Por Nayara Santos em 05.12.2019

5 benefícios dos apps de lojas para as vendas

Por Nayara Santos em 05.12.2019

Apenas ter um perfil nas redes sociais já não basta, 59% dos consumidores brasileiros com acesso à internet já utilizaram apps de lojas para comprar, sendo que 27% utilizam com frequência. Os sites responsivos não são suficientes para potencializar o envolvimento do usuário ou otimizar sua navegação.

As empresas precisam considerar o desenvolvimento de aplicativos móveis para ficar à frente da concorrência. Muito em breve, isso não será mais um diferencial, será uma obrigação para todos lojistas. Descubra a seguir outras vantagens para sua empresa.

Como funcionam os apps de lojas?

Não é necessário contratar pesquisas, apenas olhe à sua volta e veja onde está a atenção das pessoas. Seja no trânsito, em casa ou até no trabalho, essas pequenas telas brilhantes estão sempre a um braço de distância. É inegável a facilidade que os dispositivos móveis trouxeram para nossas vidas diárias.

Evidentemente, sua empresa ficará exposta a vários olhos se você investir em uma forte presença digital. Mas sua marca e logotipo precisam ser vistos quando as pessoas desbloqueiam o celular. Um aplicativo é sempre visto e lembrado, um site, por outro lado, está “escondido” dentro do navegador. Vamos comparar as duas experiências:

  • site responsivo. O usuário precisa receber algum estímulo forte (anúncio) para abrir o navegador e digitar corretamente o site da empresa. Após isso, ele precisa relembrar ou criar um novo login de acesso, e então, finalmente, o possível cliente pode navegar e comprar (se não houver outra distração pelo caminho);
  • aplicativo. Após ser impactado constantemente pelo branding do app na tela inicial (ou pelas notificações). O usuário abre o aplicativo, escolhe o produto e autoriza o pagamento com sua digital.

Apesar do custo de desenvolvimento ser mais caro, um app possui despesas mensais relativamente baixas que vão aumentando conforme o volume de acessos. Porém, um tráfego maior também significa mais vendas. Os custos concentram-se nos servidores para hospedagem e na mão de obra para manutenção.


Nas lojas de aplicativos, a Google Play cobra uma taxa única para publicação, já na App Store, há uma anuidade para disponibilizar o app. Os valores podem ser alterados a cada ano. Caso seja bem avaliado, o app pode ser divulgado organicamente nesses canais.

Para empresas em todo o mundo, os aplicativos móveis têm sido um elemento importante para se manter consistente em um ambiente cada vez mais dinâmico. Dentre inúmeros grandes sites e marketplaces, oferecer uma boa experiência de compra é o mínimo para se manter relevante.

Quais os benefícios para sua loja?

Selecionamos as seguintes vantagens para justificar seu investimento.

1. Aplicativos móveis são mais rápidos

Em um local cheio de distrações, a velocidade é extremamente importante para prender a atenção do usuário até o final da compra. Os apps podem armazenar dados na memória do dispositivo, o que permite requisições instantâneas. Isso é especialmente importante para compras por impulso. No caso de sites, os dados precisam ser buscados nos servidores da web.

2. Informações e recursos nativos

Aplicativos móveis trazem muitas informações para seus negócios sobre seus clientes. Exemplos são dados demográficos e localizações geográficas. Você pode criar campanhas personalizadas e otimizar seu feed de ofertas para cada usuário. Aproveite também as análises do Google Analytics em seu aplicativo.

Uma aplicação mobile é desenvolvida para aproveitar todos os recursos do celular:

  • geolocalização (para cálculo do frete e promoções regionais);
  • impressão digital;
  • câmera (leitura de códigos QR);
  • pagamentos nativos (Apple Pay e Samsung Pay);
  • integração facilitada com redes sociais e outros apps;
  • navegação pensada para cada dispositivo (iOS ou Android);
  • notificações, entre outros.

3. Desenvolvimento híbrido

Hoje, não é mais necessário desenvolver aplicações distintas para iOS e Android. Linguagens como o React Native (criada pelo Facebook) permitem utilizar o mesmo código fonte para ambos dispositivos. Isso agiliza o desenvolvimento e manutenção, além de reduzir custos com mão de obra especializada.

4. Branding e Design

Seu app se torna o embaixador da marca. Ao contrário dos sites que dependem dos navegadores para executar funções, os aplicativos podem ser projetados para suportar diferentes gestos, cada um executando uma determinada ação que aumenta a facilidade de uso (uma experiência imersiva).

Além disso, o design como um todo é muito mais agradável. Todo app é personalizado de acordo com os padrões da marca. E claro, nenhum sistema é perfeito, você pode lançar atualizações e correções sempre que necessário.

5. Fidelidade do cliente

Um aplicativo de loja basicamente é um atalho para compras rápidas. A fórmula é simples: quanto menos obstáculos, maiores as chances de conversão.

Alguns empreendedores argumentam que um app ocupa muito espaço no celular, e por isso pode ser excluído com facilidade. Isso era verdade há alguns anos, os primeiros celulares contavam com memórias muito limitadas, mas hoje, até os celulares mais populares estão com espaço de sobra para dezenas de aplicativos.

Se o usuário já conhece e confia na sua empresa, é muito mais fácil comprar pelo aplicativo do que buscar outras ofertas na internet.

Esse é o momento perfeito para investir?

Todo novo canal possui 3 etapas. A primeira é a descoberta, onde ainda não há muitos usuários e a competição é mínima, normalmente, apenas empresas muito inovadoras exploram a oportunidade nesse período.

A segunda etapa é o crescimento, esse é o atual momento dos aplicativos. Muitas companhias já investiram e estão colhendo os frutos. O terreno está fértil, mas assim como o volume de usuários, a concorrência também está crescendo em ritmo acelerado.

Na etapa final ocorre a saturação. As redes sociais (Facebook, Instagram e YouTube) já estão nesse período. Praticamente qualquer empresa possui um perfil e está lutando por espaço. Com profissionais de tecnologia cada vez mais acessíveis, essa será a realidade também para os aplicativos.

Podemos comparar os apps de lojas com o surgimento dos sites nos anos 90, grandes lojas físicas ignoraram a oportunidade e chegaram atrasadas. Esse é o momento perfeito para fixar sua marca e conquistar espaço. Aproveite para estar presente onde seus clientes estão. Ter um aplicativo móvel personalizado é talvez a única maneira de garantir a melhor e mais satisfatória experiência do usuário.

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas.

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né?

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas!

Compartilhe

Você também pode gostar

30 nomes criativos para loja de moda íntima, confira!

O nome da loja é fundamental para conseguir transmitir os atributos da marca para os clientes assim que eles o escutam. Quando falamos em moda íntima, é essencial que o nome da loja possa transmitir sensualidade, confiança e romantismo. Apesar disso, a escolha do nome é um passo importantíssimo e é uma tarefa que pode…

Por Nayara Santos em 26.06.2023

Confira 6 dicas de como fazer promoções em loja pequena

Ter um bom programa de ofertas é fundamental para fidelizar o público e ver o seu negócio decolar. Por isso, para garantir o sucesso da sua empresa, pense sempre de forma estratégica e invista nas promoções em loja pequena. Ao contrário do que muitos pensam, as promoções não devem ser exclusivas de empresas grandes (que…

Por Nayara Santos em 16.07.2020

Automação de marketing: confira 7 dicas para fazer na sua empresa

A automação de marketing é um processo fundamental para as empresas que desejam se destacar no mercado. De fato, ao conhecer melhor o seu público com a ajuda de diversas ferramentas, a retenção dentro do serviço oferecido se torna muito maior. O grande diferencial está em usar esses recursos para criar estratégias personalizadas que ajudam…

Por Nayara Santos em 17.01.2020

Como Manter Um Bom Relacionamento Com Fornecedores

Veja como pode manter um bom relacionamento com fornecedores e alavancar o seu negócio!

Por Nayara Santos em 13.02.2019

Dicas de vendas: saiba como superar a crise

O período de crise econômica que o país atravessa tem feito com que muitas empresas observem quedas consideráveis em seus faturamentos. Isso faz com que seja necessário reavaliar a forma de atuação e experimentar algumas mudanças internas. Pensando nisso, resolvemos criar esse artigo, oferecendo algumas dicas de vendas que podem ajudar a superar esse momento e alavancar…

Por Nayara Santos em 19.07.2016

Como Funciona Mídia Indoor Para Vender Mais em Loja de Varejo?

Entender como funciona mídia indoor e saber como aplicá-la corretamente em sua loja de varejo é um ótimo artifício para impulsionar o seu empreendimento. Nos dias de hoje é preciso prestar cada vez mais atenção na maneira com que chamamos a atenção de nossos clientes, visto que estão cada vez mais exigentes. Comunicar, impulsionar, diferenciar…

Por Nayara Santos em 11.01.2018

Marketing para Varejo: Como criar um bom ambiente de compra

O setor varejista é extremamente competitivo, com novos players surgindo a todo momento. Por isso, desenvolver estratégias de marketing para varejo que sejam capazes de oferecer ao cliente um bom ambiente de compras fará com que você se destaque da concorrência. Para ajudar os gestores a encontrar as estratégias certas e a  implementá-las na sua…

Por Nayara Santos em 03.05.2022

Por que o treinamento para equipe de vendas é fundamental no varejo?

No varejo, o treinamento para equipe de vendas é essencial para as empresas que querem aumentar as receitas e sobreviver no mercado no longo prazo. Para o consumidor, muitas vezes o vendedor é a pessoa que representa o estabelecimento ou “personifica” a marca. Logo, a equipe de vendas deve estar preparada para proporcionar a melhor…

Por Nayara Santos em 28.05.2020

Como aumentar o movimento da loja: confira 6 estratégias práticas!

Existem muitas perguntas que frequentemente ouvimos dos lojistas. Uma das mais recorrentes, sem dúvida, é: como aumentar o movimento da minha loja. Geralmente, quando isso acontece, é porque as famosas fórmulas mágicas não se mostraram tão mágicas assim. Ou porque a implementação delas não foi bem planejada. Tanto o volume de pessoas no estabelecimento quanto…

Por Nayara Santos em 12.01.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos