Por Nayara Santos em 03.02.2020

Indústria 4.0 e varejo: como a nova revolução industrial está mudando as tendências de consumo?

Por Nayara Santos em 03.02.2020

A Indústria 4.0 e o varejo do “amanhã”, como também são descritos, estão desafiando empresas, profissionais e consumidores de todo o planeta a mudarem por completo a sua concepção sobre os processos de compra, as operações industriais e o desenvolvimento de produtos.

Reunindo as maiores tecnologias da atualidade — como a IoT (Internet das Coisas), a AI (Inteligência Artificial), o Big Data, a robótica e a impressão 3D — em grandes sistemas integrados, nunca foi possível ter tamanho controle dos processos da indústria e do varejo.

A ideia é promover um entendimento global de toda a cadeia de operações, automatizar tarefas e providenciar otimizações contínuas em todas as atividades envolvidas.

Neste artigo tratamos dessa nova visão do mercado, a expectativa das empresas e seus impactos no varejo. Continue a leitura para conferir!

Como a Indústria 4.0 e o varejo se inserem na atualidade?

Não há como pensar a industria e o varejo de maneira isolada. Os dois se inserem em um mesmo cenário mercadológico e se influenciam diretamente. Na indústria, temos os bastidores dessa grande cadeia de empresas e processos, mas é no varejo, porém, que o consumidor tem a oportunidade de conferir e desfrutar das novas tecnologias que já estão mudando a realidade de lojas em todo o mundo.

Esse novo capítulo na história da indústria surge de maneira natural diante do acelerado desenvolvimento das operações e serviços. De maneira breve, podemos entender a evolução da indústria da seguinte forma:

  • 1ª Revolução Industrial (século XVIII): surgimento das primeiras linhas de produção mecanizadas movidas a vapor e a carvão;
  • 2ª Revolução Industrial (século XIX): surgimento das primeiras linhas de montagem movidas a petróleo e energia elétrica;
  • 3ª Revolução Industrial (século XX): digitalização e automatização de processos produtivos por meio de computadores e sistemas de TI (Tecnologia da Informação);
  • 4ª Revolução Industrial (atualidade): processos de produção inteligentes com gerenciamento de dados, sistemas integrados e manufatura aditiva.

Em relação ao varejo, lojas modelos já chamam a atenção de consumidores pelo país. Apple, Magazine Luiza e Riachuelo são empresas que já apresentaram estabelecimentos equipados com tecnologias de última geração. No entanto, essa história está apenas começando por aqui.


A Indústria e o Varejo 4.0 no Brasil caminham a passos lentos, embora o incentivo do governo, organizações e do próprio consumidor seja grande. A expectativa porém, de acordo com a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), é que a consolidação do modelo 4.0 gere uma economia de R$70 bilhões por ano!

Por que a Indústria e o Varejo 4.0 também representam uma transformação cultural?

Todas as transformações da indústria implicaram em grandes mudanças sociais. As cidades, as vias de transporte, os veículos, a oferta de produtos e a própria concepção do consumidor sobre o mercado e o mundo que o cerca foram significativamente influenciados pelo progresso da indústria.

Nessa nova fase que desponta no horizonte dos varejistas não seria diferente. Empresas de todos os setores já estão adaptando sua linguagem, seus produtos e seus serviços para atender o consumidor moderno, o indivíduo que, entre outras características, se destaca por ser:

  • ansioso: procura por soluções rápidas ou imediatas;
  • crítico: está antenado e atento aos seus direitos;
  • autônomo: gosta de resolver as coisas por conta própria;
  • hiperconectado: habituado com canais de comunicação e vendas online.

Entretanto, embora o público brasileiro já esteja relativamente adaptado a novas tecnologias e serviços inovadores, ainda é cedo para dizer que ele está preparado para a Indústria 4.0 e o varejo inteligente.

De acordo com Manoel Bernardes, presidente da Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios e do SINDIJOIAS, em palestra na FIEMG, o mercado do Brasil ainda precisa evoluir culturalmente. Fazendo uma relação com outras economias, ele destaca que o consumidor chinês está mais familiarizado com a tecnologia do que o consumidor americano que, por sua vez, tem mais facilidade que o brasileiro.

No entanto, vale ressaltar que vivemos em um período de mudanças rápidas. A consolidação da internet móvel, dos e-commerces e dos serviços por aplicativo se deu de maneira extremamente rápida em todo o mundo, e a missão da indústria e do varejo é garantir que as inovações estejam disponíveis antes que o consumidor precise delas.

Como essa inovação é percebida na prática? As tecnologias da indústria e do varejo do amanhã!

As principais tecnologias que integram a Indústria 4.0 são:

  • IoT (Internet das Coisas);
  • Manufatura Híbrida;
  • Manufatura Aditiva (Impressão 3D);
  • Computação em Nuvem;
  • Sensores e atuadores;
  • Sistemas de Simulação;
  • Big Data;
  • Infraestrutura de Comunicação;
  • AI (Inteligência Artificial);
  • Robótica Avançada.

No Varejo 4.0, por sua vez, outras inovações, além das citadas, também ganham destaque como:

Nesse grande universo de ferramentas e recursos avançados, algumas soluções já estão chamando a atenção. Veja só!

Qualidade de produtos realizada por inteligência artificial

Para aumentar a eficiência do seu controle de qualidade, uma fabricante de baterias para veículos resolveu adotar um sistema inteligente fornecido por uma startup, deixando para trás a velha inspeção visual que comumente deixava passar problemas por falhas humanas como divergência de entendimento, distração ou pouca padronização.

A grande inovação, porém, fica por conta da Inteligência Artificial. O dispositivo, nomeado como Data Vision Control, não apenas reconhece padrões finos que identificam uma peça defeituosa, como, também, registra essas informações e aprende a cada nova aprovação ou reprovação, tornando seu trabalho cada vez melhor.

Separador de materiais autônomo

Embora seja uma tarefa relativamente simples, a separação de materiais pode se mostrar uma operação complexa na indústria. Além de desgastar os colaboradores com um esforço repetitivo, a qualidade e o tempo do trabalho pode variar significativamente de acordo com o time de trabalho.

A solução foi substituir o serviço manual desgastante por um robô autônomo cujo funcionamento baseia-se apenas em um processo “pick and place”, isto é, retirar um objeto do ponto A e inseri-lo para o ponto B. O diferencial nesse caso também está na Inteligência Artificial que identifica formas e cores distintas, dispensando uma etapa anterior de ordenação dos objetos.

A demonstração mais famosa da tecnologia é feita com fichas de poker embaralhadas sendo rapidamente organizadas pelo dispositivo.

Realidade aumentada no varejo

Para melhorar a experiência do cliente no PDV (Ponto de Venda), lojas famosas já estão apostando em tecnologias inovadoras, embora a reestruturação de processos no modelo 4.0 ainda esteja distante.

Os exemplos mais famosos do momento são a C&A, cujo aplicativo exibe dicas de moda ao mirar a câmera nos modelos expostos em suas lojas, e a Riachuelo, que oferece um espelho interativo que não só permite inserir acessórios virtuais em seu reflexo, como também mudar a cor das roupas e fazer ajustes de luz para fotos.

Como você vê, a Indústria 4.0 e o varejo caminham juntos e o entendimento desse novo momento do mercado é fundamental para as empresas se manterem eficientes e atraentes para o consumidor. Embora as grandes transformações na indústria, na logística e no comércio ainda estejam longe de se concretizar de fato, já existem muitos recursos disponíveis ajudando empresas a saírem na frente nessa instigante corrida tecnológica.

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas.

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né?

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas!

Compartilhe

Você também pode gostar

Anúncio criativo: tendências e dicas para desenvolver sua estratégia

Já parou para pensar em quais propagandas ficaram marcadas na sua memória mesmo depois de muito tempo? Provavelmente eles foram anúncios criativos, ou pelo menos a grande maioria deles. Sem dúvida alguma, uma das formas mais eficientes de chamar a atenção para a sua marca é utilizando a criatividade.  Portanto, de nada adianta a sua…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

5 estratégias de marketing no Instagram para resultados de sucesso

Não é por coincidência que cada vez mais empresas têm investido em estratégias de marketing no Instagram. O fato da rede social permitir o compartilhamento de vídeos, imagens e histórias tem feito dessa mídia uma das mais relevantes da atualidade, pois o conteúdo em formato visual está tomando uma escala acelerada. Se você pretende que…

Por Nayara Santos em 16.01.2020

Saiba como o vitrinismo pode impactar diretamente as suas ações de marketing

Os gerentes ou gestores de marketing de lojas de varejo estão sempre buscando soluções para atrair a clientela e aumentar as vendas. Investir em um visual merchandising é uma boa oportunidade para isso. E, entre as técnicas mais utilizadas nesse segmento está o vitrinismo. Quando bem utilizadas, as vitrines podem fazer com que os negócios…

Por Nayara Santos em 24.09.2019

5 ações de marketing para aumentar as vendas online

Sempre reforçamos a importância de estar no ambiente virtual, já que sites, plataformas e redes sociais se tornaram verdadeiras vitrines. No entanto, é necessário trabalhar ações de marketing para aumentar as vendas online, pois esse é um espaço ainda mais competitivo e com suas particularidades. Você precisa desenvolver processos específicos e pontuais para o universo…

Por Nayara Santos em 22.04.2020

O que é Cross Merchandising? Saiba tudo nesse post

Veja neste artigo o que é cross merchandising e aprenda sobre as estratégias!

Por Nayara Santos em 11.07.2022

Como criar um spot publicitário eficiente? Veja aqui!

Se você é responsável pelas ações de marketing da sua empresa, saiba que desconsiderar o spot publicitário na sua estratégia de comunicação é um erro que pode lhe custar muitos clientes e, consequentemente, muitas vendas. Não apenas porque o spot te ajuda a atrair mais clientes para a sua loja, mas também porque ele pode…

Por Nayara Santos em 21.03.2023

Como implementar o marketing promocional em sua loja

É natural que os gestores do varejo procurem formas de como implementar o marketing promocional, afinal, ela está presente há muito tempo e ainda dá bons resultados. É preciso dizer também que ela pode ser uma excelente pedida na hora de ajudar sua empresa a se destacar no mercado.  Mesmo assim, é comum que ainda…

Por Nayara Santos em 12.01.2022

Inspire-se com essas 6 campanhas do Dia dos Namorados

Conseguir acertar na sua campanha de Dia dos Namorados pode te trazer um bom lucro e garantir um fôlego extra para a sua empresa. Isso porque, essa é uma das principais datas comemorativas do comércio brasileiro e uma excelente oportunidade para fazer uma campanha incrível e aumentar as vendas, celebrando o amor entre os casais.…

Por Nayara Santos em 14.03.2024

Gestão estratégica de franquias: entenda agora mesmo como funciona

Conhecer qual é a melhor formas de fazer a gestão estratégica de franquias é algo importantíssimo para quem é dono de franquia, já investe ou pretende investir nesse tipo de negócio. Isso porque, as franquias têm sido um dos tipos de investimento mais rentáveis, e considerada a primeira opção de empreendimento por muitas pessoas. Afinal,…

Por Nayara Santos em 04.08.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos