Por Nayara Santos em 29.02.2024

Vitrine de Outono: 11 dicas para montar a melhor e vender mais

Por Nayara Santos em 29.02.2024

E então, já sabe como vai montar a vitrine de outono da sua loja? Não importa se o outono só começa daqui a vários meses ou na semana que vem, o que você não pode é deixar de montar uma vitrine que representa a estação e que atraia a atenção dos clientes.

Pelo contrário, planejar como será feita a decoração é algo que você deve fazer. Claro que quando isso pode ser feito com bastante antecedência é melhor. Mas, se você não conseguiu fazer isso há algumas semanas ou meses, chegou a hora de correr atrás do tempo perdido e não ficar no prejuízo.

Lembre-se que muitos varejistas estarão vivendo o mesmo momento de preparação de suas vitrines de outono, portanto, você precisa encontrar formas de se destacar. Isso não significa fazer algo completamente novo ou nunca antes pensado, mas sim fazer bem feito o que você decidir para a sua vitrine. 

Claro que algumas dicas são sempre bem-vindas e para te ajudar a ter sucesso nessa missão, trouxemos algumas valiosíssimas para decorar a vitrine no outono de forma impecável e atrair o máximo de clientes para o seu estabelecimento, aumentando as chances de vender mais. Quer saber quais são elas? Então, confira logo a seguir!

Como montar a sua vitrine de outono

No outono, os dias vão ficando mais curtos e podemos perceber sinais claros de que o calor está indo embora. Isso quer dizer que chegou a hora de entrar no clima do friozinho que ameaça chegar e dar um jeito de promover os produtos da estação na sua vitrine, que pode ser vista como o cartão de visitas da sua loja.

É a vitrine que vai mostrar aos consumidores o que você tem para oferecer para eles aproveitarem melhor esta estação. E, por mais que muitas pessoas pensem em lojas de roupas quando falamos em vitrine de outono, ela deve ser pensada para os mais variados ramos do varejo. Confira as nossas dicas e descubra como.

1. Use elementos da natureza

O Brasil é um país tropical e o outono passa longe de ser aquele dos filmes americanos, certo? Mas isso não será um problema para montar a sua vitrine, pelo contrário, pode te dar mais opções e trazer diferentes ideias para agradar aos consumidores.

A primeira delas é que você pode incluir elementos outonais da sua região na decoração da vitrine. Por exemplo, flores da estação, como é o caso da flor-de-maio, lírio branco, margaridas ou begônias. Mas, sempre dê um toque especial com madeira, ou galhos secos. E, claro, não se esqueça das cores do outono, que são laranja, vermelho e marrom.

Mesmo em um país tropical como o nosso, no qual as estações não são tão bem definidas como acontece no hemisfério norte, você pode apostar nos símbolos da estação. Isso significa incluir na decoração diversos elementos naturais, sem o característico verde. Afinal, eles já fazem parte da nossa vida e do nosso imaginário, graças aos filmes e às representações gráficas em todas as mídias. Assim, vale a pena investir neles na hora de compor sua vitrine.

Ainda, se na região em que a sua loja está localizada houver algum elemento representativo dessa época do ano, então você também pode aproveitar para incluí-lo na decoração. Assim, você aumenta as chances de fazer com que as pessoas se identifiquem com a vitrine e fiquem curiosas para conferir os produtos.

2. Utilize as cores que serão tendência para a estação

Cada estação tem a sua própria cor: o variado colorido das flores na primavera, o branco e o cinza no inverno, o azul das praias e do céu no verão e uma elegante paleta de amarelo, castanho, laranja, vermelho e roxo no outono.

Isso acontece porque, nesse momento do ano, a produção do pigmento mais abundante nas plantas, aquele que confere o tom verde, é interrompida, deixando visíveis outras cores também presentes nas folhas, como o marrom. Assim, para decorar uma vitrine que esteja em sintonia com o outono, aposte nesses tons.


E sim, essas cores devem estar presentes na vitrine de outono. Entretanto, em alguns ramos do varejo, como o de moda, é essencial que você inclua as cores que serão tendência para aquela estação, o que muda ano a ano. 

Mas, isso não significa que você não possa usar essas cores em vitrines de lojas de outros ramos. Seja na hora de escolher os produtos para compô-la, ou os elementos que comporão a decoração.

Ainda, se quiser arriscar um pouco mais e, se essa for a característica da sua marca, você pode substituir completamente as cores outonais pela paleta de cores conforme a moda. Assim, sem dúvida alguma, você conseguirá atrair a atenção dos consumidores, principalmente daqueles mais antenados na moda.

3. Fique de olho nos lançamentos da Pantone

Por falar em tom da moda, ficar de olho no que é lançado nesse universo é uma excelente maneira de entender o que pode fazer sucesso em sua vitrine. Para isso, vale muito a pena acompanhar as tendências da Pantone.

Ela é uma empresa mundialmente conhecida por seus sistemas de cor e é a principal referência quando falamos desse assunto. Todos os anos, a Pantone apresenta uma consultoria relacionada às principais cores e tendências. Isso inclui as estações do ano e como elas se relacionam com o setor da moda.

Por exemplo, segundo a Pantone a cor para 2024 é o Peach Fuzz, algo como um pêssego, amável, reconfortante e empático e as cores para o outono/inverno 2024/2025 incluem as cores: pama dourada, sorriso escarlate, aventurina, samambaia, laranja vermelha, dentre outras.

Inclusive, no próprio site da Pantone você encontra informações sobre como combinar as cores da estação. Ou seja, apenas consultando o site você já conseguirá saber quais cores utilizar na decoração da sua vitrine de outono.

É importante dizer que seguir essas cores na decoração não é obrigatório, estamos apenas apresentando uma dica de como você pode decorar a sua vitrine de outono de modo diferenciado. Entretanto, dependendo do seu ramo de atuação, esse pode ser um item quase obrigatório.

4. Mantenha o foco no produto

A nossa próxima dica para preparar a vitrine de outono da sua loja é não ofuscar os produtos com a decoração. Afinal, não é porque você planejou a decoração da vitrine de outono de uma forma diferenciada que você vai esquecer que o principal foco da vitrine devem ser os produtos

Sem falar que, não importa se você está em busca de elegância ou apenas em encontrar uma forma eficaz de expor os seus produtos, menos é mais. Ou seja, evite exagerar na decoração, pois isso pode desviar a atenção do seu cliente do que realmente importa. Outra ferramenta que você pode utilizar para atrair a atenção para o local certo é a iluminação, falaremos mais sobre ela a seguir.

Apesar das dicas para decorar vitrine no outono envolverem o uso de elementos da natureza e outros itens decorativos, você precisa ter cuidado na hora de utilizá-los. Pense em um visual que não seja sobrecarregado, pois isso pode atrapalhar a percepção que o público tem da mensagem que você deseja passar — sem contar o fato de deixar o cenário bem pouco atrativo.

Uma dica interessante para você utilizar na hora de preparar a vitrine de outono da sua loja é, uma vez pronta a decoração, analise objetivamente como ela ficou e elimine pelo menos dois itens. Assim, você conseguirá obter um visual mais limpo e mais atrativo

Vale a pena dizer também que quando você está muito envolvido com a montagem, pode ser difícil perceber o que está exagerado ou se está faltando alguma coisa. Por isso, peça ajuda para a sua equipe de vendas e analise cuidadosamente o que eles indicarem. Pode ter certeza que ouvir o que outras pessoas têm a dizer irá te ajudar a montar a vitrine certa para a sua loja.

5. Use iluminação para chamar a atenção

A iluminação é uma poderosa ferramenta na hora de preparar a sua vitrine de outono. Afinal, com a iluminação certa, é possível criar um ambiente único e/ou mudar completamente o ambiente, e com a vitrine de uma loja isso não é diferente. 

E, claro, todo cuidado é pouco, já que se você utilizar a iluminação de maneira errada, você pode acabar passando uma mensagem errônea para os seus clientes. Por isso, na hora de planejar a iluminação da vitrine é importante se perguntar qual é o ambiente que a sua loja quer oferecer aos consumidores? A partir daí, você pode desenvolver a iluminação tanto da vitrine, quanto do interior da loja. 

Além disso, é importante saber se o seu cliente vai encontrar um espaço sereno, relaxante, excitante ou aconchegante. Isso pode mudar a forma como os consumidores vêem a sua loja e reagem a ela.

Por exemplo, as luzes amarelas são mais aconchegantes; já as brancas, mais estimulantes. Deixe bem claro qual é o seu foco e aposte nisso na iluminação geral. Porém, também não se esqueça de usar uma luz mais direcionada para oferecer destaque para os seus produtos.

E não se esqueça de que, muitas vezes, para conseguir atrair a atenção do cliente você pode brincar com o esquema de luz e sombras. Desta forma, você consegue chamar a atenção para algum item que você quer vender mais ou simplesmente para colocar uma promoção em evidência.  Portanto, a iluminação da sua vitrine de outono vai depender muito do objetivo que você tem ao criá-la e ao exibir determinados produtos.

6. Aposte no Marketing Sensorial

Já ouviu falar em marketing sensorial e sabe quais os benefícios que você poderá colher ao implementar essa estratégia na sua loja? Então calma que a gente vai te guiar e falar um pouquinho sobre isso. 

As pessoas são frequentemente influenciadas pelos seus sentidos, não é à toa que o marketing sensorial foi criado. Com o objetivo de influenciar a decisão de compras do cliente e a maneira como o cliente percebe o ambiente da loja, o marketing sensorial faz isso através da estimulação dos cinco sentidos humanos.

Então, apostar em uma estratégia que tenha como objetivo alcançá-los é fundamental para gerar uma imagem positiva da sua loja. E o marketing sensorial possui as ferramentas certas para isso. Já que ele pode combinar estímulos à audição, tato, visão, paladar e olfato. Essa combinação cria um ambiente totalmente único para o cliente fazer as compras.

Um bom exemplo, é o uso do amarelo e marrom na decoração — que remete às cores das folhas que caem das árvores durante o outono. Porém, por mais que a vitrine seja mais voltada ao estímulo visual, você não precisa se limitar a ele. 

É possível buscar aguçar ao máximo os sentidos do público, utilizando música ambiente e fragrâncias que lembram a estação (como as de tom amadeirado, que podem ter tudo a ver com o clima que você deseja criar). Isso ajuda a criar uma atmosfera mais imersiva. Apenas tome o cuidado de não exagerar na dose. 

Ainda, para complementar a decoração da vitrine de outono, você também pode preparar uma trilha sonora específica para a estação. Assim, quando o cliente entrar na loja ele também vai encontrar uma música agradável e permanecer mais tempo comprando.

Quer conhecer mais detalhes sobre essa estratégia e como ela pode ser aplicada na sua loja? Então faça o download do nosso e-book Guia completo sobre marketing sensorial no varejo.

7. Utilize as principais tendências do momento

Outra forma eficaz de conseguir chamar a atenção dos consumidores na vitrine de outono é ficar atento às tendências. Elas podem estar tanto diretamente relacionadas às novidades do mercado, como em temas da atualidade. Ou mesmo porque o comportamento do consumidor muda e você precisa se adaptar a isso.

Assim, você pode usar a criatividade e preparar a vitrine com base nessas novidades e acontecimentos. Ainda, isso permitirá que você mostre um pouco mais sobre o posicionamento, os valores e a personalidade da sua marca.

Por exemplo, se você possui uma loja de roupas que vende produtos da última moda, então é preciso ficar por dentro de tudo que acontece nesse mundo para entender o que pode tornar a sua vitrine mais chamativa. Já pensou em montar um look completo inspirado nas passarelas? Ou, então, investir mais em acessórios que certamente vão vender muito bem nessa época do ano?

Ou então, se você possui uma perfumaria, então esse pode ser o momento de apostar nos cremes hidratantes ou em produtos para hidratação dos cabelos. Afinal, essas são épocas mais frias, em que os cuidados com a pele e o cabelo precisam ser intensificados para que não fiquem desidratados.

Claro que isso também vai depender da região do país em que você está. Afinal, o outono no Norte é completamente diferente do Sul. Portanto, também é preciso ficar atento a isso e sempre incluir elementos regionais, deixando a vitrine mais próxima da realidade das pessoas e aumentando as chances de identificação do cliente com a marca.

8. Aproveite as datas comemorativas

Todo lojista deve ter um planejamento de calendário com as datas comemorativas mais importantes do ano no seu segmento. Apostar no cenário temático nesses momentos pode gerar impactos muito positivos no seu público-alvo.

Procure inovar na decoração, porém, sem deixar de lado a identidade da loja. Uma boa dica é mesclar o visual temático com as cores da marca nas vitrines e produtos. Com relação às datas mais conhecidas, no outono temos o Dia das Mães e o Dia dos Namorados. Então, que tal aproveitar essas ocasiões? 

É bastante provável que haja outras datas que sejam interessantes para a sua marca durante o outono, então não hesite em aproveitá-las para divulgar a sua loja. E, com relação aos elementos utilizados, apenas tenha muita atenção na hora de integrá-las ao cenário, caso contrário, você correrá o risco de criar um ambiente poluído visualmente. O ideal é apostar na sutileza, sem perder a sintonia dos itens com o ambiente.

Inclusive, apostar em datas comemorativas é uma dica válida não apenas para preparar a sua vitrine de outono, mas para qualquer época do ano. Uma vitrine temática sempre vai atrair a atenção dos clientes e mostrar que na sua loja o consumidor vai encontrar produtos e ofertas especiais para celebrar a data.

Além disso, você não precisa se preparar apenas para as principais datas do varejo, mas pode aproveitar outras datas, que combinem com a sua marca e o seu ramo. Por exemplo, dia 24 de maio é o Dia Nacional do Café

Essa pode ser uma ótima oportunidade para convidar o cliente para conferir os produtos e ganhar um café na cafeteria mais próxima, ou até mesmo na sua loja. E, convenhamos, beber um café quentinho tem tudo a ver com os dias mais fresquinhos do outono.

9. Promova pequenas mudanças periodicamente

Muitos lojistas acreditam que precisam mudar sua vitrine frequentemente. Isso é uma verdade, mas que não deve ser levada a ferro e fogo, ou seja, isso não significa que a vitrine precise mudar a cada semana, mas com uma certa frequência. O ideal é que você faça tudo de acordo com as possibilidades que o seu negócio permite.

Se a loja fica em uma rua muito movimentada, vale a pena apostar na mudança de cenário com certa frequência. Assim, você vai conseguir chamar a atenção das pessoas que passam por ali diariamente, passando a mensagem que existem coisas novas que merecem ser vistas.

Por outro lado, se o seu ponto fica em um local onde o fluxo de pessoas é menor, essa estratégia pode causar um gasto extra desnecessário e que, dependendo do seu orçamento, prejudica as suas finanças.

Se, ainda assim, você achar necessário fazer essas atualizações frequentemente, procure mudar alguns detalhes simples e que não vão impactar muito no orçamento. Neste caso, você pode optar por trocar  algumas peças ou itens decorativos. Pequenas mudanças podem criar um visual totalmente diferente, permitindo que o cliente enxergue a vitrine como totalmente nova.

Ainda falando em mudanças na vitrine, um dos principais motivos que levam isso a acontecer é justamente a disponibilidade de produtos no estoque. Portanto, é preciso ficar atento para saber o que ainda pode continuar na vitrine, e o que você não tem mais e precisa ser trocado.

Desta forma, você evita que o cliente entre na loja em busca de algo que ele viu na vitrine, mas que não está mais disponível, ou tem uma disponibilidade limitada (seja por tamanho, cor ou modelo). Essa também é uma forma bastante interessante de medir quais os produtos que mais fazem sucesso quando expostos e utilizá-los em outras campanhas.

10. Invista em divulgação

Saber como preparar a sua vitrine de outono é importante para conseguir atrair a atenção do cliente, mas que tal turbinar essa atração investindo na divulgação da sua loja. Saber como divulgar a sua loja pode ser um fator determinante na hora de alavancar as vendas, afinal, a propaganda é a alma do negócio. 

Mas, é muito comum que os gestores utilizem esse recurso apenas quando eles querem divulgar produtos ou durante períodos promocionais. Isso é um erro que pode fazer com que o sucesso da sua empresa demore mais para vir. Por isso, a divulgação da loja deve ser encarada como uma tarefa essencial para o sucesso do seu empreendimento.

Primeiro porque, se as pessoas não conhecem a sua loja elas não vão comprar com você. Por isso, ações para divulgar a marca para outros clientes e outros públicos deve ser sempre planejada. Isso pode ser feito através de parcerias com outras empresas do varejo ou através das redes sociais.

Por falar nisso, as redes sociais podem ser utilizadas não apenas para atrair novos clientes, mas também para posicionar a sua marca como uma referência no mercado. Você pode utilizar as redes de comunicação para divulgar a sua loja, mostrando a decoração do local e o empenho que o estabelecimento está dispondo para criar um ambiente agradável e temático para os clientes a cada estação, além, é claro, de mantê-los por dentro das novidades.

Outra dica, é usar esses canais para realizar parcerias de anúncios pagos — promovendo as publicações e fazendo com que elas cheguem a outras pessoas que talvez ainda nem conheçam a sua loja, mas que acabam se interessando pelos produtos.

Uma última dica sobre divulgação, é que a maioria dos lojistas se esquece que a divulgação de promoções na rádio da loja pode influenciar a decisão de compras do cliente. Portanto, aproveite que você utilizará música na estratégia de marketing sensorial da sua loja e inclua alguns anúncios ao longo da programação musical.

11. Faça eventos para promover os lançamentos

Uma boa maneira de atrair a atenção dos clientes para a marca é anunciando eventos para apresentação de novas coleções. Independentemente do tamanho da sua loja, é possível fazer isso mesmo com um orçamento mais limitado.

Para isso, é muito importante ter criatividade na hora de fazer o convite para os clientes, criando chamadas personalizadas e que os façam se sentir importantes para a marca. Isso aumenta as chances de que eles realmente compareçam e até mesmo de que comprem alguma peça — além da possibilidade de fidelização, dependendo da experiência que você promover.

Por fim, uma dica extra: liberte a sua criatividade e invente um outono ainda melhor do que o do ano passado. Muitas vezes, o que atrai o cliente é criatividade e não um grande orçamento para fazer a decoração da sua vitrine. 

Inclusive, você pode apostar em uma vitrine escolhida pelo cliente. Lance a campanha nas suas redes sociais e peça dicas para o cliente. Ele vai dizer o que ele quer ver, o que será capaz de chamar a sua atenção. Assim, você não tem como errar!

O que achou das nossas dicas para decorar a vitrine no outono? Agora que você tem bastantes ideias, fica mais fácil pensar em algo que seja charmoso, atraente e que leve o público para o interior da loja, não acha? Abuse da criatividade, pegue algumas referências da internet e arrase no visual.

Música e comunicação, garantia de sucesso o ano todo

Existem estratégias e ferramentas que você, como gestor do varejo, precisa conhecer, entender os benefícios e saber como elas funcionam. Esse é o caso da rádio indoor, que pode ser uma das suas maiores aliadas.

Mas, não basta escolher uma playlist qualquer no streaming ou utilizar uma rádio convencional. Muito pelo contrário, cada melodia e anúncio reproduzidos na sua loja devem estar em sintonia com a mensagem que você quer transmitir aos seus clientes.

Para não errar, o melhor a fazer é contar com a ajuda de quem entende de música e comunicação para negócios e possui mais de 20 anos de experiência no mercado: a Listenx. Ela já ajudou mais de 12 mil clientes a melhorar a comunicação e a implementar uma estratégia de música ambiente de sucesso.

São diversas playlists atualizadas disponíveis, separadas por ritmos, níveis de energia, datas comemorativas, e muito mais. E você não precisa escolher sozinho, muito pelo contrário, o nosso time de especialistas em music branding te ajuda a montar uma programação musical sob medida para o seu negócio.

Outra grande vantagem de ter a Listenx como parceira, é a possibilidade de incluir anúncios personalizados entre as músicas. Desta forma, fica mais fácil fazer promoções relâmpago e manter o cliente atualizado sobre tudo o que acontece no estabelecimento. Confira aqui o que os nossos clientes dizem sobre ter uma rádio indoor.

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