Investir em diferentes estratégias de marketing e layout da loja para aumentar as suas vendas, mas você já pensou em melhorar a produtividade da sua equipe de vendas para vender mais?
Ter uma equipe de vendas bem treinada pode representar não apenas melhores resultados para a sua empresa, mas também um melhor atendimento e clientes mais satisfeitos. Ou seja, desenvolver formas de aumentar a produtos da sua equipe poderá trazer um grande diferencial competitivo para a sua marca.
Ficou interessado em conquistar tudo isso para a sua marca? Então confira a seguir algumas formas de incentivar a sua equipe de vendas a ser mais produtiva. Boa leitura!
Aumentando a produtividade da sua equipe de vendas
1. Invista em treinamento
Uma coisa é certa, se você quiser ter uma equipe de vendas mais produtiva é fundamental investir em treinamento. Isso porque, esse será o momento de aprender sobre técnicas de vendas, como conversar com o cliente e como influenciar o cliente a comprar algo.
Além disso, durante os treinamentos os vendedores também aprenderão como é o funcionamento da empresa. Isso significa entender como os processos funcionam, onde cada etapa desse processo é realizada e quem são as pessoas responsáveis por cada uma delas.
Por isso, é importante que você tenha um planejamento claro de como será o treinamento para os novos funcionários. Da mesma forma, investir em cursos de reciclagem para que os vendedores relembrem alguns conceitos e se atualizem é essencial para manter a qualidade no atendimento.
2. Automatize processos
Provavelmente você já teve que realizar alguma atividade repetitiva, chata e demorada. Ainda, é possível que durante essa tarefa você deve ter pensado se não haveria uma forma mais rápida ou prática de se fazer isso, não é mesmo? É justamente por isso que a nossa próxima dica é automatizar processos.
Vale lembrar que o bem mais precioso que temos é o nosso tempo, uma vez desperdiçado, você não consegue ter ele de volta. Por isso, tanto o seu tempo, quanto o de seus funcionários, deve ser utilizado da melhor forma possível. E, uma das formas de se fazer isso é facilitando algumas tarefas do dia a dia.
Por exemplo, fica muito mais fácil controlar o estoque da loja se você possui um software de gerenciado e que esteja integrado com o caixa da loja. Sem falar que, não apenas o controle de estoque ficará mais fácil, como o fechamento do caixa e o controle financeiro também irão melhorar.
Outro resultado bastante importante que deve ser levado em consideração é a diminuição dos erros humanos. Afinal, muitas dessas tarefas repetitivas podem fazer com que você perca o foco enquanto a realizada e ela termine em algum erro.
3. Aposte na música ambiente
Pode não ser uma novidade para você que a música possui uma grande influência nas nossas vidas. Mas, você sabia que ela também pode influenciar a produtividade da sua equipe de vendas? Por isso, se você quiser obter melhores resultados dos seus vendedores, poderá investir em uma boa trilha sonora.
Estudos mostram que quando a música é mais agitada a tendência é que o nível de energia seja maior, as tarefas sejam realizadas mais rapidamente e com menos atenção. Podendo até mesmo influenciar na forma como os vendedores interagem entre si. Entretanto, quando a música é mais calma a tendência é que as tarefas sejam realizadas com mais atenção e os relacionamentos interpessoais melhorem. Ou seja, você também deve ficar atento ao que a sua equipe de vendas está ouvindo durante o trabalho
Neste caso, é importante destacar que a música poderá influenciar não apenas a sua equipe, como também os clientes que estão na sua loja. Marcas que utilizam essa estratégia do marketing sensorial conseguem reforçar a sua imagem, transmitir a mensagem certa para o cliente e ainda aumentar as vendas.
Porém, para conseguir obter todos esses resultados é preciso ter uma playlist personalizada que realmente reflita a identidade da sua marca e de seus clientes. A Listenx é uma empresa brasileira especializada em audio branding que te ajuda nessa escolha. Com um produto exclusivo para as lojas do varejo, o Listenplay, te dá acesso a diversas playlists, anúncios gravados e a possibilidade de personalizar os seus anúncios.
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4. Estabeleça metas e monitore os resultados
Outra medida que você deve tomar se quiser aumentar a produtividade da sua equipe de vendas é estabelecer metas. Isso significa dizer para a sua equipe de vendas quais resultados você quer obter, como e quando eles devem ser obtidos. Assim, você direciona os esforços da sua equipe para um objetivo em comum e, se todos trabalharem juntos, a possibilidade de atingi-los é muito maior.
Entretanto, apenas estabelecer metas não é o suficiente, você deve monitorar os resultados e comunicar à sua equipe de vendas se eles estão próximos ou não de conseguir atingir o objetivo proposto. Assim, se você identificar que algo não está saindo da forma que gostaria, dá tempo de fazer modificações na estratégia adotada.
Ainda, se você quiser incentivar a sua equipe de vendas a entregar resultados melhores, você pode estipular premiações, sejam elas individuais ou coletivas. Por exemplo, se a equipe atingir os resultados desejados você poderá fazer um almoço ou jantar com todos os membros. Isso mostrará aos seus funcionários que eles são importantes peças para que a sua empresa tenha sucesso e continuarão se esforçando para atingir outros objetivos propostos.
Por fim, não esqueça de fazer reuniões periódicas para comunicar os objetivos e os resultados. Assim, todos saberão o que está acontecendo e poderão contribuir para o sucesso da sua empresa como um todo. Equipe unida em torno de um objetivo comum é sinônimo de sucesso.
Essas foram as nossas dicas de como aumentar a produtividade da sua equipe de vendas. Não espere para ter melhores resultados, coloque as em prática agora mesmo. E, para mais dicas sobre gestão e marketing, confira o nosso blog.
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