Por Nayara Santos em 02.01.2024

Músicas Animadas para Loja: Descubra se é o ideal para o seu negócio

Por Nayara Santos em 02.01.2024

Reproduzir músicas animadas na sua loja pode ser a melhor forma de deixar o ambiente mais alegre e convidativo para os consumidores. Mas, será que ela é a mais adequada para a sua loja? Ou seja, ela vai agradar ao seu público-alvo?

Acertar na escolha da playlist é fundamental para conseguir conquistar os seus clientes e se comunicar com os consumidores que realmente tem interesse em adquirir os seus produtos. Entretanto, por mais que as músicas animadas possam ser a sua primeira escolha, elas nem sempre são as certas para a sua marca.

Pensando nisso, vamos falar mais sobre como a escolha da playlist pode influenciar o humor dos consumidores, da sua equipe de vendas, nas vendas e fidelização dos clientes. Confira!

Músicas ambientes animadas ou calmas?

O fato é que não existe uma regra que sirva para todos os tipos de negócios, afinal, cada marca possui o seu conceito e particularidades. Ou seja, um determinado público-alvo, mensagem a ser transmitida e uma identidade.

Portanto, quem diz que o melhor é reproduzir esse ou aquele tipo de música, está cometendo um grande erro. Por isso, cada caso deve ser avaliado separadamente, de modo que a playlist consiga representar a sua empresa e agradar aos seus clientes.

Entretanto, uma coisa podemos dizer, músicas animadas e calmas influenciam o ambiente de modo bastante diferente e você deve conhecer quais são esses efeitos antes de optar por um desses ritmos. Falaremos sobre elas a seguir

Efeitos das músicas animadas na loja

A escolha de uma trilha sonora para sua loja não é apenas uma questão de fundo musical. Portanto, não deve ser empregada com esse intuito, mas sim como parte de uma estratégia de marketing. Quer saber mais sobre estratégias de marketing para a sua loja? Então confira o nosso guia completo sobre o assunto.

De modo geral, as músicas animadas criam uma atmosfera mais alegre e vibrante na loja. Desta forma, você poderá elevar o ânimo dos consumidores assim que eles entrarem no estabelecimento. Ritmos contagiantes e melodias alegres podem criar uma atmosfera positiva, deixando os clientes mais propensos a se sentirem felizes, relaxados e receptivos às suas compras.

Mas, os efeitos de uma playlist mais animada também chegam até os vendedores. Assim, é possível melhorar o moral da equipe, tornando o ambiente de trabalho mais agradável. E, uma coisa é certa, vendedores mais animados e motivados têm maior probabilidade de oferecer um bom atendimento ao cliente.

Precisamos falar também que a música tem o poder de influenciar o ritmo das compras. Neste caso, uma trilha sonora animada aumenta a energia na loja, incentivando os clientes a se movimentarem com mais entusiasmo pelos corredores. Inclusive, essa pode ser uma boa estratégia para aqueles momentos de maior movimento no estabelecimento.

Efeitos das músicas calmas na loja

Por outro lado, optar por uma trilha sonora tranquila é uma estratégia eficaz para criar uma atmosfera relaxante, ajudando o cliente a se desligar do mundo externo e focar naquele momento. Ou seja, ele estará mais presente no que acontece na loja, analisando os detalhes e produtos com mais calma.

Melodias serenas e ritmos mais lentos podem criar um ambiente acolhedor, tornando os clientes propensos a se sentirem calmos, concentrados e receptivos às suas compras. E, claro, essa mesma influência pode ser sentida pelos vendedores

Uma atmosfera musical serena contribui para um ambiente de trabalho mais pacífico, impactando positivamente o bem-estar da equipe. Vendedores mais calmos e centrados tendem a oferecer um atendimento ao cliente mais tranquilo e atencioso, sem falar que os erros humanos também podem diminuir.

A música suave pode modular o ritmo das compras, neste caso, criando um ambiente mais contemplativo, incentivando os consumidores a explorar os produtos com calma e atenção. Isso reduz o ritmo de compras, e pode ser ideal para aqueles momentos de menor movimento no estabelecimento.

Cada detalhe importa na hora de escolher as músicas para loja

Vale a pena dizer que por mais que a sua loja tenha um perfil mais animado, o que pede playlists com um nível de energia um pouco maior, não significa que você não possa fazer pequenas modificações ao longo da programação. Muito pelo contrário, essa é uma estratégia inteligente a ser adotada.

Mesmo porque, nem todas as pessoas gostam de músicas muito agitadas pela manhã ou à noite. Por isso, é preciso adequar o nível de energia para cada momento do dia, mas sem comprometer a identidade da sua marca.

Não sabe como fazer isso? Não tem problema, a Listenx te ajuda! Com o seu time de especialistas e com mais de 20 anos de experiência em música para negócios, você terá toda a assessoria necessária para montar uma programação musical sob medida para a sua marca.

Os nossos consultores te ajudam a entender o perfil dos consumidores e quais as melhores trilhas sonoras para cada momento e para cada data festiva. As nossas playlists estão separadas por ritmos, músicas regionais, mais tocadas, sazonais, dentre outras. São mais de 100 playlists à sua disposição para criar o ambiente certo na sua loja.

E, você ainda pode preparar anúncios e reproduzi-los ao longo da programação musical. Ou seja, chega de dor de cabeça na hora de fazer promoções relâmpago e divulgar novidades para os clientes. Com apenas alguns cliques você consegue ter o seu anúncio reproduzido! 

Não perca mais tempo, confira a seguir como conseguir ter a rádio e a playlist certa na sua loja, com música mais ou menos animadas! Veja a seguir como solicitar o seu teste gratuito.

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

Compartilhe

Você também pode gostar

O que é ECAD? Tudo o que você precisa saber sobre

Se você está pensando em implementar uma estratégia musical na sua loja, então precisa saber o que é o ECAD e como ele funciona. A sigla significa Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, e tem como função facilitar o pagamento e a distribuição dos direitos autorais. Portanto, o ECAD é o órgão responsável pela arrecadação…

Por Nayara Santos em 04.04.2023

Identidade Sonora: entenda a importância de ter na sua Loja

 Quando falamos em identidade da marca a primeira coisa que você pensa provavelmente é no logo, na tipografia, nas cores e no tom de voz da sua marca. Mas, e a identidade sonora da sua loja? Já parou para pensar qual é a importância de ter uma e os benefícios que isso pode trazer…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Música para loja: melhore a experiência do cliente

 Já parou para pensar na importância que a música pode ter para a sua loja? Se respondeu não, então este texto é para você. A música é um elemento que pode mudar completamente o ambiente da sua loja, a experiência que os clientes terão e como eles enxergam a sua marca. Essa, inclusive, já…

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Música para loja de shopping: destaque-se da concorrência

 O uso da música em ambientes públicos passa longe de ser uma novidade. Antigamente, os elevadores utilizavam melodias e arranjos suaves para embalar o trajeto e deixar as pessoas mais calmas. Com o passar do tempo, as chamadas “músicas de elevador” passaram a ser sinônimo de algo antiquado e fora de moda.  Entretanto, engana-se…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Música para inauguração de loja, conheça a ideal

Escolher a música para a inauguração da sua loja é uma decisão importantíssima que pode influenciar diretamente o sucesso da sua marca. Isso porque a música é capaz de se comunicar com os seus clientes de um modo bastante direto, despertando emoções. Quando isso acontece, as pessoas se lembram da sua marca e dos momentos…

Por Nayara Santos em 02.05.2023

Som para ambientes comerciais: 5 dicas para implementar

Texto produzido pela Frahm   O som para ambientes comerciais é uma estratégia utilizada por empresas que querem melhorar o relacionamento, reter clientes por mais tempo no ambiente, aumentar as vendas e aproveitar outras vantagens. Isso porque a música tem forte influência sobre o comportamento humano, despertando sentimentos, sensações e ações.  Quando um cliente se…

Por Nayara Santos em 17.08.2022

Guia Completo sobre Audio Branding: Saiba como aplicá-lo na sua empresa

A música tem um papel fundamental em muitas culturas pelo mundo, bem como é um dos elementos mais importantes em muitas celebrações. Então, porque não torná-la também uma peça essencial na sua loja e para a sua marca? Esse é justamente o papel do audio branding. Ainda não conhece em detalhes o audio branding, não…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Som ambiente para loja: tiramos aqui 6 dúvidas sobre o assunto!

Ter som ambiente na loja é uma excelente forma de conseguir alavancar as vendas. Isso é possível porque o ambiente fica mais agradável, os consumidores passam mais tempo na loja e acabam comprando mais. Os benefícios do som ambiente não param por aí, já que você ainda pode melhorar a produtividade da sua equipe, aumentar…

Por Nayara Santos em 31.10.2023

Playlists da Listenx: Entenda agora mesmo como elas são criadas!

A Listenx é um ferramenta de marketing completa que ajuda os negócios a venderem mais e a impulsionarem os resultados através da música e da comunicação. Mas, você sabe como são montadas as playlists da Listenx para fazer tanto sucesso?  Se você pensou que basta incluir algumas das músicas mais tocadas ou consideradas como “clássicos”,…

Por Nayara Santos em 14.12.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos