O mundo do empreendedorismo amadureceu muito nos últimos anos. A maior prova disso é o crescente número de empresas que surgem todos os anos, nos mais diversos segmentos e de todos os portes. Porém, isso não significa que é mais fácil entrar nesse mundo. Pelo contrário, os requisitos para um negócio crescer são cada vez mais elevados. Por isso algumas pessoas têm buscado alternativas, especialmente com a chagada do franchising no Brasil.
Esse modelo de negócio têm se tornado cada vez mais popular em todo o mundo, pois oferece a várias pessoas uma oportunidade de minimizar os riscos envolvidos na criação do próprio negócio. Com o preparo e auxílio certos, qualquer pessoa que tenha disposição e um mínimo de recursos disponíveis pode começar a empreender.
Na realidade, hoje é uma boa época para seguir essa tendência. Há cada vez mais franquias de sucesso disponíveis no mercado, dando muitas oportunidades a pessoas com todos os níveis de investimento inicial.
Quer entender mais sobre esse modelo de negócio e como está o cenário de franchising no Brasil? Então, acompanhe!
O que é franchising?
De forma bem simples, uma franquia é um modelo de negócio onde uma grande empresa permite que outras pessoas invistam em seu negócio, abrindo filiais em outras áreas. Um bom exemplo disso são redes de fast food.
A marca como um todo pertence a um conjunto de pessoas, mas cada filial pode pertencer a uma pessoa comum que mora naquela localidade. Em troca, o investidor, chamado de “franqueado”, paga uma porcentagem de seus lucros à empresa original, chamada de “franqueadora”.
Existem várias vantagens em investir no modelo de franquia, tanto para o franqueador quanto para o franqueado. Veja aqui alguns exemplos:
1. Menor custo de investimento inicial
Uma das coisas que mais atrapalha novos investidores é a quantidade de despesas que precisam ser encaradas logo no começo. Em muitos casos, é necessário buscar um empréstimo, o que é arriscado, ou economizar por bastante tempo, o que te custa várias oportunidades.
Em uma franquia, esse custo tende a ser bem menor, o que dá aos novos empreendedores mais oportunidades para começar, mesmo com menos recursos iniciais. Em muitos casos, isso é exatamente o que você precisa para dar o primeiro passo.
2. Marca já consolidada
Outra grande dificuldade para quem está começando o próprio negócio é consolidar a própria marca diante do público. Ir de uma pequena empresa que possui um produto novo até uma referência de mercado na qual todos confiam é um caminho longo e bem árduo.
Com a chegada do modelo de franchising no Brasil, isso tem se tornado cada vez menos um problema. Quando você investe em um novo negócio, pode contar diretamente com uma marca já conhecida no mercado. Isso facilita bastante a aquisição de clientes a curto prazo, que é o que você precisa para fazer seu negócio começar a girar.
3. Apoio por parte da empresa
Como você já deve ter notado, quanto mais dinheiro uma filial faz, mais lucro ela traz para o dono da marca. Sendo assim, é natural que haja algum investimento por parte do franqueador para elevar sua rentabilidade.
De fato, muitas franquias possuem algum sistema de auxílio e treinamento para seus novos franqueados. Isso aumenta as chances de que o investidor tenha um bom resultado, o que beneficia todas as partes envolvidas.
4. Facilidade para expandir o negócio
Da parte do franqueador, esse tipo de negócio também é uma boa oportunidade para fazer sua marca crescer. Um dos grandes motivos para a existência do modelo de franquia é que, independente de seu tamanho, é difícil para uma grande empresa gerir uma série de pequenas filiais, ainda mais ao redor do mundo.
Com esse tipo de negócio, um negócio que esteja se tornando mais difícil de administrar pode continuar se expandindo com a ajuda de novos investidores mais rapidamente. Isso dá mais tempo e estabilidade para adaptar sua estrutura e comportar futuras expansões.
Quando o franchising chegou ao Brasil?
A origem do modelo de franquia, de forma geral, é bem mais antiga do que se imagina, com alguns aspectos remontando à idade média e à igreja católica. O termo em si começou a ser usado nos anos 50, chegando ao Brasil na década de 60 com as escolas de idiomas CCAA e Yazigi.
A partir dos anos 70 é que essa tendência se consolidou um pouco mais, principalmente alavancada pela chegada de franquias de fast food. Porém, seu reconhecimento e legalização só vieram em 1994, quando foi sancionada a lei das franquias, que garantia mais direitos aos franqueadores e franqueados.
Como é o franchising no Brasil hoje?
Em todo o mundo, o modelo de franquia continua se expandindo e ganhando mais adeptos, sendo que o Brasil não é exceção. No ano de 2018, foi identificado um crescimento de 7% no setor, com faturamento de aproximadamente R$170 bilhões. Além disso, o conhecimento disponível sobre as melhores práticas de gestão de franquias também está se expandindo.
Há muitos empreendimentos que já se converteram no modelo de franquia, além de um número cada vez maior de exemplos de investimentos bem sucedidos na área. E com cada vez mais ferramentas tecnológicas à disposição do grande público, não faltam oportunidades para inovar nesse mercado.
O que deve mudar nos próximos anos?
Em primeiro lugar, é esperado que a expansão do franchising no Brasil continue a se acelerar, se tornando um modelo de negócio ainda mais consolidado no mercado. Também é esperada a expansão de franquias já estabelecidas, aumentando o número de oportunidades em setores já existentes.
Devido a algumas mudanças nas leis trabalhistas e em alguns setores, também é esperado que as franquias sejam afetadas. O impacto específico ainda é difícil de apontar, mas é provável que novas leis sejam estabelecidas para aumentar a segurança das franquias e seus investidores durante as negociações.
Agora que você entende mais sobre o franchising no Brasil, pode decidir se esse é o tipo de negócio do qual você deseja fazer parte. Considerando seu potencial, vale a pena considerar essa opção com cuidado.
Quer mais ajuda para se preparar? Então veja nosso artigo sobre gestão estratégia de franquias e aumente suas chances de sucesso.
Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados
A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real.
Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra.
A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.
Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.
Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!