Por Nayara Santos em 06.10.2023

O melhor programa para gestão de loja de atacado e de varejo: veja qual é

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Ter o melhor programa para fazer uma boa gestão de loja de atacado e de varejo pode ser uma grande vantagem competitiva para a sua empresa. Afinal, com um bom software de gestão você consegue agilizar tarefas ao mesmo tempo em que diminui a possibilidade de erros humanos.

Ou seja, você terá mais tempo para se dedicar a outras tarefas essenciais para ter um empreendimento de sucesso. Por exemplo, será possível dedicar mais tempo para o aprimoramento, para o desenvolvimento de novas estratégias de vendas e para investir em marketing.

Entretanto, nem sempre é fácil encontrar um programa para gestão que se adeque às necessidades da sua empresa. Por isso, é fundamental saber como escolher o melhor programa e conhecer as opções disponíveis no mercado. 

Neste artigo nós vamos te dar algumas dicas para escolher o melhor programa para a sua empresa e algumas sugestões de softwares para você começar a procurar. Vem com a gente e turbine a sua rotina agora mesmo! Boa leitura!

Como eu escolho o melhor programa para gestão de loja?

Em primeiro lugar é importante deixar claro que não há um único programa que seja capaz de atender às necessidades de absolutamente todas as lojas de atacado e de varejo. Estamos falando isso porque cada empresa tem as suas necessidades e as suas particularidades. 

A seguir falaremos sobre quais pontos analisar na hora de escolher o software para a sua empresa.

Saiba quais são as suas necessidades

Você sabe quais processos da sua empresa podem ser automatizados com o programa de gestão? Tem ideia de como deverá ser o acesso dos funcionários? Ou então, se haverá a necessidade de acesso remoto à informações?

Responder a essas e outras perguntas é fundamental na hora de escolher um software. Afinal, dependendo do que você precisar este ou aquele software podem ser mais adequados. Ou ainda, um determinada versão do mesmo software podem atender melhor às suas necessidades do que outras.

Isso te ajudará a não pagar mais caro por um serviço que talvez você não precise no momento. Da mesma forma que poderá expandir as ferramentas utilizadas com o crescimento da empresa.

Quais processos podem ser automatizados?

Dentre os principais processos que podem ser automatizados, podemos citar o controle de estoque e o controle de caixa. Afinal, ter saber exatamente o que tem no seu estoque é essencial para garantir prateleiras sempre cheias e ter capacidade de atender as demandas geradas por períodos promocionais. 

E isso sem falar na possibilidade de evitar perdas por vencimentos, caso você venda esse tipo de produto. Ainda, se for possível integrar esse controle com o caixa, então ficará ainda mais fácil saber qual é a quantidade de produtos disponíveis no estoque.

Mas, você sabia que outros processos podem ser automatizados? Por exemplo, o e-mail marketing, atendimento ao cliente, segmentação de clientes conforme a etapa do funil em que eles se encontram, permitindo que melhores leads sejam gerados, relatórios de SEO do seu site, análise de dados de cliente que se relacionam com a sua marca. 


Vale a pena dizer que você também pode ter automação em ações que melhoram a experiência do cliente. Por exemplo, através de um software que te auxilie a ter a música ambiente ideal para a sua loja. Isso mesmo, você consegue melhorar a experiência do cliente, aumentando as vendas e as chances de fidelização sem precisar ter um funcionário responsável por criar uma playlist ou ficar trocando os CDs a todo momento.

Confira o Guia Completo de Audio Branding: Saiba como aplicá-lo na sua empresa para saber mais como a música pode influenciar os resultados da sua loja. Aproveite, o download é gratuito!

Orçamento disponível

A automação de processos através de programas para gestão de loja é fundamental para ajudar a sua empresa a crescer. Entretanto, isso não significa que você deva pagar mais do que deveria para ter isso.

Muito pelo contrário, antes mesmo de começar a busca pelo programa nós recomendamos que você estabeleça um orçamento máximo. Isso permitirá que você não extrapole os gastos e garanta a saúde financeira da sua empresa. 

Ao mesmo tempo, te ajudará a descartar softwares que ultrapassem esse orçamento e a conseguir negociar de forma mais assertiva com os fornecedores. Neste caso, é fundamental que você determine quais são as ferramentas essenciais que esse programa deve ter e quais você poderia abrir mão, caso seja necessário.

Teste, teste e teste

Não importa se você encontrou um ou cinco softwares que possam atender à sua empresa, antes de fechar qualquer negócio você precisa garantir que ele realmente é útil. Portanto, a nossa última recomendação é testar. Isso mesmo, usar o software por algum tempo para entender como ele funciona e se ele é o que você precisava.

Neste período pode ser que você perceba que alguns ajustes sejam necessários para adequar o programa à rotina da empresa. Ainda, é possível que você perceba que ele não é exatamente aquilo que necessitava. Portanto, é melhor desistir da compra do que insistir e gastar em algo que não irá te ajudar.

Se possível, peça ao fornecedor para conversar com outros clientes que já utilizam o programa para gestão. Isso permitirá tirar dúvidas quanto à rotina de utilização, potenciais pontos fracos e fortes. Sem falar que te ajudará a entender como a empresa trabalha e se o suporte que eles dizem prestar realmente funciona.

Qual o melhor programa para gestão de lojas de atacado e varejo?

Como falamos anteriormente, encontrar o melhor programa para gestão de lojas de atacado e varejo vai depender muito das necessidades da sua empresa e de quais processos você quer automatizados. Por isso, a seguir vamos aprender algumas opções de programas que você deve conhecer.

Vale a pena mencionar que, antes de adquirir qualquer programa, é necessário que você faça um teste para ter certeza de que ele será capaz de se adequar e de atender à sua demanda. Caso contrário, você vai gastar dinheiro à toa e ainda vai precisar de muito tempo para fazer com que ele funcione adequadamente na sua empresa.

QuantoSobra, controle total sobre a sua loja

O software QuantoSobra foi pensado para ajudar o varejista a controlar absolutamente tudo o que acontece na empresa. A partir dele é possível fazer a emissão de notas fiscais, importar arquivos de fornecedores, fazer a leitura de códigos de barras, gerar etiquetas com código para a precificação de produtos e ficar de olho no giro de estoque.

Além disso, você também consegue manter uma lista e controle de quem são os seus clientes, bem como gerar relatórios de vendas. Essas informações são essenciais para que você consiga tomar decisões mais acertadas.

Listenplay, a sua rádio indoor automatizada

A música é uma poderosa aliada dos varejistas, desde que implementada de forma planejada e proposital. Para você ter uma ideia, a música é capaz de aumentar o tempo de permanência na loja de 35% dos clientes. Sem falar que, ela ainda faz com que 14% dos consumidores comprem mais.

Por isso, o próximo software para a gestão de loja de atacado e varejo que vamos fazer é o Listenplay. Esse é um programa da Listenx, uma empresa especializada em audio branding, pioneira no Brasil e que atua há mais de 20 anos no mercado.

A Listenplay te dá acesso a mais de 60 playlists, feitas por especialistas para os mais diferentes momentos do dia, podendo ser ajustada conforme a energia e o público que estiver frequentando o estabelecimento. Além disso, é possível gravar anúncios e reproduzi-los imediatamente na loja, possibilitando uma comunicação personalizada com os seus consumidores.

Outra grande vantagem desse software é que ele pode ser controlado à distância, ou seja, você não corre o riscos de ter funcionários alterando a playlist e comprometendo a experiência dos clientes da sua loja.

Não perca a oportunidade de testar os resultados de perto, faça um teste gratuito agora mesmo, é só clicar aqui!

STRAWs One, foco na validação de processos e indicadores

Se você busca não apenas automatizar seus processos de vendas, mas também alcançar resultados excepcionais e impulsionar seu negócio, o software STRATWs One pode ser uma boa escolha.

Este software pode ser utilizado para o gerenciamento estratégico, ele oferece uma abordagem focada na realização de metas através do fortalecimento da cultura interna da empresa. Isso é possível através da validação de processos de indicadores de desempenho, tais como: faturamento bruto, margem de lucro, taxa de conversão, perdas e giro do estoque, satisfação de clientes e ticket-médio.

Além disso, ele ainda apresenta uma interface amigável, focada na experiência do usuário e buscando reduzir o tempo de treinamento. Outra vantagem é a disponibilidade em nuvem , o que diminui custos de manutenção de espaço físico. Ainda, o desenvolvedor garante máxima privacidade de dados, reconhecida por normas internacionais.

Sistema Lexos, tudo em um único lugar

O Sistema Lexos é um outro programa de gestão de lojas de atacado e varejo que você precisa conhecer. Capaz de facilitar a sua rotina de controle de estoque, frente de caixa e contábil, você terá em suas mãos uma ferramenta poderosíssima para te ajudar nas tarefas do dia a dia.

Além disso, ele também permite que você estipule metas de vendas e também faz o cálculo automático da comissão dos vendedores. Ou seja, você terá menos dor de cabeça com essas burocracias, mas são importantíssimas para manter a sua equipe de vendas engajada e animada.

Asana, gerencie melhor a sua equipe

Se você encontra dificuldades em gerenciar a sua equipe e organizar tudo o que precisa ser feito, então o programa Asana pode ser uma excelente opção. Afinal, ter uma empresa com equipes sólidas é fundamental para garantir uma boa prestação de serviços, e uma empresa que funciona adequadamente.

As principais funcionalidades deste programa para auxiliar na organização interna das empresas são: criar cronograma de trabalho, gerenciar relatórios de maneira mais eficiente, definir e acompanhar metas, criar calendário de ações e eventos para diversos períodos.

Notion, gestão pessoal e empresarial ao seu alcance

De modo bastante similar ao programa de gestão anterior, o Notion também te ajudar a se organizar e a organizar a sua equipe. Com ele você pode criar diferentes áreas de trabalho para diferentes equipes. Desta forma, você poderá controlar as metas, o que está sendo feito.

Bastante versátil, ele te ajuda também a controlar o orçamento, organizar ideias para desenvolver projetos, criar documentos a cada reunião, e muito mais. Recentemente, eles ainda adicionaram a inteligência artificial à plataforma, que te ajuda a criar campanhas e a fazer brainstorming a partir de informações fornecidas por você e sua equipe. 

Zoho, diversas soluções para a sua empresa

O Zoho é um programa que se destaca por fornecer um conjunto diversificado de softwares e soluções para fortalecer suas operações. Ele possui mais de 60 softwares que você poderá utilizar para simplificar os seus processos.

Alguns dos aplicativos de destaque são:

  • Zoho CRM (Customer Relationship Management): utilizam para administrar as comunicações por e-mail, o atendimento telefônico e planejar futuros projetos relacionados à interação com os clientes;
  • Zoho Mail: que nada mais é do que um e-mail corporativo seguro para a sua empresa, com criptografia e garantia de privacidade;
  • Zoho Desk: software que te ajuda a oferecer uma experiência omnichannel para os seus clientes;
  • Zoho Analytics: faz uma análise de autoatendimento, conectando, preparando e analisando dados. Ele permite também criar visualizações de dados para permitir uma melhor análise.

O Zoho também oferece uma variedade de outras soluções, incluindo uma plataforma unificada para a gestão de finanças, marketing e recursos humanos.

Neste artigo você conhece alguns programas para fazer a gestão da sua loja de atacado e varejo. Confira o nosso blog para mais dicas.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Pix no varejo: o que vai mudar?

Conseguir agilidade para receber e efetuar pagamentos pode fazer uma grande diferença para o seu negócio. Afinal de contas, ninguém quer ficar esperando muito tempo para receber por uma venda, ou mesmo ter a possibilidade de conseguir melhores condições ao fazer uma compra porque é possível efetuar o pagamento de forma mais rápida. Tudo isso…

Por Nayara Santos em 19.10.2020

Afinal, o que significa autoridade de marca? Descubra aqui!

Uma marca é construída com solidez por meio de diversas ações, colaboradores e técnicas de vendas, basicamente. Seu posicionamento depende, necessariamente, de sua conexão com os clientes. A gestão adequada da marca eleva seu crescimento, a fim de se diferenciar e valorizar perante a concorrência. E é aí que entra a autoridade de marca. Entre…

Por Nayara Santos em 25.09.2019

Como aumentar a produtividade da equipe de vendas, aprenda agora

Investir em diferentes estratégias de marketing e layout da loja para aumentar as suas vendas, mas você já pensou em melhorar a produtividade da sua equipe de vendas para vender mais? Ter uma equipe de vendas bem treinada pode representar não apenas melhores resultados para a sua empresa, mas também um melhor atendimento e clientes…

Por Nayara Santos em 18.03.2022

Por que investir áudio e vídeo no marketing de conteúdo?

Você sabia que é possível utilizar o áudio e vídeo como estratégia de marketing de conteúdo para desenvolver o seu negócio e fidelizar mais clientes? Pois é, nem só de textos ou infográficos vive o marketing de conteúdo. Ele pode ir muito além do que você imagina. Mudanças nas estratégias de marketing de conteúdo Existem…

Por Nayara Santos em 17.08.2016

Lista de produtos para lojas de variedades: veja o que não pode faltar

Conhecer a lista de produtos que não podem faltar em uma loja de variedades é um dos pontos cruciais para o sucesso do seu estabelecimento. Afinal, esse tipo de loja atrai a atenção de muitos empreendedores que querem abrir uma empresa do varejo. Os motivos para isso são bastante óbvios, já que uma loja de…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

Estratégias de Marketing Off-line Ainda Funcionam em Lojas de Varejo?

Hoje nós desvendamos o mistério das estratégias de marketing off-line! Será que elas funcionam no varejo? Descubra!

Por Nayara Santos em 26.11.2021

22 frases para lojas de cosméticos, se inspire

Conseguir preparar as melhores frases é essencial para divulgar e atrair clientes para a sua loja de cosméticos. Sem falar que, com as frases certas você ainda consegue se comunicar melhor com os seus clientes e se diferenciar da concorrência. Mas, não basta apenas ter frases geniais se você não possuir um bom plano de…

Por Nayara Santos em 29.05.2023

Indústria 4.0 e varejo: como a nova revolução industrial está mudando as tendências de consumo?

A Indústria 4.0 e o varejo do “amanhã”, como também são descritos, estão desafiando empresas, profissionais e consumidores de todo o planeta a mudarem por completo a sua concepção sobre os processos de compra, as operações industriais e o desenvolvimento de produtos. Reunindo as maiores tecnologias da atualidade — como a IoT (Internet das Coisas),…

Por Nayara Santos em 03.02.2020

Gatilho mental: saiba como aplicar de maneira eficiente

Não é novidade para os profissionais de marketing que para as empresas se destacarem no mercado é preciso inovar na forma de vender. Afinal, o aumento das vendas está relacionada ao sucesso e crescimento do negócio. Por sua vez, para vender mais é preciso que as empresas sejam convincentes, ninguém compra um produto ou serviço…

Por Nayara Santos em 16.10.2019

Receba nossos conteúdos exclusivos