Por Nayara Santos em 04.03.2022

4 ideias de como aumentar suas vendas com criatividade

Por Nayara Santos em 04.03.2022

É natural que você, gestor do varejo, busque formas de aumentar as suas vendas com criatividade. Afinal, você quer que a sua loja e a sua marca se destaquem da concorrência e atraiam mais a atenção do cliente. Neste momento, ser criativo pode ser um grande diferencial e trazer uma vantagem competitiva para as suas campanhas de marketing.

Entretanto, nem sempre é fácil ser criativo e você acaba ficando preso às estratégias convencionais. Claro que isso não é uma coisa ruim, mesmo porque, se essas estratégias ainda são utilizadas é porque elas funcionam. Mas, elas podem não ser suficientes para conseguir atrair a atenção dos clientes ou para obter melhores resultados.

Por isso, a seguir sugerimos algumas ações que você pode fazer para conseguir aumentar as suas de forma criativa. Confira!

1. Busque parcerias que aumentem a visibilidade da sua marca

Toda loja do varejo precisa ter bons parceiros e em diferentes etapas da sua cadeia produtiva. Por exemplo, se uma loja de roupas quer ter produtos de qualidade ela deve buscar bons fornecedores e bons colaboradores para preparar as melhores peças. Também é preciso ter bons prestadores de serviços e uma equipe de vendas bem treinada. 

E isso não é diferente para o mundo do marketing, já que ter bons parceiros pode significar ter boas conexões e possibilidade de expandir a sua zona de influência e aumentar o número de clientes. Por isso, a primeira forma criativa que você pode pensar para aumentar as vendas, é conseguir bons parceiros.

Esses parceiros podem ser desde influenciadores digitais, que irão divulgar a sua marca e os seus produtos para um grande número de pessoas. Até pequenas lojas que estão localizadas próximas à sua, promovendo promoções e sorteios juntos.

Por exemplo, se você for dono de uma loja de variedades, pode fazer uma parceria com um salão de beleza e realizar um sorteio no Dia das Mães. Assim, a cada X reais em compras na sua loja o cliente ganha um cupom para concorrer ao sorteio e dar um dia de beleza para a sua mãe. Esse tipo de parceria ajuda tanto a sua loja a promover o salão, como o salão a promover a sua marca, já que os profissionais de lá podem ajudar na divulgação do sorteio. 


Faça o download gratuito do nosso e-book e descubra como atrair mais clientes para a sua loja Como atrair clientes para a sua loja de varejo.

2. Envolve a sua equipe de vendas na elaboração de estratégias

Ter ideias criativas para promoções, eventos, sorteios ou campanhas nem sempre é fácil. E, por mais que você tenha uma equipe de marketing que se dedique exclusivamente em preparar essas campanhas, é fundamental que você envolva outros membros da sua equipe nesse tipo de decisão.

A equipe de vendas é um excelente ponto de partida já que eles estão lidando com os clientes diariamente e sabem exatamente o que o seu cliente busca, o que chama mais atenção e como agradá-lo.

Por isso, a nossa segunda dica de ideia para aumentar as suas vendas é convidar a sua equipe de vendas para reuniões que são chamadas de “brainstorm”, ou “chuva de ideias” na tradução literal do inglês. Nessas reuniões você pode expor qual o objetivo que você quer alcançar com a próxima campanha e simplesmente ouvir ideias de todos os participantes.

Esse não é um momento de decisão, mas serve simplesmente para você coletar ideias e analisar quais podem ser aplicadas, quais combinam com a sua marca, e assim por diante. E, sempre que você conseguir ter ideias de pessoas que possuem diferentes pontos de vista, você pode acabar com ideias bastante criativas.

3. Crie expectativa no cliente e faça as pessoas falarem de você

Toda marca quer que as pessoas falem dela, e criar expectativa no cliente é uma excelente forma de fazer isso. Uma excelente ferramenta para isso é através das redes sociais, principalmente o Instagram.

Imagine que você vai lançar uma nova coleção de roupas. Para criar essa expectativa você pode fazer publicações informando que tem novidades chegando na loja em breve. A próxima pode ser uma foto com um dos tecidos da coleção, e perguntar ao público em qual peça o tecido foi utilizado. Depois você pode mostrar alguém da confecção costurando um pedacinho de uma das peças, e assim por diante.

Assim, você vai dando informações para o cliente, mas sem contar exatamente quais são as peças ou as estampas. O seguidor ficará curioso e ficará de olho nos seus stories e reels para saber mais novidades sobre a coleção. E não se esqueça de, a cada publicação, convidar os seguidores para comentarem o que eles acham, quanto mais engajamento tiver nas suas publicações, maior o número de pessoas que serão atingidas.

4. Faça desafios nas redes sociais

Por fim, a nossa última dica para aumentar as suas vendas com criatividade é algo bastante prático e que você pode fazer em qualquer momento. As redes sociais foram feitas para unir pessoas e para mostrar ao mundo o que você faz, e você pode usar essas características a seu favor.

Por exemplo, pode lançar um concurso de fantasias no carnaval ou no Halloween, desafiando os seus seguidores a postarem fotos nas redes e marcar o perfil da sua loja. Os seguidores que fizerem podem ganhar um cupom de desconto de determinado valor, ou então concorrer a uma cesta de produtos, ou qualquer outro item que seja atrativo.

Assim, você incentiva os seguidores a engajarem com as publicações, mais pessoas conhecerão a sua marca e ainda você conseguirá trazer clientes para a loja e fazer com que eles comprem com você. 

Como falamos, claro que esses desafios são bastante interessantes para datas comemorativas do varejo, mas você pode lançar desafios todos os meses, ou um por semana. Tudo vai depender de qual é o seu objetivo, se a estratégia vai funcionar nos primeiros desafios. Por isso, ficar atento ao feedback dos clientes é essencial nesse momento.

Essas foram apenas algumas ideias de como você pode aumentar as vendas com criatividade e como trazer mais ideias para a sua equipe de marketing. Acesse o nosso blog e confira outros artigos.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

12 textos de agradecimento de inauguração de loja: fidelize seus clientes

Preparar textos de agradecimento para os clientes que compareceram à inauguração da sua loja é uma forma de reforçar a sua marca e garantir que o consumidor se lembre de você. Entretanto, muitos varejistas não consideram essa ação por acharem que pode demandar muito tempo ou gastos extras. Entretanto, se você quiser fazer com que…

Por Nayara Santos em 02.05.2023

Como fazer o lançamento da coleção de verão: 4 ideias para se inspirar

O verão está chegando, e com ele, uma oportunidade única para destacar a sua marca e conquistar novos clientes. Com as tendências de consumo mudando, o verão é o momento perfeito para trazer o calor, a vibração e a leveza para sua nova coleção.  A primeira coisa que você deve ter em mente ao lançar…

Por Nayara Santos em 12.11.2024

Franquias em cidades pequenas: quais são os desafios?

Apesar do faturamento de R$ 42,46 bilhões do setor de franquias apenas no primeiro trimestre deste ano (crescimento de 7,5% em relação a 2018), as franquias em cidades pequenas continuam sendo alvo de discussões entre empresários. Se por um lado, um público local põe em cheque a confiança no empreendimento, principalmente tendo em vista o…

Por Nayara Santos em 17.10.2019

O que significa Trade Marketing? Descubra o conceito aqui

Se você acompanha nosso blog, já deve ter visto que falamos que 70% das decisões de compra acontecem dentro do PDV (Ponto de Vendas). Isso é um fato identificado em uma pesquisa realizada pelo POPAI (Point of Purchase Advertising Institute). É por causa desse comportamento do consumidor que a área de Trade Marketing vem crescendo cada vez…

Por Nayara Santos em 29.07.2020

Marketing de Varejo: O Guia Completo de Estratégias

Confira neste artigo as melhores estratégias de marketing para varejo e impulsione o seu empreendimento!

Por Nayara Santos em 31.05.2022

Voice commerce: descubra o que é e como preparar o seu negócio

O avanço tecnológico trouxe consigo uma grande diversidade de ferramentas que podem ser utilizadas para aumentar a visibilidade e os lucros do seu negócio. Uma delas é o voice commerce, que consiste na realização de compras online utilizando assistentes virtuais. Mas, será que o negócio está preparado para isso? Calma, justamente pela curiosidade ou necessidade…

Por Nayara Santos em 13.07.2023

Como divulgar um produto no stories do Instagram: aprenda em 7 passos

Se você está aqui então quer saber como divulgar um produto nos stories do Instagram, certo? Este é, sem dúvida alguma, um passo importantíssimo para o sucesso do seu negócio. Afinal, o Instagram é a rede social que mais vem crescendo no país e que vêm se mostrando como uma ferramenta muito útil no mundo…

Por Nayara Santos em 22.02.2022

Como fidelizar clientes no salão de beleza? Confira nossas dicas!

Está tendo problemas em fidelizar os clientes no seu salão de beleza? Quer aumentar a lucratividade do seu negócio, mas não sabe como fazer isso? A grana anda curta para investir em campanhas para atrair novos clientes para o seu salão? Bom, se você respondeu sim para qualquer uma dessas perguntas, então você veio ao…

Por Nayara Santos em 11.07.2022

Calendário editorial: passo a passo para criar o da sua empresa

Você já sentiu que o seu trabalho estava desorganizado? No meio profissional essa situação é mais comum do que muitas pessoas pensam e contar com um calendário editorial é capaz de ajudá-lo a se reorganizar. O calendário editorial é uma estratégia simples, mas que costuma ser muito eficaz e que possibilita alcançar sucesso em marketing…

Por Nayara Santos em 14.01.2020

Receba nossos conteúdos exclusivos