Quem trabalha no comércio varejista sabe da importância de ter todas as informações acerca do negócio metrificadas, para que as tomadas de decisões sejam feitas corretamente e com base em dados reais. O relatório gerencial é uma ferramenta muito importante, nesse sentido.
Apesar da relevância da ferramenta, muitos lojistas têm dúvidas sobre como estruturar um relatório gerencial no varejo, bem como sobre outros pontos sobre o tema. Por conta disso, criamos este post, no qual esclareceremos tais questionamentos. Siga conosco e confira informações extremamente úteis para o seu negócio.
O que é um relatório gerencial?
O relatório gerencial nada mais é do que um documento que registra tudo o que se passa em uma empresa ou em um setor específico da companhia. Ele reúne dados importantes que servem para que as decisões sejam tomadas da maneira mais correta, sem que erros sejam cometidos pela falta de certeza.
O documento, portanto, é organizado em dados, geralmente numéricos, que servem como norte para que o gestor tome as medidas cabíveis em todas as áreas do seu negócio.
Como o relatório gerencial é utilizado para uma boa gestão no varejo?
Conforme explicamos, o relatório gerencial é uma ferramenta que serve para que sejam tomadas boas ações no comércio varejista ou em outras áreas empresariais.
Imagine, por exemplo, que ao aplicar uma pesquisa de satisfação com os clientes, muitos deles reclamaram do tipo da música ambiente da loja. Ao serem transpostos para um relatório, o gerente do estabelecimento pode tomar uma decisão para reverter essa situação, como a criação de uma rádio indoor, com playlists personalizadas.
Que informações devem conter nesse relatório?
As informações que devem ser contidas em um relatório gerencial variam de acordo com as necessidades de cada empresa. Comércios menores podem ter um único relatório, que abranja informações gerais sobre o ticket médio dos clientes, o fluxo de caixa, a receita mensal etc.
Porém, em empresas maiores e que têm mais pessoas envolvidas nos processos, como nas redes de lojas, os relatórios precisam ser divididos em categorias. Veja, a seguir, quais são os principais deles!
Relatório financeiro
Esse tipo de relatório gerencial traz todas as movimentações financeiras registradas pela empresa. Ele é necessário para que sejam controladas todas as entradas e saídas, bem como os tipos de custos e receitas que a loja tem.
O relatório financeiro é importante para que o gestor saiba se a loja está tendo uma boa lucratividade ou não. Caso se perceba que a receita está em baixa e que as vendas caíram, por exemplo, podem ser tomadas decisões estratégicas, como aumentar o investimento em marketing, para atrair mais pessoas para o negócio.
Relatório de satisfação dos clientes
É importante que todas as lojas monitorem a satisfação dos seus clientes. Essas informações podem ser obtidas por meio de pesquisas realizadas ao final de cada compra. Você pode programar o sistema da loja para enviar um e-mail para o cliente, sempre que uma venda é realizada no seu estabelecimento.
A pesquisa de satisfação poderá servir para que falhas no atendimento, na comunicação ou na estrutura da loja, identificadas pelos clientes, possam ser melhoradas.
Relatório de controle de estoque
O relatório de controle de estoque é importante para que sejam controlados todos os produtos que estão armazenados e que podem ser colocados à venda. Todas as entradas e saídas de produtos devem ser registradas corretamente, para evitar problemas e orientar o comprador sobre aquilo que precisa ser reposto.
Uma farmácia, por exemplo, não pode deixar faltar medicamentos básicos, como remédios para gripe, dor de cabeça, cólicas e outras doenças comuns. Caso um cliente chegue no estabelecimento e não encontre esses itens, ele procurará uma concorrente e se perderá vendas.
É por isso que o relatório de controle de estoque é tão importante! Assim se saberá que pedidos fazer e as quantidades que devem ser compradas de cada produto que é vendido no estabelecimento comercial.
Relatório de desempenho
Monitorar o desempenho da equipe da sua loja também é algo que pode ser feito por meio de um relatório gerencial. A ideia é que sejam registradas as vendas que foram realizadas e qual foi o vendedor que as fez.
Desse modo, será possível identificar se as metas de vendas estão sendo atingidas ou não. Essas informações ajudam na tomada de decisões sobre treinamentos, contratações ou demissões a serem realizadas na loja.
Relatório de vendas
Também existe o relatório de vendas, que ajuda a verificar a quantidade de negócios que foram realizados em um tempo determinado. Por meio desse documento, você poderá saber quais são os horários de pico de vendas para o seu negócio, os hábitos principais dos seus clientes etc.
Estratégias de marketing, criação de anúncios personalizados, entre outros pontos importantes podem ser encontrados em relatórios de vendas.
Afinal, como gerar um relatório gerencial?
Para gerar um relatório gerencial, deve ser feita a combinação de dados, de acordo com os objetivos da empresa. Antigamente era comum que tudo isso fosse feito de forma manual, em um livro de controle, por exemplo.
Hoje em dia essa prática está ultrapassada, uma vez que existem softwares de gestão que podem ajudar. Existem sistemas que geram relatórios completos e de forma automática, assim a análise dos resultados poderá ser feita de forma muito mais prática.
Como o relatório gerencial contribui para a loja?
Gerir uma loja não é uma tarefa fácil e só quem vive essa realidade sabe disso. Os relatórios gerenciais ajudam principalmente nesse sentido. Eles são documentos auxiliares e que integram todas as informações para que se possa ter acesso a elas com facilidade.
De maneira geral, podemos dizer que um relatório gerencial auxilia na tomada de decisões, ajuda a evitar e a corrigir falhas e aumenta a competitividade do negócio. Por isso, desenvolvê-los é tão importante para as lojas e empresas de todos os segmentos.
Nosso artigo foi útil para você? Publicamos mais materiais interessantes como esses em suas redes sociais! Para conferir, não deixe de nos acompanhar. Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn. Nos encontramos por lá?
Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados
A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real.
Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra.
A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.
Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.
Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!