Saber quais são as melhores cores para chamar a atenção dos clientes é fundamental para todos os gestores do varejo. Afinal, as cores podem além de reforçar a mensagem que a loja quer transmitir, ainda auxiliar a conquistar os clientes.
Entretanto, esse é um conhecimento que muitos gestores menosprezam, seja porque não entendem do assunto, ou mesmo porque acham que ele não é tão importante assim. Mas escolher as cores erradas para a sua loja pode trazer muitas consequências negativas.
Como você não quer que isso aconteça com a sua loja, preparamos esse artigo para te contar mais sobre o porquê é essencial conhecer mais sobre as cores e como elas podem influenciar os consumidores. Boa leitura!
Por que devo me preocupar com as cores na minha loja?
A primeira coisa que você deve ter em mente quando falamos de cores é que elas podem ter diferentes significados para diferentes pessoas ou cultural. Um bom exemplo disso é que o branco é relacionado à paz, entretanto, para alguns povos do Oriente ela representa luto.
Mas, apesar disso, é possível entender como as pessoas reagem quando são expostas a uma determinada cor. Desta forma, você pode escolher cada cor que deve ser utilizada em cada situação, permitindo que a psicologia das cores sejam utilizadas nas campanhas de marketing.
Por isso é tão importante escolher as cores que representarão a sua marca, já que isso poderá influenciar como os clientes enxergam a sua empresa. Sem falar que, a cor errada pode transmitir a mensagem errada.
Um bom exemplo disso é que as lojas de camas geralmente utilizam diferentes tons de azul, já que essa cor transmite tranquilidade e calma. Utilizar cores fortes como o laranja ou o vermelho poderia trazer uma sensação diferente daquela que a empresa pretende despertar no cliente.
Quais cores devo usar para chamar a atenção dos meus clientes?
Agora que você já entendeu qual é a importância que as cores podem ter para o seu negócio, vamos falar um pouco de cada uma delas e quando elas podem ser utilizadas. Confira!
Vermelho
A primeira cor para chamar a atenção dos clientes que vamos falar é o vermelho. Uma cor primária, quente, que estimula a ação em quem está exposto a ela. Essa é uma cor bastante utilizada pelas redes de fast food e por supermercados para anunciar promoções.
Como é uma cor que estimula a ação, colocar etiquetas de preço vermelhas podem aumentar as chances do cliente comprar. Assim, mesmo que o vermelho não esteja entre as cores da sua marca, ele pode ser utilizado em períodos promocionais para atrair a atenção dos clientes e aumentar as vendas.
Azul
O azul é outra cor primária que te ajuda a transmitir a sensação de serenidade e confiança. Além disso, ela também pode ser percebida como uma cor que representa tradição e sabedoria.
Justamente por isso que muitas empresas de seguro, instituições de ensino, empresas de direito e contábeis utilizam o azul no seu logo. Assim, o consumidor terá uma maior sensação de que essa empresa é confiável e ficará mais à vontade para fazer negócio com ela.
Além disso, como mencionamos anteriormente, o azul também é bastante utilizado por empresas que vendem camas. Já que ela transmite tranquilidade e calma, que é exatamente o que as pessoas procuram quando estão indo dormir.
Amarelo
A última cor primária que não pode faltar na nossa lista de cores para chamar a atenção do cliente é o amarelo. Essa é uma cor que traz a sensação de energia e movimento, sendo muito associado com a comunicação e por empresas de alimentos.
Você sabia que comunicação é essencial para fazer com que o seu negócio seja um sucesso? Não sabe como melhorar a comunicação na sua empresa e com os seus clientes? Então confira o nosso guia Comunicação para Negócios: 6 dicas de como fazer da maneira certa.
Mas, ele também pode trazer a sensação de alegria, felicidades, otimismo, sendo uma cor bastante divertida, que pode ser utilizada para representar empresas de produtos infantis, ou mesmo academias.
Laranja
Essa cor é o resultado da combinação entre o vermelho e o amarelo, trazendo características dessas duas cores. Ele pode gerar uma sensação de prosperidade nas pessoas, bem como remeter ao humor e entusiasmo.
Por ser uma cor quente, moderna e lúdica ela é utilizada por empresas no setor de finanças, indústria hoteleira, alimentícia e de tecnologia. Um bom exemplo é o Banco Inter, e o Itaú (que também possui o azul na sua paleta, ajudando a reforçar a sensação de segurança).
Verde
O verde nos seus mais diferentes tons ajuda a trazer a sensação de tranquilidade, confiança, saúde e juventude. E, apesar dele não ser a cor mais atraente para se fazer promoções e chamar a atenção dos clientes, ele pode ser uma cor que ajuda a reforçar a imagem da sua marca.
Não é à toa que tantos planos de saúde utilizam o verde em seus logos. Além disso, essa é uma cor bastante interessante para ser utilizada no seu site durante o checkout ou nos links de Call to Action, já que ela aumenta a confiança do cliente.
Rosa
Muitos consumidores associam a cor rosa às meninas, ou algo feminino. Apesar dessa não ser a única sensação que essa cor pode transmitir, ela pode ser importante para conseguir criar uma certa conexão com esse público.
Ainda, o rosa também pode representar charme, brincadeira, delicadeza, sendo uma cor interessante para ser utilizado também em confeitarias, salões de beleza e perfumarias.
Roxo
Se você quer chamar a atenção dos clientes reforçando a elegância, nobreza e singularidade, então o roxo deve estar presente. Inclusive, essa é uma cor bastante associada com produtos e serviços destinados a pessoas com alta renda, assim como o preto.
Entretanto, essa cor também ajuda a transmitir uma sensação de criatividade e diferenciação. Basta pensar no NuBank, que começou com uma proposta diferenciada de banco digital, na época ainda inédita no Brasil.
Preto
O preto é uma cor que traz a sensação de elegância, singularidade e sofisticação. Muitas marcas optam pelo prato quando querem divulgar alguma oferta exclusiva, pensada apenas para um grupo seleto de clientes.
Além disso, ele também pode ser utilizado durante eventos da sua empresa, em alguma área VIP. Basta pensar nas instituições financeiras que oferecem cartões de crédito “black” para alguns clientes, mostrando que eles possuem benefícios diferenciados da maioria dos clientes.
O que achou das nossas dicas das melhores cores para chamar a atenção dos clientes? Aproveite e confira outros artigos no nosso blog com informações para conseguir encantar e conquistar os seus clientes de uma vez por todas!
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