Por Nayara Santos em 17.05.2022

Como vender uma ideia? Confira estratégias de vendas aplicadas no dia a dia

Por Nayara Santos em 17.05.2022

O mundo está repleto de sonhos e propostas valiosas, mas nem todos sabem como vender uma ideia, muito menos imaginam a importância disso em suas carreiras e até no dia a dia.

O nosso cérebro é uma verdadeira máquina de soluções, estamos sempre identificando problemas ao nosso redor e procurando saídas convenientes. Isso vai desde a escolha de uma refeição à elaboração de grandes estratégias empresariais.

Ter uma ideia, porém, é a parte fácil. Inclusive, muitas pessoas têm ideias, mas poucas conseguem realmente colocar essas ideias em prática. Para isso, é preciso saber apresentá-las de forma clara, para as pessoas certas e no momento certo. Ou seja, somente depois de estudá-la, avaliá-la e a ter tomado como algo realmente plausível.

Cansado de ter muitas ideias e poucas delas realizadas? Então chegou o momento de mudar isso, aprender mais sobre criatividade e conferir algumas dicas para ser mais convincente. Neste artigo te damos todas as informações necessárias de como vender uma ideia. Então continue conosco e aproveite a leitura!

Qual a importância de compartilhar as nossas ideias?

Todo mundo já teve uma grande ideia caminhando pela rua, preparando um jantar ou no chuveiro. Apesar disso, são poucos aqueles que estão realmente dispostos a transformar esses insights em projetos. 

Se você chegou até aqui, é porque provavelmente faz parte desse seleto grupo que deseja botar a mão na massa e ver a sua criatividade tomando forma na sua vida, no seu trabalho e nos negócios, mas isso é apenas o começo. Raramente uma ideia ganha vida com uma só pessoa. Embora uma mente criativa seja capaz de desenvolver uma boa proposta, a fantasia só ganha vida com o esforço somado de várias pessoas.

 Ainda há muito temor envolvido neste assunto, devido ao receio de nossas ideias serem copiadas por outros empreendedores e até por colegas oportunistas. De fato, muitas empresas de sucesso surgiram a partir da cópia deliberada de projetos e tecnologias de organizações outrora parceiras, e quase todos nós já vivemos uma situação parecida na escola, faculdade ou trabalho. 

No entanto, esse é um risco inevitável, pois em algum momento será preciso compartilhar seus pensamentos. Felizmente há algumas considerações que podem ajudar a reduzir a nossa ansiedade, falaremos dela a seguir.

Nossas opiniões são, geralmente, superestimadas

O ser humano é egocêntrico e não há como negar esse fato. Ainda que procuremos ser pessoas empáticas e abertas aos outros, estamos sempre experimentando o mundo dentro das nossas cabeças e tendemos a valorizar por demais o que se passa na nossa mente.

Entretanto, basta botarmos as nossas ideias para fora para começarmos a identificar algumas inconsistências que não eram tão aparentes enquanto elas estavam apenas no mundo das ideias. E no final, percebemos que tudo não passava de um conceito imaginado. Além disso, na maioria das vezes, o que nos impede de revelar as nossas propostas é justamente o medo de sermos julgados.

Sendo assim, a melhor saída é engolir o orgulho e procurar expor a sua criatividade com mais frequência. É possível que a ideia que você menos confie se revele a mais promissora aos olhos das outras pessoas.


Justamente por isso que a indicação é que você compartilhe as suas ideias com algumas pessoas, nem que seja um grupo próximo de amigos ou familiares. Desta forma, é possível saber o que os outros pensam a respeito disso, o que pode ser melhorado, o que pode ser um ponto forte da sua ideia.

Esse é o momento de saber ouvir o que as outras pessoas têm a dizer e analisar os comentários e críticas de forma bastante objetiva. Claro que algumas pessoas vão querer apenas diminuir as suas ideias e dizer que elas não funcionarão, mas não deixe isso te abalar.

Uma ideia por si só, não vale nada

Eis o ponto crítico que funciona como uma extensão do tópico anterior. Principalmente nos dias atuais, em que o fomento ao empreendedorismo ganha destaque em todo mundo, as ideias costumam ser demasiadamente valorizadas.

Nenhum negócio, projeto ou descoberta científica acontece a partir de uma mera ideia. Na maioria das vezes, o grande insight só surge após décadas de estudos e erros. Se a criatividade fosse mesmo tão poderosa, as grandes empresas não estariam investindo bilhões em pesquisas de mercado e testes de marketing.

Dessa forma, se a sua ideia permanece como um conceito abstrato, ela provavelmente nunca se tornará algo prático ou tangível. Ideias só ganham valor quando se tornam projetos sólidos, e, para isso, você precisará de outras pessoas.

Vale a pena mencionar que errar também é importante. Já que é a partir dos seus erros que você aprenderá coisas que podem ser aplicadas em ideias futuras e que podem fazer o seu negócio dar certo. Claro que nem todas as pessoas possuem uma margem de erro grande, se é que possuem uma, e isso pode significar um prejuízo financeiro considerável. Por isso, estudar o mercado, entender os riscos e apostar na sua ideia com cautela é essencial.

Sua ideia ainda não está pronta

O especialista e escritor Steven Johson, um dos mais renomados estudiosos do tema criatividade, esclarece em suas obras que uma boa ideia raramente é fruto de uma só mente. São necessárias várias “pequenas ideias” e, frequentemente, alguns ajustes para que um projeto promissor finalmente tome forma.

Esse fato muda completamente a nossa percepção sobre as ideias. Deixamos de enxergá-las como uma propriedade e passamos a perceber que elas são construções compartilhadas.

Isso também aguça a nossa expectativa, pois percebemos que ao vender uma ideia permitimos que ela evolua, isto é, deixamos que ela seja julgada, melhorada e atualizada até que se torne algo realmente valioso.

O sistema tributário brasileiro pode te desmotivar

Esse é um problema mais de ordem técnica do que de ideia propriamente dito. Conseguir empreender no Brasil pode ser um verdadeiro desafio, já que o sistema tributário brasileiro pode deixar qualquer um maluco e desmotivado.

Entretanto, se você considera que a sua ideia é realmente boa, e ao vender a sua ideia outras pessoas pensam da mesma forma, então vale a pena investir nela. E, como falamos anteriormente, isso deve ser sempre feito com cautela e conhecimento.

Por isso, antes de colocar a sua ideia em prática consulte um contador para entender o tamanho que a sua empresa deve ter no início e quais tributos você precisará pagar. Assim, você reduz as chances de algo dar errado ou de começar algo maior do que você poderá arcar.

Como vender uma ideia?

Agora que você já entendeu a importância de compartilhar ideias, chegou o momento de aprender como vender essas ideias. É fundamental que você entenda que vender uma ideia não é apenas apresentá-la para potenciais investidores, mas sim todas as vezes que você compartilhá-las com alguém.

Afinal, a gente nunca sabe de onde pode vir o próximo incentivo ou mesmo investidor. Pode ser que aquele amigo com quem você encontra às vezes se interesse e resolva te ajudar nessa nova empreitada. Outro ponto importante é que, vender ideias também vai muito além do empreendedorismo, mas vale para qualquer coisa que você vá fazer na sua vida. 

O primeiro passo para conseguir vender a sua ideia é se preparar. Estude bastante a sua ideia, o cenário em que ela se aplica e o contexto em que ela se insere, procure por ideias semelhantes que já foram colocadas em prática, enfim, se abasteça ao máximo de informações. Desta forma, você terá mais confiança no que estará dizendo, sem falar que também será possível amenizar a sua ansiedade.

Lembre-se que, para ter sucesso com a sua ideia, você vai precisar de um bom planejamento de marketing. Para isso, você pode conferir o nosso guia completo clicando aqu.i

Feito isso, é hora de apresentar a sua proposta. A seguir você confere algumas sugestões que podem lhe ajudar nessa tarefa.

Comece pela oportunidade

Ao começar a falar sobre a sua ideia é essencial que você tenha em mente onde ela surgiu, ou seja, quais as inspirações, qual a motivação, qual a oportunidade percebida ou qual problema que você quiser resolver com isso. 

Quando você faz isso, você estará situando o seu interlocutor e explicando porque a sua ideia é importante. Sem falar que esse é o momento de contar a sua história, trazer os fatos que justifiquem a aplicação da sua ideia. Portanto, é o momento de prender a atenção do seu interlocutor.

Sem essas informações ele pode ficar perdido,  e você perder a sua atenção logo no início, e isso é tudo o que você não quer quando está vendendo uma ideia. Vale a pena mencionar que esse também é o momento de inspirar empatia no interlocutor, já que o problema que você identificou pode fazer parte do dia a dia de outras pessoas.

Se você conseguir prender a atenção das pessoas, já é meio caminho andado em direção ao sucesso.

Demonstre que você sabe o que está falando

Quando você for vender a sua ideia, é essencial que você se apresente e conte um pouco sobre o seu currículo e o que você já fez ao longo de sua carreira e vida. Isso vai dar à sua audiência uma melhor visão de quem você é e porque você está propondo aquela solução.

Sem falar que, isso também mostrará que você tem autoridade no assunto, o que é fundamental para ser convincente. Inclusive, é justamente por esse motivo que especialistas e profissionais experientes são naturalmente mais valorizados em entrevistas, palestras e mesas de reuniões. 

O ideal é que você mescle vivências e saberes que você domina com as soluções que você propõe. Só não peque se prendendo demasiadamente a detalhes do seu currículo e certificações, dê maior destaque às experiências que serão importantes para esse projeto especificamente. 

Dependendo do assunto trabalhado isso pode ser muito importante, mas uma autoridade só se prova realmente com conhecimento. Nesse sentido, procure falar mais sobre a área que seu projeto se insere, as circunstâncias do mercado que pretende atuar e as possibilidades que encontrou ao analisar esses cenários.

Por exemplo, se você for um biólogo apresentando uma solução sustentável para algum processo da indústria, é importante que você foque nas experiências que você teve relacionadas a esse assunto. Mesmo que você tenha trabalhado em laboratórios de diagnóstico e tenha uma vasta experiência com isso.

Traga evidências para a mesa

Dando continuidade a sua argumentação de autoridade, temos os dados como uma das melhores maneiras de evitar perguntas e discussões desnecessárias. Ainda que você seja um especialista ou profissional experiente, opiniões por si só, estarão sempre sujeitas a questionamentos.

Por isso, é essencial que você mostre dados de pesquisa realizadas por empresas e fontes confiáveis. Por exemplo, se a ideia for encontrar uma forma de fazer com que os clientes fiquem mais tempo na loja, então você precisa mostrar que isso já foi testado e que os resultados podem sim ser positivos.

Além disso, precisamos considerar que toda ideia traz consigo oportunidades e riscos e, por isso, estudos, testes e análises estatísticas são sempre bem-vindas para acessar esses fatores. Nenhuma estratégia eficiente surge de “chutes” e “achismos”.

Sem falar que, ao trazer fatos, você dará mais credibilidade para sua apresentação e para a sua ideia, mostrando que você realmente pesquisou sobre o assunto e sabe do que está falando. Ainda, se você tiver feito alguns testes, esse é o momento de mostrá-los, apenas se certifique de que eles foram analisados adequadamente e que não há falhas, caso contrário você levantará mais dúvidas do que trará respostas. 

Foque na solução que sua ideia oferece

Provavelmente você já deve ter ouvido a máxima de que o consumidor não compra uma furadeira, o que ele compra é um buraco na parede!

Esse é um exemplo frequentemente usado por profissionais de vendas para ilustrar um dos principais erros cometidos pelos vendedores ao apresentar seus produtos e que também vale para quem está tentando vender uma ideia.

Se prender a descrições detalhadas e características é a pior maneira de apresentar uma ideia, pois na maior parte das vezes, o que realmente as pessoas procuram não é o mais aparente. Por isso, não perca muito tempo, descrevendo sua ideia e seus atributos, venda a solução de fato, a transformação que o seu projeto oferece, aquilo que seu investidor, chefe, colega ou sócio realmente está procurando.

Destaque seus diferenciais

Por fim, temos os diferenciais como o fechamento perfeito para sua apresentação. Em um mundo tão conectado e inclusivo, as ideias realmente originais estão se tornando escassas. O que realmente faz a diferença são as melhorias, ajustes e inovações em produtos e serviços que já existem.

Entretanto, para se destacar nessa corrida pela inovação, é fundamental ter uma carta na manga, algo que nesse cenário pode ser entendido como um diferencial que só a sua ideia oferece. Mesmo porque, esse é o aspecto que realmente a torna única e no que os seus investidores estão interessados.

Como você pode perceber, o maior segredo ao vender uma ideia, seja em uma mesa de reuniões, seja ao apresentar um pitch para um negócio, está na preparação. Essas sugestões podem ser aplicadas em amplos contextos, embora sejam mais frequentemente utilizadas por equipes de marketing e vendas ao elaborar estratégias.

Esses profissionais têm muito a ganhar quando se expressam com clareza e estão sempre compartilhando suas propostas. Afinal, como destacado ao longo do texto, as melhores ideias só surgem a partir da soma de várias outras.

Alguns cuidados durante a apresentação da sua ideia

Antes de finalizar é importante falar sobre alguns cuidados que você deve ter com a sua apresentação ao vender uma ideia. Se você usar Power Point o ideal é que você evite colocar muito texto. Isso deixa a apresentação chata e cansativa, e você pode perder a atenção do seu público.

Também é importante que você treine a sua apresentação com antecedência, especialmente se houver um tempo determinado que você deva cumprir. Deixe mais tempo para discutir as ideias e dúvidas que surgirem. 

E, se achar necessário, inclua alguns slides ao final da apresentação, mas que não façam parte efetivamente da apresentação. Assim, se as dúvidas relacionadas a eles surgirem, você poderá mostrá-las. Isso deixará evidente que você é profissional, sabe o que está fazendo e está realmente interessado em vender a sua ideia.

Agora que você sabe como vender uma ideia, provavelmente também vai gostar de conferir algumas. Continue conosco e veja agora 4 ideias criativas para chamar a atenção dos seus clientes!

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas.

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né?

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como Fidelizar Clientes e Aumentar o Faturamento da minha Loja?

Conseguir novos consumidores sempre é bom. Porém, saber como fidelizar clientes é melhor ainda, especialmente para o faturamento de uma loja. Isso gera ganhos recorrentes, contribui com o marketing boca a boca do negócio e ainda pode diminuir o investimento do custo de aquisição de clientes. Como provavelmente você está com diversas dúvidas a respeito…

Por Nayara Santos em 12.01.2022

Por que é tão importante se preocupar com a visibilidade da marca? Saiba aqui!

Provavelmente você, como gestor de uma loja do varejo, conhece a importância de conquistar uma visibilidade para a sua marca. Afinal, é desta forma que você conseguirá manter a sua marca na mente dos consumidores, e fazer com que os clientes passem a optar por ela em detrimento às demais. Mesmo assim, muitas empresas não…

Por Nayara Santos em 17.05.2022

Como estruturar um relatório gerencial no varejo?

Quem trabalha no comércio varejista sabe da importância de ter todas as informações acerca do negócio metrificadas, para que as tomadas de decisões sejam feitas corretamente e com base em dados reais. O relatório gerencial é uma ferramenta muito importante, nesse sentido. Apesar da relevância da ferramenta, muitos lojistas têm dúvidas sobre como estruturar um…

Por Nayara Santos em 29.10.2019

Automação de marketing: confira 7 dicas para fazer na sua empresa

A automação de marketing é um processo fundamental para as empresas que desejam se destacar no mercado. De fato, ao conhecer melhor o seu público com a ajuda de diversas ferramentas, a retenção dentro do serviço oferecido se torna muito maior. O grande diferencial está em usar esses recursos para criar estratégias personalizadas que ajudam…

Por Nayara Santos em 17.01.2020

Conheça os 6 benefícios da terceirização de serviços

Ao contrário do que alguns empreendedores pensam, os benefícios da terceirização de serviços não é algo limitado apenas para as grandes empresas. Os proprietários de negócios de pequeno e médio porte também podem ter vantagens com isso, principalmente após a recente Reforma Trabalhista, que regulamentou essa modalidade de contratação. Justamente pelo fato das atividades terceirizadas…

Por Nayara Santos em 29.10.2019

Lista de produtos para lojas de variedades: veja o que não pode faltar

Conhecer a lista de produtos que não podem faltar em uma loja de variedades é um dos pontos cruciais para o sucesso do seu estabelecimento. Afinal, esse tipo de loja atrai a atenção de muitos empreendedores que querem abrir uma empresa do varejo. Os motivos para isso são bastante óbvios, já que uma loja de…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

Vinheta de inauguração de loja: 6 dicas de como criar uma

Se você está planejando a inauguração da sua loja, deve considerar criar uma vinheta. Isso porque, a vinheta ajuda a conquistar os clientes, e a fazer com que eles se lembrem da sua marca.  Não acredita? Então basta lembrar da vinheta do Jornal Nacional. Sempre que você ouvia aquela musiquinha e via o vídeo, sabia…

Por Nayara Santos em 02.05.2023

Qual a chave para a retenção de clientes no varejo?

Se você é dono de um negócio varejista ou trabalha no setor de marketing de um estabelecimento sabe da importância de desenvolver estratégias para retenção de clientes no varejo. Afinal de contas, há um grande número de empresas atuando no mercado e conseguir se destacar da concorrência é fundamental para o sucesso do seu negócio.…

Por Nayara Santos em 18.11.2021

Nomes para salão de beleza: 30 ideias para se inspirar

Escolher o nome certo para um salão de beleza é uma das primeiras tarefas que o empreendedor terá. A escolha do nome nem sempre é uma tarefa fácil, afinal, ele deve ser capaz de conversar com o público-alvo do salão e comunicar as principais características da marca. Isso, sem falar que o nome do seu…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos