A Indústria 4.0 e o varejo do “amanhã”, como também são descritos, estão desafiando empresas, profissionais e consumidores de todo o planeta a mudarem por completo a sua concepção sobre os processos de compra, as operações industriais e o desenvolvimento de produtos.
Reunindo as maiores tecnologias da atualidade — como a IoT (Internet das Coisas), a AI (Inteligência Artificial), o Big Data, a robótica e a impressão 3D — em grandes sistemas integrados, nunca foi possível ter tamanho controle dos processos da indústria e do varejo.
A ideia é promover um entendimento global de toda a cadeia de operações, automatizar tarefas e providenciar otimizações contínuas em todas as atividades envolvidas.
Neste artigo tratamos dessa nova visão do mercado, a expectativa das empresas e seus impactos no varejo. Continue a leitura para conferir!
Como a Indústria 4.0 e o varejo se inserem na atualidade?
Não há como pensar a industria e o varejo de maneira isolada. Os dois se inserem em um mesmo cenário mercadológico e se influenciam diretamente. Na indústria, temos os bastidores dessa grande cadeia de empresas e processos, mas é no varejo, porém, que o consumidor tem a oportunidade de conferir e desfrutar das novas tecnologias que já estão mudando a realidade de lojas em todo o mundo.
Esse novo capítulo na história da indústria surge de maneira natural diante do acelerado desenvolvimento das operações e serviços. De maneira breve, podemos entender a evolução da indústria da seguinte forma:
- 1ª Revolução Industrial (século XVIII): surgimento das primeiras linhas de produção mecanizadas movidas a vapor e a carvão;
- 2ª Revolução Industrial (século XIX): surgimento das primeiras linhas de montagem movidas a petróleo e energia elétrica;
- 3ª Revolução Industrial (século XX): digitalização e automatização de processos produtivos por meio de computadores e sistemas de TI (Tecnologia da Informação);
- 4ª Revolução Industrial (atualidade): processos de produção inteligentes com gerenciamento de dados, sistemas integrados e manufatura aditiva.
Em relação ao varejo, lojas modelos já chamam a atenção de consumidores pelo país. Apple, Magazine Luiza e Riachuelo são empresas que já apresentaram estabelecimentos equipados com tecnologias de última geração. No entanto, essa história está apenas começando por aqui.
A Indústria e o Varejo 4.0 no Brasil caminham a passos lentos, embora o incentivo do governo, organizações e do próprio consumidor seja grande. A expectativa porém, de acordo com a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), é que a consolidação do modelo 4.0 gere uma economia de R$70 bilhões por ano!
Por que a Indústria e o Varejo 4.0 também representam uma transformação cultural?
Todas as transformações da indústria implicaram em grandes mudanças sociais. As cidades, as vias de transporte, os veículos, a oferta de produtos e a própria concepção do consumidor sobre o mercado e o mundo que o cerca foram significativamente influenciados pelo progresso da indústria.
Nessa nova fase que desponta no horizonte dos varejistas não seria diferente. Empresas de todos os setores já estão adaptando sua linguagem, seus produtos e seus serviços para atender o consumidor moderno, o indivíduo que, entre outras características, se destaca por ser:
- ansioso: procura por soluções rápidas ou imediatas;
- crítico: está antenado e atento aos seus direitos;
- autônomo: gosta de resolver as coisas por conta própria;
- hiperconectado: habituado com canais de comunicação e vendas online.
Entretanto, embora o público brasileiro já esteja relativamente adaptado a novas tecnologias e serviços inovadores, ainda é cedo para dizer que ele está preparado para a Indústria 4.0 e o varejo inteligente.
De acordo com Manoel Bernardes, presidente da Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios e do SINDIJOIAS, em palestra na FIEMG, o mercado do Brasil ainda precisa evoluir culturalmente. Fazendo uma relação com outras economias, ele destaca que o consumidor chinês está mais familiarizado com a tecnologia do que o consumidor americano que, por sua vez, tem mais facilidade que o brasileiro.
No entanto, vale ressaltar que vivemos em um período de mudanças rápidas. A consolidação da internet móvel, dos e-commerces e dos serviços por aplicativo se deu de maneira extremamente rápida em todo o mundo, e a missão da indústria e do varejo é garantir que as inovações estejam disponíveis antes que o consumidor precise delas.
Como essa inovação é percebida na prática? As tecnologias da indústria e do varejo do amanhã!
As principais tecnologias que integram a Indústria 4.0 são:
- IoT (Internet das Coisas);
- Manufatura Híbrida;
- Manufatura Aditiva (Impressão 3D);
- Computação em Nuvem;
- Sensores e atuadores;
- Sistemas de Simulação;
- Big Data;
- Infraestrutura de Comunicação;
- AI (Inteligência Artificial);
- Robótica Avançada.
No Varejo 4.0, por sua vez, outras inovações, além das citadas, também ganham destaque como:
- customização de produtos;
- canais omnichannel;
- Locker (retirar produto na loja);
- VR (Realidade Virtual);
- AR (Realidade Aumentada);
- Marketing Sensorial.
Nesse grande universo de ferramentas e recursos avançados, algumas soluções já estão chamando a atenção. Veja só!
Qualidade de produtos realizada por inteligência artificial
Para aumentar a eficiência do seu controle de qualidade, uma fabricante de baterias para veículos resolveu adotar um sistema inteligente fornecido por uma startup, deixando para trás a velha inspeção visual que comumente deixava passar problemas por falhas humanas como divergência de entendimento, distração ou pouca padronização.
A grande inovação, porém, fica por conta da Inteligência Artificial. O dispositivo, nomeado como Data Vision Control, não apenas reconhece padrões finos que identificam uma peça defeituosa, como, também, registra essas informações e aprende a cada nova aprovação ou reprovação, tornando seu trabalho cada vez melhor.
Separador de materiais autônomo
Embora seja uma tarefa relativamente simples, a separação de materiais pode se mostrar uma operação complexa na indústria. Além de desgastar os colaboradores com um esforço repetitivo, a qualidade e o tempo do trabalho pode variar significativamente de acordo com o time de trabalho.
A solução foi substituir o serviço manual desgastante por um robô autônomo cujo funcionamento baseia-se apenas em um processo “pick and place”, isto é, retirar um objeto do ponto A e inseri-lo para o ponto B. O diferencial nesse caso também está na Inteligência Artificial que identifica formas e cores distintas, dispensando uma etapa anterior de ordenação dos objetos.
A demonstração mais famosa da tecnologia é feita com fichas de poker embaralhadas sendo rapidamente organizadas pelo dispositivo.
Realidade aumentada no varejo
Para melhorar a experiência do cliente no PDV (Ponto de Venda), lojas famosas já estão apostando em tecnologias inovadoras, embora a reestruturação de processos no modelo 4.0 ainda esteja distante.
Os exemplos mais famosos do momento são a C&A, cujo aplicativo exibe dicas de moda ao mirar a câmera nos modelos expostos em suas lojas, e a Riachuelo, que oferece um espelho interativo que não só permite inserir acessórios virtuais em seu reflexo, como também mudar a cor das roupas e fazer ajustes de luz para fotos.
Como você vê, a Indústria 4.0 e o varejo caminham juntos e o entendimento desse novo momento do mercado é fundamental para as empresas se manterem eficientes e atraentes para o consumidor. Embora as grandes transformações na indústria, na logística e no comércio ainda estejam longe de se concretizar de fato, já existem muitos recursos disponíveis ajudando empresas a saírem na frente nessa instigante corrida tecnológica.
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