Por Nayara Santos em 18.03.2022

Técnicas de marketing para aumentar as vendas: conheça as melhores

Por Nayara Santos em 18.03.2022

Conhecer técnicas de marketing para aumentar as vendas da sua loja poderá te trazer um grande diferencial competitivo. Com tantas opções e possibilidade de utilização, cada uma das técnicas é capaz de atingir um público-alvo específico e trazer benefícios exclusivos para você.

Por isso, ao fazer o seu planejamento de marketing não considere apenas o seu orçamento, mas também quais objetivos você quer alcançar com cada uma das campanhas. Desta forma, você conseguirá escolher as técnicas que mais combinam com a sua marca e que conseguirão atrair clientes para a sua loja.

Neste artigo trouxemos as melhores técnicas de marketing para aumentar as vendas. Confira!

1. Tenha uma rádio personalizada

Dentro do marketing digital, existem diferentes ações que você pode fazer para melhorar a experiência do cliente. Entretanto, a rádio indoor é uma das que merece mais destaque, devido a sua versatilidade e pela capacidade de trazer bons resultados.

Com essa técnica de marketing, você conseguirá não apenas aumentar as vendas da sua loja, mas também fidelizar clientes, fazer com que eles se lembrem da sua loja e reforçar a identidade da sua marca. Sem falar na possibilidade de ter anúncios personalizados reproduzidos, que cria um canal de comunicação direto com os clientes que estão na sua loja.

Estudos realizados pela HeartBeats Internacional, mostram que quando o cliente se identifica com a música reproduzida, que 96% deles se lembrarão da loja. Ainda, cerca de 30% dos clientes passarão mais tempo na loja e 14% deles comprarão mais. Portanto, essa é, sem dúvida alguma, uma técnica que não pode faltar no seu negócio.

Para que essa técnica de marketing funcione você precisa ter uma playlist feita exclusivamente para você, ou seja, que reflita a identidade da sua marca e o gosto dos seus clientes. E, se você quiser saber como fazer isso, confira o nosso Guia completo para montar a playlist certa para o meu negócio.

2. Use as redes sociais para se aproximar do cliente

Nos dias atuais, outro item que não pode ficar de fora da sua lista de técnicas de marketing para aumentar as vendas é a utilização das redes sociais. Isso porque o comportamento do consumidor mudou um pouco nos últimos anos e cada vez mais ele está interessado em encontrar marcas com as quais ele se identifique.

As redes sociais permitem que você diminua esse espaço que separa marca e cliente e faz com que o cliente se sinta parte integrante da sua loja e veja a sua marca como uma referência na sua área de atuação.

Como as redes sociais permitem que você mantenha a identidade da sua marca e o tom de voz que os clientes já conhecem, não há estranhamento. Mas, para que essa estratégia funcione, é importante que você faça um planejamento de quais conteúdos serão publicados. Escolha tópicos que girem em torno do seu ramo do varejo, levando sempre informações relevantes para os seus seguidores.


Além disso, essa é também uma forma de fazer pesquisas de satisfação, divulgar produtos, fazer promoções, convidar o cliente para eventos promovidos pela sua loja, dentre outros. Pode ser que demore um pouco para que você tenha um grande número de seguidores, mas com trabalho constante e com conteúdo útil, sem dúvida alguma isso irá acontecer.

3. Crie um blog com conteúdo de qualidade

Além das redes sociais, você também pode entregar conteúdo de qualidade para os seus consumidores através de um blog. Essa técnica de marketing é ideal para que você consiga um bom posicionamento do seu site nos mecanismos de busca para diferentes palavras-chave. 

Para que essa técnica de marketing dê certo e realmente aumente as suas vendas é importante que você produza textos que levem informações úteis para o dia a dia dos seus consumidores. Ainda, é preciso que você aplique técnicas de SEO nos seus textos e no site como um todo, porque essa é a forma que o Google tem de classificar quais são os conteúdos mais relevantes para cada termo de busca.

Sem falar que, quando você tem um site as pessoas conseguem encontrar a sua loja mais facilmente e também é um novo canal de vendas e de comunicação que o cliente terá, podendo escolher a forma como ele quer se relacionar com a sua marca.

4. Faça ações de marketing digital

O próximo tópico na nossa lista de técnicas de marketing para aumentar as vendas é o marketing digital. Na verdade, ele anda de mãos dadas com as duas técnicas anteriores, afinal, você pode utilizar o marketing digital para promover o seu perfil nas redes e o seu site, além de utilizar essas duas ferramentas para atrair mais clientes para a sua loja.

Aqui, vale destacar que você pode fazer anúncios pagos tanto nas redes sociais quanto utilizando o Google Ads. Como é possível escolher qual será o perfil do usuário que verá os seus anúncios, a criação de diferentes campanhas para diferentes públicos-alvo pode ser uma opção interessante. Assim, você consegue concentrar esforços em perfis que estejam realmente interessados naquele produto.

Vale a pena destacar que essa estratégia não deve ser utilizada sozinha. Isso porque, por mais que isso traga um bom fluxo de usuários para o seu site, por exemplo, quando os anúncios cessarem você verá esse fluxo diminuir drasticamente. 

Por isso, ele deve ser implementado junto com a produção de conteúdo, que atrairá usuários organicamente para o seu site. O que pode até levar mais tempo para acontecer, entretanto esse fluxo será mais duradouro.

5. O pós-venda também é importante

Por fim, vale a pena dizer que o pós-venda também deve ser uma técnica de marketing que você deverá levar a sério se quiser aumentar as vendas da sua loja. Esse é o momento de lembrar que o cliente sobre a sua loja, oferecer descontos para trazer o cliente de volta, ou mesmo fazer pesquisas para entender porque ele não voltou a comprar na sua loja. 

No nosso guia Técnicas de vendas: O guia definitivo do treinamento ao pós vendas você encontra tudo o que precisa para colocar essa estratégia em prática e ter melhores resultados. Se quiser mais dicas, acesse o nosso blog.

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas. 

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né? 

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas! 

Compartilhe

Você também pode gostar

Indústria 4.0 e varejo: como a nova revolução industrial está mudando as tendências de consumo?

A Indústria 4.0 e o varejo do “amanhã”, como também são descritos, estão desafiando empresas, profissionais e consumidores de todo o planeta a mudarem por completo a sua concepção sobre os processos de compra, as operações industriais e o desenvolvimento de produtos. Reunindo as maiores tecnologias da atualidade — como a IoT (Internet das Coisas),…

Por Nayara Santos em 03.02.2020

Anúncio de queima de estoque: 5 exemplos para fazer na sua loja

Os anúncios de queima de estoque da sua loja irão te ajudar a obter os resultados desejados. Isso porque, de nada adianta fazer promoções irresistíveis se os clientes não souberem o que está acontecendo na sua loja. Portanto, na hora de planejar a liquidação da sua loja, planeje também como será feita a divulgação dela. …

Por Nayara Santos em 13.10.2021

Como vender mais no varejo e sair do vermelho?

Você sabia que o melhor vendedor da sua empresa não é o colaborador? O seu maior vendedor são seus consumidores. Quando você fideliza seus cliente, entregando uma experiência única e positiva, faz com que ele divulgue a sua marca para outras pessoas. Não acredita? Basta pensar: Quantas vezes você comprou um produto ou visitou um…

Por Nayara Santos em 10.11.2016

O que é o marketing de utilidade e como apostar nessa estratégia?

Conseguir levar informação útil e que possa ser levada para o dia a dia do cliente é uma das definições de marketing de utilidade. Portanto, se sua empresa ainda não possui esse tipo de estratégia, chegou o momento de mudar isso e nós vamos te ajudar. De modo geral, existem diferentes tipos de ações de…

Por Nayara Santos em 12.07.2022

9 passos para um treinamento de equipe ideal na sua franquia

Desenvolver um treinamento de equipe é algo essencial para as franquias. Isso se justifica porque somente assim é possível ter um time que atue de forma correta e padronizada. Uma equipe capacitada, proativa e inovadora são essenciais para a manutenção do sucesso e da qualidade daquilo que é entregue para um negócio. De tal maneira,…

Por Nayara Santos em 13.11.2019

Vale a pena ter serviços terceirizados na empresa? Confira os principais benefícios

A possibilidade de trabalhar com serviços terceirizados em uma organização é encarada como uma maneira eficiente de reduzir custos, aumentar a produtividade e permitir que a empresa foque em seu core business, ou seja, naquilo que realmente importa. Contudo, é preciso saber onde esse conceito se aplica adequadamente. Se o negócio não fizer a lição…

Por Nayara Santos em 29.11.2019

Como apresentar um produto para venda: veja o passo a passo

Você sabe como apresentar os produtos que você vende para os clientes? Já recebeu alguma pergunta que não sabia responder e ficou sem graça? A sua equipe está preparada para apresentar os seus produtos? Essas situações estão longe de serem ideais, mas mesmo assim elas fazem parte do cotidiano de muitos empreendedores. Isso acontece basicamente…

Por Nayara Santos em 12.06.2023

Como fidelizar clientes no salão de beleza? Confira nossas dicas!

Está tendo problemas em fidelizar os clientes no seu salão de beleza? Quer aumentar a lucratividade do seu negócio, mas não sabe como fazer isso? A grana anda curta para investir em campanhas para atrair novos clientes para o seu salão? Bom, se você respondeu sim para qualquer uma dessas perguntas, então você veio ao…

Por Nayara Santos em 11.07.2022

8 Tendências de Marketing no Varejo para 2024

 Você já conhece as tendências de marketing no varejo para 2024? Se não conhece então é bom ficar de olho para acompanhar o mercado e garantir o seu lugar ao Sol. Afinal, você conseguiu superar tantos desafios nos últimos anos que não vai querer ser passado para trás pela concorrência bem agora, momento em…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos