Por Nayara Santos em 11.07.2022

Divulgação da marca: como divulgá-la em um novo ambiente?

Por Nayara Santos em 11.07.2022

A fase mais difícil da divulgação da marca é o início, período em que você ainda não tem tanto conhecimento e experiência nesse assunto. No entanto, isso não é motivo para deixar esse cuidado de lado, já que ele é crucial para a saúde do seu negócio. 

Muito pelo contrário, esse é justamente o momento de buscar conhecimento para conseguir desenvolver a divulgação da sua marca com maestria. Aliás, devido ao mundo digital, saber marcar presença se torna ainda mais necessário. Afinal, quem não é visto na internet, provavelmente não vai ser conhecido no “mundo real”. Portanto, tenha atenção com esse processo.

Pensando em te ajudar a fazer uma divulgação da marca de forma eficiente e que realmente traga os resultados esperados, separamos algumas dicas a respeito. Vem com a gente e saia do anonimato agora mesmo! Boa leitura!

Por que fazer a divulgação da marca?

Antes de mais nada é fundamental que você entenda porque fazer a divulgação da sua marca é importante. Lançar uma nova marca no mercado é um grande desafio, não importa quanta experiência no mundo do empreendedorismo você tenha, mas ele pode (e deve) ser feito para que sua empresa alcance o sucesso.

Ainda, vale destacar que essa é mais uma forma de comunicação entre marca e consumidor, como se fossem duas pessoas se conhecendo. Por isso, é essencial ter uma identidade bem definida que permita o reconhecimento e a empatia por parte do cliente. Desta forma, o cliente saberá o que pode esperar do seu serviço ou produto.

Como o varejo é um ramo muito competitivo, com novos negócios surgindo a cada dia, é importante que você saiba se posicionar e se destacar no meio de tanta competitividade. Para isso, a divulgação da marca se revela fundamental, sendo ainda mais facilitada com o surgimento da internet.

Afinal, para ser reconhecido nas redes, não é necessário gastar muito, em comparação com comerciais em TV, por exemplo. Aliás, é por meio delas que as empresas conseguem se aproximar do público e satisfazê-lo ao entender quais são as suas demandas e desenvolvendo formas de supri-la.

Com a divulgação da marca, você consegue marcar presença, principalmente online, tornando-se referência na área. No entanto, para conseguir isso, é necessário seguir alguns passos que falaremos no próximo tópico.

Dicas para não errar na divulgação da marca

Tudo bem, a gente já falou bastante sobre a importância de desenvolver forma para divulgar a sua marca, entretanto, você ainda está com dúvidas sobre como fazer isso de forma efetiva? Então, não se preocupe, pois, separamos abaixo alguns dos principais passos que devem ser seguidos durante esse processo. Confira!

1. Defina as mídias que serão utilizadas

O primeiro passo para ter uma divulgação de marca de sucesso é definir quais serão as mídias utilizadas. Se você já possui uma loja, então esse é um processo mais fácil, afinal, basta perguntar aos clientes quais são as mídias que eles mais utilizam. Isso pode ser nas redes sociais (e qual delas), outdoors, rádios convencionais, folhetos de promoção, jornais locais, dentre outros.

Lembre-se que você precisa estar onde o seu cliente está. Por isso, esse conhecimento é fundamental para o sucesso de qualquer campanha que você faça.


Por outro lado, se você está começando um negócio agora, então você precisará traçar uma estratégia que melhor represente a identidade da sua marca. Por exemplo, se você possui um público-alvo jovem, então não tem como ficar de fora das redes sociais do momento, como é o caso do TikTok ou do Instagram.

Aqui vale uma dica importante, não tenha medo de errar, por mais que isso custe algum dinheiro. Após começar qualquer campanha de divulgação da sua marca, não importa qual a mídia utilizada, faça análises periódicas dos resultados. Assim, você saberá se a estratégia adotada está tendo sucesso ou não. E, se não estiver trazendo o resultado esperado, não hesite em fazer alterações no plano inicial.

2. Aposte no Marketing Digital

Como você já deve imaginar, na era da internet não tem como não apostar em estratégias de Marketing Digital. Isso porque essa é uma estratégia essencial na divulgação da marca, principalmente nesse período pós-pandemia.

Os lockdowns implementados nas cidades mostraram a importância de ter uma empresa com presença na internet, de conseguir se adaptar rapidamente às mudanças no comportamento do consumidor. Esse foi o momento que levou milhões de pessoas a fazerem a sua primeira compra online, um comportamento que parece que veio para ficar.

Por isso, investir em estratégias de marketing digital deixou de ser um diferencial e passou a ser uma necessidade para manter a sua empresa competitiva e até mesmo garantir a sobrevivência dela. E, existem diferentes formas de se fazer isso:

  • Marketing de conteúdo: baseado na aproximação da empresa com o cliente no mundo digital. Para isso, são utilizados diferentes recursos, como newsletters, podcasts, e-books, blogs, e-mail marketing, entre outros. Ele é capaz de atrair e fidelizar clientes, alimentando-os com conteúdos que sejam relevantes para o público-alvo. Com isso, o próprio consumidor pode se tornar um divulgador da marca, o que é excelente para o empreendimento;
  • Anúncios pagos: podem ser feitos para as redes sociais em que a sua marca possui conta, ou então através de anúncios pagos no Google Ads. A grande vantagem deles é que você consegue criar anúncios para diferentes públicos-alvos, direcionando os esforços para quem tem mais chance de comprar aquele produto.
  • E-commerce: ter uma loja virtual, ou estar presente em marketplaces pode ajudar as suas vendas a deslanchar. Sem falar que pode ajudar a sua marca a se tornar mais conhecida entre os potenciais consumidores.

Aqui vale uma ressalva importante, essas estratégias podem (e devem) ser realizadas simultaneamente. Afinal, o marketing de conteúdo ajuda a trazer clientes para a sua loja, e o seu site, de forma orgânica, mas isso pode demorar alguns meses para acontecer.

Os anúncios pagos fazem a mesma coisa, mas traz resultados mais rapidamente, porém, uma vez que você pare de pagar, o número de acessos pode cair. E, finalmente, de nada adianta investir em marketing de conteúdo e anúncios pagos, se você não tiver para onde direcionar os clientes. Por isso, é fundamental ter um e-commerce, ou pelo menos um site. Falaremos mais sobre o site a seguir.

3. Crie um site de qualidade

Se você oferece produtos ou serviços, criar um site de qualidade é uma etapa obrigatória na busca pela credibilidade no mundo digital. Afinal, ele gera solidez e credibilidade, além de deixar o cliente mais tranquilo ao fazer uma compra.

A etapa de criação do site deve ser feita com bastante cuidado, pois o uso dele precisa ser intuitivo, ter uma aparência atraente sem fazer uso de exageros. Não esqueça também de pensar na navegabilidade da plataforma quando for acessada pelo celular. Ou seja, faça um site responsivo.

Outro elemento necessário no site é a disponibilidade de todos os contatos, incluindo redes sociais, e local físico do estabelecimento. Assim, os clientes conseguem ter diferentes meios para entrar em contato com a sua empresa sempre que necessário.

Por fim, o site deve ser todo pensado de modo a aplicar as técnicas de SEO (Search Engine Optimization). Isso significa que devem conter conteúdos com as palavras-chave que sejam essenciais para o seu negócio, links internos e externos, tomar cuidado com cópias de conteúdo em outros sites. 

Tudo é analisado pelo Google na hora de posicionar o seu site nas primeiras posições nas buscas. Portanto, esse é um trabalho constante e que deve ser levado à sério, por uma equipe especializada.

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4. Adote um planejamento

Não adianta fazer um blog ou um perfil nas redes sociais e não alimentá-lo, certo? Ou investir em um anúncio no jornal local uma única vez e nunca mais pensar a respeito. Isso mostra como o planejamento da divulgação da sua marca precisa ser uma regra, e um hábito, na sua empresa. Entenda que não existe um ponto em que os empreendedores precisam parar de impulsionar a sua empresa.

Desse modo, independentemente do meio escolhido para divulgar a sua marca, é essencial estabelecer um plano. Por exemplo, se você criou um blog para o seu negócio, estude e veja quantos artigos precisam ser escritos por mês para que você tenha mais alcance. Investigue quais são as principais dúvidas dos clientes e produza conteúdos para ajudá-los a sanar essa dúvida.

Esse é um processo essencial na jornada de compras e no funil de vendas. Além disso, veja a necessidade de fazer uma quantidade frequente de newsletters e e-books, gerando mais leads. Com uma atualização constante, por meio do planejamento adotado, a divulgação consegue ser feita de forma eficaz.

5. Fale com o seu público

Certamente você já ficou incomodado com uma empresa por ela não falar contigo, certo? Seja sanando uma dúvida ou solucionando um problema. Isso não é incomum, pois nem todos entendem a importância de falar com o público.

Logo, não cometa o mesmo erro e invista na comunicação com os seus clientes. Ou seja, deixe os canais abertos e conte com um time focado em atendimento. Para estreitar ainda mais, vale a pena criar um perfil em diferentes redes sociais, como o Twitter, Facebook e Instagram.

Mas não se esqueça que a dica acima também se encaixa nesta: tenha planejamento. Alimente as suas redes com frequência, seja diária ou semanal, de acordo com os seus objetivos. Caso deixe os perfis de lado, a divulgação da marca fica gravemente comprometida.

6. Não se esqueça do cliente que frequenta a sua loja

Quando falamos na divulgação da marca é comum que os gestores do varejo pensem em atrair novos clientes, não é mesmo? Mas, esse é um processo que não se limita apenas em conseguir que novos consumidores frequentem a sua loja, pelo contrário, ele também deve ser feito para os clientes que já estão comprando.

Neste caso, a melhor ferramenta a ser adotada é a rádio indoor. Claro que a primeira vantagem é ter uma playlist feita exclusivamente para você, o traz muitos resultados positivos para a sua loja. Se não sabe quais são eles, confira o nosso infográfico.

Entretanto, com a rádio você também pode criar anúncios personalizados, informando os clientes sobre as promoções na loja, reforçando o slogan da sua marca, preparando jingles para ficar na memória do cliente. Assim, ao anunciar que um determinado item está com um preço incrível, o cliente ficará curioso para conferir o produto e pode acabar sendo influenciado a comprar o produto anunciado.

Exemplo da Forever 21

Em março de 2014, a empresa varejista de roupas norte-americana Forever 21 chegou ao Brasil, mais precisamente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Antes mesmo disso, ela já estava dando o que falar devido à intensa divulgação de marca do negócio.

A empresa adotou os 4P’s (Preço, Praça, Promoção e Produto) do Marketing, incluindo o mais desejado pelo público-alvo da marca, que é o Preço. Assim, na inauguração, o que não faltou foram peças de baixo custo para atrair os clientes.

Para você ter uma noção, o preço mínimo das peças era de R$8,99, chegando a, no máximo, R$150. Ou seja, a Forever 21 aderiu ao princípio do Bom, Bonito e Barato na hora de fazer a divulgação da marca no Brasil.

Nessa época, a loja não criou redes sociais com foco no país. Aliás, foi gerada uma mídia espontânea com as blogueiras brasileiras e o público-alvo, mas, no mundo digital, a presença foi fraca, sem estabelecer relação entre o cliente e a empresa. Hoje, talvez, a Forever 21 precisaria fazer um investimento digital maior para ter o mesmo resultado que o alcançado em 2014.

Percebeu como a divulgação da marca é fundamental para conquistar o reconhecimento e sucesso que você deseja? Então, comece já a colocar as dicas em prática e, futuramente, veja os benefícios dessa prática.

Que tal também ter mais informações sobre as visualizações de determinados anúncios? Para isso, entenda o conceito de viewability neste artigo.

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A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas.

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