Por Nayara Santos em 16.02.2022

Como divulgar um produto: aprenda em 5 passos

Por Nayara Santos em 16.02.2022

Parte do trabalho dos gestores do varejo é encontrar formas de como divulgar um produto para os seus clientes, seja ele lançamento ou algo que já é vendido na loja. Afinal, sem que os clientes conheçam quais produtos eles encontrarão na sua loja, é praticamente impossível atrair a atenção e aumentar as vendas.

Como nem todos os gestores têm familiaridade com o assunto, ou mesmo se perdem na hora de fazer o planejamento de divulgação, nós criamos um passo a passo bastante simples. Continue com a gente e aprenda como ter sucesso na divulgação da sua loja! Boa leitura!

Passo a passo de como divulgar um produto

1. Conheça o seu público-alvo

O primeiro passo para conseguir ser bem-sucedido ao divulgar um produto é conhecer bem o seu público-alvo, ou seja, os clientes que frequentam a sua loja e que se interessam pelo produto em questão. É fundamental dizer que esse conhecimento vai muito além de saber idade e gênero, é preciso entender o cliente a fundo e quais os problemas que ele tem.

Uma boa estratégia para isso é se utilizar da estratégia de brand persona. Com ela você cria um ou mais personagens fictícios que representam os seus clientes. Para isso, você dará um nome para esse personagem, determinar a profissão, seus gostos pessoais, diferenciais daquela pessoa, quais os problemas que ela tem, como é a sua rotina e sua família.

Lembre-se de que quando você conhece melhor a persona da sua marca, é possível criar soluções para o dia a dia dela e, com isso, atrair a atenção dos consumidores de verdade. Afinal, quando uma empresa traz soluções para o seu problema, ela agrega valor ao produto que vende.

2. Conheça o seu produto em detalhes

O próximo passo para divulgar um produto é conhecê-lo em detalhes. Saber exatamente quais são os pontos fortes dele, como ele pode mudar ou agregar na vida dos consumidores. Assim, você conseguirá destacar essas características e fazer campanhas sob medida para os consumidores que buscam justamente o que o seu produto tem de melhor.

Vale a pena dizer que você também precisa conhecer os pontos fracos desses produtos (sim, todo produto tem pelo menos um ponto fraco). Assim, você não fará a promoção dele com informações falsas e também poderá melhorar esses pontos fracos para os próximos itens da mesma categoria. Seja na hora de produzir ou mesmo buscando um novo fornecedor.

3. Tenha um planejamento de marketing

O próximo passo é ter um planejamento de marketing para divulgar o seu produto. Afinal, por mais que você conheça o seu público-alvo e o seu produto, se não souber como divulgá-lo, será bem difícil atingir os objetivos desejados.

Esse é o momento de determinar qual será o orçamento destinado para essa campanha. Não comprometer uma parte muito grande do orçamento, bem como ter um limite de gastos é essencial para manter a saúde financeira da sua empresa.

A escolha das mídias que serão utilizadas na divulgação do produto também é outra parte essencial do processo. É preciso marcar presente onde o seu cliente e potenciais leads estão. Por isso, o ideal é que você combine diferentes mídias, pelo menos duas, nas campanhas. Veja algumas opções:

  • Redes sociais: através do seu perfil você pode conversar diretamente com o cliente e ter um retorno bastante rápido de como a campanha está indo;
  • Anúncios pagos na internet: é possível exibir banners em sites e vídeos, bem como nas redes sociais. Com essa estratégia você também consegue fazer com que o seu site apareça nos primeiros resultados dos mecanismos de busca. Sem falar que é possível direcionar para qual público o anúncio será exibido, aumentando as chances de ter bons leads;
  • Anúncios em jornais locais: como os jornais locais ainda circulam pelas cidades e bairros, e são vistos por milhares de pessoas, então essa também pode ser uma estratégia para aumentar o alcance da sua campanha de divulgação de produtos;
  • Rádio indoor: nem todo cliente que chega na sua loja conhece os produtos que você vende, por isso, ter uma rádio indoor pode ser uma alternativa bastante interessante para divulgar um determinado produto.

Faça o download do nosso guia 6 estratégias de marketing indispensáveis para o varejo para conhecer outras estratégias interessantes para utilizar na sua loja.

4. Crie expectativa no cliente

Uma forma bastante interessante de divulgar um produto e manter o cliente interessado e ouvindo o que você tem a dizer é criando expectativa nele. Vamos a um exemplo para você entender como esse processo funciona.

Imagine que você tem uma loja de roupas e está lançando uma nova coleção. O veículo de comunicação utilizado para a campanha foi o seu perfil no Instagram. Então você começa a campanha com postagens anunciando que em breve o cliente terá novidades na loja. No dia seguinte, você posta uma foto mostrando apenas o cós de uma das calças da coleção. O próximo post será mostrado os tecidos dos vestidos, e assim por diante.

Ao mesmo tempo, você pode criar caixas de perguntas e enquetes no stories, perguntando o que os clientes têm achado da coleção, o que eles esperam, como eles imaginam que a colação seja. Assim, você cria expectativa, estimula o engajamento e ainda mantém os clientes ligados em tudo o que você irá produzir. Quando as roupas estiverem disponíveis, eles provavelmente irão até a loja para saber mais sobre elas.

5. Encante o cliente que entrar na sua loja

O nosso último passo pode não parecer diretamente ligado à divulgação de um produto, mas ele pode exercer um papel importante no sucesso da sua campanha. Conseguir preparar toda a campanha de divulgação e atrair o cliente para a loja custa dinheiro e tempo.

Por isso, quando ele entrar na loja, você precisa ser capaz de encantá-lo e fazer com que ele se sinta bem, tranquilo e tenha vontade de permanecer na loja. E é justamente nesse momento que as estratégias de marketing sensorial devem ser aplicadas. Elas são excelentes na hora de oferecer um bom ambiente de compras para os clientes e influenciar o comportamento deles.

Confira o nosso Guia completo sobre marketing sensorial no varejo para não errar mais. E, para mais artigos, fique de olho no nosso blog.

Compartilhe

Você também pode gostar

Como Rihanna fez a Fenty Beauty ser tendência na indústria da beleza?

Com certeza você já ouviu falar da cantora Rihanna, certo? Ela está sempre no topo das paradas, com sua voz única e músicas dançantes que sempre marcam época. Mas acredite: mais do que uma grande artista, ela também é uma mulher empoderada, com uma incrível visão empreendedora e muita desenvoltura para os negócios. Não é…

Por Nayara Santos em 25.09.2019

Como organizar um estoque: Confira o passo a passo

 Se você chegou até aqui provavelmente está em busca de soluções de como organizar o estoque da sua loja. Afinal, por mais que isso não fique evidente quando o cliente entra na sua loja e vê tudo organizado, milimetricamente calculado, com um atendimento ágil e preciso do vendedor ao buscar alguma peça, ele nem…

Por Nayara Santos em 21.03.2023

Gestão de salão de beleza: confira um guia completo!

Você sabe como fazer a gestão de salão de beleza? Se você é cabeleireiro, esteticista ou dono de qualquer estabelecimento estético, ter conhecimentos em administração, marketing, relações-públicas e outras áreas é muito importante. Somente assim será possível traçar as melhores estratégias sobre como atrair clientes, otimizar as atividades e ter mais resultados positivos no estabelecimento.…

Por Nayara Santos em 27.06.2022

Confira 14 estratégias de vendas no Natal

 O Natal é uma das datas mais importantes do varejo, com um grande potencial de gerar muitas vendas, principalmente quando bem aproveitada. Isso ocorre porque a grande maioria das pessoas tem a cultura de presentear amigos e familiares nesse período do ano.  Além disso, as empresas fazem o pagamento do 13º salário aos seus…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

5 ideias criativas para aumentar as vendas, aproveite

Está a procura de ideias criativas para aumentar as vendas, não é mesmo? Sem dúvida alguma essa é uma forma bastante interessante de chamar a atenção dos clientes para a sua marca e conseguir aumentar as suas vendas. Para te ajudar nessa busca, preparamos esse artigo com algumas dicas simples que podem ser facilmente aplicadas…

Por Nayara Santos em 04.03.2022

27 textos prontos para vender mais no Dia do Cliente, se inspire!

Chegou o momento de você retribuir a quem faz a diferença no seu comércio, os clientes. Por isso, se preparar, conferir dicas de textos prontos, preparar campanhas atrativas e caprichar na experiência do cliente vai fazer você vender mais. Para preparar campanhas que consigam convencer o consumidor a ir até uma de suas lojas pode…

Por Nayara Santos em 13.07.2023

24 textos prontos para vender mais na Semana do Brasil, se inspire!

Você já ouviu falar na Semana do Brasil? Já pensou em estratégia para vender mais em mais essa data no calendário do varejo? Quer dicas de textos prontos para conseguir se inspirar e aproveitar esse momento para ter mais lucro? Se você respondeu sim para alguma dessas perguntas, então esse artigo é para você. Assim…

Por Nayara Santos em 24.08.2023

17 textos prontos para o Dia das Mães: se inspire

A escolha dos textos certos para as campanhas de Dia das Mães pode ser um verdadeiro trunfo para atrair clientes e aumentar as suas vendas. Isso porque, os textos certos ajudam os clientes a se manterem atualizados de tudo o que acontece na sua loja e a se conectarem com a marca.  Se conectar com…

Por Nayara Santos em 27.02.2024

Processo de compra: conheça as etapas da jornada do consumidor

Muitos acreditam que o segredo do sucesso para uma empresa é investir massivamente em publicidade, enquanto outros dizem que é a equipe de vendas. Ainda tem quem afirma que o atendimento é o diferencial. No final das contas, todos tem uma parcela de razão, entretanto, o processo de compra é um pouco mais complexo. Há…

Por Nayara Santos em 24.09.2019

Receba nossos conteúdos exclusivos