Por Nayara Santos em 24.01.2024

Guia completo para montar a playlist certa para o meu negócio!

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Ter a playlist certa para o seu negócio pode fazer com que você aumente as vendas, fidelize os clientes, reforce a sua marca e ainda consiga se diferenciar da concorrência. Entretanto, montar uma playlist é muito mais do que escolher um determinado número de músicas de diferentes estilos e apertar o play.

A playlist certa precisa ser capaz de representar a sua marca, conseguir conversar com os clientes e deixar o ambiente agradável. Ou seja, é uma estratégia de marketing que exige planejamento e conhecimento profundo sobre a sua marca e os seus clientes.

Se você já tentou implementar a música na loja e não teve sucesso, ou está considerando investir em um rádio indoor, esse artigo e o nosso e-book são para você. Você encontrará todas as informações necessárias para montar a playlist certa para o seu negócio e encantar os consumidores. Confira a seguir um spoiler do que você vai encontrar no e-book.

Como montar a playlist certa

Montar a playlist ideal para o seu negócio envolve diversos passos, cada um deles extremamente importante para conseguir obter o resultado desejado. Passar por cada um deles vai garantir que a estratégia funcione e você consiga realmente aumentar as suas vendas e melhorar os resultados da sua loja.

Planejamento

Quando falamos do mundo dos negócios não dá para arriscar, todas as decisões devem ser tomadas tendo como base informações robustas e detalhadas. Ou seja, é preciso planejamento tanto para obter essas informações, como na análise que será utilizada para entender os dados coletados.

Quando falamos em música para negócios, a playlist certa só pode ser preparada se você realmente conhecer o seu público-alvo, qual o estilo musical que essas pessoas gostam de ouvir, e qual o nível de energia que a playlist deve ter.

Além disso, é fundamental saber exatamente quais emoções e reações você quer despertar no cliente, bem como qual a mensagem por trás da música. Com essas informações em mãos, você estará pronto para passar para o próximo passo para montar a playlist certa.

Programação

A programação da sua rádio indoor deve ser pensada também em termos de nível de energia. Vale a pena lembrar que o nosso humor e disposição mudam ao longo do dia, e o mesmo acontece com os clientes que entram na sua loja.

Pode ser que no período da manhã eles prefiram uma música mais tranquila, e no final do dia algo mais agitado, mas o contrário também pode acontecer. Por isso, o ideal é que hajam variações ao longo do dia já que assim você conseguirá deixar o ambiente mais agradável para o público que visita o estabelecimento


Vale a pena mencionar que você também pode escolher uma programação linear, em que o nível de energia e a experiência não mudam ao longo do dia. Como falamos no primeiro item, tudo vai depender de qual reação você quer que o seu público tenha e como isso impacta nos seus resultados.

Crie a playlist

Chegou o momento de soltar a sua criatividade para criar a playlist certa para o seu negócio. Assim como você escolhe cuidadosamente as cores, a iluminação e o layout da loja, você deve desprender a mesma atenção e cuidados para a música. 

Lembre-se que ela vai se comunicar com o seu público e você precisa passar a mensagem certa. Por exemplo, uma loja que vende produtos voltados para esportes radicais pede uma trilha sonora mais agitada e com um nível de energia maior do que uma que venda produtos para ioga.

Além disso, algumas nuances também devem ser observadas, como o regionalismo. Incluir algumas músicas regionais na playlist pode ajudar a conquistar o público de determinados locais do Brasil. Aliás, essa foi uma das estratégias adotadas pela LIVE! no seu music branding.

Desprenda-se

Um dos erros mais comuns que muitos varejistas cometem ao preparar a playlist de um negócio é escolher músicas com base no seu gosto musical. Ou então pedir ajuda para a equipe de vendas, amigos, parentes ou sócios, o resultado será sempre o mesmo: uma playlist que reflete o gosto de quem a preparou.

Mesmo que essa não seja a sua intenção e você faça de tudo para que não aconteça, é bastante difícil conseguir evitar esse erro. E não tem nenhum problema com isso. Lembre-se, não conseguimos ser especialistas em tudo, você é especialista na área em que atua, enquanto existem outros especialistas em music branding.

Esses são os profissionais que entendem de marketing e de quais emoções, sensações e reações as músicas despertam nas pessoas. Ou seja, eles são as pessoas mais indicadas para te ajudar nesta tarefa de ter a playlist certa para a sua loja.

E, nunca é demais lembrar: a playlist certa deve ser montada com as músicas, ritmos e artistas que refletem o gosto do seu público-alvo e da sua marca. No nosso e-book você encontra alguns exemplos de música para restaurante, joalheria e loja de moda jovem.

Não se esqueça da sua equipe

Mas, a influência da playlist na loja não ocorre apenas nos clientes, muito pelo contrário, os seus funcionários (e a sua empresa) também podem se beneficiar de uma trilha sonora bem planejada. Estudos mostram que a playlist certa também pode influenciar a produtividade da sua equipe de vendas. 

Os resultados de uma pesquisa realizada pela HeartBeats International mostram que 49% dos funcionários perceberam um aumento na produtividade, 56% relataram um menor estresse no ambiente de trabalho e 38% uma melhora nos relacionamentos interpessoais.

Ou seja, você terá uma equipe mais produtiva, motivada e que, consequentemente, oferecerá um melhor atendimento aos consumidores. Entretanto é preciso ficar atento para não montar a playlist inteira com base no gosto da sua equipe.

Quantidade e qualidade

Ter uma playlist com 1000 músicas não significa que ela é boa. Muito pelo contrário, pode apenas significar que alguém dedicou muito tempo para prepará-la e sem ter a menor certeza dos resultados que seriam obtidos.

Claro que é importante ter uma programação musical variada e que contenha músicas suficiente para diversas horas. Afinal, isso evita repetições e deixa o ambiente fique monótono, principalmente para a sua equipe de vendas.

Pronto para montar a sua playlist? Então corra para fazer o download do nosso e-book para conferir todos os detalhes dessa estratégia e colocá-la em prática agora mesmo! Boa leitura!

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

Compartilhe

Você também pode gostar

Conheça as principais vantagens da automação de rádio

Criar estratégias e transformar a experiência do cliente é o caminho para se destacar em qualquer ramo do varejo. Diante da grande competição enfrentada, cada detalhe importa e pode te ajudar a conquistar ou a repelir os consumidores.  Um dos aspectos considerados, muitas vezes, como “um mero detalhe” é a música. Entretanto, se você é…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Saiba como funcionam os aplicativos de música online

A música sempre teve um papel muito importante para os seres humanos. Ela é uma forma de expressão, parte de várias culturas e, claro, uma forma bem simples de entretenimento. Por isso que, graças às novas tecnologias, os aplicativos de música online têm ganhado destaque considerável em todo o mundo. Mas, além de serem uma…

Por Nayara Santos em 12.11.2019

Confira as melhores músicas para cada época do ano

É importante considerar as músicas para cada época do ano, afinal, até mesmo o nosso estado de espírito muda de acordo com o clima e com os acontecimentos de cada período, não é mesmo? No mesmo sentido, é comum que o nosso gosto musical também se altere e que a gente tenha vontade de escutar…

Por Nayara Santos em 17.01.2020

Trilha Sonora para Lojas: Descubra como montar uma!

 Há uma série de fatores subjetivos que influenciam o ambiente de compras e os resultados obtidos. Mesmo porque, um estabelecimento de sucesso não é aquele que simplesmente tem os preços mais acessíveis ou uma vitrine mais arrumada. A trilha sonora da loja é um desses fatores, entretanto, muitas vezes ele ainda passa despercebido pelos…

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Músicas em streaming: por que contratar um serviço especializado?

Tornar o seu ambiente mais rico e aconchegante a partir do som é um ótimo caminho para aprimorar a experiência de quem visita o seu estabelecimento. Ter músicas em streaming parece ser a melhor solução para isso, mas você já pensou em contar com uma solução profissional? Quando pensamos em músicas em streaming, geralmente imaginamos…

Por Nayara Santos em 29.01.2020

Guia completo de como montar uma playlist perfeita para atrair clientes

A música tem um poder surpreendente de nos fazer lembrar de acontecimentos, tornar o ambiente mais agradável e até mesmo mudar o nosso humor. Com o varejo acontece a mesma coisa, por isso, ter a playlist perfeita pode te ajudar a atrair clientes e a aumentar as vendas. Entretanto, escolher as músicas certas para a…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Música e visibilidade da marca: como ter uma boa playlist?

Para ter um negócio bem sucedido é preciso  pensar estrategicamente e traçar os objetivos a serem alcançados em curto, médio e longo prazo. Mas, independentemente do seu ramo de atuação, é muito importante ter destaque no mercado, caso contrário a concorrência vai se destacar e você será passado para trás. Uma boa forma de conseguir…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Direito autoral na música: entenda agora mesmo como funciona o pagamento

Você provavelmente já ouviu falar sobre direito autoral na música. Mais provável ainda que tenha sido durante alguma disputa ou quando processos não acabam muito bem. Principalmente quando se trata de bandas ou cantores famosos. Mas, o que isso tem a ver com a sua loja do varejo, certo? A resposta é tudo, ainda mais…

Por Nayara Santos em 05.09.2023

Rádio para Loja — Qual o Volume Ideal?

Entender a importância do volume da rádio para loja é essencial para enxergar resultados em suas estratégias. Aprenda neste artigo como escolher o ideal.

Por Nayara Santos em 02.01.2024

Receba nossos conteúdos exclusivos