Por Nayara Santos em 02.05.2023

Vinheta de inauguração de loja: 6 dicas de como criar uma

Por Nayara Santos em 02.05.2023

Se você está planejando a inauguração da sua loja, deve considerar criar uma vinheta. Isso porque, a vinheta ajuda a conquistar os clientes, e a fazer com que eles se lembrem da sua marca. 

Não acredita? Então basta lembrar da vinheta do Jornal Nacional. Sempre que você ouvia aquela musiquinha e via o vídeo, sabia que algo importante havia acontecido. Portanto, se você quiser ficar na memória dos seus clientes, também precisa criar a sua vinheta.

Vale a pena dizer que é possível criar uma vinheta apenas para a inauguração da loja. Entretanto, dependendo de como ela for, também pode ser utilizada depois disso. Por isso, a seguir vamos falar mais sobre a importância de ter uma vinheta e como você pode criar a sua. Confira!

O que é uma vinheta e por que devo utilizá-la?

Uma vinheta é um pequeno áudio que representa a marca, geralmente contendo uma música, jingle, slogan ou um trecho de voz que identifica a empresa ou um determinado programa de televisão ou rádio. Mas, isso não significa que a sua loja do varejo não possa ter uma.

Muito pelo contrário, ter uma vinheta ajuda os consumidores a se lembrarem da sua marca e até mesmo das características dela. Por isso, você pode criar uma vinheta já para a inauguração da loja, já que esse é um momento crucial para estabelecer uma boa impressão com os clientes e causar impacto na memória deles.

Além disso, se a sua loja tiver uma vinheta personalizada, ela pode ajudar a criar uma identidade sonora única e fortalecer a conexão emocional com o público-alvo. A vinheta pode ser usada em vários momentos, como na abertura e fechamento da loja, nos intervalos de anúncios, nas chamadas de espera telefônica, entre outros. 

Por falar em identidade sonora, combinando a vinheta criada com uma playlist personalizada reproduzida na sua rádio indoor, você conseguirá se destacar da concorrência. Afinal, a música ajuda a deixar o ambiente de compras mais agradável e também ajuda na conexão emocional com os clientes.

Para saber mais sobre como criar uma identidade sonora para a sua marca, confira o nosso Guia Completo de Audio Branding: Saiba como aplicá-lo na sua empresa.

Passos para criar uma vinheta para a inauguração da loja

Veja a seguir quais são os passos para criar uma vinheta para a inauguração da sua loja.

1. Defina o estilo da sua marca

O primeiro passo para criar uma vinheta para a inauguração da sua loja é definir o estilo da sua marca. Ou seja, qual é a identidade da sua marca e qual o tom de voz que você quer transmitir? Lembre-se, a vinheta deve ser capaz de representar a sua marca e ficar na mente dos clientes.

A vinheta deve ser consistente com a imagem da sua marca e transmitir seus valores e personalidade. Se a sua loja é sofisticada, por exemplo, a vinheta pode ser mais suave e elegante. Se a loja tem um perfil mais jovial, a vinheta pode ser mais animada e descontraída.

2. Defina o ritmo e a melodia

O segundo passo é definir qual será o ritmo e a melodia da vinheta. De modo geral, a vinheta deve ser curta, simples e fácil de lembrar, ao mesmo tempo, em que deve ser única, criativa e chamar a atenção dos clientes. 


Conseguir criar uma vinheta com um bom ritmo e uma melodia marcante são essenciais para que a vinheta fique na cabeça dos clientes e seja lembrada por eles. Além disso, o ritmo e a melodia também ajudam na hora de transmitir a mensagem para o consumidor. 

Como falamos, ritmos mais suaves, como o jazz, são geralmente utilizados em lojas mais sofisticadas. Por outro lado, se o seu público-alvo é mais jovem, então é melhor optar por um ritmo mais agitado, que converse com o gosto musical desses consumidores em potencial.

3. Prepare o texto

Uma vinheta não precisa necessariamente ter um texto, entretanto, se você quiser, ele pode ter. Inclusive, você pode fazer a vinheta e falar o slogan da loja. Ajudando o cliente a se lembrar ainda mais da marca.

Por isso, é fundamental pensar se você irá incluir algum texto na vinheta e, se for, preparar o texto pensando sempre na mensagem que a marca quer transmitir e no tom de voz que será utilizado.

4. Fique atento ao tempo

Outro ponto importante é que uma vinheta geralmente é curta. Lembre-se, você quer apenas se comunicar rapidamente com o consumidor, portanto, não queira contar uma história ou usar frases muito longas. Inclusive, essa é a receita para fazer com que o cliente perca o interesse e deixe de prestar atenção.

Aliás, caso você queira que o material fique ainda mais profissional, você pode contar com a ajuda de locutores profissionais ou empresas especializadas para criar a vinheta de inauguração da loja.

5. Não se esqueça de incluir músicas e efeitos sonoros

Para que a vinheta fique ainda mais interessante para os consumidores, você deve considerar incluir música e efeitos sonoros. Lembre-se, o som é algo que costuma marcar bastante a memória das pessoas, portanto, se bem utilizado, ele pode ser o seu melhor aliado.

6. Utilize a vinheta em diferentes canais de comunicação

Estamos falando de criar uma vinheta para a inauguração da loja, por isso, é importante utilizá-la em todos os canais de comunicação da loja. Ou seja, os clientes devem encontrá-la nas redes sociais, na rádio indoor do estabelecimento e na publicidade em geral. 

Durante a inauguração, esse é um detalhe importante que vai ajudar na apresentação da sua marca. Entretanto, ao longo do tempo, os clientes continuarão escutando a vinheta e irão se familiarizando cada vez mais com a vinheta e associando-a à sua marca.

Gostou das nossas dicas sobre como criar uma vinheta para a inauguração da sua loja? Então acesse o nosso blog agora mesmo e confira muitas outras dicas para tornar esse importante momento um marco no sucesso da sua empresa.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

ABF Franchising: saiba sobre o funcionamento dessa associação

O mundo do empreendedorismo vem crescendo bastante no mundo inteiro, tanto devido às maiores oportunidades de negócio quanto à necessidade de buscar novas fontes de renda em diversos lugares. Porém, os primeiros passos costumam ser os mais difíceis e mais caros para quem não tem experiência. Diante disso, muitos optam pelo modelo de franquia. Esse…

Por Nayara Santos em 03.02.2020

5 benefícios dos apps de lojas para as vendas

Apenas ter um perfil nas redes sociais já não basta, 59% dos consumidores brasileiros com acesso à internet já utilizaram apps de lojas para comprar, sendo que 27% utilizam com frequência. Os sites responsivos não são suficientes para potencializar o envolvimento do usuário ou otimizar sua navegação. As empresas precisam considerar o desenvolvimento de aplicativos…

Por Nayara Santos em 05.12.2019

16 textos prontos para vender mais no inverno, se inspire!

Se você chegou até aqui é porque está buscando dicas de textos prontos para vender mais no inverno certo? Afinal, um bom gestor está sempre tentando encontrar formas de atrair mais clientes e aumentar o lucro do seu estabelecimento. Mesmo porque, quanto mais ferramentas você tiver à sua disposição, mais assertivas serão as decisões gerenciais…

Por Nayara Santos em 10.04.2024

Veja os benefícios de usar o endomarketing como estratégia de gestão!

Em um tempo que se fala muito em customer centricity e sucesso do cliente, acabamos esquecendo de olhar para dentro da empresa. Para que as suas estratégias sejam efetivas, é preciso ter colaboradores capacitados e motivados a fazerem isso acontecer. Há diversas formas de gerar esse engajamento. A maior parte das ações realizadas pela liderança…

Por Nayara Santos em 15.10.2019

Marketing Sensorial: Exemplos de marcas que utilizam!

Entre tantas estratégias de marketing que existem, quando falamos de varejo e lojas físicas, o marketing sensorial é uma excelente opção para aumentar as vendas e entregar uma experiência ou customer experience incrível para os clientes. Apesar disso, esse é um ponto que nem sempre recebe a devida atenção dos varejistas E, se você não…

Por Nayara Santos em 31.10.2023

Como Funciona Mídia Indoor Para Vender Mais em Loja de Varejo?

Entender como funciona mídia indoor e saber como aplicá-la corretamente em sua loja de varejo é um ótimo artifício para impulsionar o seu empreendimento. Nos dias de hoje é preciso prestar cada vez mais atenção na maneira com que chamamos a atenção de nossos clientes, visto que estão cada vez mais exigentes. Comunicar, impulsionar, diferenciar…

Por Nayara Santos em 11.01.2018

Como fazer um plano de marketing para lojas de roupa

 Você possui um plano de marketing para a sua loja de roupas? Se você respondeu não para essa pergunta então possui um problema grave. Isso porque, o marketing é essencial para todo tipo de negócio, já que é ele que é o responsável por te ajudar a dar visibilidade à marca, atrair e fidelizar…

Por Nayara Santos em 17.05.2022

4 ideias para loja de moda íntima, confira!

Ter boas ideias para a sua loja de moda íntima pode te ajudar a encantar clientes e conquistá-los de uma vez por todas. Essa não é exatamente uma tarefa muito fácil, afinal muitos gestores acreditam que as ações realizadas na sua loja devem ser algo inédito para fazer sucesso. Se você é um desses gestores,…

Por Nayara Santos em 26.06.2023

6 passos para fazer um lançamento de produtos de excelência

Você pretende fazer o lançamento de um produto, mas não tem ideia por onde começar? Pois bem, essa é uma dúvida válida, pois existem diversas responsabilidades implícitas quando o assunto é lançar uma novidade no mercado. Afinal, é preciso considerar a reação do público e da concorrência, ter um cronograma de planejamento definido, pensar em…

Por Nayara Santos em 16.01.2020

Receba nossos conteúdos exclusivos