Por Nayara Santos em 14.12.2023

Música para Consultório Dental: Descubra a Importância

Por Nayara Santos em 14.12.2023

Quem aqui tem medo de dentista levanta a mão. Sim, o medo dos pacientes é um dos grandes desafios que os profissionais dessa área enfrentam, mas que pode ser superado com a implementação de música no consultório dental.

Com a escolha das músicas certas, com o nível de energia adequado, você conseguirá ter pacientes menos tensos. Assim, você conseguirá proporcionar o melhor atendimento e tratamento para cada um dos pacientes, sem deixá-los traumatizados.

Se você ainda não utiliza essa estratégia, então chegou o momento de conhecer o porquê ela funciona, quais as músicas ideias e como implementá-las no seu estabelecimento. Confira!

A influência do som ambiente nas pessoas

Sabe quando você está feliz e quer escutar uma música alegre? Ou quanto está triste e prefere uma música mais tranquila? Ainda, quando você quer se motivar para fazer alguma tarefa e resolve escutar uma música mais animada? Isso sem falar naqueles dias estressantes que pedem uma melodia mais calma para relaxar.

Muitos são os sentimentos que as pessoas podem querer reforçar ou conseguir evocar com a música. E, se isso acontece no dia a dia das pessoas, incluindo com você, porque não aconteceria com o seu consultório dental? Ainda mais quando ir ao dentista pode ser um verdadeiro desafio para muitas pessoas.

Agora, imagine um paciente já tenso pelo simples fato de ir ao dentista se deparando com um rock pesado assim que ele entra no consultório?

Provavelmente ele não vai se sentir mais tranquilo. Muito pelo contrário, a música pode deixá-lo ainda mais agitado e irritado, o que tornará a experiência dele negativa.

Por outro lado, se ele chegar ao consultório e se deparar com uma playlist mais tranquila, com músicas que transmitem calma, há grandes chances dele ficar mais calmo. Ou seja, ele ficará menos tenso e os minutos que passar na cadeira do dentista não serão assim tão ruins.

Música ambiente, uma prática comum

Vale a pena dizer que esse tipo de recurso é utilizado nos mais diversos empreendimentos. Em lojas de varejo, por exemplo, tem a função de chamar a atenção do cliente, fazê-lo se sentir confortável, passar mais tempo no local e, consequentemente, comprar mais.

Estratégias que utilizam o som ambiente com o objetivo de trazer benefícios para os clientes fazem parte do marketing sensorial. Ramos do marketing que procuram estimular os sentidos para proporcionar benefícios para os clientes e pacientes e, como consequência, para você, dono do estabelecimento.

Em cada um desses casos, o mais importante é saber qual é o tipo de emoção que você quer despertar em quem frequenta o local. Desta forma, você já terá percorrido pelo menos metade do caminho para tornar o seu consultório um ambiente mais agradável.

Vale a pena dizer que essa estratégia auxilia não apenas os clientes e pacientes, mas também os funcionários. Afinal, ao ficar em um local com música agradável eles melhoram a concentração, a atenção aos detalhes e a produtividade. Assim, você terá um ambiente muito mais amistoso para receber os pacientes.

Boa experiência no consultório além da música

Por falar em ambiente amistoso, claro que a música irá ajudar, e muito, a deixar os pacientes mais tranquilos, mas você precisa ficar atento também a outros fatores importantes dessa equação. 


Por exemplo, deixe algumas revistas e jornais para o paciente folhear e ler enquanto espera. Mas nada de deixar aquela revista Cláudia de 5 anos atrás, ou o jornal do mês passado. O ideal é que esse material seja atualizado sempre, principalmente se você quiser que os seus pacientes retornem e não fiquem sempre vendo o mesmo material.

Outro dica importante é pensar nas crianças. Claro que alguns profissionais são especializados neste público e devem proporcionar alguma atividade para distraí-las enquanto esperam. Mas, mesmo quem não atende a esse público deve estar preparado para entreter as crianças que vão com os pais.

Para elas, você pode oferecer folhas e desenhos para pintar, ou brinquedos de montar. Geralmente essas atividades são bastante úteis para distrair as crianças por algum tempo. Inclusive, evitando confusões e gritarias que podem eventualmente atrapalhar o atendimento.

Como escolher a melhor música para um consultório dental?

Ao contrário do que muitos pensam, não basta simplesmente escolher uma playlist qualquer e colocar para tocar. Se você fizer isso, há grandes chances de despertar as emoções erradas nos pacientes e funcionários, o que não será nada benéfico para o consultório.

O uso de rádios convencionais ou playlists em streamings de música podem até parecer uma solução rápida e simples, mas podem trazer consequências sérias para o seu negócio. Primeiramente porque as rádios podem ser bastante repetitivas, tocando apenas as músicas que são hits do momentos.

Além disso, elas possuem inúmeros anúncios ao longo da programação, interrompendo o clima criado pelas músicas. Ou seja, o próximo paciente que estava ficando um pouco mais relaxado, sairá deste estado. 

Os streamings também podem ter esses anúncios ao longo da programação que atrapalham na aclimatação do paciente. Sem falar que as músicas também podem parecer repetitivas, já que essas playlists são criadas para um público mais amplo e não oferecerá nenhum tipo de conexão ou conforto para os seus pacientes.

Canções de qualidade, calmas e, de preferência, instrumentais são a melhor pedida na hora de escolher as músicas para o consultório dental. Mas, a boa notícia é que você não precisa fazer isso sozinho!

Listenx, a parceria que você procurava para a música no consultório dental

Com certeza você tem uma rotina bem atarefada, repleta de afazeres e decisões a tomar. Então, por que não facilitar o seu trabalho e deixar a escolha da playlist do consultório para quem entende de música para negócios?

Essa é a Listenx, especialista em música e comunicação para negócios com mais de duas décadas de experiência no mercado nacional e que já ajudou milhares de marcas a se conectarem com os seus clientes. Ela possui um time de especialistas que é responsável pela criação de diferentes playlists, são mais de 100 no total.

Além disso, ao firmar a sua parceria com a gente, você terá a consultoria de um desses especialistas para te ajudar a escolher as melhores playlists para o seu negócio de acordo com o perfil dos seus clientes.

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

Compartilhe

Você também pode gostar

Rádio para loja de roupas: entenda como funciona!

A chave para o sucesso de vendas e para a fidelização do público é a mesma em qualquer segmento: a experiência do cliente. Você já deve saber o quanto isso é essencial, mas será que conhece os melhores meios para chegar lá? Por exemplo, com o uso de uma rádio para loja de roupas? Esse…

Por Nayara Santos em 21.07.2020

Direito autoral na música: entenda agora mesmo como funciona o pagamento

Você provavelmente já ouviu falar sobre direito autoral na música. Mais provável ainda que tenha sido durante alguma disputa ou quando processos não acabam muito bem. Principalmente quando se trata de bandas ou cantores famosos. Mas, o que isso tem a ver com a sua loja do varejo, certo? A resposta é tudo, ainda mais…

Por Nayara Santos em 05.09.2023

Como montar uma rádio indoor? Descubra agora!

Saber como montar uma rádio indoor é importante e necessário se você quiser ter sucesso com essa estratégia. Afinal, não basta ter qualquer música tocando no estabelecimento, a playlist deve ser escolhida de modo intencional, pensando no tipo de ambiente e mensagem que quer passar para o cliente. O problema é que muitos varejistas optam…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Playlists da Listenx: Entenda agora mesmo como elas são criadas!

A Listenx é um ferramenta de marketing completa que ajuda os negócios a venderem mais e a impulsionarem os resultados através da música e da comunicação. Mas, você sabe como são montadas as playlists da Listenx para fazer tanto sucesso?  Se você pensou que basta incluir algumas das músicas mais tocadas ou consideradas como “clássicos”,…

Por Nayara Santos em 14.12.2023

Como escolher a música para loja masculina?

Escolher a música para loja masculina faz parte da estratégia de marketing sensorial que você irá adotar no seu estabelecimento. Afinal, uma boa trilha sonora pode melhorar (e muito) a experiência de compra de seus clientes. Se você não sabia disso, então continue com a gente! A música é uma ferramenta que te ajuda a…

Por Nayara Santos em 31.10.2023

Trilha Sonora para Lojas: Descubra como montar uma!

 Há uma série de fatores subjetivos que influenciam o ambiente de compras e os resultados obtidos. Mesmo porque, um estabelecimento de sucesso não é aquele que simplesmente tem os preços mais acessíveis ou uma vitrine mais arrumada. A trilha sonora da loja é um desses fatores, entretanto, muitas vezes ele ainda passa despercebido pelos…

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Rádio corporativa: 10 motivos para aderir à essa estratégia de marketing

As rádios corporativas podem ser uma forma muito efetiva de impulsionar o seu empreendimento. Confira e descubra!

Por Nayara Santos em 31.10.2023

Listenplay: entenda como funciona esse serviço de música!

Uma coisa todo mundo deve concordar: a playlist de uma loja impacta, e muito, o comportamento tanto dos vendedores quanto dos seus clientes. Não acredita? Então fica com a gente que nós vamos te contar como melhorar essa estratégia para conquistar os resultados desejados. Todos que trabalham no varejo têm como objetivo o crescimento constante…

Por Nayara Santos em 14.12.2023

Música ambiente para loja: como aumentar o tempo de permanência dos clientes?

A música ambiente pode desempenhar um papel importantíssimo no seu estabelecimento comercial. Quando bem aplicada você consegue deixar o ambiente da loja agradável e aconchegante para o cliente fazer compras. Essa é uma das ações do marketing sensorial capaz de proporcionar um diferencial para sua empresa em relação à concorrência. Afinal, com tantos desafios é…

Por Nayara Santos em 31.10.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos