Por Nayara Santos em 14.05.2020

Qual a importância de uma rádio indoor para salão de beleza? Entenda!

Por Nayara Santos em 14.05.2020

Você sabe qual é a importância de uma rádio indoor para salão de beleza? Trata-se de uma ferramenta muito útil que ajuda as empresas desse setor a aumentarem as vendas e ainda proporciona um melhor ambiente aos clientes, ou seja, é um dos fatores que contribuem para otimizar a experiência do consumidor.

Melhorando a experiência, aumenta-se as probabilidades de as pessoas voltarem a fazer negócio com a sua companhia e também recomendá-la aos amigos, o que aumentará a cartela de clientes do seu negócio.

Pensando na importância desse tema, neste post explicaremos detalhadamente o que é rádio indoor, qual a influência dessa ferramenta nas vendas e destacaremos os principais benefícios dessa prática para o salão de beleza. Acompanhe!

O que é rádio indoor?

Essa ferramenta também é conhecida como rádio corporativa. Trata-se de uma das estratégias mais eficientes de comunicação e marketing interno, pois ela é capaz de agregar valor aos funcionários da sua empresa e também ajuda as organizações a cativarem os clientes. Por esse motivo, essa prática pode ser utilizada em diversos tipos de companhias, inclusive os salões de beleza e também no varejo.

A rádio indoor, portanto, utiliza-se de um sistema de automação de rádio ambiente. Ela pode ser utilizada para divulgar produtos, promoções, conteúdo informativo e de entretenimento.

Esse serviço tem várias utilidades. Por meio dele é possível, por exemplo, anunciar os produtos ou serviços oferecidos, divulgar a empresa, expedir comunicados aos empregados etc. Considerando a importância da rádio indoor, é fundamental contar com o apoio de profissionais especializados, pois eles ajudarão a rádio da sua empresa a formar uma programação otimizada e de forma a informar e entreter o seu ouvinte.

Qual a influência da rádio indoor nas vendas?

As pessoas respondem, de forma contínua, aos diversos estímulos que recebem no cotidiano. Um deles é o da audição. Dessa maneira, uma música ambiente mais lenta, por exemplo, faz com que os indivíduos andem mais devagar e olhem, com mais atenção, aos produtos oferecidos pela loja. Com isso, aumenta-as probabilidades de eles serem impactados pelas ofertas disponibilizadas, o que aumenta as chances de efetuarem uma compra.

Quais os benefícios da rádio indoor para salão de beleza?

A rádio indoor proporciona diversos benefícios para os salões de beleza e, por isso, é uma ferramenta indispensável. Entre os principais aspectos positivos estão o fato de otimizar a experiência das pessoas, contribuir para a fidelização do público, melhorar a comunicação com os consumidores e otimizar o posicionamento de marca. Abordaremos sobre essas questões detalhadamente na sequência do artigo. Continue lendo!

Otimiza a experiência das pessoas

Caso não opte por uma rádio indoor, não pense que está entregando a sua empresa ao silêncio. Pelo contrário, ela tende a estar imerso ao ruído. Isso é bastante desagradável ao consumidor, independentemente do perfil. Vale destacar que o ruído é um dos elementos que atrapalham a comunicação e, consequentemente, atrapalham as vendas nos negócios. No caso dos salões de beleza, a rádio indoor torna-se uma aliada para tornar o ambiente mais agradável e eliminar o ruído dos secadores de cabelo, por exemplo. Dessa forma o cliente se sentirá mais a vontade para permanecer no local por mais tempo, consequentemente consumindo mais serviços, e a rádio indoor irá favorecer a conversa entre ele e o profissional que está prestando o serviço.

Fidelização de seu público

Agora, você deve estar se perguntando: por que isso acontece? Ao planejar a trilha sonora do seu estabelecimento, o seu salão de beleza contribuirá para uma melhor experiência dos consumidores com o seu empreendimento. Dessa maneira, eles sairão satisfeitos e poderão voltar a fazer negócio com você. Muito bom isso, não é mesmo?


Vale ressaltar que a fidelização do público é um dos principais segredos dos negócios de sucesso. Isso porque, as organizações diminuem o custo de aquisição de clientes, conseguem receitas recorrentes e aumentam o lifetime value, ou seja, o valor do tempo de vida do cliente.

Meio de comunicação para os clientes

Vale destacar que a sua rádio indoor não precisa transmitir somente músicas. É possível variar a programação. Você pode aproveitar esse canal para, por exemplo, se comunicar com os clientes, transmitir conteúdos informativos, lançar promoções, anunciar novidades, veicular avisos etc.

Como a programação é sua, você pode utilizar esse meio também para ampliar a comunicação. Isso pode ser feito de diversas formas. Com isso, podemos afirmar que a rádio indoor é um espaço de propriedade da sua empresa, ou seja, você pode aproveitá-lo da maneira que for mais conveniente ao seu negócio.

A rádio indoor, portanto, ajudará a sua empresa a ter mais formas de impactar os clientes. Por outro lado, quando deixa-se o rádio ligado em qualquer estação, aumenta-se as probabilidades de tocarem músicas que não condizem com o seu salão de beleza e podem até tocar propagandas dos seus concorrentes.

Melhorias no posicionamento de marca

O rádio ambiente é uma das principais formas de reforçar a identidade da marca do salão de beleza. Isso porque, a rádio interna pode ser adaptada conforme a sua empresa e aos consumidores. Caso você tenha uma rede de salões, a rádio indoor possibilita que você padronize a ambientação musical em todas as unidades e crie um ambiente único e característico da rede, o que causará identificação nos clientes.

Possibilita a adaptação ao perfil de cliente

Outro aspecto relevante é que a rádio interna do seu negócio pode ser adaptada à sua marca e também aos seus clientes. Não é muito complexo fazer esse exercício. Basta pensar em alguns aspectos.

Analise sobre quais são os interesses dos clientes, o que eles mais escutam, quais são os tipos de músicas que combinam com o que você deseja oferecer e o que contribuirá para atrair os clientes em potencial. Pensando em todos esses aspectos, torna-se possível criar a playlist ideal para a sua rádio indoor e, assim, otimizar a experiência de compra do cliente.

Seguindo todas essas dicas acima, portanto, você criará uma playlist adaptável às necessidades do seu negócio e que esteja de acordo com os interesses dos clientes, o que ajudará a aumentar o número de vendas.

A rádio indoor é uma ferramenta indispensável para diversos tipos de empresas, inclusive para os salões de beleza. Isso porque, essa ferramenta ajuda a otimizar a comunicação interna, a reforçar a identidade da marca para os clientes, ajuda a fidelizar o público e contribui para aumentar as vendas do negócio. Considerando todos esses benefícios mencionados, vale muito a pena contar com essa ferramenta na sua empresa.

Este post sobre a importância de uma rádio indoor para salão de beleza foi útil para você? Entre já em contato com a gente! Estamos dispostos a ajudar a esclarecer as suas dúvidas sobre o assunto e a fornecer o melhor suporte possível. Será um grande prazer auxiliá-lo!

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

Compartilhe

Você também pode gostar

Música e visibilidade da marca: como ter uma boa playlist?

Para ter um negócio bem sucedido é preciso  pensar estrategicamente e traçar os objetivos a serem alcançados em curto, médio e longo prazo. Mas, independentemente do seu ramo de atuação, é muito importante ter destaque no mercado, caso contrário a concorrência vai se destacar e você será passado para trás. Uma boa forma de conseguir…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Conheça o poder da música no varejo

A música no varejo é uma importante ferramenta do marketing sensorial. Trata-se de uma estratégia que, assim como o cheiro, a identidade visual e outros elementos presentes em um ponto de venda, visa conferir uma assinatura para cada marca. Ainda que não seja perceptível em um primeiro momento ou, até mesmo, que o cliente nem…

Por Nayara Santos em 10.08.2023

Qual o melhor estilo de música para spa?

Quando vamos a um spa estamos em busca de momentos de calma e tranquilidade, certo? Não importa se o foco é saúde, beleza, bem-estar, desintoxicação ou mesmo merecidas férias, frequentar esses verdadeiros oásis pode trazer inúmeras vantagens físicas e emocionais.  Mas, para que isso aconteça, não apenas a ambientação do estabelecimento é importante, mas também…

Por Nayara Santos em 02.01.2024

A importância da seleção de músicas ambiente para seu negócio

Confira este artigo para descobrir todos os detalhes da influência de uma boa seleção de músicas ambiente para seu empreendimento.

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Ritmos musicais: confira os mais indicados para cada momento do dia

 A música tem a propriedade de influenciar o estado de espírito das pessoas, independentemente do ambiente em que elas estejam. Ela pode te ajudar a se acalmar, trazer disposição para determinadas atividades e até mesmo inspirar emoções diversas.  O tipo de emoção que ela desperta e a forma como ela influencia o seu humor…

Por Nayara Santos em 20.10.2023

Como funciona a rádio online? Veja se é a melhor opção

As rádios online revolucionaram o modo como as pessoas escutam as suas músicas preferidas. Mas, essa revolução chegou também às empresas do varejo que utilizam esse recurso para oferecer ao cliente um ambiente de compras diferenciado.  Com o passar do tempo, a rádio online passou a ser uma ferramenta essencial na vida das pessoas e…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Música para Loja Infantil: Saiba como fidelizar seu público mirim!

Se você acredita que as músicas para loja infantil devem focar apenas nos pequenos clientes, não poderia estar mais enganado. A trilha sonora desses estabelecimentos oferece uma oportunidade única de se conectar com as famílias e aumentar as suas vendas. Portanto, não subestime o poder dessa ferramenta. Escolher a música para loja infantil pode ser…

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Serviço de music branding no Brasil: conheça a Listenx e seus diferenciais

Investir em music branding pode fazer toda a diferença na forma como os consumidores enxergam o seu estabelecimento. Isso acontece porque a audição é um dos mais importantes sentidos do ser humano, capaz de despertar emoções, criar conexão e, o mais importante, fazer o consumidor comprar mais. Isso fez com que os serviços de music…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

7 boas razões para ter música ambiente em sua loja!

A música ambiente na loja é uma forma interessante de proporcionar ao cliente um bom ambiente de compras. Entretanto, colocar qualquer coisa para tocar ou deixar os vendedores escolherem a música de acordo com o seu gosto musical pode ser um erro gravíssimo. Inclusive, a música deixou de ser usada apenas por algumas marcas ou…

Por Nayara Santos em 07.07.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos