Por Nayara Santos em 18.03.2022

Como aumentar a produtividade da equipe de vendas, aprenda agora

Por Nayara Santos em 18.03.2022

Investir em diferentes estratégias de marketing e layout da loja para aumentar as suas vendas, mas você já pensou em melhorar a produtividade da sua equipe de vendas para vender mais?

Ter uma equipe de vendas bem treinada pode representar não apenas melhores resultados para a sua empresa, mas também um melhor atendimento e clientes mais satisfeitos. Ou seja, desenvolver formas de aumentar a produtos da sua equipe poderá trazer um grande diferencial competitivo para a sua marca. 

Ficou interessado em conquistar tudo isso para a sua marca? Então confira a seguir algumas formas de incentivar a sua equipe de vendas a ser mais produtiva. Boa leitura!

Aumentando a produtividade da sua equipe de vendas

1. Invista em treinamento

Uma coisa é certa, se você quiser ter uma equipe de vendas mais produtiva é fundamental investir em treinamento. Isso porque, esse será o momento de aprender sobre técnicas de vendas, como conversar com o cliente e como influenciar o cliente a comprar algo.

Além disso, durante os treinamentos os vendedores também aprenderão como é o funcionamento da empresa. Isso significa entender como os processos funcionam, onde cada etapa desse processo é realizada e quem são as pessoas responsáveis por cada uma delas.

Por isso, é importante que você tenha um planejamento claro de como será o treinamento para os novos funcionários. Da mesma forma, investir em cursos de reciclagem para que os vendedores relembrem alguns conceitos e se atualizem é essencial para manter a qualidade no atendimento.

2. Automatize processos

Provavelmente você já teve que realizar alguma atividade repetitiva, chata e demorada. Ainda, é possível que durante essa tarefa você deve ter pensado se não haveria uma forma mais rápida ou prática de se fazer isso, não é mesmo? É justamente por isso que a nossa próxima dica é automatizar processos.

Vale lembrar que o bem mais precioso que temos é o nosso tempo, uma vez desperdiçado, você não consegue ter ele de volta. Por isso, tanto o seu tempo, quanto o de seus funcionários, deve ser utilizado da melhor forma possível. E, uma das formas de se fazer isso é facilitando algumas tarefas do dia a dia.

Por exemplo, fica muito mais fácil controlar o estoque da loja se você possui um software de gerenciado e que esteja integrado com o caixa da loja. Sem falar que, não apenas o controle de estoque ficará mais fácil, como o fechamento do caixa e o controle financeiro também irão melhorar. 

Outro resultado bastante importante que deve ser levado em consideração é a diminuição dos erros humanos. Afinal, muitas dessas tarefas repetitivas podem fazer com que você perca o foco enquanto a realizada e ela termine em algum erro.

3. Aposte na música ambiente

Pode não ser uma novidade para você que a música possui uma grande influência nas nossas vidas. Mas, você sabia que ela também pode influenciar a produtividade da sua equipe de vendas? Por isso, se você quiser obter melhores resultados dos seus vendedores, poderá investir em uma boa trilha sonora.


Estudos mostram que quando a música é mais agitada a tendência é que o nível de energia seja maior, as tarefas sejam realizadas mais rapidamente e com menos atenção. Podendo até mesmo influenciar na forma como os vendedores interagem entre si. Entretanto, quando a música é mais calma a tendência é que as tarefas sejam realizadas com mais atenção e os relacionamentos interpessoais melhorem. Ou seja, você também deve ficar atento ao que a sua equipe de vendas está ouvindo durante o trabalho

Neste caso, é importante destacar que a música poderá influenciar não apenas a sua equipe, como também os clientes que estão na sua loja. Marcas que utilizam essa estratégia do marketing sensorial conseguem reforçar a sua imagem, transmitir a mensagem certa para o cliente e ainda aumentar as vendas.

Porém, para conseguir obter todos esses resultados é preciso ter uma playlist personalizada que realmente reflita a identidade da sua marca e de seus clientes. A Listenx é uma empresa brasileira especializada em audio branding que te ajuda nessa escolha. Com um produto exclusivo para as lojas do varejo, o Listenplay, te dá acesso a diversas playlists, anúncios gravados e a possibilidade de personalizar os seus anúncios.

Quer conferir de perto como uma rádio personalizada funciona? Então clique aqui e faça o teste gratuito por 10 dias.

4. Estabeleça metas e monitore os resultados

Outra medida que você deve tomar se quiser aumentar a produtividade da sua equipe de vendas é estabelecer metas. Isso significa dizer para a sua equipe de vendas quais resultados você quer obter, como e quando eles devem ser obtidos. Assim, você direciona os esforços da sua equipe para um objetivo em comum e, se todos trabalharem juntos, a possibilidade de atingi-los é muito maior.

Entretanto, apenas estabelecer metas não é o suficiente, você deve monitorar os resultados e comunicar à sua equipe de vendas se eles estão próximos ou não de conseguir atingir o objetivo proposto. Assim, se você identificar que algo não está saindo da forma que gostaria, dá tempo de fazer modificações na estratégia adotada.

Ainda, se você quiser incentivar a sua equipe de vendas a entregar resultados melhores, você pode estipular premiações, sejam elas individuais ou coletivas. Por exemplo, se a equipe atingir os resultados desejados você poderá fazer um almoço ou jantar com todos os membros. Isso mostrará aos seus funcionários que eles são importantes peças para que a sua empresa tenha sucesso e continuarão se esforçando para atingir outros objetivos propostos.

Por fim, não esqueça de fazer reuniões periódicas para comunicar os objetivos e os resultados. Assim, todos saberão o que está acontecendo e poderão contribuir para o sucesso da sua empresa como um todo. Equipe unida em torno de um objetivo comum é sinônimo de sucesso.

Essas foram as nossas dicas de como aumentar a produtividade da sua equipe de vendas. Não espere para ter melhores resultados, coloque as em prática agora mesmo. E, para mais dicas sobre gestão e marketing, confira o nosso blog.

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas. 

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né? 

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas! 

Compartilhe

Você também pode gostar

Benchmarking no varejo: confira 6 dicas para conquistar insights inovadores

O benchmarking no varejo é uma análise das melhores estratégias utilizadas pelas empresas do mesmo mercado que o seu. Ela consiste em usar essas práticas eficientes como referência para melhorar os resultados das suas ações de marketing, processos e campanhas. Por meio dessa pesquisa de desempenho da concorrência, você consegue identificar tendências e demandas de…

Por Nayara Santos em 19.06.2020

Melhores cores para chamar atenção dos clientes, confira!

Saber quais são as melhores cores para chamar a atenção dos clientes é fundamental para todos os gestores do varejo. Afinal, as cores podem além de reforçar a mensagem que a loja quer transmitir, ainda auxiliar a conquistar os clientes. Entretanto, esse é um conhecimento que muitos gestores menosprezam, seja porque não entendem do assunto,…

Por Nayara Santos em 12.06.2023

Como organizar um estoque: Confira o passo a passo

 Se você chegou até aqui provavelmente está em busca de soluções de como organizar o estoque da sua loja. Afinal, por mais que isso não fique evidente quando o cliente entra na sua loja e vê tudo organizado, milimetricamente calculado, com um atendimento ágil e preciso do vendedor ao buscar alguma peça, ele nem…

Por Nayara Santos em 21.03.2023

Conheça os 6 maiores eventos de trade marketing do Brasil e do mundo

Um dos maiores eventos de trade marketing da América Latina acontece no Brasil: é o Involves Experience, promovido pela Involves, empresa que comercializa softwares de gestão de trade marketing. Em setembro de 2018, a ocasião reuniu cerca 1,8 mil pessoas em Florianópolis (SC) e abordou discussões sobre uso de dados, experiências de consumo e a…

Por Nayara Santos em 23.09.2019

O que você precisa saber sobre franchising no Brasil

O mundo do empreendedorismo amadureceu muito nos últimos anos. A maior prova disso é o crescente número de empresas que surgem todos os anos, nos mais diversos segmentos e de todos os portes. Porém, isso não significa que é mais fácil entrar nesse mundo. Pelo contrário, os requisitos para um negócio crescer são cada vez…

Por Nayara Santos em 31.01.2020

18 frases para loja virtual feminina, se inspire

Que propaganda é a alma do negócio, você já deve saber. Mas, ter as frases certas para atrair clientes e divulgar a sua loja virtual feminina é outra história. Afinal, nem sempre é fácil conquistar a atenção do cliente rapidamente e despertar a sua curiosidade. Se no ambiente offline esse já é um grande desafio…

Por Nayara Santos em 12.04.2023

Campanhas publicitárias de páscoa: 10 ideias de marketing para esse período

 Será que você dá a devida importância às campanhas publicitárias de Páscoa ou tem deixado a desejar? Confira o que vamos falar nesse artigo e veja se você tem feito o suficiente para conseguir aumentar as vendas da sua loja nesta importante data do varejo. As datas comemorativas costumam ser grandes oportunidades para as…

Por Nayara Santos em 11.03.2024

Descubra como atrair clientes para a sua loja de varejo

A preocupação em como atrair clientes para a loja de varejo é uma constante na vida de todos os gestores e empreendedores. Isso porque, são os clientes que trazem lucros e possibilitam que o seu negócio prospere. Entretanto, atrair clientes para a loja nem sempre é fácil e requer muita dedicação e investimentos na divulgação…

Por Nayara Santos em 18.11.2021

O que é UGC: saiba como usar e confira exemplos!

Já ouviu falar em UGC? Não faz a menor ideia de como ele pode ajudar a sua empresa a se destacar? Ou então tem dúvida se vale a pena mesmo investir nessa estratégia de marketing? Calma que a gente vai te explicar tudo o que você precisa saber. O UCG faz parte do marketing de…

Por Nayara Santos em 13.07.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos