Por Nayara Santos em 30.11.2023

Rádio Ambiente: a maneira mais fácil de resolver o problema de músicas no seu negócio

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Se você está aqui é porque está interessado em ter uma rádio ambiente na sua loja, ou porque está querendo melhorar os resultados que podem ser obtidos com ela. Você não poderia estar mais certo, afinal, a rádio ambiente é uma poderosa aliada na hora de alavancar os resultados do seu negócio.

Isso porque quando você usa a música certa para fazer a sonorização do estabelecimento, fica mais fácil de se conectar com o seu público-alvo e aumentar a visibilidade da sua marca. Entretanto, para que essa estratégia funcione é preciso criar uma trilha sonora compatível com seu perfil de público e sua marca, ou seja, essa é uma tarefa que exige planejamento, tempo, atenção, estudo e experiência.

Continue com a gente que você vai descobrir a importância de ter uma rádio ambiente na sua loja, quais erros você não deve cometer e ainda como ter a sua rádio ambiente. Confira!

Por que ter uma rádio ambiente no meu negócio?

Muitas pessoas gostam de ter uma música ambiente enquanto fazem algumas atividades. Inclusive, há quem utilize a música não apenas para se distrair, mas também porque ela ajuda na concentração. 

Além disso, a música também é utilizada para deixar o ambiente mais tranquilo ou mais agitado, dependendo da atmosfera que as pessoas querem deixar no local. Tudo isso mostra como a música consegue influenciar o comportamento das pessoas e transformar o ambiente em que ela é reproduzida.

A boa notícia é que isso não precisa ser feito apenas na sua vida pessoal, ela também pode ser utilizada no varejo para ajudar a sua loja a se destacar. De modo geral, a música é utilizada para tornar  o ambiente mais agradável para o cliente fazer compras, reforçar a identidade da sua marca e integrar outras estratégias de marketing. A seguir, falaremos um pouco de cada um deles.

Tornando o ambiente da loja mais agradável

É natural que as pessoas queiram frequentar locais nos quais elas se sentem bem. Quando isso acontecer, haverá sempre a vontade de voltar para esse local e experimentar aquela sensação novamente. 

Por isso, é fundamental que você se preocupe e busque por estratégias que possam oferecer isso aos consumidores, e a música é uma das ferramentas que te ajudará nesta tarefa. Quando a playlist tocada é considerada boa pelos consumidores, 35% deles irão permanecer na sua loja por mais tempo

Assim, eles terão mais tempo para olhar o seu mix de produtos e decidir se vão levar mais alguma coisa para casa. Isso é tão verdade que 14% dos clientes acabam comprando mais do que o inicialmente planejado. Portanto, a música certa pode aumentar as suas vendas e o ticket médio do cliente. Perfeito, não é mesmo?

É importante dizer que existem outras ações que devem ser planejadas para tornar o ambiente mais agradável. As estratégias que costumam trazer os melhores resultados são as de marketing sensorial que buscam estimular os sentidos de maneira sutil, deixando o ambiente da mais imersivo. 

Inclusive, a rádio ambiente faz parte desse braço do marketing. Mas, você também pode incluir a aromatização ambiente, estímulos ao paladar dos consumidores, caprichar na decoração e organização da loja, dentre outros.

Ficou interessado em saber mais sobre como implementar o marketing sensorial na sua loja? Então confira o nosso Guia completo sobre marketing sensorial no varejo.

Reforçando a identidade da sua marca

Todo varejista quer ter uma marca forte e que seja reconhecida no meio em que atua, certo? Mas, como você bem sabe, essa não é uma das tarefas mais fáceis, além de demandar bastante tempo e trabalho.


Por isso, as ferramentas que ajudam a fazer isso são sempre bem-vindas, e esse é o caso da rádio ambiente. Segundo uma pesquisa realizada pela HeartBeats International, quando a trilha sonora reproduzida na loja está ligada à identidade da marca, 96% dos clientes lembrarão da marca. Isso mesmo, você ficará na mente de quase todos os clientes que entrarem na sua loja.

Sem falar que, quando você consegue reforçar a identidade da sua marca, o cliente passa a ver a sua empresa como confiável e até mesmo como uma autoridade no assunto. Ele poderá se basear em tudo o que você faz e passar a comparar outras lojas com a sua, tendo sempre a sua como um padrão a ser seguido.

Lembre-se que, se você fica na memória dos clientes as chances deles escolherem a sua loja para outra compra aumenta consideravelmente. Sem falar que, se a experiência for boa o cliente pode ser mais facilmente fidelizado e passar a ser um disseminador da sua marca. Ou seja, ele irá indicá-la para amigos, familiares e conhecidos.

Integrando as estratégias de marketing

Claro que você possui outras estratégias de marketing no ponto de vendas. Basta olhar ao redor e pensar na forma como os produtos estão expostos, como o layout da loja foi pensado e a iluminação implementada, tudo isso visando aumentar as suas vendas.

Mas, nem sempre esses elementos parecem estar apropriadamente conectados. A sensação que dá é que falta alguma coisa, aquele detalhe que faz toda a diferença, não é mesmo? Isso mesmo que você está pensando, a sua rádio ambiente pode ser a “cereja do bolo”, a “peça que faltava nesse quebra-cabeças”.

Não acredita? Calma que a gente te explica! Vamos imaginar uma loja de roupas, que vende produtos da última moda, que serão uma forte tendência na próxima estação. Focando em trazer a sensação de modernidade e exclusividade para os consumidores, a decoração da loja foi pensada para ser algo com um visual mais urbano e minimalista.

Assim, as araras de roupas possuem as laterais em metal, a parte de cima é feita em madeira pintada de preto, e acessórios como brincos, colares, cintos e bolsas ficam expostos. A iluminação é branca e direta, com alguns pontos para destaque de produtos. 

Agora chegou o momento de escolher a trilha sonora. Uma das opções é uma trilha sonora repleta de músicas com melodias mais calmas e suaves; já a outra playlist é composta por músicas em um ritmo mais enérgico e semelhante ao que é reproduzido nas passarelas. Qual você acredita que combinaria mais com a marca e o cenário descrito?

Você escolheu a segunda opção, certo? Não havia nada de errado com as características da loja. Entretanto, percebe como a playlist consegue integrar as demais estratégias, tornando o ambiente melhor?

Melhor comunicação com os consumidores

Outro grande benefício que os varejistas podem ter ao implementar uma rádio ambiente na loja é melhorar a comunicação com os consumidores. Isso acontece porque ao ter uma rádio indoor você estará no controle da programação.

Ou seja, além de escolher as playlists, você ainda poderá escolher quais anúncios reproduzir entre as músicas e quando. Desta forma, é possível manter todos os clientes que estão na loja informados sobre as promoções, novidades, serviços, dentre outros.

Isso sem falar na possibilidade de veicular spots simplesmente falando dos benefícios que a sua marca oferece aos clientes, ou o porquê a sua loja é a melhor opção. Você pode ressaltar os melhores preços, qualidade dos produtos, atendimento diferenciado, variedade de itens, ou qualquer outro ponto que considere relevante.

Erros que podem arruinar a sonorização ambiente

Os benefícios de ter uma rádio ambiente na sua loja são inúmeros. Inclusive, se quiser mais detalhes, confira o nosso infográfico Influência que a música tem na sua loja. Entretanto, essa estratégia requer alguns cuidados para alcançar o sucesso desejado. A seguir falaremos um pouco sobre os principais erros na hora de preparar a programação musical da sua loja.

Escolha da trilha sonora

O primeiro desses erros é deixar a escolha da trilha sonora da sua loja ser feita pelos vendedores. Isso porque as músicas reproduzidas irão refletir o gosto musical de quem preparou a playlist e não a identidade sonora da sua marca ou o gosto dos seus clientes. 

Como você bem sabe, se os clientes não gostarem da música eles vão ficar menos tempo na loja e as chances de se lembrarem da sua marca depois diminuirão consideravelmente. E, caso eles se lembrem, a impressão deixada pode não ser das melhores.

O mesmo é válido para aqueles gestores ou donos de empresas que optam por escolher as músicas para a sonorização ambiente eles mesmos. E, assim como acontece com os vendedores, você correrá o risco de ter playlists que sejam agradáveis para você, mas que nada tem a ver com os consumidores e a marca.

Volume e qualidade do som

Outro ponto importante que é preciso ter cuidado ao adotar uma rádio ambiente é com relação à qualidade do sistema de som. É ele que irá garantir que a música seja reproduzida na loja toda e de maneira uniforme. Ou seja, todos os clientes vão conseguir ouvir a música sem problemas e em um volume adequado.

Lembre-se que os vendedores devem conseguir conversar com os clientes sem ser necessário gritar. Caso contrário, você corre o risco de criar um ambiente agitado demais, que muitos clientes não gostam e podem acabar desistindo da compra.

Utilizar rádio convencionais ou streamings

Provavelmente, enquanto você lia esse texto, deve ter pensado que a forma mais rápida e prática de ter uma rádio ambiente seria sintonizar em alguma rádio convencional, ou mesmo utilizar as playlists de algum streaming, certo? Sim, essa é uma solução rápida que pode arruinar o seu negócio.

Isso mesmo, por mais prática que pareça, ela está bem longe de ser a melhor opção. Lembra quando falamos que 35% dos clientes aumentam o tempo de permanência na loja quando a trilha sonora os agrada? Pois bem, quando a playlist é ruim 44% dos consumidores deixam a loja sem comprar nada.

Outro ponto que também pode te prejudicar ao adotar uma dessas duas formas de ter música ambiente é com relação às propagandas veiculadas nas rádios convencionais. Primeiramente porque a sua marca será associada a essas da propaganda, tenham elas alguma semelhança com a sua ou não.

Isso sem falar que a rádio poderá reproduzir anúncios da concorrência. Ou seja, você corre o risco do cliente desistir de comprar algo com você porque na concorrência está mais barato. Portanto, fuja dessa solução aparentemente simples e opte pela rádio indoor personalizada.

Listenx, a rádio ambiente para a sua loja!

Provavelmente neste momento você deve estar pensando que ter uma rádio ambiente poderá revolucionar o seu negócio, e você está certo. Para isso, a primeira coisa que precisa ser avaliada para definir a utilização de uma rádio ambiente é “quanto vale sua hora de trabalho”.

O seu tempo como empreendedor é muito precioso, afinal de contas, são muitas decisões importantes que devem ser tomadas. Dependendo do que você se propõe a fazer vai precisar de muito mais tempo do que simplesmente executar a tarefa, vai precisar estudar e dominar aquele assunto para poder pôr em prática estratégias que funcionem. Sem falar que você ainda corre o risco de não conseguir alcançar o resultado esperado, já que você não é especialista no assunto.

Com a rádio ambiente não é diferente, muitas empresas decidem terceirizar o que não é o “coração do negócio” e assim elas podem direcionar os esforços para melhorar a performance de seu próprio empreendimento. Enquanto isso, elas contam com uma equipe profissional, de um parceiro, para cuidar daqueles assuntos importantes que a equipe e o empreendedor não domina.

Essa é uma decisão muito inteligente, já que otimiza seu tempo, potencializa seus resultados e os serviços são entregues com alto nível de qualidade por um valor menor do que o da sua hora de trabalho.

Para esse caso, onde você precisa de uma programação musical pensada no seu negócio e atualizada constantemente, a solução é buscar empresas especializadas em música para negócios que possam implementar uma rádio ambiente para você.

Busque uma empresa com experiência de mercado onde suas playlists sejam criadas por profissionais especializados na área e que também te possibilite a criação de anúncios de qualidade para poder surpreender seus clientes da melhor forma possível e divulgar seus produtos e promoções, impactando os clientes no momento da compra, aumentando suas vendas. 

Não se esqueça de certificar-se também sobre a experiência da empresa no mercado de rádio ambiente, analisar cases de sucesso (isso é bastante importante, uma vez que nenhum gestor daria seu testemunho e contaria os resultados que teve com a estratégia se não estivessem felizes com a empresa escolhida).

Por fim, fique atento sobre o atendimento que essa parceria vai lhe oferecer para garantir que sempre que tiver dúvidas, terá alguém disposto a lhe atender com boa vontade e agilidade.

Onde encontrar uma empresa de rádio ambiente para meu negócio?

Garanta o sucesso de suas estratégias e analise o custo-benefício sobre a contratação de uma empresa especializada para cuidar da música no seu negócio com uma rádio ambiente de qualidade.

Muitas vezes, o investimento para esse tipo de serviço pode custar menos do que vale sua hora de trabalho, o que faz com que essa seja a maneira mais fácil de resolver esse problema e ter a trilha sonora certa sendo reproduzida na sua loja.

A Listenx é uma ferramenta de marketing completa que ajuda o seu negócio a vender mais e a impulsionar resultados. Atuando no mercado brasileiro há mais de 20 anos, nós trabalhamos com marcas como Lacoste, Adidas, Hering, Mahogany, Terraço Itália, Bio Ritmo, dentre muitas outras. 

Você terá à sua disposição mais de 100 playlists para escolher. Elas estão classificadas por gêneros, níveis de energia, ritmos, segmentos, etc. Além disso, com a Listenx você poderá divulgar todos os seus produtos e promoções no som ambiente do seu negócio, impactando e influenciando os clientes no momento da compra. 

Não espere mais para ter uma rádio ambiente na sua loja. Confira abaixo como se cadastrar para fazer um teste gratuito!

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

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