Por Nayara Santos em 04.03.2022

4 ideias de como aumentar suas vendas com criatividade

Por Nayara Santos em 04.03.2022

É natural que você, gestor do varejo, busque formas de aumentar as suas vendas com criatividade. Afinal, você quer que a sua loja e a sua marca se destaquem da concorrência e atraiam mais a atenção do cliente. Neste momento, ser criativo pode ser um grande diferencial e trazer uma vantagem competitiva para as suas campanhas de marketing.

Entretanto, nem sempre é fácil ser criativo e você acaba ficando preso às estratégias convencionais. Claro que isso não é uma coisa ruim, mesmo porque, se essas estratégias ainda são utilizadas é porque elas funcionam. Mas, elas podem não ser suficientes para conseguir atrair a atenção dos clientes ou para obter melhores resultados.

Por isso, a seguir sugerimos algumas ações que você pode fazer para conseguir aumentar as suas de forma criativa. Confira!

1. Busque parcerias que aumentem a visibilidade da sua marca

Toda loja do varejo precisa ter bons parceiros e em diferentes etapas da sua cadeia produtiva. Por exemplo, se uma loja de roupas quer ter produtos de qualidade ela deve buscar bons fornecedores e bons colaboradores para preparar as melhores peças. Também é preciso ter bons prestadores de serviços e uma equipe de vendas bem treinada. 

E isso não é diferente para o mundo do marketing, já que ter bons parceiros pode significar ter boas conexões e possibilidade de expandir a sua zona de influência e aumentar o número de clientes. Por isso, a primeira forma criativa que você pode pensar para aumentar as vendas, é conseguir bons parceiros.

Esses parceiros podem ser desde influenciadores digitais, que irão divulgar a sua marca e os seus produtos para um grande número de pessoas. Até pequenas lojas que estão localizadas próximas à sua, promovendo promoções e sorteios juntos.

Por exemplo, se você for dono de uma loja de variedades, pode fazer uma parceria com um salão de beleza e realizar um sorteio no Dia das Mães. Assim, a cada X reais em compras na sua loja o cliente ganha um cupom para concorrer ao sorteio e dar um dia de beleza para a sua mãe. Esse tipo de parceria ajuda tanto a sua loja a promover o salão, como o salão a promover a sua marca, já que os profissionais de lá podem ajudar na divulgação do sorteio. 


Faça o download gratuito do nosso e-book e descubra como atrair mais clientes para a sua loja Como atrair clientes para a sua loja de varejo.

2. Envolve a sua equipe de vendas na elaboração de estratégias

Ter ideias criativas para promoções, eventos, sorteios ou campanhas nem sempre é fácil. E, por mais que você tenha uma equipe de marketing que se dedique exclusivamente em preparar essas campanhas, é fundamental que você envolva outros membros da sua equipe nesse tipo de decisão.

A equipe de vendas é um excelente ponto de partida já que eles estão lidando com os clientes diariamente e sabem exatamente o que o seu cliente busca, o que chama mais atenção e como agradá-lo.

Por isso, a nossa segunda dica de ideia para aumentar as suas vendas é convidar a sua equipe de vendas para reuniões que são chamadas de “brainstorm”, ou “chuva de ideias” na tradução literal do inglês. Nessas reuniões você pode expor qual o objetivo que você quer alcançar com a próxima campanha e simplesmente ouvir ideias de todos os participantes.

Esse não é um momento de decisão, mas serve simplesmente para você coletar ideias e analisar quais podem ser aplicadas, quais combinam com a sua marca, e assim por diante. E, sempre que você conseguir ter ideias de pessoas que possuem diferentes pontos de vista, você pode acabar com ideias bastante criativas.

3. Crie expectativa no cliente e faça as pessoas falarem de você

Toda marca quer que as pessoas falem dela, e criar expectativa no cliente é uma excelente forma de fazer isso. Uma excelente ferramenta para isso é através das redes sociais, principalmente o Instagram.

Imagine que você vai lançar uma nova coleção de roupas. Para criar essa expectativa você pode fazer publicações informando que tem novidades chegando na loja em breve. A próxima pode ser uma foto com um dos tecidos da coleção, e perguntar ao público em qual peça o tecido foi utilizado. Depois você pode mostrar alguém da confecção costurando um pedacinho de uma das peças, e assim por diante.

Assim, você vai dando informações para o cliente, mas sem contar exatamente quais são as peças ou as estampas. O seguidor ficará curioso e ficará de olho nos seus stories e reels para saber mais novidades sobre a coleção. E não se esqueça de, a cada publicação, convidar os seguidores para comentarem o que eles acham, quanto mais engajamento tiver nas suas publicações, maior o número de pessoas que serão atingidas.

4. Faça desafios nas redes sociais

Por fim, a nossa última dica para aumentar as suas vendas com criatividade é algo bastante prático e que você pode fazer em qualquer momento. As redes sociais foram feitas para unir pessoas e para mostrar ao mundo o que você faz, e você pode usar essas características a seu favor.

Por exemplo, pode lançar um concurso de fantasias no carnaval ou no Halloween, desafiando os seus seguidores a postarem fotos nas redes e marcar o perfil da sua loja. Os seguidores que fizerem podem ganhar um cupom de desconto de determinado valor, ou então concorrer a uma cesta de produtos, ou qualquer outro item que seja atrativo.

Assim, você incentiva os seguidores a engajarem com as publicações, mais pessoas conhecerão a sua marca e ainda você conseguirá trazer clientes para a loja e fazer com que eles comprem com você. 

Como falamos, claro que esses desafios são bastante interessantes para datas comemorativas do varejo, mas você pode lançar desafios todos os meses, ou um por semana. Tudo vai depender de qual é o seu objetivo, se a estratégia vai funcionar nos primeiros desafios. Por isso, ficar atento ao feedback dos clientes é essencial nesse momento.

Essas foram apenas algumas ideias de como você pode aumentar as vendas com criatividade e como trazer mais ideias para a sua equipe de marketing. Acesse o nosso blog e confira outros artigos.

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas. 

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né? 

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas!

Compartilhe

Você também pode gostar

14 textos prontos para vender mais na primavera, se inspire!

Ter textos prontos para utilizar nas suas campanhas de primavera e conseguir vender mais é, sem dúvida alguma, uma vantagem para a sua empresa. Afinal, você saberá como atrair clientes e convencê-los a comprar. Para obter sucesso nesta tarefa, é importante que você entenda qual é o espírito da estação, e o que os seus…

Por Nayara Santos em 23.01.2023

Memória auditiva: dicas para ter maior autoridade de marca!

Imagine a seguinte situação: você está assistindo um filme na Rede Globo e ele vai para os comerciais. Nesse momento, você faz uma pausa para ir ao banheiro, tomar uma água, etc. Quanto a TV fizer “plim plim”, é hora de voltar a sentar no sofá, não é mesmo? Sabe por que isso acontece de…

Por Nayara Santos em 04.12.2019

Como divulgar um produto: aprenda em 5 passos

Parte do trabalho dos gestores do varejo é encontrar formas de como divulgar um produto para os seus clientes, seja ele lançamento ou algo que já é vendido na loja. Afinal, sem que os clientes conheçam quais produtos eles encontrarão na sua loja, é praticamente impossível atrair a atenção e aumentar as vendas. Como nem…

Por Nayara Santos em 16.02.2022

Vitrine infantil: 6 passos para montar a ideal

Conseguir montar uma vitrine infantil de sucesso significa que você irá conseguir atrair a atenção das crianças. Como elas são poderosas influenciadoras para que a compra aconteça, então você também precisa pensar em como agradar aos adultos na hora de elaborar a vitrine. Alguns passos simples podem tornar o planejamento da vitrine infantil mais fácil…

Por Nayara Santos em 18.03.2022

Saiba tudo sobre os 4 pilares da rotina administrativa

Tudo o que acontece na rotina administrativa de uma empresa tem o poder de transformar os resultados finais do negócio, tanto para o bem quanto para o mal. Imagine, por exemplo, um empreendimento que não tem total controle sobre a sua gestão financeira: é quase impossível mencionar quais são os seus rendimentos mensais e manter…

Por Nayara Santos em 26.08.2019

ListenX: o que faz para aumentar as vendas da sua empresa?

Segundo o famoso filósofo grego Aristóteles, “a música é celeste, de natureza divina e de tal beleza que encanta a alma e a eleva acima da sua condição”. Se te contarmos que ela também ajuda o seu negócio a vender mais, você acredita? De acordo com uma pesquisa publicada em 2010, a música tem o…

Por Nayara Santos em 23.12.2019

21 textos para propaganda de hotel, confira!

Você bem sabe que o setor hoteleiro sofreu bastante durante a pandemia. Entretanto, com a retomada das viagens, a perspectiva é de crescimento contínuo. Excelente notícia, afinal, isso é sinônimo de hotel lotado e lucro. Mas, esse também é um momento de grande concorrência. Uma das formas de conseguir atrair a atenção dos consumidores é…

Por Nayara Santos em 24.08.2023

Vinheta de inauguração de loja: 6 dicas de como criar uma

Se você está planejando a inauguração da sua loja, deve considerar criar uma vinheta. Isso porque, a vinheta ajuda a conquistar os clientes, e a fazer com que eles se lembrem da sua marca.  Não acredita? Então basta lembrar da vinheta do Jornal Nacional. Sempre que você ouvia aquela musiquinha e via o vídeo, sabia…

Por Nayara Santos em 02.05.2023

Guia completo de trade marketing: organização de produtos no varejo

Para alcançar sucesso no varejo, toda empresa precisa ir além da qualidade e recorrer a estratégias que posicionem em evidência seus produtos, a fim de garantir que sejam vistos pelos consumidores para estimular o desejo de compra. A missão do trade marketing é fazer com que o consumidor perceba os produtos nos principais canais de…

Por Nayara Santos em 17.03.2020

Receba nossos conteúdos exclusivos