Por Nayara Santos em 18.03.2022

Como aumentar a produtividade da equipe de vendas, aprenda agora

Por Nayara Santos em 18.03.2022

Investir em diferentes estratégias de marketing e layout da loja para aumentar as suas vendas, mas você já pensou em melhorar a produtividade da sua equipe de vendas para vender mais?

Ter uma equipe de vendas bem treinada pode representar não apenas melhores resultados para a sua empresa, mas também um melhor atendimento e clientes mais satisfeitos. Ou seja, desenvolver formas de aumentar a produtos da sua equipe poderá trazer um grande diferencial competitivo para a sua marca. 

Ficou interessado em conquistar tudo isso para a sua marca? Então confira a seguir algumas formas de incentivar a sua equipe de vendas a ser mais produtiva. Boa leitura!

Aumentando a produtividade da sua equipe de vendas

1. Invista em treinamento

Uma coisa é certa, se você quiser ter uma equipe de vendas mais produtiva é fundamental investir em treinamento. Isso porque, esse será o momento de aprender sobre técnicas de vendas, como conversar com o cliente e como influenciar o cliente a comprar algo.

Além disso, durante os treinamentos os vendedores também aprenderão como é o funcionamento da empresa. Isso significa entender como os processos funcionam, onde cada etapa desse processo é realizada e quem são as pessoas responsáveis por cada uma delas.

Por isso, é importante que você tenha um planejamento claro de como será o treinamento para os novos funcionários. Da mesma forma, investir em cursos de reciclagem para que os vendedores relembrem alguns conceitos e se atualizem é essencial para manter a qualidade no atendimento.

2. Automatize processos

Provavelmente você já teve que realizar alguma atividade repetitiva, chata e demorada. Ainda, é possível que durante essa tarefa você deve ter pensado se não haveria uma forma mais rápida ou prática de se fazer isso, não é mesmo? É justamente por isso que a nossa próxima dica é automatizar processos.

Vale lembrar que o bem mais precioso que temos é o nosso tempo, uma vez desperdiçado, você não consegue ter ele de volta. Por isso, tanto o seu tempo, quanto o de seus funcionários, deve ser utilizado da melhor forma possível. E, uma das formas de se fazer isso é facilitando algumas tarefas do dia a dia.

Por exemplo, fica muito mais fácil controlar o estoque da loja se você possui um software de gerenciado e que esteja integrado com o caixa da loja. Sem falar que, não apenas o controle de estoque ficará mais fácil, como o fechamento do caixa e o controle financeiro também irão melhorar. 

Outro resultado bastante importante que deve ser levado em consideração é a diminuição dos erros humanos. Afinal, muitas dessas tarefas repetitivas podem fazer com que você perca o foco enquanto a realizada e ela termine em algum erro.

3. Aposte na música ambiente

Pode não ser uma novidade para você que a música possui uma grande influência nas nossas vidas. Mas, você sabia que ela também pode influenciar a produtividade da sua equipe de vendas? Por isso, se você quiser obter melhores resultados dos seus vendedores, poderá investir em uma boa trilha sonora.


Estudos mostram que quando a música é mais agitada a tendência é que o nível de energia seja maior, as tarefas sejam realizadas mais rapidamente e com menos atenção. Podendo até mesmo influenciar na forma como os vendedores interagem entre si. Entretanto, quando a música é mais calma a tendência é que as tarefas sejam realizadas com mais atenção e os relacionamentos interpessoais melhorem. Ou seja, você também deve ficar atento ao que a sua equipe de vendas está ouvindo durante o trabalho

Neste caso, é importante destacar que a música poderá influenciar não apenas a sua equipe, como também os clientes que estão na sua loja. Marcas que utilizam essa estratégia do marketing sensorial conseguem reforçar a sua imagem, transmitir a mensagem certa para o cliente e ainda aumentar as vendas.

Porém, para conseguir obter todos esses resultados é preciso ter uma playlist personalizada que realmente reflita a identidade da sua marca e de seus clientes. A Listenx é uma empresa brasileira especializada em audio branding que te ajuda nessa escolha. Com um produto exclusivo para as lojas do varejo, o Listenplay, te dá acesso a diversas playlists, anúncios gravados e a possibilidade de personalizar os seus anúncios.

Quer conferir de perto como uma rádio personalizada funciona? Então clique aqui e faça o teste gratuito por 10 dias.

4. Estabeleça metas e monitore os resultados

Outra medida que você deve tomar se quiser aumentar a produtividade da sua equipe de vendas é estabelecer metas. Isso significa dizer para a sua equipe de vendas quais resultados você quer obter, como e quando eles devem ser obtidos. Assim, você direciona os esforços da sua equipe para um objetivo em comum e, se todos trabalharem juntos, a possibilidade de atingi-los é muito maior.

Entretanto, apenas estabelecer metas não é o suficiente, você deve monitorar os resultados e comunicar à sua equipe de vendas se eles estão próximos ou não de conseguir atingir o objetivo proposto. Assim, se você identificar que algo não está saindo da forma que gostaria, dá tempo de fazer modificações na estratégia adotada.

Ainda, se você quiser incentivar a sua equipe de vendas a entregar resultados melhores, você pode estipular premiações, sejam elas individuais ou coletivas. Por exemplo, se a equipe atingir os resultados desejados você poderá fazer um almoço ou jantar com todos os membros. Isso mostrará aos seus funcionários que eles são importantes peças para que a sua empresa tenha sucesso e continuarão se esforçando para atingir outros objetivos propostos.

Por fim, não esqueça de fazer reuniões periódicas para comunicar os objetivos e os resultados. Assim, todos saberão o que está acontecendo e poderão contribuir para o sucesso da sua empresa como um todo. Equipe unida em torno de um objetivo comum é sinônimo de sucesso.

Essas foram as nossas dicas de como aumentar a produtividade da sua equipe de vendas. Não espere para ter melhores resultados, coloque as em prática agora mesmo. E, para mais dicas sobre gestão e marketing, confira o nosso blog.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Layout de Loja: Descubra como montar o melhor

 O layout de loja é uma poderosa ferramenta para aumentar as vendas e atrair mais clientes para a sua loja. Entretanto, assim como ele é capaz de melhorar os seus resultados, ele também é capaz de comprometê-lo quando não é bem executado. Um bom layout deve ser convidativo, facilitar a locomoção do cliente pela…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

34 Textos prontos para propaganda de loja de roupas, confira!

 Conhecer textos prontos para fazer a propaganda da sua loja de roupas pode facilitar muito a elaboração de campanhas e contribuir significativamente para o sucesso delas. Afinal, você não precisa criar nada, basta apenas utilizar as nossas ideias e se inspirar, adaptando as frases para o seu público e para a identidade da sua…

Por Nayara Santos em 05.09.2023

Entenda como utilizar o marketing offline de forma eficiente

Atualmente, as pessoas passam cada vez mais tempo na internet. Com isso, muitos tendem a achar que as únicas estratégias de marketing realmente eficientes são aquelas praticadas no ambiente virtual. Entretanto, por mais que realmente o marketing digital tenha ganhado força, isso não exclui a importância de boas ações em marketing offline. Pode até ser…

Por Nayara Santos em 30.09.2019

Inauguração de loja de maquiagem: 5 dicas de como fazer

Está se preparando para a inauguração da sua loja de maquiagem e ainda não sabe quais ações fazer para conquistar os clientes? Sim, esse é um problema comum em muitos setores do varejo, portanto, calma que a gente te ajuda. A inauguração da loja é um momento importantíssimo para qualquer varejista. Afinal, é o primeiro…

Por Nayara Santos em 02.05.2023

Como a organização de produtos da sua loja pode ajudar a vender mais

Atrair compradores nas lojas está cada vez mais difícil, já que a grande parte dos consumidores têm dado preferência para as compras online. Para aumentar o ticket médio dos clientes e elevar as suas vendas é importante pensar em um aspecto que, muitas vezes, é deixado de lado: a organização de produtos. A disposição das…

Por Nayara Santos em 23.12.2019

Como montar uma loja virtual: 4 dicas práticas

Estamos vivendo a era da tecnologia, portanto é preciso saber como montar uma loja virtual para o seu negócio. Afinal, com uma loja virtual você conseguirá realizar vendas 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ou seja, é uma excelente oportunidade para atingir um público maior e aumentar suas vendas.  Entretanto, montar uma loja…

Por Nayara Santos em 04.04.2023

5 ideias para divulgação de eventos, confira

Procurar ideias para fazer a divulgação do evento da sua loja faz parte do planejamento, sendo, inclusive, uma etapa crucial para garantir o sucesso da ação e atrair um grande público. Mas, com tantas formas diferentes de divulgação, pode ser complicado saber qual delas é a melhor para a sua loja. Por isso, você deve…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

Confira 6 dicas de como fazer promoções em loja pequena

Ter um bom programa de ofertas é fundamental para fidelizar o público e ver o seu negócio decolar. Por isso, para garantir o sucesso da sua empresa, pense sempre de forma estratégica e invista nas promoções em loja pequena. Ao contrário do que muitos pensam, as promoções não devem ser exclusivas de empresas grandes (que…

Por Nayara Santos em 16.07.2020

Como Precificar um Produto em uma Loja de Varejo?

Saber como precificar um produto corretamente pode ser um dos maiores desafios para quem tem uma loja de varejo. Implementar valores no que está sendo comercializado é uma estratégia em qualquer negócio, pois é a partir disso que uma empresa consegue se manter lucrativa e competitiva ao mesmo tempo. Entretanto, engana-se quem pensa que precificar…

Por Nayara Santos em 26.11.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos