Se você está planejando a inauguração da sua loja, deve considerar criar uma vinheta. Isso porque, a vinheta ajuda a conquistar os clientes, e a fazer com que eles se lembrem da sua marca.
Não acredita? Então basta lembrar da vinheta do Jornal Nacional. Sempre que você ouvia aquela musiquinha e via o vídeo, sabia que algo importante havia acontecido. Portanto, se você quiser ficar na memória dos seus clientes, também precisa criar a sua vinheta.
Vale a pena dizer que é possível criar uma vinheta apenas para a inauguração da loja. Entretanto, dependendo de como ela for, também pode ser utilizada depois disso. Por isso, a seguir vamos falar mais sobre a importância de ter uma vinheta e como você pode criar a sua. Confira!
O que é uma vinheta e por que devo utilizá-la?
Uma vinheta é um pequeno áudio que representa a marca, geralmente contendo uma música, jingle, slogan ou um trecho de voz que identifica a empresa ou um determinado programa de televisão ou rádio. Mas, isso não significa que a sua loja do varejo não possa ter uma.
Muito pelo contrário, ter uma vinheta ajuda os consumidores a se lembrarem da sua marca e até mesmo das características dela. Por isso, você pode criar uma vinheta já para a inauguração da loja, já que esse é um momento crucial para estabelecer uma boa impressão com os clientes e causar impacto na memória deles.
Além disso, se a sua loja tiver uma vinheta personalizada, ela pode ajudar a criar uma identidade sonora única e fortalecer a conexão emocional com o público-alvo. A vinheta pode ser usada em vários momentos, como na abertura e fechamento da loja, nos intervalos de anúncios, nas chamadas de espera telefônica, entre outros.
Por falar em identidade sonora, combinando a vinheta criada com uma playlist personalizada reproduzida na sua rádio indoor, você conseguirá se destacar da concorrência. Afinal, a música ajuda a deixar o ambiente de compras mais agradável e também ajuda na conexão emocional com os clientes.
Para saber mais sobre como criar uma identidade sonora para a sua marca, confira o nosso Guia Completo de Audio Branding: Saiba como aplicá-lo na sua empresa.
Passos para criar uma vinheta para a inauguração da loja
Veja a seguir quais são os passos para criar uma vinheta para a inauguração da sua loja.
1. Defina o estilo da sua marca
O primeiro passo para criar uma vinheta para a inauguração da sua loja é definir o estilo da sua marca. Ou seja, qual é a identidade da sua marca e qual o tom de voz que você quer transmitir? Lembre-se, a vinheta deve ser capaz de representar a sua marca e ficar na mente dos clientes.
A vinheta deve ser consistente com a imagem da sua marca e transmitir seus valores e personalidade. Se a sua loja é sofisticada, por exemplo, a vinheta pode ser mais suave e elegante. Se a loja tem um perfil mais jovial, a vinheta pode ser mais animada e descontraída.
2. Defina o ritmo e a melodia
O segundo passo é definir qual será o ritmo e a melodia da vinheta. De modo geral, a vinheta deve ser curta, simples e fácil de lembrar, ao mesmo tempo, em que deve ser única, criativa e chamar a atenção dos clientes.
Conseguir criar uma vinheta com um bom ritmo e uma melodia marcante são essenciais para que a vinheta fique na cabeça dos clientes e seja lembrada por eles. Além disso, o ritmo e a melodia também ajudam na hora de transmitir a mensagem para o consumidor.
Como falamos, ritmos mais suaves, como o jazz, são geralmente utilizados em lojas mais sofisticadas. Por outro lado, se o seu público-alvo é mais jovem, então é melhor optar por um ritmo mais agitado, que converse com o gosto musical desses consumidores em potencial.
3. Prepare o texto
Uma vinheta não precisa necessariamente ter um texto, entretanto, se você quiser, ele pode ter. Inclusive, você pode fazer a vinheta e falar o slogan da loja. Ajudando o cliente a se lembrar ainda mais da marca.
Por isso, é fundamental pensar se você irá incluir algum texto na vinheta e, se for, preparar o texto pensando sempre na mensagem que a marca quer transmitir e no tom de voz que será utilizado.
4. Fique atento ao tempo
Outro ponto importante é que uma vinheta geralmente é curta. Lembre-se, você quer apenas se comunicar rapidamente com o consumidor, portanto, não queira contar uma história ou usar frases muito longas. Inclusive, essa é a receita para fazer com que o cliente perca o interesse e deixe de prestar atenção.
Aliás, caso você queira que o material fique ainda mais profissional, você pode contar com a ajuda de locutores profissionais ou empresas especializadas para criar a vinheta de inauguração da loja.
5. Não se esqueça de incluir músicas e efeitos sonoros
Para que a vinheta fique ainda mais interessante para os consumidores, você deve considerar incluir música e efeitos sonoros. Lembre-se, o som é algo que costuma marcar bastante a memória das pessoas, portanto, se bem utilizado, ele pode ser o seu melhor aliado.
6. Utilize a vinheta em diferentes canais de comunicação
Estamos falando de criar uma vinheta para a inauguração da loja, por isso, é importante utilizá-la em todos os canais de comunicação da loja. Ou seja, os clientes devem encontrá-la nas redes sociais, na rádio indoor do estabelecimento e na publicidade em geral.
Durante a inauguração, esse é um detalhe importante que vai ajudar na apresentação da sua marca. Entretanto, ao longo do tempo, os clientes continuarão escutando a vinheta e irão se familiarizando cada vez mais com a vinheta e associando-a à sua marca.
Gostou das nossas dicas sobre como criar uma vinheta para a inauguração da sua loja? Então acesse o nosso blog agora mesmo e confira muitas outras dicas para tornar esse importante momento um marco no sucesso da sua empresa.
Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados
A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real.
Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra.
A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.
Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.
Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!