Conhecer técnicas de marketing para aumentar as vendas da sua loja poderá te trazer um grande diferencial competitivo. Com tantas opções e possibilidade de utilização, cada uma das técnicas é capaz de atingir um público-alvo específico e trazer benefícios exclusivos para você.
Por isso, ao fazer o seu planejamento de marketing não considere apenas o seu orçamento, mas também quais objetivos você quer alcançar com cada uma das campanhas. Desta forma, você conseguirá escolher as técnicas que mais combinam com a sua marca e que conseguirão atrair clientes para a sua loja.
Neste artigo trouxemos as melhores técnicas de marketing para aumentar as vendas. Confira!
1. Tenha uma rádio personalizada
Dentro do marketing digital, existem diferentes ações que você pode fazer para melhorar a experiência do cliente. Entretanto, a rádio indoor é uma das que merece mais destaque, devido a sua versatilidade e pela capacidade de trazer bons resultados.
Com essa técnica de marketing, você conseguirá não apenas aumentar as vendas da sua loja, mas também fidelizar clientes, fazer com que eles se lembrem da sua loja e reforçar a identidade da sua marca. Sem falar na possibilidade de ter anúncios personalizados reproduzidos, que cria um canal de comunicação direto com os clientes que estão na sua loja.
Estudos realizados pela HeartBeats Internacional, mostram que quando o cliente se identifica com a música reproduzida, que 96% deles se lembrarão da loja. Ainda, cerca de 30% dos clientes passarão mais tempo na loja e 14% deles comprarão mais. Portanto, essa é, sem dúvida alguma, uma técnica que não pode faltar no seu negócio.
Para que essa técnica de marketing funcione você precisa ter uma playlist feita exclusivamente para você, ou seja, que reflita a identidade da sua marca e o gosto dos seus clientes. E, se você quiser saber como fazer isso, confira o nosso Guia completo para montar a playlist certa para o meu negócio.
2. Use as redes sociais para se aproximar do cliente
Nos dias atuais, outro item que não pode ficar de fora da sua lista de técnicas de marketing para aumentar as vendas é a utilização das redes sociais. Isso porque o comportamento do consumidor mudou um pouco nos últimos anos e cada vez mais ele está interessado em encontrar marcas com as quais ele se identifique.
As redes sociais permitem que você diminua esse espaço que separa marca e cliente e faz com que o cliente se sinta parte integrante da sua loja e veja a sua marca como uma referência na sua área de atuação.
Como as redes sociais permitem que você mantenha a identidade da sua marca e o tom de voz que os clientes já conhecem, não há estranhamento. Mas, para que essa estratégia funcione, é importante que você faça um planejamento de quais conteúdos serão publicados. Escolha tópicos que girem em torno do seu ramo do varejo, levando sempre informações relevantes para os seus seguidores.
Além disso, essa é também uma forma de fazer pesquisas de satisfação, divulgar produtos, fazer promoções, convidar o cliente para eventos promovidos pela sua loja, dentre outros. Pode ser que demore um pouco para que você tenha um grande número de seguidores, mas com trabalho constante e com conteúdo útil, sem dúvida alguma isso irá acontecer.
3. Crie um blog com conteúdo de qualidade
Além das redes sociais, você também pode entregar conteúdo de qualidade para os seus consumidores através de um blog. Essa técnica de marketing é ideal para que você consiga um bom posicionamento do seu site nos mecanismos de busca para diferentes palavras-chave.
Para que essa técnica de marketing dê certo e realmente aumente as suas vendas é importante que você produza textos que levem informações úteis para o dia a dia dos seus consumidores. Ainda, é preciso que você aplique técnicas de SEO nos seus textos e no site como um todo, porque essa é a forma que o Google tem de classificar quais são os conteúdos mais relevantes para cada termo de busca.
Sem falar que, quando você tem um site as pessoas conseguem encontrar a sua loja mais facilmente e também é um novo canal de vendas e de comunicação que o cliente terá, podendo escolher a forma como ele quer se relacionar com a sua marca.
4. Faça ações de marketing digital
O próximo tópico na nossa lista de técnicas de marketing para aumentar as vendas é o marketing digital. Na verdade, ele anda de mãos dadas com as duas técnicas anteriores, afinal, você pode utilizar o marketing digital para promover o seu perfil nas redes e o seu site, além de utilizar essas duas ferramentas para atrair mais clientes para a sua loja.
Aqui, vale destacar que você pode fazer anúncios pagos tanto nas redes sociais quanto utilizando o Google Ads. Como é possível escolher qual será o perfil do usuário que verá os seus anúncios, a criação de diferentes campanhas para diferentes públicos-alvo pode ser uma opção interessante. Assim, você consegue concentrar esforços em perfis que estejam realmente interessados naquele produto.
Vale a pena destacar que essa estratégia não deve ser utilizada sozinha. Isso porque, por mais que isso traga um bom fluxo de usuários para o seu site, por exemplo, quando os anúncios cessarem você verá esse fluxo diminuir drasticamente.
Por isso, ele deve ser implementado junto com a produção de conteúdo, que atrairá usuários organicamente para o seu site. O que pode até levar mais tempo para acontecer, entretanto esse fluxo será mais duradouro.
5. O pós-venda também é importante
Por fim, vale a pena dizer que o pós-venda também deve ser uma técnica de marketing que você deverá levar a sério se quiser aumentar as vendas da sua loja. Esse é o momento de lembrar que o cliente sobre a sua loja, oferecer descontos para trazer o cliente de volta, ou mesmo fazer pesquisas para entender porque ele não voltou a comprar na sua loja.
No nosso guia Técnicas de vendas: O guia definitivo do treinamento ao pós vendas você encontra tudo o que precisa para colocar essa estratégia em prática e ter melhores resultados. Se quiser mais dicas, acesse o nosso blog.
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