Um dos principais benefícios que a padronização de franquias (franchising) traz para quem investe nessa área é o alinhamento do branding. Não importa se a sua loja fica no interior, por exemplo, se um comercial da marca em que você é franqueado passar no horário nobre da televisão, as pessoas do seu município saberão que terão aquela mesma experiência no seu comércio.
Para que o branding sensorial de uma loja fraqueada esteja padronizado, no entanto, é preciso que alguns cuidados sejam tomados. A seguir, apresentaremos respostas para algumas questões que os empresários da área mais se fazem sobre o assunto. Continue conosco e confira!
Qual é a importância da padronização para franquias?
Como qualquer negócio de lojas próprias, as franquias têm uma primeira unidade que faz sucesso, por conta dos fatores que fizeram com que o cliente tenha gostado daquele lugar. Aqui podemos citar pontos como o atendimento, a decoração, a iluminação, a música ambiente etc.
Tudo isso precisa ser levado para as outras unidades da rede, para que o branding atinja a todas. Assim, se uma pessoa que foi em uma unidade da loja em São Paulo, terá exatamente a mesma impressão em Recife, no Rio Grande do Sul ou em qualquer local que for.
É por conta disso que a padronização para franquias é tão importante e deve ser sempre considerada para esse tipo de negócio.
Como o uso de música ambiente com playlists padronizadas podem ser um diferencial?
Na padronização de franquias, uma das coisas mais importantes é a música e não são raras as situações em que ela é negligenciada. Imagine, por exemplo, uma franquia de joalheria, com muitos artigos de luxo e voltada para o público classe A.
Essas pessoas estão dispostas a gastar dinheiro, a investir ali. No entanto, o proprietário não segue um padrão de música ambiente e liga o rádio em uma emissora comercial ou em uma playlist que ele está a fim de escutar no dia, como funk, pagode ou sertanejo.
Tais estilos destoam do objetivo da loja e levarão a emoção do cliente para outro lado. Em vez de se sentir sofisticado, confortável e disposto a gastar dinheiro, ele lembrará do churrasco no final de semana, de alguma festa ou outro assunto que não tenha nada a ver com as suas compras.
O erro na escolha da música pode fazer até com que o cliente fique irritado, pois, pode ser que ele não tenha um fit com o tipo de música que está sendo reproduzida. Isso é muito grave e pode acabar com a imagem que você queria passar, uma vez que a música é um canal de comunicação super emocional com o cliente.
Quais são as soluções da ListenX para isso?
A ListenX tem o objetivo de ajudar as marcas a padronizarem e garantirem que independente da unidade que o cliente for, ele tenha uma experiência condizente com a sua expectativa, com a imagem que aquela marca se determinou a passar.
A ideia é que a música seja utilizada de forma planejada, para ajudar o proprietário a entregar uma experiência (customer experience) que o ajude a ter mais vendas, fidelizar o cliente e criar memórias agradáveis.
O próprio franqueado precisa ficar atento a isso, uma vez que é comum que as questões relacionadas à musica não sejam incorporadas ao manual da franquia. Hoje em dia praticamente todas as lojas têm som ambiente, mas se esquecem de definir regras para isso.
Existem casos em que o franqueador faz uma playlist em um serviço de streaming e envia para que seja reproduzida em todas as lojas. Porém, ele não tem como garantir que as músicas realmente serão reproduzidas conforme a sua escolha.
É por conta disso que os franqueadores escolhem um serviço como a ListenX e deixam isso registrado no contrato da franquia. Assim, não haverá resistência por parte dos franqueados em fazer o investimento necessário em música.
Também é uma boa prática divulgar e educar internamente os franqueados e os próprios funcionários do franqueado para entenderem a importância disso. Afinal, se as músicas certas não forem reproduzidas, as vendas podem diminuir e afetar os resultados da rede como um todo.
Como essas soluções podem otimizar os resultados das franquias?
Basicamente, para você usar a música como um elemento de branding da marca, como um complemento da experiência de compra, é muito importante primeiro entender o perfil da marca. Na padronização de franquias, portanto, é preciso estudar o perfil do cliente e os objetivos da marca.
Nessa pesquisa são levantadas informações como:
- o perfil da marca;
- os gerais objetivos da marca;
- os objetivos da marca em determinado momento;
- quem são as personas que frequentam a franquia.
A música e a trilha sonora é feita, de tal modo, com o objetivo de conseguir ajudar a marca a atingir determinados objetivos, ou seja, pensando em determinado público.
Além do público, deve-se considerar também o momento que os clientes estão vivenciando. Se o seu cliente gosta de ouvir pop rock, não significa que esse deve ser o único estilo a ser tocado em uma franquia.
Uma rede de academias precisa tocar músicas empolgantes e que façam a pessoa se sentir à vontade para malhar. Agora um restaurante mais intimista com foco em casais precisa tocar músicas mais românticas e calmas, criando o clima desejado.
Logo, não se deve reproduzir músicas de acordo com o gosto pessoal do cliente, mas sim de acordo com o que a marca quer passar.
Se você fizer o ajuste da maneira correta do music branding e tocar a música certa no momento certo, você tende a aumentar a associação da pessoa com a marca e melhorar a experiência de compra. Na padronização de franquias isso deve ser aplicado em todas as unidades.
Imagine uma loja de departamentos de materiais de decoração. Se você tocar uma música que deixa a pessoa confortável, tira dela a percepção de que o tempo está passando. Logo, tende a fazê-la ficar mais tempo dentro da loja.
Se acertar o humor dela, deixando-a mais feliz, mais confortável e o ambiente mais agradável, isso tende a aumentar as vendas da loja também. Ela fica mais disposta a comprar. Tendo uma boa recordação daquela experiência, a possibilidade de que volte quando precisar daquele tipo de produto aumenta drasticamente.
Viu como a música tem um papel importância na padronização de franquias? Então não perca mais tempo e faça o investimento necessário no seu negócio.
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