar testando diferentes trilha sonoras para saber qual funciona melhor. Ou mesmo fazer anúncios de forma amadora e que passem a impressão de pouco profissionalismo.
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