Por Nayara Santos em 30.11.2023

Posso colocar músicas sem direitos autorais no meu negócio?

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Essa é uma dúvida bastante frequente para quem tem ou está pensando em ter música ambiente na loja. Afinal, um pensamento comum é: será que colocar músicas sem direitos autorais no meu negócio pode ser aquele famoso barato que sai caro? 

Algumas músicas, chamadas de trilhas brancas, não possuem direitos autorais. Ou seja, elas podem ser produzidas por artistas desconhecidos, ofertadas de forma livre e gratuita para utilização em qualquer estabelecimento comercial ou prestador de serviço.

Mas será que essas músicas realmente são as que o seu negócio precisa ou que os seus clientes esperam da sua marca? A sonorização ambiente é uma ferramenta que pode te ajudar a conquistar os clientes e a se destacar da concorrência. Entretanto, se implementada de forma errada, poderá trazer graves consequências para a sua loja.

Por isso, a seguir falaremos mais sobre a importância de ter a trilha sonora certa para o seu negócio, e tirar as suas dúvidas sobre direitos autorais. Confira!

Experiência do cliente e música para negócios

Além de serem exigentes, os consumidores brasileiros valorizam muito a experiência de compras. Ou seja, não basta ter produtos de qualidade e bons preços, mais importante é oferecer um atendimento diferenciado, um ambiente de compras único e ter a devida atenção por parte da equipe de vendas.

Ou seja, você precisa pensar e implementar diferentes estratégias e elementos no seu estabelecimento comercial para conseguir oferecer tudo isso aos clientes. Pensar na decoração do local, layout, vitrine, treinamentos para a sua equipe, aromatização e música ambiente pode fazer toda a diferença.

Além disso, também é essencial conseguir causar uma boa primeira impressão no cliente, para que ele entre na loja e queira passar mais tempo no estabelecimento. E, sem dúvida alguma, a música é uma ferramenta indispensável neste processo.

Mas, não basta reproduzir qualquer música, é preciso preparar a trilha sonora de forma intencional, de modo que você consiga oferecer aos clientes o ambiente de compras certo que agrade a eles e ainda represente a sua marca.

Existem algumas possibilidades para escolher na hora de preparar a playlist, são elas:

  • Uso de trilhas sonoras brancas, sem direitos autorais e obtidas em canais gratuitos;
  • Seleção de músicas com direitos autorais mediante pagamento ao ECAD;
  • Personalização de trilha sonora com empresas especializadas mantendo o pagamento ao ECAD.

Essas são as formas de colocar música no ambiente sem que alguma lei ou direito dos artistas sejam transgredidos. É verdade que alguns músicos liberam que seus conteúdos sejam tocados livremente, mas, nem sempre o estilo é condizente com o perfil da loja e dos consumidores.

Ah, então basta eu preparar a minha playlist com essas músicas e não preciso me preocupar, certo? Você não poderia estar mais errado e vamos falar mais sobre isso a seguir.

Por que a música é tão importante?

Você sabia que 96% dos consumidores estão mais propensos a lembrar de uma loja ou marca quando a playlist combina com eles? Ou que 35% dos clientes vai passar mais tempo na loja quando a trilha sonora reproduzida for agradável? Ainda, que 14% dos consumidores vão comprar mais?

Mas isso não é só. Ao fazer a sonorização ambiente de forma correta, você ainda vai conseguir fazer com que 31% dos clientes retornem à loja e 21% recomendem o estabelecimento para amigos e parentes.

A sua equipe de vendas também poderá se beneficiar de uma boa trilha sonora, com 49% dos funcionários percebendo uma melhor na produtividade, 56% ficando menos estressados e 38% notando uma melhora nos relacionamentos interpessoais. 

Entendeu agora porque você precisa se preocupar com a escolha das músicas? Não dá para simplesmente deixar a seleção para quem não entende do assunto ou para o acaso, contando com a sorte que as músicas sem direitos autorais sejam suficientes para fazer a sua empresa se destacar.


Aqui contamos todos os detalhes dessa pesquisa realizada pela HeartBeats International. Mostrando inclusive os efeitos de ter a playlist errada na loja.

Por que sua loja não deve tocar músicas sem direitos autorais?

As músicas sem direitos autorais, as trilhas brancas, estão liberadas para o uso de qualquer estabelecimento e serviço, certo? Então, imagine usar algumas músicas para reforçar elegância, diferenciação, e, de repente, ver que a mesma reprodução está sendo utilizada em um vídeo viral da internet para falar exatamente o contrário.

Isso pode acontecer, e, para os consumidores mais atentos que transitam nas redes sociais e principais espaços de compras e serviços, a associação vai ser evidente. E, como se isso não bastasse, eles ainda podem publicar algum conteúdo falando sobre isso.

Mas, existem outras razões para você não usar músicas sem direitos autorais.

Comprometimento da experiência do cliente

Trilhas brancas são limitadas e não vão ajudar a criar a experiência de compra ou serviço que seu negócio precisa. Mesmo buscando um mix por estilo musical, ele não garantirá que sua loja transmita outros valores e associações com a marca.

Uma loja de artigos beachwear, por exemplo, precisa transmitir um clima descontraído, relaxado, que transmita o clima alegre de uma praia brasileira ou a elegância descontraída de um cruzeiro marítimo. Percebe que até mesmo em um mesmo segmento é preciso criar ambientações diferentes e que ajudem a reforçar os produtos vendidos?

Por isso, o uso de uma trilha sonora personalizada, com artistas consagrados e referência para o público-alvo é estratégico e muito eficaz para envolver os clientes. Sem falar que isso ainda ajuda os consumidores a tomarem suas decisões de compra mais rapidamente.

Impossibilidade de usar o canal para promoção

Uma rádio personalizada para seu negócio também pode ser um apoio para a promoção de seus valores, produtos e serviços. Uma academia pode intercalar músicas que animam seus alunos com dicas de saúde, novidades sobre as modalidades de esporte e seus benefícios, por exemplo. 

Por outro lado, uma loja pode anunciar suas campanhas de varejo e promoções, manter os consumidores informados quando houver a inauguração de uma nova unidade, ou convidá-los para participar do clube de vantagens. Sem falar que, esse tipo de anúncio no momento certo de compras pode influenciar o consumidor e fazer com que ele compre mais.

As trilhas brancas, na maioria das vezes, são tocadas aleatoriamente e sem intervalos, o que impede que você se comunique com seus clientes durante as compras. E, caso queira fazer isso, precisará pausar a trilha sonora, fazer o anúncio você mesmo e depois retornar a música. Ou seja, precisará ter alguém controlando a trilha sonora a todo momento.

Pouca ou nenhuma influência no comportamento do cliente

Além disso, as músicas têm efeitos diferentes no comportamento do cliente dentro da loja. Isso significa que elas podem ser utilizadas para favorecer a organização do estabelecimento, como por exemplo, acalmar a espera nas filas para o pagamento.

Músicas internacionais em lojas de produtos importados também podem despertar memórias afetivas dos clientes e fazer com que eles optem por ofertas de determinado país. A loja pode usar esse recurso para aumentar o ticket médio de vendas com itens mais caros ou que estejam com menor giro no estoque.

Consegue perceber como a música tem uma força estratégica para ajudar na gestão do negócio? As trilhas brancas não conseguem produzir esse efeito justamente porque foram feitas para serem genéricas e aplicáveis a qualquer negócio ou situação.

Por que o pagamento dos direitos autorais é obrigatório?

Lembre-se que escrever músicas, criar acordes e gravar melodias é o trabalho dos músicos e o pagamento de direitos autorais é a remuneração por esse trabalho. Portanto, é uma forma de respeitar esses músicos e toda a dedicação que eles tiveram para oferecer um produto de qualidade.

Além disso, se o seu estabelecimento estiver reproduzindo músicas sujeitas a direitos autorais sem o devido pagamento você precisa pagar uma multa. E, neste caso, pode ser muito caro, já que o valor pode superar mais de 20 vezes do que seria pago para a veiculação dentro da lei.

Como ter uma rádio personalizada para o meu negócio?

Como você deve ter percebido, a escolha da trilha sonora é fundamental para o sucesso dessa estratégia. E, neste momento, você precisa saber o que o seu público-alvo quer ouvir, e quais músicas melhor representam a sua marca. 

Assim, você conseguirá colher todos os resultados que mencionamos anteriormente. Mas, a boa notícia que queremos dar é que você não precisa fazer isso sozinho e muito menos ficar testando diferentes trilha sonoras para saber qual funciona melhor. Ou mesmo fazer anúncios de forma amadora e que passem a impressão de pouco profissionalismo.

Para ter uma rádio personalizada que aumenta as suas vendas e te ajuda com a comunicação com os clientes, é só falar com a Listenx. Atuando no mercado nacional de música para negócios há mais de 20 anos, ela já ajudou mais de 11 mil clientes a conquistar e encantar os consumidores.

Ela ainda oferece anúncios pré-gravados ao longo da programação musical, e a possibilidade de criar os seus próprios anúncios, gravá-los com o auxílio do locutor virtual e reproduzi-los imediatamente na rádio. Perfeito para promoções de última hora!

Ficou interessado? Então confira todos os resultados de perto, confira abaixo como se cadastrar para fazer um teste gratuito.

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

Compartilhe

Você também pode gostar

Qual o melhor estilo musical para minha loja?

 É natural que os varejistas que possuem som ambiente na loja se perguntem qual é o melhor estilo musical para o seu estabelecimento, certo? Afinal, a música é uma poderosa ferramenta para melhorar as vendas e conquistar clientes. Não apenas a audição é um dos primeiros sentidos que desenvolvemos, mesmo antes de nascer, ela…

Por Nayara Santos em 31.10.2023

Música para Consultório: Fidelize seus pacientes através da audição

Existem diferentes formas de conseguir fidelizar pacientes no consultório. Claro que oferecer um bom atendimento e ter uma equipe pronta a ajudar é essencial, mas existem outros elementos que podem te auxiliar nessa tarefa. Vale a pena dizer que não porque é um profissional da saúde que não deve se preocupar com a parte prática…

Por Nayara Santos em 14.12.2023

O impacto da música na experiência de compra no PDV

Você já parou para pensar no impacto que a música pode ter na experiência de compras do seu cliente? É muito comum que gestores do varejo implementem essa estratégia sem nem sequer buscar quais benefícios ela pode trazer para o seu negócio ou mesmo como fazer isso da forma correta. Como a música pode ter…

Por Nayara Santos em 21.06.2023

Música para Consultório Dental: Descubra a Importância

Quer saber como escolher a melhor música para consultório dental? Confira este artigo e descubra os detalhes!

Por Nayara Santos em 14.12.2023

10 erros de music branding que sua marca não deve cometer

A música tem um poder incrível sobre o cérebro e o humor das pessoas. Ela pode relaxar, alegrar, entristecer e até mesmo irritar! Por isso, se você tem ou está pensando em implementar música ambiente na sua loja, é preciso ficar atento. Usá-la no marketing é uma técnica conhecida como music branding. E é um…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Confira a melhor maneira de montar playlist para lojas

Uma boa playlist para lojas é algo que não deve ser negligenciado, não apenas durante as campanhas de varejo, mas ao longo do ano todo. Muitos comerciantes pecam ao deixar as caixas de som ligadas em uma emissora de rádio local, da qual não se tem controle sobre a programação que é veiculada. Ou então…

Por Nayara Santos em 18.11.2021

Qual a importância de uma rádio indoor para salão de beleza? Entenda!

Você sabe qual é a importância de uma rádio indoor para salão de beleza? Trata-se de uma ferramenta muito útil que ajuda as empresas desse setor a aumentarem as vendas e ainda proporciona um melhor ambiente aos clientes, ou seja, é um dos fatores que contribuem para otimizar a experiência do consumidor. Melhorando a experiência,…

Por Nayara Santos em 14.05.2020

Como a música pode influenciar na sua loja de cosméticos

Você sabia que a música pode te ajudar a aumentar as vendas e a conquistar clientes? Isso sem falar que ainda pode influenciar a conexão entre a sua marca e os seus clientes? Melhor do que isso, te ajudar a criar um ambiente de compras diferenciado no qual os consumidores gostam de passar o tempo…

Por Nayara Santos em 02.01.2024

Música para loja: melhore a experiência do cliente

 Já parou para pensar na importância que a música pode ter para a sua loja? Se respondeu não, então este texto é para você. A música é um elemento que pode mudar completamente o ambiente da sua loja, a experiência que os clientes terão e como eles enxergam a sua marca. Essa, inclusive, já…

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos