Ter a playlist certa para o seu negócio pode fazer com que você aumente as vendas, fidelize os clientes, reforce a sua marca e ainda consiga se diferenciar da concorrência. Entretanto, montar uma playlist é muito mais do que escolher um determinado número de músicas de diferentes estilos e apertar o play.
A playlist certa precisa ser capaz de representar a sua marca, conseguir conversar com os clientes e deixar o ambiente agradável. Ou seja, é uma estratégia de marketing que exige planejamento e conhecimento profundo sobre a sua marca e os seus clientes.
Se você já tentou implementar a música na loja e não teve sucesso, ou está considerando investir em um rádio indoor, esse artigo e o nosso e-book são para você. Você encontrará todas as informações necessárias para montar a playlist certa para o seu negócio e encantar os consumidores. Confira a seguir um spoiler do que você vai encontrar no e-book.
Como montar a playlist certa
Montar a playlist ideal para o seu negócio envolve diversos passos, cada um deles extremamente importante para conseguir obter o resultado desejado. Passar por cada um deles vai garantir que a estratégia funcione e você consiga realmente aumentar as suas vendas e melhorar os resultados da sua loja.
Planejamento
Quando falamos do mundo dos negócios não dá para arriscar, todas as decisões devem ser tomadas tendo como base informações robustas e detalhadas. Ou seja, é preciso planejamento tanto para obter essas informações, como na análise que será utilizada para entender os dados coletados.
Quando falamos em música para negócios, a playlist certa só pode ser preparada se você realmente conhecer o seu público-alvo, qual o estilo musical que essas pessoas gostam de ouvir, e qual o nível de energia que a playlist deve ter.
Além disso, é fundamental saber exatamente quais emoções e reações você quer despertar no cliente, bem como qual a mensagem por trás da música. Com essas informações em mãos, você estará pronto para passar para o próximo passo para montar a playlist certa.
Programação
A programação da sua rádio indoor deve ser pensada também em termos de nível de energia. Vale a pena lembrar que o nosso humor e disposição mudam ao longo do dia, e o mesmo acontece com os clientes que entram na sua loja.
Pode ser que no período da manhã eles prefiram uma música mais tranquila, e no final do dia algo mais agitado, mas o contrário também pode acontecer. Por isso, o ideal é que hajam variações ao longo do dia já que assim você conseguirá deixar o ambiente mais agradável para o público que visita o estabelecimento
Vale a pena mencionar que você também pode escolher uma programação linear, em que o nível de energia e a experiência não mudam ao longo do dia. Como falamos no primeiro item, tudo vai depender de qual reação você quer que o seu público tenha e como isso impacta nos seus resultados.
Crie a playlist
Chegou o momento de soltar a sua criatividade para criar a playlist certa para o seu negócio. Assim como você escolhe cuidadosamente as cores, a iluminação e o layout da loja, você deve desprender a mesma atenção e cuidados para a música.
Lembre-se que ela vai se comunicar com o seu público e você precisa passar a mensagem certa. Por exemplo, uma loja que vende produtos voltados para esportes radicais pede uma trilha sonora mais agitada e com um nível de energia maior do que uma que venda produtos para ioga.
Além disso, algumas nuances também devem ser observadas, como o regionalismo. Incluir algumas músicas regionais na playlist pode ajudar a conquistar o público de determinados locais do Brasil. Aliás, essa foi uma das estratégias adotadas pela LIVE! no seu music branding.
Desprenda-se
Um dos erros mais comuns que muitos varejistas cometem ao preparar a playlist de um negócio é escolher músicas com base no seu gosto musical. Ou então pedir ajuda para a equipe de vendas, amigos, parentes ou sócios, o resultado será sempre o mesmo: uma playlist que reflete o gosto de quem a preparou.
Mesmo que essa não seja a sua intenção e você faça de tudo para que não aconteça, é bastante difícil conseguir evitar esse erro. E não tem nenhum problema com isso. Lembre-se, não conseguimos ser especialistas em tudo, você é especialista na área em que atua, enquanto existem outros especialistas em music branding.
Esses são os profissionais que entendem de marketing e de quais emoções, sensações e reações as músicas despertam nas pessoas. Ou seja, eles são as pessoas mais indicadas para te ajudar nesta tarefa de ter a playlist certa para a sua loja.
E, nunca é demais lembrar: a playlist certa deve ser montada com as músicas, ritmos e artistas que refletem o gosto do seu público-alvo e da sua marca. No nosso e-book você encontra alguns exemplos de música para restaurante, joalheria e loja de moda jovem.
Não se esqueça da sua equipe
Mas, a influência da playlist na loja não ocorre apenas nos clientes, muito pelo contrário, os seus funcionários (e a sua empresa) também podem se beneficiar de uma trilha sonora bem planejada. Estudos mostram que a playlist certa também pode influenciar a produtividade da sua equipe de vendas.
Os resultados de uma pesquisa realizada pela HeartBeats International mostram que 49% dos funcionários perceberam um aumento na produtividade, 56% relataram um menor estresse no ambiente de trabalho e 38% uma melhora nos relacionamentos interpessoais.
Ou seja, você terá uma equipe mais produtiva, motivada e que, consequentemente, oferecerá um melhor atendimento aos consumidores. Entretanto é preciso ficar atento para não montar a playlist inteira com base no gosto da sua equipe.
Quantidade e qualidade
Ter uma playlist com 1000 músicas não significa que ela é boa. Muito pelo contrário, pode apenas significar que alguém dedicou muito tempo para prepará-la e sem ter a menor certeza dos resultados que seriam obtidos.
Claro que é importante ter uma programação musical variada e que contenha músicas suficiente para diversas horas. Afinal, isso evita repetições e deixa o ambiente fique monótono, principalmente para a sua equipe de vendas.
Pronto para montar a sua playlist? Então corra para fazer o download do nosso e-book para conferir todos os detalhes dessa estratégia e colocá-la em prática agora mesmo! Boa leitura!
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