Apenas ter um perfil nas redes sociais já não basta, 59% dos consumidores brasileiros com acesso à internet já utilizaram apps de lojas para comprar, sendo que 27% utilizam com frequência. Os sites responsivos não são suficientes para potencializar o envolvimento do usuário ou otimizar sua navegação.
As empresas precisam considerar o desenvolvimento de aplicativos móveis para ficar à frente da concorrência. Muito em breve, isso não será mais um diferencial, será uma obrigação para todos lojistas. Descubra a seguir outras vantagens para sua empresa.
Como funcionam os apps de lojas?
Não é necessário contratar pesquisas, apenas olhe à sua volta e veja onde está a atenção das pessoas. Seja no trânsito, em casa ou até no trabalho, essas pequenas telas brilhantes estão sempre a um braço de distância. É inegável a facilidade que os dispositivos móveis trouxeram para nossas vidas diárias.
Evidentemente, sua empresa ficará exposta a vários olhos se você investir em uma forte presença digital. Mas sua marca e logotipo precisam ser vistos quando as pessoas desbloqueiam o celular. Um aplicativo é sempre visto e lembrado, um site, por outro lado, está “escondido” dentro do navegador. Vamos comparar as duas experiências:
- site responsivo. O usuário precisa receber algum estímulo forte (anúncio) para abrir o navegador e digitar corretamente o site da empresa. Após isso, ele precisa relembrar ou criar um novo login de acesso, e então, finalmente, o possível cliente pode navegar e comprar (se não houver outra distração pelo caminho);
- aplicativo. Após ser impactado constantemente pelo branding do app na tela inicial (ou pelas notificações). O usuário abre o aplicativo, escolhe o produto e autoriza o pagamento com sua digital.
Apesar do custo de desenvolvimento ser mais caro, um app possui despesas mensais relativamente baixas que vão aumentando conforme o volume de acessos. Porém, um tráfego maior também significa mais vendas. Os custos concentram-se nos servidores para hospedagem e na mão de obra para manutenção.
Nas lojas de aplicativos, a Google Play cobra uma taxa única para publicação, já na App Store, há uma anuidade para disponibilizar o app. Os valores podem ser alterados a cada ano. Caso seja bem avaliado, o app pode ser divulgado organicamente nesses canais.
Para empresas em todo o mundo, os aplicativos móveis têm sido um elemento importante para se manter consistente em um ambiente cada vez mais dinâmico. Dentre inúmeros grandes sites e marketplaces, oferecer uma boa experiência de compra é o mínimo para se manter relevante.
Quais os benefícios para sua loja?
Selecionamos as seguintes vantagens para justificar seu investimento.
1. Aplicativos móveis são mais rápidos
Em um local cheio de distrações, a velocidade é extremamente importante para prender a atenção do usuário até o final da compra. Os apps podem armazenar dados na memória do dispositivo, o que permite requisições instantâneas. Isso é especialmente importante para compras por impulso. No caso de sites, os dados precisam ser buscados nos servidores da web.
2. Informações e recursos nativos
Aplicativos móveis trazem muitas informações para seus negócios sobre seus clientes. Exemplos são dados demográficos e localizações geográficas. Você pode criar campanhas personalizadas e otimizar seu feed de ofertas para cada usuário. Aproveite também as análises do Google Analytics em seu aplicativo.
Uma aplicação mobile é desenvolvida para aproveitar todos os recursos do celular:
- geolocalização (para cálculo do frete e promoções regionais);
- impressão digital;
- câmera (leitura de códigos QR);
- pagamentos nativos (Apple Pay e Samsung Pay);
- integração facilitada com redes sociais e outros apps;
- navegação pensada para cada dispositivo (iOS ou Android);
- notificações, entre outros.
3. Desenvolvimento híbrido
Hoje, não é mais necessário desenvolver aplicações distintas para iOS e Android. Linguagens como o React Native (criada pelo Facebook) permitem utilizar o mesmo código fonte para ambos dispositivos. Isso agiliza o desenvolvimento e manutenção, além de reduzir custos com mão de obra especializada.
4. Branding e Design
Seu app se torna o embaixador da marca. Ao contrário dos sites que dependem dos navegadores para executar funções, os aplicativos podem ser projetados para suportar diferentes gestos, cada um executando uma determinada ação que aumenta a facilidade de uso (uma experiência imersiva).
Além disso, o design como um todo é muito mais agradável. Todo app é personalizado de acordo com os padrões da marca. E claro, nenhum sistema é perfeito, você pode lançar atualizações e correções sempre que necessário.
5. Fidelidade do cliente
Um aplicativo de loja basicamente é um atalho para compras rápidas. A fórmula é simples: quanto menos obstáculos, maiores as chances de conversão.
Alguns empreendedores argumentam que um app ocupa muito espaço no celular, e por isso pode ser excluído com facilidade. Isso era verdade há alguns anos, os primeiros celulares contavam com memórias muito limitadas, mas hoje, até os celulares mais populares estão com espaço de sobra para dezenas de aplicativos.
Se o usuário já conhece e confia na sua empresa, é muito mais fácil comprar pelo aplicativo do que buscar outras ofertas na internet.
Esse é o momento perfeito para investir?
Todo novo canal possui 3 etapas. A primeira é a descoberta, onde ainda não há muitos usuários e a competição é mínima, normalmente, apenas empresas muito inovadoras exploram a oportunidade nesse período.
A segunda etapa é o crescimento, esse é o atual momento dos aplicativos. Muitas companhias já investiram e estão colhendo os frutos. O terreno está fértil, mas assim como o volume de usuários, a concorrência também está crescendo em ritmo acelerado.
Na etapa final ocorre a saturação. As redes sociais (Facebook, Instagram e YouTube) já estão nesse período. Praticamente qualquer empresa possui um perfil e está lutando por espaço. Com profissionais de tecnologia cada vez mais acessíveis, essa será a realidade também para os aplicativos.
Podemos comparar os apps de lojas com o surgimento dos sites nos anos 90, grandes lojas físicas ignoraram a oportunidade e chegaram atrasadas. Esse é o momento perfeito para fixar sua marca e conquistar espaço. Aproveite para estar presente onde seus clientes estão. Ter um aplicativo móvel personalizado é talvez a única maneira de garantir a melhor e mais satisfatória experiência do usuário.
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